Texto: Isabel de Almeida | Colaboradora Nova Gazeta
Jornalista Diário do Distrito
Foto: Direitos Reservados
No próximo dia 9 de Janeiro assinala-se o 265º aniversário do nascimento da Mezzo-soprano Setubalense Luísa Todi.
As cerimónias que celebram esta data terão início pelas 9 horas e 30 minutos, no monumento em honra da cantora lírica localizado na Avenida à qual foi dado o seu nome, em justa homenagem.
Várias entidades do Concelho unem-se para assinalar esta data, nomeadamente, a Câmara Municipal de Setúbal, a LASA (Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e a UNISETI - Universidade Sénior de Setúbal irão depor flores na glorieta em honra da célebre artista.
De solteira Luísa Rosa de Aguiar, nasceu na cidade do Rio Sado a 9 de Janeiro de 1753, na actual Rua da Brasileira, no Bairro do Troino. Tendo-se estreado como actriz em Lisboa, cidade onde residiu com os pais.
Conheceu o violinista Napolitano Francesco Saverio Todi, com o qual viria a casar-se com apenas 16 anos de idade, e com cujo apoio construiu uma brilhante carreira internacional como Cantora Lírica, encantando com a sua voz vários países Europeus e tendo mesmo sido convidada pela Imperatriz Catarina II da Rússia a actuar na sua corte. Os êxitos da sua carreira percorreram diversas salas de espectáculo pela Europa fora, tendo actuado em grandes capitais como Londres, Paris, Berlim, Turim, Varsóvia, Viena, Veneza e São Petersburgo.
A célebre cantora, famosa pela qualidade das suas interpretações vocais em línguas como Francês, Inglês, Italiano e Alemão, sempre com grande correcção nas suas expressões.
Luísa Todi faleceu em Lisboa, a 1 de outubro de 1833, aos 80 anos, cega, devido a uma doença que tinha desde nova.
Sem comentários:
Enviar um comentário