Sob o signo de um paradoxal título de autor, nesta antologia, a «cidade tranquila» do campo de extermínio abre-se em todas as direções possíveis: da fantástica, no tríptico de narrativas distópicas e «alemãs» constituído por Borboleta Angélica, Versamina e A Bela Adormecida no Frigorífico, à autobiográfica, com um Primo Levi que se representa em uniforme às riscas com um «A mim, vocês conhecem-me» (Capaneu), contando-nos as suas ideias para sobreviver à fome (Cério) e o encontro, vinte anos decorridos, com um que estava «da outra parte» (Vanádio).
Ao invés, são sobretudo três os textos que estão dirigidos ao presente: O Rei dos Judeus, no qual Levi pela primeira vez traça em detalhe a “zona cinzenta”; Força Maior, cujo título corresponde de modo inequívoco ao episódio narrado; e, finalmente, Canto dos Mortos em Vão, catálogo que Levi compilou em 1985 e que o mundo contemporâneo não para de atualizar.
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