domingo, 30 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | WEYWARD, de EMILIA HART | PORTO EDITORA

 

«Tentaram domar-nos. mas uma mulher Weyward pertence à Natureza. Não pode ser domada.»

Em 2019, Kate foge de uma relação abusiva e refugia-se em Crows Beck, uma aldeia remota na Cúmbria. O seu destino é a Casa Weyward, herança da sua tia-avó Violet, uma entomologista excêntrica.
Enquanto lida com o trauma do seu passado, Kate descobre um segredo sobre as mulheres da sua família. Uma história que remonta a 1619, quando Altha Weyward foi julgada por feitiçaria…
Tecendo as vidas de três mulheres extraordinárias, Weyward é um romance absolutamente maravilhoso sobre o empoderamento feminino, a esteira de violência masculina ao longo de séculos e o poder libertador da Natureza.

Descubra quem são as Weyward...

sábado, 29 de abril de 2023

AUTORES INTERNACIONAIS | JEFFREY ARCHER

 

Jeffrey Archer tem mais de 275 milhões de exemplares vendidos em 97 países e é publicado em mais de 33 línguas — um escritor que se estabeleceu inexoravelmente como um dos maiores autores bestsellers do mundo. É o único autor que foi número 1 nos géneros de ficção (por dezanove vezes), contos (por quatro vezes) e não ficção (com Os Diários da Prisão). Autor da célebre saga As Crónicas de Clifton, deu início recentemente à publicação da nova série William Warwick, cujo protagonista não será por certo estranho aos seus leitores (Quem não Arrisca…Escondidos à vista de TodosFazer Vista Grossa e Só por cima do Meu Cadáver foram já publicados pela Bertrand). Na Linha de Sucessão, que tem como pano de fundo a família real britânica, é o quinto romance desta série que já conquistou leitores em todo o mundo.
Reconhecido pela sua disciplina enquanto escritor, chegando a trabalhar até catorze versões diferentes de cada livro, Archer traz também uma grande quantidade de conhecimento privilegiado aos seus livros. Seja através da sua própria carreira política, do seu interesse apaixonado pela arte ou da impressionante riqueza de pormenores — inspirados pela extraordinária rede de amizades que construiu ao longo de uma vida no coração do establishment britânico —, os seus romances proporcionam um vislumbre fascinante de uma série de mundos fechados.

sexta-feira, 28 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | NA LINHA DE SUCESSÃO, de JEFFREY ARCHER | BERTRAND EDITORA

 

Londres, 1988. A Grã-Bretanha apaixona-se por Diana, a Princesa do Povo, à medida que um fervor nunca visto em torno da família real varre a Nação.

Está tudo muito bem, contudo, isto significa que a Scotland Yard tem de virar o foco da sua atenção para o protocolo de segurança da família real — e para o líder deste departamento da Polícia Metropolitana de Londres. Tendo como missão proteger a mais célebre família do mundo, a equipa tem de ser pura e simplesmente a melhor. Uma única falha na cadeia de comando pode ser a receita para o desastre.

William Warwick, inspetor-chefe, e a sua brigada da Scotland Yard são destacados para investigar a unidade do Comando de Proteção da Realeza, e Ross Hogan, antigo agente infiltrado que sempre ferveu em pouca água e nunca demora a tomar decisões — boas ou más —, tem sobre os seus ombros uma missão altamente… delicada. Uma mulher única e uma responsabilidade única, diríamos nós.

Não tardará a ser óbvio para Warwick que os problemas dentro da unidade do Comando de Proteção da Realeza estão apenas a começar. Por outro lado, há uma organização criminosa que tem como objetivo atentar contra a segurança do País e da Coroa. A grande questão é saber quem é o próximo alvo… na linha de sucessão.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

AUTORES INTERNACIONAIS | JAVIER SANTAOLALLA

 

Javier Santaolalla nasceu em Burgos mas o seu coração levou-o a adotar as Canárias como sua casa. Estudou Engenharia de Telecomunicações na Universidade de Las Palmas de Grande Canária e, como ainda lhe sobrava tempo, cursou simultaneamente Física na Universidade Nacional de Ensino à Distância, licenciando-se pela Universidade Complutense de Madrid, onde além disso fez um mestrado em Física. Pelo meio, e sem usar qualquer poder quântico, efetuou um estágio na Agência Espacial Francesa (CNES), em Toulouse, investigando no âmbito do projeto Galileo, o GPS europeu. Posteriormente fez um doutoramento em Física de Partículas no CERN (Genebra), com uma bolsa do CIEMAT – Centro de Investigações Energéticas, do Meio Ambiente e Tecnológicas. É um dos fundadores do Big Van, o grupo de cientistas monologuistas com quem publicou dois livros na editora Esfera de los LibrosSi tú me dices gen lo dejo todo e Si venimos del mono, ¿por qué somos tan cerdos?. Divulgador científico, tem mais de 2 milhões de seguidores no seu canal do YouTube «Date un Vlog», conta coisas sobre ciência em redes como o Tik Tok e Instagram, é colaborador no programa da TVE Órbita Laika e apresentador de La última frontera na RTVE Play.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | O BOSÃO DE HIGGS, de JAVIER SANTAOLALLA | A ESFERA DOS LIVROS

 

Viagens no tempo, buracos negros, motores de antimatéria, aceleração do universo… A física moderna parece um filme, mas é ciência, mesmo de verdade, aquela que nos conta uma história fascinante de descobertas e sonhos alcançados, de lutas e disputas, de paixão por compreender a Natureza.

Este divertido livro vai ajudar-nos a perceber, de uma vez por todas, aquilo que nos rodeia, desde o mais pequeno ao muito grande, e a saber que o bosão de Higgs nunca nos vai enganar, mesmo que insistamos nisso!

terça-feira, 25 de abril de 2023

AUTORES NACIONAIS | NUNO TIAGO PINTO

 

Nuno Tiago Pinto nasceu em 1978, em Lisboa.
Licenciou-se e pós-graduou-se em Relações Internacionais e tirou o curso de especialização em Jornalismo no CENJOR.
Está, desde 2005, na revista SÁBADO, da qual é atualmente diretor.
É autor de vários livros, entre os quais Os Combatentes Portugueses do Estado Islâmico (A Esfera dos Livros, 2015); e Heróis Contra o Terror: Mário Nunes, o português que foi combater o Estado Islâmico (Vogais, 2016).

segunda-feira, 24 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | RUI PINTO: O HACKER QUE ABALOU O MUNDO DO FUTEBOL, de NUNO TIAGO PINTO | OBJECTIVA

 

Das origens do Football Leaks à detenção do famoso hacker na Hungria, esta é a história de um dos maiores roubos de informação da história contada por quem soube ser o primeiro a juntar as peças do puzzle.

Entre 2015 e 2019, o mundo do futebol foi abalado por um terramoto mediático. Clubes, agentes e jogadores viviam com uma espada sobre a cabeça, sem saber se seriam as próximas vítimas do misterioso Football Leaks. Documentos confidenciais da indústria futebolística, obtidos através do acesso ilegítimo ao correio eletrónico de responsáveis desportivos e advogados, expunham, para quem quisesse ler, os segredos de um universo opaco e muitas vezes nas fronteiras da legalidade. Por trás deste projeto estava Rui Pinto, um português a viver em Budapeste, com um passado igualmente sombrio, marcado pelo desvio de dinheiro de um banco nas ilhas Caimão.

Mas como o fez?
E com que objetivo?
Quem foram as suas vítimas?

Através do cruzamento de milhares de documentos judiciais espalhados por vários inquéritos-crime portugueses e estrangeiros, Nuno Tiago Pinto reconstrói o percurso do pirata informático, explica ao pormenor o processo que levou à sua detenção, aborda as origens dos casos Football Leaks e Luanda Leaks e revela, ainda, as novas suspeitas que recaem sobre o hacker que abalou o mundo do futebol.

domingo, 23 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | UMA MULHER COM CANCRO, UM PSICÓLOGO E UMA VIRGEM ENTRAM NUM DEATH CAFÉ, de LARA DA ROCHA VAZ PATO | QUETZAL EDITORES

 

«"Gostariam de saber a data da vossa morte? Fazia diferença se tivessem mais um ou mais cinquenta anos de vida?"
Ah, finalmente, uma pergunta em que o cancro me dava uma vantagem sobre os outros.»

O inesperado diagnóstico de cancro do pulmão, aos trinta e um anos, durante a pandemia e numa idade em que os seus pares começam famílias e compram casa, obrigou Lara da Rocha Vaz Pato a confrontar-se com as reações de amigos e família, com a perda de cabelo, os tratamentos ou o apoio psicológico e, acima de tudo, com o medo da morte. Pelo meio, fala da pressão de estudar em Portugal durante a crise dos anos 2000, sobre viver no estrangeiro e sobre as exigências que sentiu no mercado tecnológico como jovem adulta. Com a chegada da doença, as suas histórias e recordações falam de ser feliz e de ver o lado belo da vida, mesmo no meio de tanta má fortuna. Os temas pesados e desconfortáveis não se evitam, mas tornam-se mais fáceis de digerir pela verdade do tom e pelo humor. Um livro que não se esquece.

Desassombrada, Lara mostra-nos como lidou com os altos e baixos que a vida lhe trouxe, desde pequenos episódios da sua intimidade a temas como o cancro e a morte, a competição entre mulheres no trabalho, as relações amorosas ou as recordações da infância e da família.

sábado, 22 de abril de 2023

AUTORES NACIONAIS | ISABEL BAÍA MARQUES

 

Nasceu em Lisboa em 1987. Aos nove anos rendeu-se à escrita e, até ao presente, não houve um dia em que a tivesse deixado para trás. O seu propósito é fazer das suas palavras um género de lanternas que iluminam o caminho de quem as lê. Apaixonada pelo mundo das emoções e da mente humana, formou-se em Psicologia, com mestrado integrado, no ISPA. Impelida por uma tomada de consciência e o desejo de iluminar a vida dos outros, renunciou a uma carreira na Direção e Gestão de Recursos Humanos numa empresa Multinacional. Especializou-se nos três níveis de reiki na Associação Portuguesa de Reiki. Formou-se, mais tarde, em coaching, kinesiologia avançada e holística, hipnoterapia clínica e transpessoal e meditação tibetana. Especialista na área da autoestima, motivação e relacionamentos, tornou-se um sucesso, utilizando nas suas terapias e retiros um método holístico único em Portugal. Isabel Baía Marques é escritora e foi considerada a autora inspiracional do ano com o seu primeiro livro, o bestseller Juro Amar-me. Mais tarde, lançou o segundo livro Voar Depois de Cair.
Mulheres Fortes Também Choram é a sua obra mais recente. As suas palavras já ajudaram a mudar a vida de milhares de pessoas! Visite o site em:www.isabelbaiamarques.pt

sexta-feira, 21 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | MULHERES FORTES TAMBÉM CHORAM, de ISABEL BAÍA MARQUES | ALMA DOS LIVROS

 

Eu sei que tu, muitas vezes, te sentes só.
E, tantas outras, choras sem ninguém ver.
Eu sei que o mundo te pede para estares sempre bem.
E que tu vives nessa constante pressão.
Mas eu quero dizer-te que a chuva é essencial.
E que tens uma missão muito importante na tua vida.
A tua vulnerabilidade. As tuas emoções. São a tua maior força.
Talvez a tua dor esteja espelhada nas páginas deste livro.
Talvez este livro te mostre a lição de que a tua dor te fala.
Tudo nos leva ao nosso destino. A tempo e horas.
Tu não chegaste aqui por acaso. Não pegaste neste livro por acaso.
Abre-o. Lê-o. Inspira-te. Há algo para ti aqui dentro.
Mulheres fortes também choram!

Este livro não é um simples livro de desenvolvimento pessoal. É uma obra de superação na primeira pessoa que aborda a importância da vulnerabilidade. Das emoções. Da humanidade. Numa época em que a tristeza não é bem vista ou é totalmente reprimida, este livro mostra-nos quão importante é sermos reais, podermos não estar sempre bem, sentirmos, vivermos, escutarmos e aprendermos com a nossa dor.
Quão alto nos podem levar as nossas feridas? A quantas vitórias nos podem levar os nossos fracassos? Este é o primeiro livro em todo o mundo que mostra o processo inteiro da criação de um livro de desenvolvimento pessoal, mostrando, assim, não só a luz a que a autora chegou, mas também todas as sombras pelas quais passou. Um livro único e inspirador para qualquer pessoa que queira tornar-se mais autêntica.

A pressão de ter de ser feliz, de ter de estar sempre bem, de ter de ser aquilo que é desejável, quando estás exatamente no polo oposto. É aterrador! Tudo lá fora nos pede isso. E, depois, cá dentro, também. As pessoas à nossa volta pedem-nos isso. A sociedade pede-nos isso. Todos nos pedem para estarmos bem. A tempo inteiro. Como se fosse uma obrigação.

Ninguém se mostra triste nas redes sociais. Não é atrativo. Todos partilham a sua felicidade. Mas a tristeza é totalmente reprimida. Como se fosse algo contranatura. Como se chorar fosse feio. Como se cair fosse devastador. E perder, seja lá o que isso for, fosse proibido. O primeiro a sentir, perde. O primeiro a dar, perde. O primeiro a ser autêntico, de carne e osso, perde. Estamos a tornar-nos máquinas? A humanidade está a perder-se? Quão perigoso pode ser reprimir metade de nós?

quinta-feira, 20 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | A REVELAÇÃO, de NORA ROBERTS | CHÁ DAS CINCO

Uma história épica sobre amor, amizade e família

Há demasiado tempo que o mundo mágico e o dos humanos está dividido, apesar de existirem pessoas, como Breen, que podem viajar entre ambos.
A jovem acabou de regressar a Talamh disposta a aceitar o seu poder – e a sua identidade até então desconhecida. Mas não está sozinha: conta com o seu amigo Marco, que fica deslumbrado por este lugar povoado por dragões e fadas, e com Keegan, o líder do povo mágico, que a treinou como guerreira e por quem o seu desejo e admiração continua a crescer.

No entanto, o passado não pode ser esquecido, e o mesmo acontece com os laços familiares. O deus Odran, avô de Breen, conspira para destruir Talamh – e agora todos terão de se unir para derrotar a sua força que se ergue das trevas. Haverá perda e dor, traição e massacre. Conseguirá Breen superar a destruição e caminhar em direção ao seu destino?

 

quarta-feira, 19 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | THE DARK SECRETS OF LISBON, de LUÍS CORTE REAL | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

 

Who is Benjamim Tormenta, the famous detective of the occult who wanders through the 19th century Lisbon?

Elegant but mysterious, Benjamim Tormenta is caught all around, from the luxurious salons of the capital to the decadent alleyways of Alfama, from the abandoned palaces in Sintra to the opium houses in distant Macau.

Crossing paths with historical figures like King Luís, powerful politicians, revered artists and common street thugs, he uses his abilities deep within a secret Lisbon: that of the black gods summoned by idle bourgeois, aberrations arriving from the other side of the Cosmos, cursed books and the most dangerous secret society of the Portuguese empire, the Brotherhood of the Green Serpent.
What few may know is that Tormenta also hides a deep, terrible secret. Trapped in his body, enclosed by the magic of a thousand tattoos, lies an ancient demon who wants to break free and bring total chaos and destruction, first to Lisbon… and then to the whole world.

terça-feira, 18 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | BANDO, de KATE STEWART | CHÁ DAS CINCO


Consegues guardar um segredo?

O acordo é simples: com 19 anos, tudo o que Cecelia tem de fazer é sobreviver um ano na pequena cidade de Tripple Falls, viver na mansão do pai – que durante anos esteve ausente da sua vida – e trabalhar na fábrica dele. Em troca, o pai entregar-lhe-á uma pequena fortuna que permitirá à jovem ajudar a mãe solteira.

Contudo, no primeiro dia no seu novo emprego, Cecelia conhece Sean e tudo muda.
Ele apresenta-a ao seu círculo de amigos – que inclui o enigmático Dominic –, um estranho grupo que segue as suas próprias regras e tem em comum a tatuagem de um corvo.

Cecelia sempre acreditou que as histórias de amor exigiam um sacrifício extraordinário. Dividida nos seus sentimentos entre Sean e Dominic, ela torna-se cúmplice dos seus segredos, determinada a aproveitar o último verão de liberdade, independentemente das consequências.

Uma história de amor inesperada, sexy e escaldante, que questiona até aonde estamos dispostos a ir por amor.

segunda-feira, 17 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | A SECRETÁRIA DE CHURCHILL, de SUSAN ELIA MACNEAL | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

 

Numa era de desafios sem precedentes, ela pode ser a única hipótese de vencer a guerra…

Londres, 1940. Churchill chegou ao poder e a guerra alastra. Mas isso não detém Maggie Hope, uma jovem com um dom natural para decifrar códigos que rivaliza com as mentes mais brilhantes do governo. Em tempos conturbados e mortíferos, o acesso à Sala de Guerra do primeiro ministro dá a Maggie a oportunidade única de desvendar as conspirações de um grupo determinado a alterar o curso da História.

Enredada numa rede de espiões, homicídios e intriga, a jovem tem de trabalhar para equilibrar o seu dever com a Pátria e as suas oportunidades de sobreviver. E quando se vê envolvida num mistério que envolve a sua própria família, Maggie descobre que a sua inteligência é tudo o que se interpõe entre o plano mortal de um assassino e o próprio Churchill.

domingo, 16 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | MIL E UMA NOITES DE TENTAÇÃO, de LORETTA CHASE | CHÁ DAS CINCO

 

Ela é versada nas artes da sedução. Para a tornar respeitável, ele só tem de lhe resistir

Depois de passar doze anos no exótico Oriente, onde aprendeu todas as artes da sedução, Zoe regressa a Londres com a reputação destruída. Ela conhece tudo aquilo que uma jovem respeitável não deve saber e ignora as regras mais básicas da sociedade londrina. Estar na sua companhia é um escândalo e um perigo para as jovens inocentes… a não ser que possa recuperar a respeitabilidade perdida!

Lucien de Grey, Duque de Marchmont, tem uma reputação invejável. Sedutor nato e com uma riqueza considerável, o seu encanto e aparência abrem-lhe as portas mais difíceis e respeitáveis da sociedade. O solteiro mais cobiçado no Beau Monde é o único capaz de salvar a reputação de Zoe… se ela não o fizer ceder à tentação e a uma paixão que pode arruinar ambos.

sábado, 15 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | AMIGOS ATÉ AO FIM, de JOHN LE CARRÉ | DOM QUIXOTE

 

No seguimento da guerra do Iraque, o inglês Edward «Ted» Mundy, filho de um major na reserva do antigo exército indiano, escritor falhado e guia turístico na Baviera, vê reaparecer o seu passado na pessoa de Sacha, o militante da Alemanha de Leste que ele encontrara nos finais dos anos 60 numa Berlim entregue à agitação revolucionária, e que tornou depois a ver no espelho embaciado dos espiões da Guerra Fria, para a montagem de uma operação de agente duplo. Mas os tempos mudaram, e a amizade dos dois, renovada em nome de um idealismo tornado obsoleto, vai ser minada pelas cínicas manobras de uma América mais imperialista do que nunca.

Com este romance, le Carré fez o epitáfio da espionagem à moda antiga e dos valores ultrapassados que estruturavam o universo dos agentes secretos; depois do 11 de Setembro, as «causas justas» perderam o seu valor quando a América de Bush impôs a todo o mundo a marcha forçada da sua autoglorificação triunfalista e hegemónica.

sexta-feira, 14 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | INDIGNAÇÃO, de PHILIP ROTH | DOM QUIXOTE

 

Tendo como pano de fundo a Guerra da Coreia, Indignação conta a história da educação do jovem Marcus Messner, um jovem que enfrenta as circunstâncias assustadoras e as obstruções anómalas que a vida acarreta.

É uma história de inexperiência, loucura, resistência intelectual, descoberta sexual, coragem e erro contada com toda a energia criativa e todo o engenho de que Philp Roth é possuidor. Simultaneamente, é um poderoso aditamento às investigações levadas a cabo pelo autor sobre o impacto da História da América na vida do indivíduo vulnerável.

Publicado pela primeira vez em 2009, esta é uma nova edição, agora de capa mole, de um romance entretanto adaptado ao cinema, em 2016, tal como aconteceu com outros livros do autor.

quinta-feira, 13 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | A IMPERATRIZ, de PEARL S. BUCK | DOM QUIXOTE

 Nas livrarias a 30 de Abril

Pearl S. Buck dá vida à incrível história de Cixi, a concubina imperial que acabaria por liderar a dinastia Ching. Nasci­da numa família humilde, Cixi apaixona-se pelo seu primo Jung Lu, um belo guarda imperial – mas ainda em adolescente é escolhida, com a sua irmã e centenas de outras raparigas, para ir morar para a Cidade Proibida.

Destacando-se pela sua beleza, Cixi está determina­da a tornar-se a preferida do Imperador, e dedica todo o seu talento e astúcia à concretização desse objetivo. Quando o Imperador morre, Cixi encontra-se numa posição que lhe dá o poder supremo, que irá manter durante quase cinquenta anos, usando-o tanto para trazer paz ao império como para promover Jung Lu, a quem amará – em segredo – para sempre.

Num mundo de intrigas liderado por homens, Cixi irá tomar a seu cargo várias decisões importantes e será respon­sável pela modernização da China, sem que nunca tenha recebido por isso o devido crédito. Muito foi escrito sobre Cixi, mas nenhum outro romance recria a sua vida tão bem como Imperatriz.

quarta-feira, 12 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | LINGUAGENS DA VERDADE, de SALMAN RUSHDIE | DOM QUIXOTE

 Nas livrarias a 24 de Abril


Salman Rushdie é celebrado como «um mestre da narrativa contínua» (The New Yorker), iluminando verdades da nossa sociedade e cultura através da sua prosa deslumbrante e, muitas vezes, cáustica.

Esta coletânea de textos de não-ficção reúne ensaios, críticas e discursos perspicazes e inspiradores, que se focam na relação de Rushdie com a palavra escrita e fortalecem o seu lugar como um dos pensadores mais originais do nosso tempo.

Textos escritos entre 2003 e 2020 que demonstram o envolvimento intelectual do autor com certos períodos de mudanças culturais.

Mergulhando o leitor numa ampla variedade

de assuntos, explora a natureza do ato de narrar como uma necessidade humana, e o resultado é uma carta de amor à literatura.

Rushdie analisa o que obras de autores desde Shakespeare e Cervantes até Samuel Beckett, Eudora Welty e Toni Morrison significam para ele, tanto na página impressa como a nível pessoal.

Ao mesmo tempo, tenta aprofundar a natureza da «verdade», deleitando-se com a vibrante maleabilidade da linguagem e das linhas criativas que podem unir arte e vida, e revisita temas como a migração, o multiculturalismo e a censura.


Salman Rushdie é celebrado como «um mestre da narrativa contínua» (The New Yorker), iluminando verdades da nossa sociedade e cultura através da sua prosa deslumbrante e, muitas vezes, cáustica.

Esta coletânea de textos de não-ficção reúne ensaios, críticas e discursos perspicazes e inspiradores, que se focam na relação de Rushdie com a palavra escrita e fortalecem o seu lugar como um dos pensadores mais originais do nosso tempo.

Textos escritos entre 2003 e 2020 que demonstram o envolvimento intelectual do autor com certos períodos de mudanças culturais.

Mergulhando o leitor numa ampla variedade

de assuntos, explora a natureza do ato de narrar como uma necessidade humana, e o resultado é uma carta de amor à literatura.

Rushdie analisa o que obras de autores desde Shakespeare e Cervantes até Samuel Beckett, Eudora Welty e Toni Morrison significam para ele, tanto na página impressa como a nível pessoal.

Ao mesmo tempo, tenta aprofundar a natureza da «verdade», deleitando-se com a vibrante maleabilidade da linguagem e das linhas criativas que podem unir arte e vida, e revisita temas como a migração, o multiculturalismo e a censura.



terça-feira, 11 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | SALVAR O FOGO, de ITAMAR VIEIRA JUNIOR | DOM QUIXOTE

Nas livrarias a 24 de Abril 


Depois de ter ficado órfão de mãe, Moisés vive com o pai e a sua irmã Luzia na Tapera do Paraguaçu, um povoado cujo domínio das terras pertence à Igreja, que ali detém um mosteiro desde o século XVII. Os irmãos partiram todos em busca de uma vida melhor, mas Luzia foi obrigada a ficar para cuidar do pai e do menino; estigmatizada pelos seus supostos poderes sobrenaturais, leva no entanto uma vida de profundo sentido religioso, trabalhando como lavadeira do mosteiro e educando Moisés rigidamente com o objetivo de o inscrever na escola dos padres e conseguir para ele a educação que nenhum deles pôde ter. Porém, a experiência dessa formação marcará o rapaz de tal modo que ele acabará por deixar intempestivamente a casa. Só anos mais tarde, depois de um grave acontecimento que é o pretexto para a família toda se reunir, é que Moisés reencontrará Luzia – arrependida dos silêncios e magoada pelas mentiras, mas simultaneamente combativa, lutando como nunca contra as injustiças, pela posse da terra dos seus antepassados.


segunda-feira, 10 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | A VIDA, O UNIVERSO E TUDO O RESTO, de DOUGLAS ADAMS | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

 

A maior aventura do Universo começa quando o mundo acaba

Os infelizes habitantes do planeta Krikkit estão fartos de olhar para o céu noturno acima das suas cabeças – por isso, planeiam destruí-lo. Ao Universo, esclareça-se. Agora, apenas cinco indivíduos separam os robôs mortíferos de Krikkit do seu objetivo de aniquilação total.

Eles são Arthur Dent, um viajante no tempo e no espaço que tenta aprender a voar atirando-se ao chão e falhando; Ford Prefect, o seu melhor amigo, que decide ficar louco a ver se gosta; Slartibartfast, o vice-presidente da Campanha pelo Tempo Real; e Trillian, a sexy cadete espacial que está dividida entre um persistente Deus do Trovão e um muito deprimido Beeblebrox, o ex-presidente da galáxia.

Como irá terminar esta aventura? E terminará? Só esta resoluta tripulação sabe à medida que tenta evitar o Armagedão «universal» e salvar a vida como a conhecemos – e não conhecemos.

domingo, 9 de abril de 2023

O Sabor das Palavras | Em defesa de Enid Blyton | Isabel de Almeida


Enid Blyton - Crédito foto wook.pt 

Texto: Isabel de Almeida | Jornalista  | Crítica Literária

O presente artigo constitui um sinal de protesto contra a recente tendência de alterar/reescrever obras clássicas da literatura dos vários géneros, considerando-se que as obras contêm terminologia "ofensiva".

O fenómeno tem vindo a manifestar-se em países insuspeitos como o Reino Unido, onde se destacam já duas autoras Ilustres que são postumamente censuradas na sua escrita, o que consideramos um verdadeiro crime cultural, e uma inaceitável forma de censura contra o património literário universal.

Em Portugal os editores e livreiros têm sabido manter o distanciamento deste tipo de iniciativas, a nosso ver anti-culturais.


Na Nova Gazeta assumimos publicamente a defesa do purismo da escrita clássica, crescemos a ler autores como Enid Blyton e Agatha Christie, e morreremos a defender o direito à integridade do património literário destas e de outros autores que foi o seu legado e que, naturalmente, reproduz terminologias, atitudes e ideias que repercutem o momento histórico contemporâneo de quando as obras foram escritas.


A autora destas linhas cresceu literalmente a ler as aventuras de "Os Cinco", na memória ainda subsistem as descrições dos aparatosos lanches servidos às personagens, os momentos de aventura não isentos de perigo, e a capacidade da autora de transportar os leitores para dentro da trama, levando a que nos sentíssemos mais um dos jovens e corajosos investigadores ajudados pelo cão Tim.

A medida que a maturidade chegava, com ela vieram as leituras de Agatha Christie, autora de quem falaremos brevemente, por ser a rainha do crime.

Enid é uma excelente escolha para ler com as crianças nestas férias da Páscoa. Que nunca nos falte a coragem de combater a ignorância e promover a leitura de um bom clássico, escrito tal como saiu das mãos do seu autor.

A toda a equipa editorial e aos nossos parceiros e leitores votos de uma excelente páscoa com amêndoas e livros!



sábado, 8 de abril de 2023

AUTORA INTERNACIONAL | Ana Huang, autora da Série Twisted | CLUBE DO AUTOR

 


Ana Huang é autora de vários romances, líderes de vários top de vendas. Twisted Love é o primeiro livro de uma série de quatro títulos que incendiou as redes sociais e transformou Ana numa das mais populares autoras de romances contemporâneos.  Os direitos foram vendidos em 20 países.

A autora é publicada em Portugal pelo Clube do Autor, e esteve presente no nosso país em Janeiro do corrente ano.

Um verdadeiro caso de sucesso, em Portugal tem chamado a atenção a série de romances contemporâneos Twisted, com um toque sensual e personagens verosímeis e descritas de forma bastante trabalhada, com forte densidade psicológica.

Em Portugal mostram-se já publicados:

- Twisted Love | Outubro de 2022

- Twisted Games | Janeiro de 2023

- Twisted Hate | Março de 2023


Créditos Fotos: Clube do Autor | Comunicação e site

Fonte biografia da autora: Clube do Autor

Texto: Isabel de Almeida - Jornalista e Crítica Literária


sexta-feira, 7 de abril de 2023

AUTORES INTERNACIONAIS | ANNA POLITKOVSKYA


  Anna Politkovskaya (Nova Iorque, 1958–Moscovo, 2006) foi uma correspondente especial do jornal Novaya Gazeta, escritora e ativista russa, célebre pela coragem e clarividência com que denunciou os crimes de guerra do Exército russo na Chechénia e o regime de Putin.

A 7 de outubro de 2006, data de aniversário de Putin, foi assassinada à porta de casa.

A sua obra publicada é composta pelos títulos A Dirty War (2001), A Rússia de Putin (2004) e os póstumos Um Diário Russo (2007) e Nothing But The Truth (2010).

Em 2004, recebeu o Prémio Olof Palme pelo seu trabalho em defesa dos direitos humanos e, a título póstumo, o Prémio da Liberdade de Imprensa 2007 concedido pela Unesco.


Créditos foto: wook.pt

Biografia in: Elsinore

quinta-feira, 6 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | O dever de deslumbrar - biografia de Natália Correia | Contraponto

 


Crédito Foto: Comunicação Grupo Bertrand Círculo


Sobre o livro

Natália: por vezes fêmea, por vezes monja, uma mulher de carisma paralisante. Intimidando pela verve de aríete e pela beleza, Natália Correia simbolizou, como poucos, as inquietações do século XX português. Precoce e radical no pensamento feminino, vítima de efabulações e de mitos, incompreendida e amada, lançou um olhar oracular sobre o seu tempo. Em tertúlias, que eram verdadeiras olimpíadas da confraternização lisboeta, o seu traço aglutinador envolvia, juntamente com o fumo dos cigarros, intelectuais e admiradores, que se irmanavam com párias e malditos em ideias e poemas de vanguarda.

Mulher deslumbrante e carismática, equiparada às maiores pensadoras europeias e às estrelas de Hollywood, atacou o Regime onde mais lhe doía – na moral caduca –, elegeu o erotismo como arma política e tornou-se a autora mais censurada da ditadura. Já no bar que fundou em Lisboa, fez e desfez governos à batuta da sua boquilha.

Nesta biografia, da autoria de uma das vozes mais seguras da nova literatura portuguesa, convivem a libertária e a conservadora, avessa a expor a sua atribulada vida íntima, a mulher que desprezava a política partidária e que nela viveu, inclusive como deputada; o espírito frágil e o temperamento intempestivo; o polémico exercício de funções diretivas em órgãos de imprensa e a defesa intransigente das causas maiores; e em todas as páginas, as contradições e coerências de uma pensadora capaz de criar para si própria uma narrativa que não a torturasse pelas escolhas que fez.

Quem é Filipa Martins, a autora da biografia de Natália correia?

Filipa Martins nasceu em Lisboa, em 1983, e é uma premiada escritora, romancista e argumentista. Recebeu o Prémio Revelação, na categoria de Ficção, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), com Elogio do Passeio Público, o seu primeiro romance. Obteve ainda o Prémio Jovens Criadores do Clube Português de Artes e Ideias com «Esteira». Em 2009, publicou o seu segundo romance, Quanta Terra. Em 2014, saiu pela Quetzal o seu terceiro romance, Mustang Branco, a que se seguiu, com a mesma chancela, Na Memória dos Rouxinóis (2018), Prémio Manuel de Boaventura. Finalista dos Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, dedicou-se – nos últimos seis anos – a estudar a vida e a obra de Natália Correia, tendo sido coautora de um documentário e coargumentista de uma série de televisão sobre esta escritora açoriana.

Créditos: Comunicação Grupo Bertrand-Circulo

Texto: Comunicação Bertrand-Círculo com Redacção

quarta-feira, 5 de abril de 2023

AUTORES NACIONAIS | NATÁLIA CORREIA

 

Natália Correia | Crédito Foto: wook.pt 

   Natália Correia nasceu na Fajã de Baixo, São Miguel, Açores, a 13 de setembro de 1923. Poetisa, ficcionista, contista, dramaturga, ensaísta, editora, jornalista, cooperativista, deputada à Assembleia da República (primeiro pelo PSD, depois como independente pelo PRD), foi uma das vozes mais proeminentes da literatura e da cultura portuguesas na segunda metade do século xx, tendo resistido energicamente ao Estado Novo e aos radicalismos do pós-25 de Abril.

 Ecuménica e eclética, filantropa e idealista, anteviu um novo tempo, que garantisse a paz, a dignidade humana, a justiça social e o direito à diferença como raízes indeléveis da democracia. Morreu em Lisboa, a 16 de março de 1993.

 Encontra-se já nas livrarias a biografia de Natália Correia da autoria de Filipa Martins, sob o título "O dever de deslumbrar", com chancela Contraponto (Grupo Bertrand-Círculo), obra esta lançada em Março de 2023, ano em que assinala o trigésimo aniversário da morte da escritora, figura polémica mas incontornável e marcante no panorama cultural Português.

Fonte: site wook.pt

Texto: fonte com redacção

terça-feira, 4 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | A SECRETÁRIA DE CHURCHILL, de SUSAN ELIA MACNEAL | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

 

Numa era de desafios sem precedentes, ela pode ser a única hipótese de vencer a guerra…

Londres, 1940. Churchill chegou ao poder e a guerra alastra. Mas isso não detém Maggie Hope, uma jovem com um dom natural para decifrar códigos que rivaliza com as mentes mais brilhantes do governo. Em tempos conturbados e mortíferos, o acesso à Sala de Guerra do primeiro ministro dá a Maggie a oportunidade única de desvendar as conspirações de um grupo determinado a alterar o curso da História. Enredada numa rede de espiões, homicídios e intriga, a jovem tem de trabalhar para equilibrar o seu dever com a Pátria e as suas oportunidades de sobreviver. E quando se vê envolvida num mistério que envolve a sua própria família, Maggie descobre que a sua inteligência é tudo o que se interpõe entre o plano mortal de um assassino e o próprio Churchill.  

segunda-feira, 3 de abril de 2023

AUTORES INTERNACIONAIS | STEPHEN KING

 

Stephen King nasceu em Portland, no Maine, em 1947. Após o divórcio dos pais ainda criança, foi criado pela mãe, Nelly Ruth Pillsbury King. Licenciou-se em Inglês na Universidade do Maine, em 1970, com uma especialização em Ensino. Conheceu a mulher, Tabitha Spruce, nos corredores da biblioteca da universidade, onde ambos trabalhavam enquanto estudantes. Casariam em 1971.
Publica o seu primeiro romance, Carrie, em 1974, cujo contrato de edição lhe permitiu abandonar o ensino e dedicar-se em exclusivo à escrita. Depois? Depois é história. E Depois é também o novo romance que se junta a 'Salem's LotThe ShiningThe Stand – A Dança da MorteSamitério de AnimaisIt – A CoisaMisery ou Se Tem Sangue, entre outros, todos publicados pela Bertrand Editora, que fazem de King um dos grandes mestres da moderna narrativa americana, um autor que concilia inquietação, entretenimento e qualidade literária como nenhum outro. Recebeu a National Book Foundation Medal for Distinguished Contribution to American Letters em 2003 e a National Medal of Arts em 2014.
www.stephenking.com

domingo, 2 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | OS OLHOS DO DRAGÃO, de STEPHEN KING | BERTRAND EDITORA

 

Há muito tempo, no reino de Delain, havia um rei com dois filhos.
Mas o rei morreu, assassinado com um misterioso veneno…

A passagem secreta no castelo percorre-se na penumbra, pressentida por alguns, mas conhecida apenas de um. Ele conhece-a bem, há séculos que por ela caminha, sob muitos disfarces, e agora finalmente a passagem cumpre o seu verdadeiro propósito.

A terra de Delain chora o seu rei enquanto são recolhidas provas do crime. E Flagg, o feiticeiro da corte - um crápula interesseiro, mas poderoso -, conspira… Não tarda a que Peter, o filho mais velho do rei, seja aprisionado no topo da torre do castelo, considerado culpado da morte do pai. Será Thomas, seu irmão e usurpador, quem herdará a coroa. Apenas Peter conhece a verdade da sua inocência e a maldade que Flagg oculta dentro de si. Apenas Peter pode salvar Delain do horror que o feiticeiro pretende espalhar. Peter tem um plano, mas o perigo espreita por todos os lados. Se falhar não terá uma segunda oportunidade…

Com a mestria a que habituou os seus leitores, Stephen King dedica-se neste romance a um mundo mítico de aventura, intriga e terror, um mundo de dragões e de príncipes, aconchegado na imaginação de todos nós, onde a luta pelo poder absoluto transformará para sempre os destinos destes dois irmãos.

sábado, 1 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | OS REIS MERCADORES, de STEPHEN R. BROWN | TEMAS E DEBATES

 

Ao longo de toda a Era do Comércio Heroico, do século xvii ao século xix, um conjunto de lendários «reis mercadores» desprovidos de escrúpulos governou vastas partes do mundo e expandiu os seus imensos monopólios com o objetivo de gerar receita para os respetivos investidores, encher os próprios bolsos e satisfazer a vaidade e a curiosidade que os moviam. As suas proezas transformaram o mundo numa época de desenfreada globalização que espelha a sociedade que hoje conhecemos.

Os Reis Mercadores observa cada um dos monopólios governantes através dos seus maiores líderes e, pela primeira vez, reúne num só volume as suas histórias, incluindo: Jan Pieterszoon, da Companhia Neerlandesa das Índias Orientais; Pieter Stuyvesant, da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais; Robert Clive, da Companhia Inglesa das Índias Orientais; Aleksandr Baranov, da Companhia Russo-Americana; George Simpson, da Companhia da Baía de Hudson; e Cecil Rhodes, da Companhia Britânica da África do Sul.