Hoje em dia gerir o tempo é uma benesse que poucos de nós temos visto
andarmos sempre a correr de um para o ouro lado. Trabalhamos mais horas do que
deveríamos e muitos de nós trabalha a muitos quilómetros de casa.
Também muitos de nós
ainda não aprendeu a usar uma agenda onde poderá planificar a sua rotina
diária, as prioridades, as urgências, mesmo a nível económico seria muito útil
planificar ou fazer um orçamento semanal e anual, para se ter noção do que necessitamos
para fazer face ao nosso quotidiano e depois não termos dissabores.
É sempre bom planearmos
o dia a nível profissional e particular, e, de alguma forma, tentando não
desperdiçar tempo. Mas o desperdício do tempo é muito subjetivo, o que para mim
é desperdício de tempo, para outra pessoa o mesmo tempo gasto não quer dizer
que tenha sido desperdiçado.
A nível profissional,
vou dar o exemplo de quem trabalha num escritório, todos os telefonemas que houver
a fazer, deverão ser feitos todos de uma vez. De preferência o mais possível de
manhã para o dia render mais, já dizia a minha avó e a minha mãe também o diz
que “de manhã é que se começa o dia”. Se o primeiro tempo da manhã for bem
aproveitado o resto do dia correrá melhor, com menos stress. No inicio do dia
consulta-se a lista de tarefas, conforme se vai completando os assuntos, vai-se
riscando pois é muito gratificante ver a lista diminuir. No final de cada dia
classificam-se os novos temas A, B, C, sabendo que o tempo utilizado a planear
nunca é em vão.
Saber gerir o tempo é
fazer com mais eficiência e não mais rápido, temos que ser realistas e evitar o
esgotamento, planeando a vida pessoal e profissional sempre para mais de um
dia.
A alimentação também é
vital para os nossos níveis de concentração e de saúde, os intervalos para
descanso são muito importantes. Todos nós temos o nosso ritmo diário, há que
aprender a trabalha-lo.
Todas as semanas dever-se-á
estabelecer os objetivos que se pretende alcançar. Mediante esses objetivos, verifica-se
quais são as prioridades e dessa forma planeiam-se as tarefas. A nível pessoal
por exemplo faz-se a lista de compras, planeia-se a ida ao supermercado, ir à
escola, visitas à família, aos amigos, etc.
A nível profissional
tendo em atenção os comedores de tempo, planeia-se horas para fazer
telefonemas, relatórios, o envio de faxes, e-mails etc.
A gestão do tempo deve
ser baseada no plano de trabalho e no plano de tempo.
No plano de trabalho deverá
ter-se em atenção os seguintes pontos: os resultados (o que pretendo atingir),
as actividades (o que preciso de fazer para atingir os resultados), e as
prioridades (o que é mais importante). No plano de tempo ter-se em atenção
quanto tempo vai demorar cada tarefa, o horário em que vou executar cada tarefa
e mais um tempo para os imprevistos.
Também é muito importante sermos optimistas, porque
nos ajuda a encarar melhor as tarefas do nosso dia-a-dia. Quando não
conseguirmos atingir os nossos objetivos, não podemos desanimar, pois, nada
depende de uma só pessoa e temos que ter capacidade para reconhecer onde
erramos ou o que provocou esse erro, pois a cada dia que passa mais aprendemos
a ser cautelosos e a confiar ou desconfiar na medida certa.
Mafalda Pascoal
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