segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

EXPOSIÇÃO | Alice Vieira é a autora do mês na Biblioteca Municipal de Setúbal | Setúbal

 

Alice Vieira escolhida para autora do Mês na Biblioteca Municipal de Setúbal
Foto créditos: CMS


Uma exposição bio-bibliográfica dedicada à vida e obra da escritora Alice Vieira, encontra-se patente desde dia 1 de Fevereiro na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, estando acessível ao público leitor até ao final do mês de Fevereiro de 2022.

A mostra, realizada no âmbito do projeto municipal “Autor do Mês”, agrega mais de quatro dezenas de livros infantojuvenis da autoria de Alice Vieira, pertencentes ao espólio da biblioteca.

“Chocolate à Chuva”, “Trisavó de Pistola à Cinta”, “Vinte Cinco a Sete Vozes”, “Lote 12, 2.º Frente”, “Úrsula, a maior” e “A Espada do rei Afonso” são algumas das obras mais conhecidas da escritora reconhecida internacionalmente com vários prémios pelos seus romances juvenis, poesia, recolha de histórias tradicionais e livros infantis

A exposição, que inclui a exibição de um vídeo sobre a biografia de Alice Vieira, pode ser visitada até 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e ao sábado das 14h00 às 19h00.

Alice Vieira, nascida em Lisboa em 1943, publica regularmente livros desde 1979, ano em que conquistou o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com “Rosa, Minha Irmã Rosa”.

Em 1994, foi distinguida com o Grande Prémio Gulbenkian pelo conjunto da sua obra e foi indicada, por duas vezes, como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen, o mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens.

Foi, igualmente, nomeada por duas vezes como candidata ao ALMA – Astrid Lindgren Memorial Award.

Desvendando um pouco mais sobre a autora:

Alice Vieira tem encantado gerações de leitores com as suas obras de literatura infanto-juvenil, tendo um estilo de escrita que facilmente cria proximidade com os jovens leitores e os envolve na trama, inspirando-se muitas vezes no simples quotidiano e em personagens que , sendo pessoas comuns, tocam os leitores com especial ternura e empatia. A Nova Gazeta recomenda aos pais e jovens leitores as obras "Rosa, minha irmã Rosa" e "Lote 12, 2º Frente" como um bom ponto de partida para desvendar a obra desta autora que faz merecidamente parte do Plano Nacional de Leitura nas escolas nacionais.


Texto: Câmara Municipal de Setúbal com Isabel de Almeida(Nova Gazeta)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário