O Último Comboio para a Liberdade é um livro de ficção sobre a operação humanitária Kindertransport, que consistiu no transporte, durante um ano, entre 1938 e setembro de 1939 (início da Segunda Guerra), de cerca dez mil crianças judias, sem acompanhamento dos seus parentes, para o Reino Unido, pondo-as a salvo das ações anti-semitas nazis. As crianças foram colocadas em famílias de acolhimento inglesas, pensões e quintas. No romance, este episódio histórico é contado a partir de várias perspectivas, incluindo a de três crianças salvas pela Kindertransport.
Stephan e Walter Neuman são judeus não-praticantes, irmãos e herdeiros da fábrica de chocolate do seu pai em Viena. Stephan torna-se amigo de Žofie-Helene, uma miúda apaixonada por matemática, não-judia e cuja mãe é jornalista política. Os pais destas três crianças farão tudo para as colocarem em segurança longe das garras nazis.
Outra perspectiva importante em O Último Comboio para a Liberdade é a da heroína da vida real, Geertruida Wijsmuller, carinhosamente apelidada Tia Truss, uma corajosa holandesa que foi uma das figuras-chave da Kindertransport.
Rubricas NG
▼
Sem comentários:
Enviar um comentário