segunda-feira, 2 de maio de 2022

Esquina das Palavras | Os livros são objectos de culto | Isabel de Almeida


 Texto e foto: Isabel de Almeida


Os livros são objectos de culto. Neste nada admirável mundo novo até eles estão em risco de se tornarem apenas peças de decoração e raras pois há rumores de uma crise no papel.

Não haverá nunca nada igualável a um livro em papel, em especial se for de capa dura e mais especial ainda se tiver a beleza desta colecção.

Contando com a primeira edição da Bovary que surripiei da estante da minha mãe era eu menina e moça ( uma edição vermelha gravada a dourado dos clássicos da literatura universal do Círculo de leitores) e passando por uma edição também lindíssima do Clube do Autor, este é o terceiro exemplar da biblioteca, há lugar para todos.

Mas estes livros lembram a magia de uma edição vintage em capa dura, foram feitos para ler, organizar, tirar da estante, admirar mais um pouco, sentir a fragância das tintas que vai dando lugar à fragrância dos seus orgulhosos proprietários.

Os livros são objectos de culto...e eu sou uma alma vintage encantada por apaziguar o espírito pousando o olhar sobre eles e aterrada perante a anunciada revolução digital do ensino calendarizada para 2025, oxalá não seja o ano da morte dos livros em papel, dos cadernos coloridos  das canetas que deslizam, com mil cores, sobre o papel deixando o seu rasto manuscrito!

Nunca esqueçam nem deixem esquecer aos mais novos que os livros são objectos de culto!

Sem comentários:

Enviar um comentário