Rubricas NG

AUTORES NACIONAIS | JOÃO CÉU E SILVA

 

João Céu e Silva nasceu em Alpiarça, em 1959, e viveu no Rio de Janeiro, onde se licenciou em História. Desde 1989 que é jornalista e colaborador do Diário de NotíciasUma Longa Viagem com Vasco Pulido Valente é o sexto volume duma série, que conta com outros autores: José Saramago, António Lobo Antunes, Miguel Torga, Álvaro Cunhal e Manuel Alegre. Além da investigação literária, tem a histórica: Álvaro Cunhal e as Mulheres que Tomaram Partido1961 – O Ano que Mudou Portugal1975 – O Ano do Furacão Revolucionário e Fátima – A Profecia Que Assusta o Vaticano. Em 2013, recebeu o Prémio Literário Alves Redol com o romance A Sereia Muçulmana. Na ficção publicou também 28 Dias em AgostoA Hora da IlusãoAdeus, África e A Segunda Vida de Fernando Pessoa. Em 2022, com o romance Guadiana, venceu o Prémio Joaquim Mestre da Associação de Escritores do Alentejo.

DIVULGAÇÃO | UMA LONGA VIAGEM COM MARIA FILOMENA MÓNICA, de JOÃO CÉU E SILVA | CONTRAPONTO EDITORES

 

Uma rebelde de minissaia, loura e gira, que assustava os rapazes seus contemporâneos. Era assim que viam Maria Filomena Mónica quando, contrariando a mãe, se inscreveu na Faculdade de Letras para estudar Filosofia.
Insubmissa, nunca fez o que se esperava dela: casou cedo, foi mãe cedo, separou-se cedo e, também cedo, doutorou-se em Sociologia pela Universidade de Oxford. Investigadora na área das ciências sociais e professora universitária, Maria Filomena Mónica é autora de uma longa lista de livros, sejam eles biografias (como a de Eça de Queiroz), de análise social (Os Ricos e Os Pobres), de crónicas (Os Sentimentos de Uma Ocidental), ou autobiográficos (Bilhete de Identidade, a obra em que põe a sua infância e a sua juventude a nu).

Agora, aos oitenta anos, faz neste Uma Longa Viagem com Maria Filomena Mónica um balanço de vida. Nestas páginas, ficamos a conhecer a análise da socióloga, cronista e investigadora, bem como as suas visões sobre Portugal e os principais acontecimentos das últimas décadas. Mas também nos mostram o lado pessoal da rapariga atrevida que nunca permitiu que a classificassem como uma «boneca bonita»: desde a sua experiência em Oxford, em contraste com um país amordaçado pela ditadura, aos amores que viveu, passando pelos filhos, as netas, a relação conturbada com a mãe e o modo como encara a doença e a morte.

Sempre atenta e com uma opinião, revela com humor a única situação que lhe passou ao lado: «Nunca fui vítima de assédio sexual. Provavelmente, porque estava distraída.»

DIVULGAÇÃO | MINHA QUERIDA FAVORITA, de MARIEKE LUCAS RIJNEVELD | DOM QUIXOTE

 

Minha Querida Favorita, o impressionante novo romance de Marieke Lucas Rijneveld, é a história de um verão asfixiante em que um veterinário rural se aproxima da filha adolescente do criador de gado para quem trabalha.

Apesar de correrem boatos de uma doença que afeta seriamente os bovinos das redondezas, o veterinário só pensa em fugir aos traumas da infância e a um casamento que secou há muito tempo e dedicar-se de corpo e alma à sua «querida favorita» que, praticamente sozinha na quinta nessas férias, prefere viver num mundo de fantasia a aceitar o abandono da mãe. Nesse verão, os dois desenvolvem um fascínio tão obsessivo um pelo outro que chegam a cruzar todas as fronteiras concebíveis. E a confissão opressiva presente nestas páginas é uma história comovente e ao mesmo tempo chocante sobre a perda, o amor proibido, a solidão e a identidade.

DIVULGAÇÃO | O POLACO, de J.M. COETZEE | DOM QUIXOTE

 

O Polaco conta a história de Witold Walczykiewicz, um virtuoso pianista polaco, intérprete de Chopin, que fica enfeitiçado por Beatriz, uma patrona das artes espanhola, depois de esta ajudar na organização do seu concerto em Barcelona.

Beatriz é casada e, de início, não se deixa impressionar, mas rapidamente se vê perseguida pelo pianista e arrastada para o seu mundo. Witold envia-lhe cartas, faz-lhe inúmeros convites para viajar e acaba por visitá-la na casa de verão do marido, em Maiorca, onde a relação improvável entre os dois começa a florescer, embora apenas nos termos estipulados por ela. Mas à medida que a luta pelo poder entre eles se intensifica, questionamo-nos: É Beatriz que limita a paixão ao controlar as suas emoções? Ou é Witold, ao tentar por todos os meios dar vida ao seu sonho de amor?

Diferenças de gostos, diferenças culturais, diferenças de idades: é sobre estas tensões que se desenvolve esta variação moderna e irónica da lendária história de amor de Dante e Beatriz. Para isso, Coetzee faz uma mudança radical e conta-nos os sucessos e fracassos deste amor a partir da perspetiva precisa, sincera e incisiva da sua protagonista feminina.

DIVULGAÇÃO | TEATRO, de MIGUEL TORGA | DOM QUIXOTE

 

Neste volume reúnem-se as peças de teatro mais significativas de Miguel Torga: Terra Firme (1941), Mar (1941) e O Paraíso (1949).

Várias vezes levadas à cena em Portugal e no estrangeiro, tiveram algumas representações «históricas», como a de Terra Firme pelo TEUC (com encenação de Paulo Quintela), e as de Mar – «poema dramático» onde o monólogo de Domingos sobre o encontro com a sereia foi considerado pela crítica «uma das mais belas réplicas do teatro português» – pelo Teatro Moderno da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, por um grupo de estudantes do King’s College de Londres (sob a direcção de Ruben A., que fez também uma adaptação da peça para a BBC), pelo Teatro Experimental do Porto (com encenação de António Pedro), pelo CITAC (Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra) e pelo Teatro Experimental de Cascais (com encenação de Carlos Avilez e cenário de Almada Negreiros).

DIVULGAÇÃO | A BONECA DESPIDA, de PAULO M. MORAIS | CASA DAS LETRAS


Julieta – a protagonista deste romance – até podia ser uma mulher anónima, não fosse o facto de ter vivido cem anos. Cresceu sem mãe e longe do pai, junto de uma avó violenta que a escravizou. Não a deixaram prosseguir os estudos. Não lhe ensinaram os factos da vida. Casou sem paixão, teve filhos que amou e por quem sofreu de insondáveis maneiras. Acabou num lar, sozinha, como tantas outras.

Do seu nascimento na ilha do Faial à pequena infância passada em Macau; dos tempos num colégio interno em Hong Kong ao regresso definitivo a Lisboa; da obediência à avó à sujeição ao papel de esposa e mãe; a história fascinante de Julieta (e a da sua boneca de bisque) é também a da mulher portuguesa ao lon­go dos anos cinzentos da ditadura, sempre contando os centavos, abdicando dos sonhos em favor da família, calando dúvidas e frustrações e passando por cima de sucessivos desgostos.

A Boneca Despida, finalista do Prémio LeYa 2022, é também o registo absolutamente notável da história da vida privada de um país que, no lapso de um século, participou em guerras e con­flitos, viu partir a sua gente, instalou-se nos subúrbios, virou do avesso regimes políticos, fez-se europeu, esqueceu os seus velhos, conheceu momentos de luz e sombra.

DIVULGAÇÃO | LEYA VAI TER UMA AUDIOLIVRARIA NA FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

 UMA "AUDIOLIVRARIA" NA FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

A LeYa vai ter, no seu espaço da Feira do Livro de Lisboa, que decorre de 25 de Maio a 11 de Junho, a primeira “Audiolivraria” em espaço público. Na Praça LeYa, os visitantes encontrarão um painel de grandes dimensões, como uma grande montra (ver imagem em anexo),  onde estarão disponíveis vários títulos em versão audiolivro, para que possam experimentar outra forma de conhecer os livros, com a vantagem da conveniência oferecida pelo formato audio.

Através de um QR code, terão acesso imediato à seleção de audiolivros disponíveis, composta por 56 obras de géneros distintos – dos clássicos ao romance, passando pelos thrillers, pela Literatura Lusófona e pela Não-ficção -, não faltando referências da literatura infantil e juvenil, e ainda o audiolivro “2071”, sobre o impacto das alterações climáticas em Portugal, com prefácio lido por Eduardo Rêgo, a voz dos programas BBC Vida Selvagem, o bestseller “Ainda bem que a minha mãe morreu” ou obras intemporais de Eça de Queirós e Camilo Castelo Branco, entre muitas outras opções.

Todos os títulos poderão ser comprados com um desconto de 20%, exclusivo para a Feira do Livro de Lisboa. 

“Seja qual for a escolha, ouça!”

Um audiolivro é uma outra forma de “ler”,  enquanto se desempenham outras atividades do dia a dia, como andar de bicicleta, cozinhar ou fazer exercício. As reduzidas emissões de gases com efeito de estufa, o peso, o facto de não ocuparem espaço, de não precisarem de luz ou de não se estragarem são outras das caraterísticas do audiolivro que os visitantes serão convidados a descobrir.

Os audiolivros incluídos nesta campanha podem ser consultados aqui.

DIVULGAÇÃO | ÚLTIMA VIDA, de FERNANDO PINTO DO AMARAL | DOM QUIXOTE

 

Um livro em que Fernando Pinto do Amaral retoma o seu lirismo de tons melancólicos, numa evolução que leva mais longe os caminhos encetados n’ O Terceiro Vértice (2019).

Tal como esse livro, Última Vida divide-se em três partes: a primeira constituída por sonetos; a segunda por uma não-carta-de-amor em sete estâncias; e a terceira por poemas que parecem dar-nos o retrato de um espírito ou de um planeta feitos de sombras, em vésperas de um «fim do mundo» anunciado.

DIVULGAÇÃO | A ARTE DE DRIBLAR DESTINOS, de CELSO COSTA | LEYA

 

Numa povoação do interior do Paraná, a escola oficial não vai além dos primeiros anos, pelo que quase ninguém consegue passar do ensino básico. Também os cuidados de saúde são precários, levando a que os males do corpo e da alma sejam tratados com o que se tem à mão ou através da intervenção mágica de feiticeiros e curadores.

É neste cenário que o protagonista de A Arte de Driblar Destinos – um menino nascido no seio de uma família que se vê constantemente em apuros para pagar os descalabros de um pai que não quer ganhar juízo – é incentivado a prosseguir os estudos por uma professora primária e acaba acalentando o sonho de se tornar professor e enganar o destino que lhe estaria reservado.

Num romance-mosaico que toma a educação como motor e garante da liberdade, o matemático e escritor Celso Costa parte de pequenos episódios pessoais e coletivos para nos mostrar que, mesmo em ambientes permeados por costumes ancestrais, os conhecimentos são sempre o que permite que se cumpra o sonho de chegar mais longe.

DIVULGAÇÃO | UMA MORTE MUITO REAL, de S.J. BENNETT | CHÁ DAS CINCO

 

E se a rainha Isabel II resolvesse crimes enquanto desempenha os seus deveres reais?

A Rainha Isabel II aguarda com expectativa a tradicional reunião natalícia com a família em Sandringham quando uma descoberta chocante interrompe os planos das férias: uma mão decepada foi encontrada numa praia próxima da propriedade. E o mais perturbador é que a monarca reconhece a vítima – Edward St Cyr – a partir do seu anel com sinete…

Enquanto os jornalistas especulam sobre o crime, Isabel II começa discretamente a refletir sobre o assunto. Com a ajuda de Rozie, a sua assistente privada, a monarca mergulha na obscuridade que rodeia este caso mediático.
Há alguém no pacífico condado de Norfolk que parece ter um segredo pelo qual vale a pena matar, e a Rainha está determinada a solucionar este mistério – mesmo que isso signifique descobrir que o assassino está mais próximo do que imaginava.

DIVULGAÇÃO | O BANDO, de KATE STEWART | CHÁ DAS CINCO

 

Consegues guardar um segredo?

O acordo é simples: com 19 anos, tudo o que Cecelia tem de fazer é sobreviver um ano na pequena cidade de Tripple Falls, viver na mansão do pai – que durante anos esteve ausente da sua vida – e trabalhar na fábrica dele. Em troca, o pai entregar-lhe-á uma pequena fortuna que permitirá à jovem ajudar a mãe solteira.

Contudo, no primeiro dia no seu novo emprego, Cecelia conhece Sean e tudo muda.
Ele apresenta-a ao seu círculo de amigos – que inclui o enigmático Dominic –, um estranho grupo que segue as suas próprias regras e tem em comum a tatuagem de um corvo.

Cecelia sempre acreditou que as histórias de amor exigiam um sacrifício extraordinário. Dividida nos seus sentimentos entre Sean e Dominic, ela torna-se cúmplice dos seus segredos, determinada a aproveitar o último verão de liberdade, independentemente das consequências.

Uma história de amor inesperada, sexy e escaldante, que questiona até aonde estamos dispostos a ir por amor.

domingo, 21 de maio de 2023

AUTORES NACIONAIS | BÁRBARA MARRUCHO

 

Bárbara Marrucho, é mestre em Ciências Farmacêuticas e tem uma pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde, pela Universidade do Algarve.

 

Neste âmbito, trabalhou em farmácia comunitária e hospitalar durante alguns anos e o contacto próximo com o sistema de saúde, incutiu-lhe a ideia de que poderiam existir outras alternativas para melhorar a saúde, para além da medicina tradicional. Dessa forma, iniciou a sua formação em Health Coach, tem um certificado em Saúde Intestinal pelo Institute for Integrative Nutrition de Nova Iorque e vários cursos no âmbito da saúde integrativa.

 

É fundadora da página de Instagram Intestinology que já conta com milhares de seguidores e tem como missão aliar o sistema de saúde tradicional e alternativo na melhoria da saúde intestinal e do bem-estar.


DIVULGAÇÃO | PLANO PARA UMA BARRIGA FELIZ, de BÁRBARA MARRUCHO | PLANETA


Para a maioria das pessoas, os problemas do intestino são recorrentes e até considerados normais, apesar de afetarem o seu dia a dia e o seu bem-estar. É normal não ir à casa de banho todos os dias, sentir a barriga inchada, flatulência sempre que come um determinado alimento, ter refluxo...

Bárbara Marrucho, mestre em Ciências Farmacêuticas e fundadora da página de Instagram Intestinology, alerta-nos: não é normal. O intestino tem um papel fundamental na manutenção da saúde e deve ser uma prioridade cuidá-lo. A boa notícia é que a solução para estes e outros problemas está ao alcance de todos. Num plano de 28 dias, dividido em 4 fases, a autora vai ajudá-lo a recuperar a sua saúde intestinal, alterando hábitos alimentares e o seu estilo de vida.

Começando por uma fase de preparação em que vai reduzir vícios, como o açúcar, passará para a limpeza, onde retirará os alimentos inflamatórios substituindo-os por outros ricos em nutrientes. Numa terceira fase irá introduzir bactérias benéficas no seu dia a dia, através, por exemplo, dos alimentos fermentados. Por fim, estará preparado para reintroduzir nas suas refeições alguns dos alimentos que retirou no início do plano, testando a tolerância do seu organismo.

Inclui dicas, substituições de alimentos e receitas para o dia a dia.

sexta-feira, 19 de maio de 2023

AUTORES INTERNACIONAIS | ARTURO PÉREZ-REVERTE


Arturo Pérez-Reverte nasceu em Cartagena, Espanha, em 1951. Foi repórter de guerra durante vinte e um anos. Com mais de vinte milhões de leitores em todo o mundo, muitos dos seus romances têm sido adaptados ao cinema e à televisão. Em 2017, foi premiado com o Prix Littéraire Jacques Audiberti. Atualmente, divide a sua vida entre a literatura, o mar e a navegação. É membro da Real Academia Espanhola.

DIVULGAÇÃO | A PELE DO TAMBOR, de ARTURO PÉREZ-REVERTE | EDIÇÕES ASA


Faltam onze minutos para a meia-noite quando o sistema central do Vaticano é atacado por um vírus informático que divulga uma mensagem sobre uma igreja em Sevilha que mata para se defender. O enigma agita os serviços de informação, que se empenham como nunca em descobrir a identidade do hacker.

Lorenzo Quart, padre fiável como um canivete suíço, parte com a missão de investigar a igreja envolvida na polémica e depara-se com uma realidade mais complexa do que esperava. Há o velho padre e o seu jovem acólito; a mulher adúltera de olhos cor de mel; a freira americana que está a restaurar as obras de arte da igreja; um banqueiro ciumento; três pitorescos bandidos; vários homens de negócios e até mesmo o arcebispo de Sevilha.

Uma obra na qual pulsam o mistério e a intriga, a tensão dramática e as paixões humanas. A Pele do Tambor é um testemunho do amor de Pérez-Reverte pela Arte, a História, e a belíssima cidade de Sevilha.


quarta-feira, 17 de maio de 2023

AUTORES NACIONAIS | ISABEL STILWELL


Isabel Stilwell é jornalista e escritora. A sua grande paixão por romances históricos revelou-se em 2007, com o bestseller D. Filipa de Lencastre, a que se seguiram D. Catarina de Bragança, ambos traduzidos para inglês, e D. Amélia, sempre com crescente sucesso.
Em abril de 2012, foi a vez de publicar D. Maria II, que mereceu uma edição especial para o mercado brasileiro. Em outubro de 2013 lançou Ínclita Geração – Isabel de Borgonha, em 2015, a história da mãe do primeiro rei de Portugal, D. Teresa e em 2017 um romance sobre a vida da Rainha Santa, Isabel de Aragão, eleito o 2º melhor livro de ficção, no Prémio Livro do Ano Bertrand.
Desde o Diário de Notícias, onde começou aos 21 anos, que contribui de forma essencial para o jornalismo português. Fundou e dirigiu a revista Pais & Filhos, foi diretora da revista Notícias Magazine durante 13 anos e diretora do jornal Destak até ao final do ano de 2012, entre muitos outros projetos. Atualmente escreve para a revista Máxima, tendo uma das suas peças sobre a adoção em Portugal («Não amam nem deixam amar», em conjunto com a jornalista Carla Marina Mendes) sido distinguida com o 1º Prémio de Jornalismo «Os Direitos da Criança em Notícia». Continua a colaborar mensalmente com a revista Pais e com o Jornal de Negócios, quando não está a escrever, vira diariamente os «Dias do Avesso» em conversa com Eduardo Sá, na Antena 1. 

DIVULGAÇÃO | A ORIGEM DO SUPER BATATA, de ARTUR MARTINEZ | PLANETA

A Origem do Super Batata

O maléfico Doutor Malévolo converteu o Super Max, o defensor da justiça mais bem penteado, numa batata. Não só isso, mas também ameaça transformar em batata qualquer pessoa que se atravesse no seu caminho. Aquilo com que o Doutor Malévolo não conta é que o Super Max, mesmo transformado em batata, não é um tubérculo qualquer. É o Super Batata. 

DIVULGAÇÃO | FILIPE I DE PORTUGAL O REI MALDITO, de ISABEL STILWELL | PLANETA


D. Catarina recusava-se a ir. A raiva a toldar-lhe os pensamentos.

Era ela a legítima pretendente ao trono de Portugal. Filha de D. Duarte, casada com o duque de Bragança, neta de D. Manuel I.
Não, não iria às Cortes de Tomar assistir ao juramento.
Ao contrário da maioria da nobreza portuguesa, nunca aceitaria que o rei de Espanha se tornasse Filipe I de Portugal. Continuaria a lutar até ao fim pela independência da coroa que era sua, nem que para isso tivesse de sacrificar tudo e todos.
Filipe tentou que D. Sebastião desistisse da ideia de lutar contra os mouros em Alcácer Quibir. Mas o destino estava traçado. Morto o rei de Portugal, era preciso pensar no futuro. Filho de D. Isabel e do imperador Carlos V, neto mais velho de D. Manuel I, entraria triunfante com os exércitos em Portugal, o país da sua adorada mãe, e reclamaria o que era seu por direito. Nem mesmo o fascínio que nutria pela sua prima Catarina o iria desviar do seu objetivo.

Isabel Stilwell, autora de romances históricos mais lida em Portugal, traz-nos uma história empolgante repleta de conspirações e intrigas, acerca de um período fundamental e conturbado da nossa História.

Narrado a duas vozes, ficamos a conhecer Catarina, uma mulher fascinante e corajosa, esquecida pela História, e Filipe I, um rei apaixonado por arquitetura e botânica, atormentado por episódios obscuros que deram origem a uma lenda negra que ficaria para sempre associada ao seu reinado.

segunda-feira, 15 de maio de 2023

AUTORES INTERNACIONAIS | RICHARD ZIMLER

 

Richard Zimler nasceu em 1956 em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque. Fez um bacharelato em Religião Comparada na Duke University e um mestrado em Jornalismo na Stanford University. Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de São Francisco. Em 1990 foi viver para o Porto, onde lecionou Jornalismo, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Tem atualmente dupla nacionalidade, americana e portuguesa. Desde 1996, publicou doze romances, uma coletânea de contos e sete livros para crianças.
A sua obra encontra-se traduzida para 23 línguas.
Para mais informações sobre o autor, visite o site www.zimler.com

DIVULGAÇÃO | O ÚLTIMO CABALISTA DE LISBOA, de RICHARD ZIMLER | PORTO EDITORA

 

Em abril de 1506, durante as celebrações da Páscoa, cerca de dois mil cristãos-novos foram mortos num pogrom em Lisboa e os seus corpos queimados no Rossio. Reinava então D. Manuel, o Venturoso, e os frades incitavam o povo à matança, acusando os cristãos-novos de serem a causa da fome e da peste que flagelavam a cidade.

Berequias, sobrinho e discípulo de Abraão Zarco - iluminador e membro respeitado da célebre escola cabalística de Lisboa -, vai encontrar o tio e uma jovem desconhecida mortos na cave que servia de templo secreto desde que a sinagoga fora encerrada pelos cristãos-velhos. Um valioso manuscrito iluminado também desapareceu do seu esconderijo. Estarão os dois incidentes relacionados? Terá sido um cristão ou um judeu, como os indícios fazem crer, a assassinar o tio? Quem será a rapariga morta?

Publicado originalmente em Portugal, O Último Cabalista de Lisboa é um extraordinário romance histórico, que catapultou o seu autor para um sucesso internacional, tendo sido publicado em toda a Europa, nos Estados Unidos e Brasil, onde depressa se tornou um bestseller.

sábado, 13 de maio de 2023

AUTORES INTERNACIONAIS | ANTONY BEEVOR

 

Antony Beevor é professor universitário, historiador militar e escritor. Estudou na Academia Militar de Sandhurst e pertenceu ao 11º Regimento Hussardo do Exército Britânico. Em 2014, recebeu o Pritzker Literature Award for Lifetime Achievement in Military Writing, atribuído pelo Museu Militar e Biblioteca Pritzker e, em 2016, a Norton Medlicott Medal for Service to History. Em 2017, foi armado cavaleiro na New Year’s Honour List.

DIVULGAÇÃO | ARNHEM 1944 - A BATALHA PELAS PONTES, de ANTONY BEEVOR | BERTRAND EDITORA

 

No dia 17 de Setembro de 1944, o General Kurt Student, «pai» da força de paraquedistas da Alemanha nazi, ouviu o rugir de turbinas e não conseguiu conter uma pontada de inveja ao ver o céu ser rasgado pelos Dakotas e planadores que transportavam a 1ª divisão de Paraquedistas britânicos e a 101ª e a 82ª dos Estados Unidos da América. Era o início da Operação Market Garden, um plano ambicioso do Marechal de Campo Montgomery com vista a pôr um ponto final à guerra mediante a captura das pontes que conduziam ao Baixo Reno, última barreira natural para invadir a Alemanha - uma campanha tão arrojada que os americanos, habituados à prudência de Montgomery, estranharam.

A operação revelar-se-ia um desastre para os Aliados, e a última vitória das forças nazis, cujas represálias sobre os vencidos foram aterradoras - sobretudo sobre os holandeses, que arriscaram tudo para ajudar. Escrito no envolvente estilo a que Beevor nos habituou e recorrendo a fontes holandesas, britânicas, americanas, polacas e alemãs até hoje esquecidas ou ignoradas, este livro reconstrói a terrível realidade deste confronto e vai muito além da história de uma batalha: mergulha no coração das trevas da guerra, expondo a sua verdadeira natureza.

quinta-feira, 11 de maio de 2023

AUTORES INTERNACIONAIS | LEIGH BARDUGO

 

Leigh Bardugo é autora de livros de fantasia e bestseller do The New York Times. Criadora do mundo Grishaverse que começa com a trilogia de Shadow and Bone, agora uma série Netflix seguida da duologia Six of Crows, The Language of Thorns e com muito mais para vir. Os seus contos estão publicados em diversas antologias como a Best American Science Fiction & Fantasy. Outras obras suas incluem Mulher-MaravilhaDama da Guerra e Ninth House. Leigh Bardugo nasceu em Jerusalém, cresceu no sul da Califórnia, licenciou-se na Universidade de Yale, trabalhou em publicidade, jornalismo, maquilhagem e efeitos especiais. Vive e escreve em Los Angeles.

quarta-feira, 10 de maio de 2023

DIVULGAÇÃO | SHADOW AND BONE, de LEIGH BARDUGO | EDIÇÕES ASA

 

A outrora grande nação de Ravka, rodeada por inimigos, dividida em duas pelo Sulco da Sombra, uma densa névoa de escuridão quase impenetrável habitada por monstros canibais, encontrará em Alina Starkov, uma órfã, depositado o destino e a salvação do reino.

Alina recrutada pelo Exército para acompanhar os Grishas, mágicos poderosos que lutam para salvar Ravka, Cartógrafa do regimento militar, assiste a um brutal ataque, numa das expedições que tem de fazer ao Sulco da Sombra. Vitima dos monstros volcra o seu seu melhor amigo e inconveniente paixão, Maly sofre vários ferimentos. Na tentativa de o proteger Alina descobre um enorme poder até aí adormecido, que pode ser a chave para libertar o seu país.

É assim levada para a corte real, para exercer esse poder, arrancada de tudo o que conhece e para ser treinada pelos Grishas, onde conhece o líder desta elite mágica, o misterioso Darkling.

Mas nada é o que parece naquele mundo e com a escuridão a aproximar-se vertiginosamente, Alina terá de enfrentar as ameaças e os segredos dos Grishas e do seu coração.

DIVULGAÇÃO | PARANOIA, de LISA JACKSON | MARCADOR

Em Edgewater, Oregon, alguns residentes pensam que, vinte anos antes, Rachel Gaston se safou depois de assassinar uma pessoa. Rachel ainda não faz ideia de como um simples jogo de adolescentes se tornou mortal - nem de quem trocou a sua pistola de ar comprimido por uma arma verdadeira. Quando um vulto se aproximou, vindo da escuridão, ela disparou sem pensar. Demasiado tarde, reconheceu o meio-irmão, Luke, e viu sangue a jorrar do seu peito.

Apesar do acompanhamento psicológico, os sonhos horríveis de Rachel sobre aquela noite persistem. a ansiedade levou ao seu divórcio do detetive Cade Ryder, embora também ele se sinta culpado pelo sucedido. Quando a reunião com os colegas do secundário se aproxima, Rachel sente a imaginação a pregar-lhe partidas, convencendo-a de que os objetos em sua casa se deslocaram. Que há perfume desconhecido no ar. Que alguém está a seguir o seu carro.

A observá-la em casa. Tem razão em sentir medo. E à medida que surgem ligações entre uma nova série de homicídios e a morte de Luke, Rachel percebe que não é possível escapar ao passado e que a verdade pode ser mais sombria do que os seus piores medos...
 

segunda-feira, 8 de maio de 2023

AUTORES INTERNACIONAIS | DAVID ATTENBOROUGH

 

Sir David Attenborough, nascido em Londres em 1926, é o naturalista mais famoso do planeta, cuja carreira televisiva está agora na sétima década. Depois de estudar Ciências Naturais em Cambridge, foi trabalhar para a BBC em 1952 como produtor estagiário. Enquanto participava na série Zoo Quest (1954-64) teve a primeira oportunidade de realizar expedições a zonas remotas do globo, para captar imagens muito próximas da vida selvagem no seu habitat natural. Desempenhou as funções de diretor da BBC2 (1965-68) e de diretor de programação da BBC (1969-72), mas abandonou a administração em 1973 para regressar à criação de programas, tendo escrito e apresentado uma série em treze episódios, A Vida na Terra (1979), que traçava a história evolutiva de animais e plantas. A esta seguiram-se muitas outras séries de grande êxito, como Planeta Vivo (1984), Os Desafios da Vida (1990), A Vida Privada das Plantas (1995), Planeta Azul (2001), Planeta Terra (2006) e Planeta Terra II (2016), e o documentário Uma Vida no Nosso Planeta (2020), que analisam todos os aspetos da vida no planeta. Aventuras de um Jovem Naturalista e o seu testemunho e visão para o futuro, Uma Vida no Nosso Planeta, foram publicados pela Temas e Debates.

domingo, 7 de maio de 2023

DIVULGAÇÃO | UMA VIDA NO NOSSO PLANETA, de DAVID ATTENBOROUGH | TEMAS E DEBATES

 

«Para a vida prosperar neste planeta, tem de existir uma imensa biodiversidade. Só quando milhares de milhões de organismos conseguem tirar o máximo partido de cada recurso e oportunidade que encontram, e só quando milhões de espécies vivem vidas que se interligam de modo a sustentarem-se umas às outras é que o planeta pode funcionar com eficiência. Quanto maior for a biodiversidade, mais segura será toda a vida na Terra, incluindo nós próprios. Contudo, o modo como nós, seres humanos, vivemos hoje na Terra está a colocar a biodiversidade em declínio. O mundo natural está a desaparecer aos poucos. As provas estão por toda a parte. Aconteceu durante a minha vida. Eu vi com os meus próprios olhos. E irá levar à nossa destruição. Contudo, ainda há tempo para desligar o reator. Existe uma boa alternativa. Este livro é a história de como chegámos aqui, do nosso grande erro e de como, se agirmos já, podemos corrigi-lo.»

sábado, 6 de maio de 2023

DIVULGAÇÃO | O REINO DOS MALDITOS, de KERRI MANISCALCO | BERTRAND EDITORA

 

Emilia e a sua irmã gémea Vittoria são streghe: bruxas que vivem secretamente entre os humanos sem levantar a mais pequena suspeita. Uma noite, contudo, Vittoria não aparece para o serviço de jantar do reconhecido restaurante siciliano da família.

Emilia acabará por descobrir o cadáver da sua adorada irmã… profanado para lá dos limites do imaginável. Devastada, parte em busca do assassino de Vittoria e em busca de vingança a qualquer custo, mesmo que isso signifique fazer uso da magia negra há muito proibida.

Nesta viagem, Emilia encontrará Ira, um dos Malditos - os sete príncipes do Inferno que ela reconhece das muitas histórias assustadoras que ouviu contar em criança. Charmoso, sarcástico e astuto, Ira diz estar do seu lado, incumbido de resolver a série de assassínios de mulheres na ilha italiana. Mas quando se trata dos Malditos, nada é o que parece, e terá de ser Emilia a decidir qual o preço do seu desejo.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

AUTORES INTERNACIONAIS | JAMES ROLLINS

 

James Rollins tem um talento especial, e a sua impressionante originalidade tem sido saudada pelos críticos e abraçada por inúmeros leitores – traduzido para mais de quarenta línguas, os seus romances venderam já mais de 20 milhões de exemplares em todo o mundo. Segundo o The New York Times, «Rollins é aquilo que podíamos esperar se lançássemos Michael Crichton [célebre autor de, entre outros, Jurassic Park] e Dan Brown [autor que dispensa apresentações e publicado em exclusivo em Portugal pela Bertrand Editora] num acelerador de partículas». Um escritor que nos revela mundos ocultos, importantes descobertas científicas e segredos históricos em narrativas pautadas por um suspense alucinante. Rollins vive nas montanhas da Sierra Nevada, Estados Unidos, na companhia dos seus dois golden retrievers, Echo e Duncan – muitas das aventuras dos seus romances são, contudo, inspiradas pelas suas viagens, paixão que o tem levado a percorrer o mundo de uma ponta à outra. www.jamesrollins.com