Para Julie Metz, a sua mãe, Eve, era uma verdadeira nova- iorquina. Era difícil imaginá-la a viver noutro lugar que não fosse Manhattan, onde frequentava o Carnegie Hall e a Metropolitan Opera, ou a saborear uma série de queijos franceses triple crème no Zabar’s. Mas Eve não era nova- iorquina. E raramente falava sobre a sua infância passada na terrível Viena ocupada pelos nazis.
Após a morte da mãe, Julie descobre um livro de recordações repleto de notas de despedida de amigos e familiares endereçadas a uma menina chamada Eva. Esta recordação escondida foi a primeira pista para a descoberta da dor secreta que a mãe de Julie carregou enquanto refugiada e imigrante, deitando luz sobre a história de uma família que teve de perseverar a cada contrariedade para fugir ao antissemitismo e à xenofobia nazis que ameaçavam a sua sobrevivência.
Entrelaçando memórias pessoais e história, Eva e Eve traça vividamente a senda de uma mulher pela infância perdida da sua mãe, enquanto revela a resiliência e os sacrifícios que as pessoas comuns são obrigadas a fazer durante as horas mais negras da história.
Sem comentários:
Enviar um comentário