segunda-feira, 31 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | AS RAPARIGAS QUE FUI, de TESS SHARPE | TOPSELLER

 

As Raparigas que Fui é um thriller young adult absolutamente viciante sobre a filha de uma burlona que se torna refém durante um assalto a um banco. Com um enredo fascinante e explosivo, personagens queer complexas e cheio de temáticas atuais como a endometriose, violência doméstica e trauma, este bestseller tem vindo a conquistar cada vez mais leitores em todo o mundo e nas comunidades do #BookTok. A Netflix está a trabalhar na adaptação a filme, com Millie Bobby Brown no papel principal.

 

domingo, 30 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | CARRIE SOTO ESTÁ DE VOLTA, de TAYLOR JENKINS REID | TOPSELLER

 

Durante anos, Carrie Soto manteve o estatuto de melhor tenista do mundo. Agora, só um regresso aos courts poderá impedir que o seu recorde mude de mãos. O novo e muito aguardado livro de Taylor Jenkins Reid, autora de Os Sete Maridos de Evelyn HugoCarrie Soto Está de Volta combina o glamour com a vida quotidiana da forma magistral a que a autora já nos habituou.

sábado, 29 de outubro de 2022

AUTORES NACIONAIS | JOSÉ GARDEAZABAL

 

José Gardeazabal nasceu em Lisboa. O seu livro de poesia, história do século vinte, foi distinguido com o Prémio INCM/Vasco Graça Moura. O seu primeiro romance, Meio Homem Metade Baleia, foi finalista do Prémio Oceanos, e com A Melhor Máquina Viva, seu segundo romance, considerado um dos melhores livros de 2020 pelos jornais Expresso e Público, foi finalista dos prémios Fernando Namora, Correntes d ‘ Escritas e da Sociedade Portuguesa de Autores.

Em 2021, publicou os romances Quarentena - Uma História de Amor Quarenta e Três, assim como o volume de poesia Viver Feliz Lá Fora. Quando éramos peixes é o segundo volume da Trilogia dos Pares, depois de A Melhor Máquina Viva.

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | QUANDO ÉRAMOS PEIXES, de JOSÉ GARDEAZABAL | PENGUIN RANDOM HOUSE

 

Simone e Tomass, arquiteta e engenheiro, casal em reconstrução, terminam uma ponte nas margens da Europa, entre Oriente e Ocidente. O ambiente de fronteira, entre uma nova prosperidade e os velhos hábitos despóticos, é o palco de uma interrogação sobre o feminino e o masculino, a sexualidade e o género cujo protagonista é um verdadeiro triângulo amoroso onde cada vértice ama os outros, e Camille, a filha do autocrata, é objeto do desejo de Tomass e Simone.

 

A inércia da ponte sobre um horizonte onde presente e futuro se confundem com a violência do passado precipita o confronto entre indivíduo e coletivo e expõe as novas máscaras do populismo autoritário.

 

Um romance desconcertante e original que reforça a universalidade da experiência humana.

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | BARTLEBY, O ESCRIVÃO, de HERMAN MELVILLE | PENGUIN CLÁSSICOS

 

“Preferia que não”, diz Bartleby. Mas nós contestamos.

A famosa e surrealista novela de Herman Melville Bartleby, o escrivão chega à Penguin Clássicos, com entusiasmante introdução de Pedro Sobrado, onde, entre outras coisas, compara o popular  mantra “I would prefer not to” com um meme e com a Vénus de Milo.

Aclamado como um precursor do Modernismo e do Absurdo na literatura, foi publicado originalmente em 1853 na Putnam’s Monthly Magazine, e é apontado como um dos mais notáveis e influentes contos da literatura americana, onde Herman Melville reflete sobre uma sociedade em acelerada transformação e desumanização.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | TODA UMA LITERATURA, de FERNANDO PESSOA | PENGUIN CLÁSSICOS

 

O fundamental da poesia e prosa dos principais heterónimos de Fernando Pessoa em Toda uma literatura.

O pessoano Nuno Amado assina a introdução, seleção, organização e notas desta edição, que é um trabalho desassombrado e fecundo que resgata a heteronímia pessoana aos lugares-comuns e lhe devolve a sua fenomenologia, o seu verdadeiro caráter programático, e o enquadra no projeto poético que sempre foi e para o qual Fernando Pessoa tudo fez concorrer.

terça-feira, 25 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | PERSUASÃO, de JANE AUSTEN | PENGUIN CLÁSSICOS

 

Famoso romance de Jane Austen chega à Penguin Clássicos com introdução de Dulce Maria Cardoso.

Publicado postumamente em 1817, Persuasão é uma sátira brilhante à vaidade e ao pretensiosismo que espartilhavam as relações da época, mas que não deixa, em nenhum momento, de ser uma história de amor apaixonante.

O livro foi recentemente adaptado ao formato cinematográfico, numa produção da Netflix, com Dakota Johnson no papel principal.

 

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | JORNADA ESPIRITUAL, de DULCE REGINA | PERGAMINHO

 

«Vamos evoluir e aumentar a nossa luz?

Para isso acontecer, precisamos de ter uma atitude dinâmica, consciente e a nossa atenção fixa na Presença Divina, como se um relâmpago iluminasse o nosso espírito para dissolver a nebulosidade. Com carinho, preparei uma Jornada Espiritual de 28 dias com meditações e afirmações positivas.

Necessitamos apenas de reservar alguns minutos do nosso dia para as fazer: 

7 dias para a saúde física, mental, emocional e espiritual, pois precisamos de ter saúde para continuarmos a viver;

7 dias para a prosperidade, pois precisamos de abundância e tranquilidade material para cumprirmos melhor a nossa missão.

7 dias para a autoestima, pois não devemos depender de nada nem de ninguém para estar bem, para ser feliz.

7 dias para a proteção espiritual, pois precisamos de muita proteção para fortalecer a nossa mente, o nosso espírito, a nossa Fé.»

domingo, 23 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | O MÉDICO DA EMOÇÃO, de AUGUSTO CURY | PERGAMINHO

 

Será que jovens ansiosos, agressivos e descontrolados se podem tornar mentes brilhantes? Foi esse o desafio que empreendeu o psiquiatra, pensador e aventureiro Marco Polo, descobridor dos fantásticos mundos da mente humana e grande professor da gestão da emoção.

Embarca com os seus jovens alunos numa verdadeira saga psicológica, que os leva por trajetórias perigosas – e muito surpreendentes. Ao longo deste caminho, recorrendo a um treino intenso de competências socioemocionais, estes jovens irão aprender a não se curvar perante a dor, a trabalhar perdas e frustrações com dignidade e a desenvolver uma resiliência sólida e inabalável. Mas estarão Marco Polo e os seus discípulos preparados para o desafio dos desafios?

«Este romance é um exemplo solene de que a espécie humana está em xeque, mas, se reinventarmos a educação e passarmos da era de apontar falhas para a era de celebrar acertos, é possível que formemos uma comunidade de pensadores, em todo o mundo, de pessoas que pensem antes de reagir, que sejam altamente empáticas, resilientes e, acima de tudo, que tenham um caso de amor com a humanidade. Pessoas capazes de penetrar nas camadas mais profundas da própria mente, de pilotar a aeronave emocional com mestria, de ser líderes de si mesmas e autoras da sua própria história.

«Bem-vindo a esta grande aventura.» - Augusto Cury

sábado, 22 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | O ESPLENDOR E A INFÂMIA, de ERIK LARSON | DOM QUIXOTE

 

Circunscrito a um período específico, de 10 de maio de 1940 (dia em que Churchill é nomeado primeiro-ministro) a 10 de maio de 1941, o período mais sangrento dos ataques alemães à Grã-Bretanha, o livro analisa como Churchill e o seu estrito círculo sobrevivam no dia-a-dia. Acossado, o «Velho Leão» tenta preservar, a todo o custo, o moral do seu povo… e convencer o presidente Roosevelt de que é do interesse dos Estados Unidos entrar na guerra. Foi nesse período que o primeiro-ministro britânico se agigantou, fez os seus discursos mais importantes e mostrou ao mundo o que era coragem e liderança. A partir de numerosos documentos inéditos – dos diários íntimos dos protagonistas a documentos confidenciais recentemente desclassificados – o historiador britânico Erik Larson devolve à política a sua dignidade, fazendo-nos viver ao lado de Churchill. Seja no 10 de Downing Street ou na sua residência privada

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | PERSONALIDADE E PODER, de IAN KERSHAW | DOM QUIXOTE

 

Assistimos na era moderna ao aparecimento de indivíduos que controlaram um conjunto aterrador de instrumentos de controlo, persuasão e morte. Sociedades inteiras foram reconfiguradas e guerras foram combatidas, muitas vezes no desrespeito cruel pelas regras mais elementares. Na cúpula dessas sociedades estavam líderes cujas personalidades de alguma forma lhes possibilitaram fazer o que quisessem. O novo livro de Ian Kershaw é uma tentativa cativante, lúcida e provocadora de entender esses líderes, quer operassem a nível global (Lenine, Estaline, Hitler, Mussolini), quer tivessem um impacto sobretudo nacional (Tito e Franco). Que tinham estes líderes, e que tempos foram aqueles em que viveram, que lhes permitiu terem um poder irrestrito e mortífero? E o que suscitou o fim dessa era? Num grupo contrastante de personalidades (Churchill, De Gaulle, Adenauer, Gorbatchev, Thatcher e Kohl), Kershaw emprega as suas excecionais qualidades para refletir sobre como estas outras figuras tão diferentes chegaram a poder.  

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | PSICOPATAS PORTUGUESES, de JOANA AMARAL DIAS | OFICINA DO LIVRO

 

Mais 13 Casos de Morte, Perversão e Horror reunidos pela psicóloga clínica e criminologista Joana Amaral Dias cujo primeiro volume, editado em 2019, se tornou num fenómeno de vendas em Portugal por ser o primeiro e único trabalho clínico que reunia os principais protagonistas da criminologia portuguesa. Neste segundo volume, revisitamos o crime da praia do Osso da Baleia, o massacre de Vila Fria, o assassinato de Carlos Castro ou, mais recentemente, crimes cometidos por jovens mulheres como a matricida Diana Fialho, a sinistra dupla Maria Malveira e Mariana Fonseca ou as irmãs que mataram um recém-nascido à facada. Apesar da clara incidência na atualidade, Psicopatas Portugueses: LIVRO SEGUNDO faz-nos também recuar até ao século XIX, ao encontro dos impulsos assassinos do último condenado à morte pelos nossos tribunais e, ainda, do tenebroso Dr. Urbino de Freitas, um médico do Porto que matava em vez de salvar vidas.  

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | A MINHA MÃE É A MINHA FILHA, de VALTER HUGO MÃE | PORTO EDITORA

 

A minha mãe é a minha filha

Um conto de uma ternura ímpar dedicado a todos aqueles que cuidam. Quando os filhos se tornam pais dos seus pais, atentos à sua vulnerabilidade, alegrias e necessidades, exercem a graça de amarem acima de qualquer desafio. Partilhando detalhes do carinho grato e importante que divide com a sua mãe, Valter Hugo Mãe aborda a importância da gentileza que facilita a vida e o poder dos afetos que impedem o abandono. Com ilustrações de Evelina Oliveira.
«Quando passamos a ser pais das nossas mães, tornamo-nos exigentes e cansamo-nos por qualquer necessidade. Ao contrário de quem é pai de filhas, nós corremos absolutamente contra o tempo, o corpo, os preconceitos, as cores adequadas para a idade.»


terça-feira, 18 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | TARZAN DOS MACACOS E OUTRA HISTÓRIAS DA SELVA, de EDGAR RICE BURROUGHS | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

 

"Edgar Rice Burroughs é, provavelmente, o escritor mais influente em toda a história do mundo." Ray Bradbury

Ícone da cultura pop, inspiração para BD e inúmeros filmes, Tarzan é a criação mais influente de Edgar Rice Burroughs. Quando, em 1912, deu vida ao órfão abandonado à sua sorte na costa africana, estava longe de imaginar que a influência das aventuras de Tarzan se estenderia ao longo dos tempos sob as mais variadas formas.

Exemplo ficcional de criança selvagem, a que se seguiram muitas outras na literatura, o êxito e popularidade de Tarzan estiveram igualmente na origem do género sword & sorcery. Esta edição de colecionador, ilustrada por 24 artistas nacionais, é um convite a visitar este imaginário mítico e a conhecer alguns dos contos mais originais e divertidos da literatura.

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | 1822, de DIVERSOS AUTORES | CASA DAS LETRAS

 

Oito olhares de historiadores portugueses e brasileiros sobre um processo que culminará na independência do Brasil, formalmente proclamada a 7 de setembro de 1822, pelo então príncipe regente D. Pedro I (IV de Portugal), o sucessor da Casa de Bragança, que a 12 de outubro será aclamado imperador no Rio de Janeiro. Mas que levanta várias perguntas: Quando se consumou a independência do Brasil: em 1822, ou em 1808, com a chegada da corte ao Rio de Janeiro? Como se pode explicar que o Brasil tenha nascido como uma monarquia constitucional no meio das recém-proclamadas repúblicas hispanas americanas? De que forma, nos planos político, ritual e simbólico, a legitimidade dinástica se combinou com o novo estatuto atribuído à nação nos dois lados do Atlântico? Qual o papel da imprensa e do publicismo nos anos de rutura? De que forma o liberalismo político pôde coexistir com a escravatura? Por que razão as diferentes capitanias do Brasil não se fragmentaram no processo de independência, como aconteceu nos territórios hispânicos vizinhos? Como surgiu a ideia de Brasil como uma unidade política e dos brasileiros como uma identidade e uma cidadania diferenciadas? Alain El Youssef | Andréa Slemian l Isabel Corrêa da Silva | Isabel Lustosa I Jorge M. Pedreira | Miguel Figueira de Faria I Nuno Gonçalo Monteiro | Roberta Stumpf são os historiadores que integram a coletânea. 

domingo, 16 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | DIÁRIO DA REPÚBLICA, de JOÃO PEREIRA COUTINHO | DOM QUIXOTE

 

“O comentário político é sempre uma forma de ‘sociologia selvagem’. Ou, abreviando, de sociologia tout court. Vamos indo e vamos vendo, colhendo sinais aqui e ali, até surgir uma ‘opinião’ que, como diriam os Gregos, está sempre situada entre a sabedoria e a ignorância. Pelo meio, logicamente, introduzem-se os nossos amores e ódios, sem esquecer uma pitada de delírio.” É esta a receita que João Pereira Coutinho aplicou entre 2015 e 2022 para entender o país e o mundo nas várias crónicas e comentários que foi fazendo nos jornais e nas televisões. O resultado é uma viagem ao nosso passado recente – do terrorismo à «geringonça», da pandemia à invasão da Ucrânia – servida através de uma escrita “sulfurosa, ácida e insolente”. 

sábado, 15 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | ORGULHOSAMENTE SÓS, de BERNARDO FUTSCHER PEREIRA | DOM QUIXOTE

 

Último volume da trilogia dedicada à história diplomática do Estado Novo do atual embaixador português em Marrocos, “Orgulhosamente Sós” apresenta uma narrativa coerente e integrada do período das guerras coloniais que conduziram ao 25 de abril. Após a explosão de violência ocorrida em 1961, descrita no anterior volume, “Crepúsculo do Colonialismo”, este volume debruça-se sobre o período entre 1962 e 1974 e descreve os esforços do regime para escapar ao isolamento internacional e encontrar os apoios indispensáveis ao seu esforço de guerra em três frentes, Angola, Moçambique e Guiné. Seguindo uma abordagem cronológica do conflito, coloca o foco na atividade diplomática do regime, mas integra também os aspetos mais relevantes das campanhas militares e da situação política prevalecente em Lisboa. A investigação original conduzida pelo autor, essencialmente no Arquivo Histórico e Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, lança uma nova luz sobre diversos aspetos da atividade do Estado Novo neste período, tais como os debates ocorridos no seio do regime em 1962 após a queda de Goa, as negociações com os países africanos em Nova Iorque em 1963, o incentivo de Portugal à independência unilateral da Rodésia, os enormes esforços feitos por Salazar para cativar a África do Sul, que acabariam por conduzir à decisão de construir Cabora Bassa e posteriormente ao exercício Alcora, e a forma como se desenvolveram as relações com os estados negros limítrofes das províncias ultramarinas, designadamente a Zâmbia, o Malawi e o Zaire.” Bernardo Futscher Pereira estará em Lisboa na primeira semana de setembro e está disponível para entrevistas.  “Orgulhosamente Sós” chega às livrarias a 6 de setembro, numa edição da Dom Quixote

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | DONO DO MUNDO, de VI KEELAND e PENELOPE WARD | TOPSELLER

 

Ele é altivo, emproado e até um bocadinho arrogante…, mas ela não consegue resistir-lhe. Dono do Mundo marca o regresso da dupla de autoras de maior sucesso no romance erótico, com uma história de amor sensual entre dois protagonistas improváveis.

 

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | LADY SUNSHINE, de AMY MASON DOAN | TOPSELLER

 

A vida de Jackie mudou no verão de 1979, depois de uma temporada de liberdade na companhia do seu tio boémio. Até que um acontecimento fatídico pôs fim ao idílio. Vinte anos mais tarde, Jackie tem de regressar à casa dos tios… e confrontar os segredos guardados desde então. Com uma escrita lírica e um enredo viciante, este livro salpicado de sol tem tudo: inteligência e um irresistível ritmo musical. Lady Sunshine é uma história que alia música, amizade, amor e segredos de família ao ambiente nostálgico da década de 1970.

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | A HORA DA MORTE, de S. K. TREMAYNE | TOPSELLER

 


Um hotel de luxo lotado. Uma celebração que conduz à tragédia. Aquilo que deveria ser apenas uma festa animada rapidamente se descontrola quando vários convidados embriagados decidem entrar no mar, alheios às perigosas correntes que surgem durante A Hora da Morte. S. K. Tremayne regressa ao universo sombrio e claustrofóbico que lhe deu fama, com um thriller arrepiante, sinistro e absolutamente viciante, que é a própria definição de suspense.

terça-feira, 11 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | REDE DE SEGREDOS, de CHANDLER BAKER | SUMA DE LETRAS

 

Sloane, Ardie, Grace e Rosalita trabalham, há anos, na Truviv, Inc. As quatro sempre se ajudaram, passando por promoções empolgantes, reuniões intermináveis, casamento, maternidade, divórcio e os desafios impostos pela política do escritório. Também têm os seus segredos.

A morte repentina do CEO da empresa significa que o seu chefe, Ames, vai ser promovido.

Cada uma delas tem uma relação diferente com Ames Barrett, que sempre foi alvo de boatos sobre a forma como trata as mulheres.

Até agora, todos os rumores foram ignorados, e até escondidos, por aqueles que estavam em posição de fazer algo a esse respeito.

Mas o mundo está a mudar e as quatro mulheres veem a nova situação com outros olhos.

Quando descobrem que Ames se comporta de forma estranha com uma colega, decidem não ignorar o que se passa. Já viram o suficiente e, desta vez, não ficarão caladas.

Essa decisão provoca uma mudança catastrófica no escritório, e as suas vidas – como mulheres, colegas, mães, esposas, amigas e até adversárias – estão prestes a mudar drasticamente.

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | CAGASTER, de KACHOU HASHIMOTO | EDIÇÕES ASA

 


Vários exterminadores foram assassinados e Kidow enfrenta, finalmente, o assassino em série que os matou. Mas, quando este último revela a sua verdadeira identidade, o choque é duro.
Um choque tanto mais duro quanto Ilie e o jovem rapaz são convocados para prestarem declarações em E-01…


Kachou Hashimoto

Kachou Hashimoto nasceu num dia 22 de fevereiro em Kanagawa, Japão, e manifestou desde cedo o desejo de vir a ser autora de manga, tendo decidido profissionalizar-se neste meio ainda durante a escola secundária.

Terminado o Secundário, inscreveu-se numa escola de desenho e mais tarde tornou-se assistente de Daisuke Higushi, autora da série de manga Whistle! Publica a sua primeira manga em janeiro de 2000, utilizando então o seu nome real, Aiko Nagayama. Seguem-se-lhe outras, que assina quer com esse nome quer com o pseudónimo Yasumi Nagayama.
A série Cagaster é publicada no seu site da internet sob o pseudónimo Hashimoto Chicken entre abril de 2005 e abril de 2013. Em 2012, as Éditions Glénat negoceiam com a autora, que até então recusava as ofertas dos editores japoneses, os direitos de publicação mundiais com exclusão do Japão. A versão francesa é publicada na coleção Glénat Manga em seis volumes, publicados entre 2014 e 2015 e assinados sob o pseudónimo Kachou Hashimoto. A série é depois finalmente publicada no Japão, pela Shoten, em 2016. Foi posteriormente adaptada para o formato Web anime, numa série de animação de 12 episódios com o título Cagaster of an Insect Cage. Produzida pelos estúdios Gonzo e realizada por Koichi Chigira, foi difundida pela Netflix em 2020. Em 2015, dá início à publicação de Arbos Anima no Monthly Comic Ryu, adotando igualmente o pseudónimo Kachou Hashimoto, cujos carateres em japonês tanto significam «flor» como «pássaro».

domingo, 9 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | STRAY DOG, de VANRAH | EDIÇÕES ASA

 

Toru encontrou por fim Aki, que deverá proteger a partir de agora. Mas a tarefa revela-se mais difícil do que o previsto: a filha de Senri detesta os Lycans e não faz tenção de deixar que um deles entre na sua vida com essa facilidade.
Todavia, quando uma vaga de assassínios, causados por um Lycan Alfa, se abate sobre Ishtar, o Bird lança o seu mais temível exorcista na pista do demónio assassino em série. Aki poderá mesmo precisar de um Karat que a defenda… e Toru de um aliado que acredite na sua inocência!

VanRah

VanRah é autora de várias séries publicadas e figura entre os primeiros autores europeus a terem sido publicados no registo manga, tanto em França como internacionalmente, e isto com criações originais de sua autoria.
Autodidata, estreou-se na banda desenhada com a função de passar desenhos a tinta, atividade que então exercia paralelamente à sua profissão de osteopata pediátrica. Decide depois prosseguir a sua carreira de autora a solo e acaba por optar pela manga, cujos códigos lhe permitem maior liberdade de expressão.
As suas histórias, inovadoras e dinâmicas, retratam personagens fortes e muito trabalhadas. A subtileza do seu desenho e a qualidade dos seus argumentos valeram-lhe, em 2016, o reconhecimento como um dos dez melhores talentos e promessas mundiais na área da manga pela revista japonesa Shonen Jump +. A sua série Stray Dog recebeu vários prémios em França e no estrangeiro, nomeadamente pela revista especializada Animeland (Prémio para a Melhor Manga Internacional 2015), e foi nomeada para os Japan Expo Awards em 2016 e 2018, na categoria Melhor Manga Internacional.
Embora francesa, VanRah goza de um estatuto de verdadeira estrela nos sites americanos Inkblazers e Deviantart, onde 283 000 páginas suas são vistas regularmente (930 000 em pico de audiência) por mais de 10 000 seguidores.
Está atualmente a trabalhar em MortiCian, uma prequela direta de Stray Dog, série que, por seu turno, foi considerada, novamente pela Animeland, a 3ª Melhor Manga Internacional de 2018


sábado, 8 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | A VALSA DO ADEUS, de MILAN KUNDERA | DOM QUIXOTE


No fundo de um bonito valezinho fica uma pitoresca estância termal onde mulheres que não podem ter filhos esperam que as águas as tornem fecundas. Aí, oito personagens em busca da felicidade envolvem-se e afastam-se ao ritmo de uma «valsa» orquestrada por Milan Kundera com o seu habitual humor: Ruzena, uma bonita enfermeira, e o seu namorado, um jovem mecânico; Klima, um célebre trompetista de jazz, e a sua bela, obsessiva e ciumenta mulher; o doutor Skreta, o excêntrico diretor dos serviços de ginecologia das termas; Bertlef, um americano rico, ao mesmo tempo santo e Dom Juan; Jakub, um exprisioneiro político desiludido que está prestes a deixar o país, e Olga, a sua jovem pupila.

Partindo de um telefonema que Ruzena faz a Klima para o informar de que está grávida, esta comédia de humor negro irá desenrolarse durante cinco loucos dias a uma velocidade cada vez maior. Um romance magistral, fruto de uma rara capacidade de síntese e do forte poder inventivo que caracterizam as obras do autor.

Talvez o mais brilhante e divertido dos romances de Kundera, A Valsa do Adeus coloca as questões mais sérias com uma leveza blasfema que nos faz ver que o mundo moderno nos privou até do direito à tragédia.

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | SIMÓN, de MIQUI OTERO | DOM QUIXOTE

 

Este livro é uma vida inteira. A vida de Simón.

Que abre os olhos num bar, entre duas famílias que não se falam. Que cresce à procura do primo, aquele que lhe prometeu uma vida de romance e desapareceu. Que aprende o que é a amizade junto de Estela. Que experimenta em restaurantes de luxo as receitas que aprendeu no bar. Que se finge um herói em iates e salas de bilhar. Que se obriga a caminhar para a frente em viagens que são fugas. Que se apaixona demasiado e mal. Que depressa se apercebe de que os heróis não existem, as fortunas se devem a alguma coisa e as damas não pretendem que as resgatem. Simón. Que um dia volta. Volta para começar de novo, desta vez a valer, o romance da sua vida.

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | FARDA FARDÃO CAMISOLA DE DORMIR, de JORGE AMADO | DOM QUIXOTE

 

Uma nova edição daquele que é, talvez, o mais singular dos romances de Jorge Amado, publicado em 1979, e que transporta para o meio intelectual do Rio de Janeiro de 1940. No centro das atenções está a Academia Brasileira de Letras, onde se abriu uma vaga com a morte prematura do poeta boémio Antônio Bruno, em Paris, após ter tomado conhecimento da queda da cidade em mãos nazis.

De maneira a escolher o seu substituto, dá-se então início a uma acirrada disputa que opõe as forças da cultura, lideradas pelos «dois velhos literatos», ao obscurantismo nazi-fascista.

Organizado em capítulos breves, como um espirituoso folhetim, Farda Fardão Camisola de Dormir é uma sátira leve e divertida ao conservadorismo político da elite, à hipocrisia das tradições familiares e à vaidade intelectual dos literatos. Mas é também, e acima de tudo, uma exaltação da liberdade, pois, mesmo sob a opressão e a tirania, «é sempre possível plantar uma semente, acender uma esperança».

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | LIVRO DO PORTUGUÊS ERRANTE, de MANUEL ALEGRE | DOM QUIXOTE


Publicado pela primeira vez em 2001, esta é uma nova edição de um livro marcante na obra de Manuel Alegre, desde logo porque reflecte vários sentidos considerados fundamentais da sua poesia, como o são os conceitos de movimento e errância, presentes, de resto, desde o seu primeiro livro – Praça da Canção (1965) – até ao mais recente – Quando (2020).

Por vezes um só livro encerra a vida de um poeta.

É o caso deste Livro do Português Errante.

Lançamento & Workshop | Contas Poupança, Fnac NorteShopping, dia 9 de Outubro, Pedro Andersson | Bertrand Círculo, Contraponto

 



Dia 9 de outubro, às 17h00, Pedro Andersson estará na Fnac Norteshopping para apresentar o seu novo livro e dar um workshop de finanças pessoais.
«Contas-Poupança – Como superar a inflação e ganhar com a crise» é o novo livro de Pedro Andersson. Neste livro, o autor ensina a melhor forma para manter o equilíbrio financeiro quando tudo aumenta ao mesmo tempo que os nossos salários encolhem e como pode fazer as poupanças crescerem para poder enfrentar o futuro com segurança e tranquilidade.

Com a inflação a atingir valores que há muito não se viam, a vida de muitas famílias portuguesas complicou-se mais. Depois de anos em valores negativos, a subida da Euribor foi inevitável. A escalada dos preços de bens e serviços parece não ter fim, em especial a dos combustíveis, que já atingiram máximos históricos.

Uma boa proposta para tempos de crise económica  em que precisamos de pistas para melhor gestão das finanças pessoais e familiares.


Créditos: comunicação grupo Bertrand Círculo

Texto: redacção com comunicação grupo Bertand Círculo


terça-feira, 4 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | APOTEOSE DOS MÁRTIRES, de MÁRIO CLÁUDIO | DOM QUIXOTE

 

Em 1638, e já no ocaso do Império Português, Tomás Rodrigues da Cunha, pequeno fidalgo e militar, natural do Minho, e Pierre Berthelot, piloto-mor e cosmógrafo, oriundo da Normandia, rumaram à Ilha de Sumatra no Índico. Integravam a embaixada que se propunha firmar um tratado de aliança com o sultão de Achém e, sendo os dois na ocasião carmelitas descalços do convento de Goa, movia-os esse espírito insólito, de entrega e sacrifício, inspirador dos mártires de todas as épocas. As aventuras que viveram, nas quais o amor profano nem sempre se distinguiria do sagrado, constituem verso e reverso de uma só medalha, cunhada na miséria da guerra, na exaltação da alma, e na partilha da Terra. Como outros, de ontem, de hoje e amanhã, apostaram na glória da condição humana, tornando-se dignos do festejo do sangue generosamente derramado.

Quanto ao luminoso trajecto que executaram, e que nenhum livro até agora descreveu, o presente autor acredita que nestas páginas ficarão o comovido tributo e o registo possível.

AUTORES NACIONAIS | CARLOS ALBERTO GOMES MONTEIRO

 


Nasceu em Cedofeita, no Porto a 14 de Junho, de 1955. É um letrista e escritor português. Licenciou-se em Filosofia na Universidade do Porto e tornou-se notado com a edição do álbum Ar de Rock , de Rui Veloso, para o qual deu a sua contribuição como letrista. Participou também em discos dos Jafumega, Clã, Cabeças no Ar, Canto Nono com José Mário Branco, Jorge Palma, e Estrada Branca, de Mônica Salmaso e José Pedro Gil. Colaborou, entre 1978 e 1981, em revistas de poesia ( Avatar, Quebra-Noz e Pé-de-Cabra) e, mais tarde, entre 1991 e 1994, escreveu para o jornal Público uma série de crónicas que marcaram a sua presença no caderno local do referido jornal. Foi também cronista no jornal Expresso . Ao longo dos anos, tem vindo a publicar diferentes géneros literários – O voo melancólico do melro (romance), Contos supranumerários (contos), Penso sujo e Cimo de Vila (poesia) e Três peças em volta de canções Um monólogo sobre futebol (teatro).

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | AS CAVES DO VATICANO, de ANDRÉ GIDE | GUERRA E PAZ

 


E se o Papa fosse secretamente sequestrado? Nas páginas d’As Caves do Vaticano, André Gide, um dos principais escritores do século XX, leva-nos a acompanhar o plano ardiloso de um grupo de vigaristas: espalhar o rumor de que o verdadeiro pontífice estará preso em câmaras subterrâneas, para assim extorquir dinheiro a troco da promessa de libertação. 

Marcada pela crítica social e por uma estrutura narrativa original, a obra, que o autor classificou como uma sotia, uma farsa satírica, cruza intrigas e personagens, levantando questões perturbadoras sobre as escolhas sociais e morais – de que se destacam o acto gratuito perpetrado por Lafcadio, que empurra um homem de um comboio em movimento. 

Uma notável incursão pelo existencialismo e pelos sentimentos humanos, As Caves do Vaticano tornou-se num alvo a abater pela Igreja Católica, mas também num alvo de adoração para os amantes de literatura. «As Caves do Vaticano é o melhor livro de Gide e o melhor romance satírico que li em vinte anos, isto é, desde que comecei a ler [autores vivos]», destacou o poeta e crítico francês André Suarès, contemporâneo de Gide. Marcel Proust considerou mesmo que o romance representa o que é «verdadeiramente uma Criação, no sentido genesíaco de Miguel Ângelo; o Criador está ausente, é ele quem tudo faz, e não é uma das criaturas. Vejo-o a determinar as idas e vindas de Fleurissoire como o Deus colérico da Capela Sistina a fixar a Lua no Céu».


domingo, 2 de outubro de 2022

AUTORES NACIONAIS | Alberto Miranda | Guerra & Paz

Alberto Miranda é jornalista e comentador, especializado em famílias reais. Em Portugal, é o autor da única página de Instagram dedicada em exclusivo a este universo: @diario.da.realeza. Foi diretor, chefe de redação e editor de várias revistas, passou igualmente pela rádio e pela televisão, mas é na imprensa escrita que tem desenvolvido a sua atividade. Licenciado em Jornalismo Internacional pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, é mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Créditos foto e texto: Bertrand Livreiros

sábado, 1 de outubro de 2022

AUTORES INTERNACIONAIS | AMOR TOWLES


Amor Towles é o autor  de “As Regras da Cortesia” e de “Um Gentleman  em Moscovo”. Os dois romances, ambos bestsellers do “The New York Times”, estão traduzidos em mais de 30 línguas, venderam perto de cinco milhões de exemplares e foram incluídos nas listas de melhores livros do ano em dezenas de publicações. Paralelamente, o autor publicou contos na Paris Review, Granta e Vogue. Depois de trabalhar, durante mais de 20 anos, na banca de investimento, dedica-se atualmente apenas à escrita. Vive em Manhattan com a mulher e os dois filhos.