O seu envolvimento no movimento avant-garde influenciou grandemente a sua obra poética e plástica os anos seguintes, mas seria no folclore que encontraria a âncora para o seu primeiro grande sucesso, Romanceiro Cigano, uma emulação das músicas e poemas contados na Andaluzia, publicado em 1928.
Em 1929, viajou para os Estados Unidos, onde foi testemunha atenta dos efeitos do Grande Crash de 1929, que inspirou Poeta em Nova Iorque, publicado postumamente, em 1948.
O contacto com as situações mais extremas das realidades urbana, em Nova Iorque e rural, em Espanha, foi determinante para a sua adesão ao teatro de ação social, de que é exemplo a obra-prima Trilogia Rural, denúncia apaixonada de uma sociedade burguesa classista e repressiva. As suas convicções sociais e afinidades políticas chamariam a atenção dos Nacionalistas de Franco.
Pouco de pois do início da Guerra Civil Espanhola a 19 de agosto de 1936, sob a acusação de ser socialista e homossexual, Federico García Lorca foi detido e assassinado por uma milícia nacionalista. O seu corpo nunca foi encontrado.
Sem comentários:
Enviar um comentário