sexta-feira, 30 de junho de 2023

DIVULGAÇÃO | NESSA ALTURA JÁ CÁ NÃO ESTAMOS, de LOLA MASCARELL | DOM QUIXOTE

Quando sabe que os pais puseram à venda a moradia onde passou férias durante a infância e a adolescência, a protagonista deste romance sente que lhe arrancam metade da vida. E as coisas pioram quando aparece um comprador.

Recusando-se a perder a casa para um estranho, ela consegue adiar a venda e pede um empréstimo ao banco. E, enquanto aguarda o veredicto, instala-se na moradia, tentando aproveitar ao máximo aqueles que podem ser os seus últimos dias dentro dela. São recordações felizes as que lhe chegam sempre que abre uma gaveta ou desarruma um caixote: o seu grupinho de amigas, as tardes na piscina, as anedotas que o pai contava à mesa, as quedas de bicicleta, o primeiro namorado, as primeiras mentiras…

Mas há também um inesperado segredo de família que se encontra estranhamente ligado ao destino que a casa terá em breve.

DIVULGAÇÃO | A CASA DOS ESPÍRITOS, de ISABEL ALLENDE | PORTO EDITORA


Nesta sua surpreendente obra de estreia, Isabel Allende constrói um universo repleto de espíritos, de personagens multifacetadas e humanas, entre elas Esteban Trueba, o patriarca, que vive obcecado pela terra e pela paixão absoluta pela esposa, que ele sente sempre para lá do seu alcance.

Clara é a matriarca esquiva e misteriosa, dotada de poderes sobrenaturais, que prediz as tragédias da família e estabelece o destino da casa e dos Trueba. Blanca, a sua filha suave e rebelde, nutre um amor pelo filho do capataz do seu pai, o que provoca o desprezo de Esteban, mesmo quando deste amor nasce a neta que ele adora: Alba, uma beleza luminosa e uma mulher ardente e voluntariosa.

As paixões da família Trueba, as suas lutas e segredos desenvolvem-se ao longo de três gerações e de um século de violentas mudanças. Num contexto de revolução e contrarrevolução, a autora dá vida a uma família unida por laços de amor e ódio mais complexos e duradouros que as lealdades políticas que a poderiam separar. Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

quinta-feira, 29 de junho de 2023

DIVULGAÇÃO | VÍNCULOS FEROZES, de VIVIAN GORNICK | DOM QUIXOTE

Nas livrarias a 30 de Junho

Nestas memórias profundamente marcantes e perturbadoras, a escritora e ativista Vivian Gornick conta a história da batalha que travou com a mãe durante toda a vida pela sua independência. Escreveram-se já muitos livros sobre mães e filhas, mas nenhum retratou esta relação, a mais próxima de todas as relações filiais, com tanta franqueza e impiedade. Pela sua coragem assombrosa, Vínculos Ferozes é um livro pioneiro, um clássico que ajudou a desencadear a subsequente profusão de livros de memórias e que continua a ser um dos mais impressionantes modelos do género.

Gornick, uma mulher madura, caminha com a sua mãe idosa pelas ruas de Manhattan, discutindo e recordando o passado, e, ao longo desses passeios repletos de lembranças, reprimendas e cumplicidades, conhecemos a história da luta de uma filha para encontrar o seu lugar e a sua voz no mundo.

Nascida e criada no Bronx, filha de «rústicos urbanos», Gornick cresce num lar dominado pela depressão romântica da mãe, provocada pela morte prematura do marido.

Esta é a história de um vínculo delicado e cansativo, de um vínculo que define e limita ao mesmo tempo, mas é também o retrato de uma sociedade e de um tempo, e uma extensa meditação sobre a experiência de ser mulher.



DIVULGAÇÃO | PACHINKO, de MIN JIN LEE | RELÓGIO D'ÁGUA


No início do século XX, numa aldeia de pescadores na costa este da Coreia, um homem entrevado casa com uma rapariga de quinze anos. O casal tem uma filha, Sunja. Quando esta engravida de um homem casado, a família enfrenta os riscos da ruína. É então que Isak, um sacerdote cristão, lhe oferece a possibilidade de uma nova vida como sua esposa no Japão.

Depois de acompanhar este homem que mal conhece até um país onde não tem amigos nem lar, Sunja vai construindo a sua própria história. Através de quatro gerações, Pachinko é a narrativa épica de uma família que se move entre identidade, morte e sobrevivência.

quarta-feira, 28 de junho de 2023

DIVULGAÇÃO | PORTUGUESES NA LISTA NEGRA DE HITLER, de MIRIAM ASSOR | CASA DAS LETRAS

Uma investigação inédita sobre os judeus portugueses que foram vítimas do totalitarismo nazi. Sobre as suas origens, vidas e percursos. De como foram encarcerados na França Ocupada, na Grécia, na Holanda, e um pouco por toda a Europa. Das circunstâncias e das condições do seu transporte para campos de concentração e extermínio, e de como muitos foram assassinados sem misericórdia.

Miriam Assor também inclui neste seu livro as memórias dos poucos que sobreviveram ao Holocausto, narradas pelos próprios ou, quase sempre, pelos seus descendentes. Lembra a titubeante política consular do Estado Novo, que poderia ter feito muito mais para proteger os seus cidadãos no estrangeiro. Recorda os nomes dos diplomatas que desobedeceram às directivas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, com o intuito de conceder vistos e assim salvar vidas. E a intervenção da Polícia portuguesa, sempre no sentido de fechar as fronteiras e de encurtar o mais possível a estadia dos refugiados em território nacional.

Fruto de uma pesquisa de mais de dez anos da jornalista Miriam Assor, Portugueses na Lista Negra de Hitler vem desvendar uma página da história do povo português pouco conhecida e ignorada durante os tempos sombrios da Segunda Guerra Mundial.

 

AUTORES INTERNACIONAIS | RICHARD POWERS

Richard Powers romancista amplamente premiado, venceu o Pulitzer com -The Overstory. O romance que publicou logo depois, Assombro, foi nomeado para vários prémios, entre os quais o Booker Prize e o National Book Award. Richard Powers é considerado um dos maiores nomes do romance contemporâneo americano. Em Portugal, a obra do autor é publicada pela Editorial Presença.
Saiba mais sobre o autor em richardpowers.net

 

terça-feira, 27 de junho de 2023

DIVULGAÇÃO | UMA FAMÍLIA MONÁRQUICA NA GUERRA DA REPÚBLICA, de LÍVIA FRANCO | DOM QUIXOTE

 

Portugal, início do século XX. A Belle Époque é interrompida abruptamente pela implantação da República e pela Primeira Guerra Mundial. Um novo mundo paira no horizonte. Ao contrário de outros monárquicos da sua geração, os irmãos João e Manuel de Mello (Cartaxo) cumprem o seu dever patriótico e partem para a frente de batalha sem saberem ao que vão. Um deles redige um diário de campanha na Flandres, o outro escreve para casa sobre a drôle de guerre portuguesa em Inglaterra.

Em Lisboa, aguardando o seu regresso, os familiares experimentam o fim da Primeira República, o consulado Sidonista e o sonho impossível do regresso da monarquia.

Mais de um século depois, Lívia Franco, bisneta de João de Mello, recupera os testemunhos de guerra dos dois irmãos.

Uma Família Monárquica na Guerra da República apoia-se em documentos históricos inéditos. Recupera pessoas, histórias, sensibilidades e ambientes desses tempos desafiantes e contextualiza-os num país e num mundo em convulsão. Um contributo fundamental para a historiografia de uma época ainda por conhecer, e uma crónica de costumes da alta sociedade portuguesa de então.


DIVULGAÇÃO | SOBRE O CÉU, de RICHARD POWERS | EDITORIAL PRESENÇA

Nove estranhos juntam-se quando uma catástrofe natural está prestes a acontecer.

A forma como as suas vidas se vão entrelaçar, quais raízes de árvores que se tocam e unem, é tão inesperada quanto brutal.

Um artista herda cem anos de retratos fotográficos, todos do mesmo castanheiro, a grande e condenada árvore americana. Uma universitária eletrocuta-se, morre e regressa à vida pelas mãos de criaturas de luz. Uma cientista com dificuldades de fala e audição descobre que as árvores comunicam entre si. Um piloto da Força Aérea é abatido em pleno voo, na Guerra do Vietname, e salvo ao cair numa figueira. Estas quatro personagens e outros cinco desconhecidos serão todos, de algum modo, convocados pelas árvores e juntar-se-ão para uma derradeira e violenta batalha para salvar os últimos hectares de floresta virgem no continente americano.

Das raízes à copa e lançando em nós as sementes, este romance magistral constrói-se em anéis concêntricos e junta estranhos, de tempos diversos, no que será o eterno conflito entre a humanidade e a Natureza. Há um mundo para lá do nosso, um mundo enorme, que se move lentamente, se interliga, cheio de engenho e astúcia, quase invisível aos nossos olhos. Esta é a história das nove pessoas que, de súbito, veem esse mundo e lutam por ele, esplendorosa e ferozmente.
 

segunda-feira, 26 de junho de 2023

DIVULGAÇÃO | O CAIS DAS MERENDAS, de LÍDIA JORGE | DOM QUIXOTE


Segundo romance de Lídia Jorge, publicado pela primeira vez em 1982, O Cais das Merendas, vencedor do Prémio Cidade de Lisboa, desenrola-se em torno do tema da identidade no Portugal logo após o 25 de Abril.

Sobre ele escreveu o seguinte Eduardo Lourenço: “O Cais das Merendas não é apenas um dos mais originais romances do pós-25 de Abril. É uma viagem única, uma autêntica radiografia de um mundo – o nosso – colhido ao mesmo tempo na encarnação proliferante do nosso imaginário como retrato da nova quotidianidade nacional e como tempo esperado de todos os cais.”

DIVULGAÇÃO | TU ÉS O TAL QUE EU NÃO QUERO, de ALEXANDRA POTTER | CHÁ DAS CINCO


Será o amor eterno uma bênção… ou uma maldição?

Quando Lucy conhece Nate em Veneza, ela sabe imediatamente que ele é o Tal. Apanhados na euforia do primeiro amor, ambos cumprem a tradição e beijam-se ao pôr do sol sob a Ponte dos Suspiros – o que, de acordo com a lenda, selará o seu destino num amor eterno.

Contudo, dez anos depois, as coisas mudaram e o casal perdeu o contacto. Até que Lucy se muda para Nova Iorque e o destino os junta de novo… uma e outra vez. Mas, e se Nate não for a sua alma gémea? Como é que Lucy pode quebrar a lenda e livrar-se dele? Porque para sempre pode ser muito tempo…

Uma comédia romântica divertida e mágica sobre o destino e o perigo de encontrarmos a nossa alma gémea.

domingo, 25 de junho de 2023

AUTORES INTERNACIONAIS | MAIDY LACERDA

 

Maidy sempre teve um amor enorme por contos de fadas. Formada em cinema, atualmente produz conteúdo sobre animações. Durante a sua infância, sonhava em ser princesa e escreveu vários diários cheios de desgraças, como este. Taurina e mineira (natural de Minas Gerais, Brasil), adora comida deliciosa e de colocar «uai» em tudo. Sobre a ilustradora Renata de Souza é designer, ilustradora e adora criar coisas fofas. O seu trabalho enquanto designer foca-se no público infantil e infanto-juvenil. Procura sempre pelo lado fofo e mágico de tudo.

sábado, 24 de junho de 2023

DIVULGAÇÃO | O DIÁRIO DE UMA PRINCESA DESASTRADA, de MAIDY LACERDA

 

Pois bem, a Princesa Amora Maria Florentina de Florentia não é. É um verdadeiro desastre. Basta sair da cama, para que tudo lhe aconteça. Ela é filha da fada mais poderosa do reino, mas não tem poderes, a sua irmã não é nada boazinha com ela e, tem um aqui-inimigo supermalvado...

As coisas não são nada fáceis para esta princesa que, além de tudo, tem de fingir que não é uma princesa, mas apenas a Florentina, uma menina de que ninguém gosra na escola, nem sequer a professora! 

Este diário estar nas tuas mãos é mais uma coisa para a longa lista de desgraças da Amora, que não vai ficar nada contente com isso. Mas já que o tens, prepara-te para conheceres o reino de Florentia, a vida desastrada de Amora e apaixonares-te por tudo o que ela adora. Uma coisa podes ter a certeza: nada vai acabar bem.


sexta-feira, 23 de junho de 2023

DIVULGAÇÃO | OS FLAMINGOS TAMBÉM SONHAM, de MIGUEL JESUS | CASA DAS LETRAS

Nas livrarias a 27 de Junho

Depois de um fenómeno natural ter destruído o castelo e a estra­da para o Lago Ness, Dunlochry procura por melhores dias. Eis senão quando corre a notícia de que dois boletins com um autêntico jackpot foram registados justamente na pacata vila escocesa. O acontecimento ganha especial dimensão quando os dias passam e ninguém aparece para reclamar o prémio.

Só Dylan – um irlandês esmagado pela imagem opressora do pai e dono do estabelecimento que vendeu a sorte grande – sabe quem ganhou, mas a ética impede-o de partilhar a informação, mesmo com Elena Gil­bert, a conhecida jornalista de televisão a quem pediram que fizesse a reportagem e por quem Dylan se apaixonou.

Porém, à medida que a ansiedade dos habitantes se vai transfor­mando em violência e pressão – e que Elena regressa a Londres – Dylan, que, tal como um flamingo, teme perder a cor se abandonar o seu habi­tat, só pode contar com Arthur Hilliard, um velho escritor que apare­ceu misteriosamente em Dunlochry e se tornou um dos seus melhores clientes. Só que Arthur já carrega o peso dos próprios segredos…


 

DIVULGAÇÃO | A HORA SOLENE, de NUNO NEPOMUCENO | CULTURA EDITORA

 

Um homem sequestrado. Uma mulher em fuga. Uma investigação científica inovadora, à mercê de uma ambição desmedida.

No meio de uma tempestade, um jovem diplomata é abandonado, moribundo, numa rua. A mulher por quem se apaixonara traiu-o, apunhalando-o, deixando-o sozinho, caído na calçada, à chuva, a lutar contra a morte.

Todavia, quando esta espia, cuja beleza exótica seduz todos com quem se cruza, reaparece e o Serviço de Informação se apercebe de um pormenor, a história muda repentinamente. Que plano estará ela a urdir? E o que terá acontecido ao espião português? Será que conseguiu sobreviver? Tudo se complica quando um magnata é raptado e os negócios dúbios de um laboratório farmacêutico são questionados.

Numa viagem deslumbrante por cenários extraordinários e cosmopolitas, como Moscovo, Praga, Londres, Lisboa e as Caraíbas, A Hora Solene é o derradeiro capítulo da trilogia de espionagem que revelou Nuno Nepomuceno. O desfecho dramático de uma grande narrativa, onde nada é o que aparenta ser, e que não será capaz de parar de ler.

quinta-feira, 22 de junho de 2023

DIVULGAÇÃO | O ÚLTIMO CAIS, de HELENA MARQUES | DOM QUIXOTE

 

Uma edição que assinala os 30 anos de um dos livros mais marcantes na obra de Helena Marques, que se estreou precisamente com O Último Cais, romance que agora é reeditado com um prefácio de João de Melo, que a dado passo escreve: “Sentimo-nos bem no interior deste livro melódico e feminino, cuja escrita vence todos os desafios da linguagem romanesca. Dele nos vem uma pulsão extraordinária, talvez algo excepcional, a qual se traduz num prazer de leitura que se comunica com os sentidos do leitor”

Quando foi publicado, em 1993, O Último Cais, muito elogiado pela crítica e pelos leitores, foi distinguido com os seguintes prémios: Grande Prémio de Romance e Novela da APE; Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa; Prémio Máxima Revelação; Prémio Revista Ler/Círculo de Leitores.


AUTORES INTERNACIONAIS | VALÉRIE PERRIN

 

Romancista e uma das autoras mais importantes no atual panorama literário francês, Valérie Perrin nasceu em 1967 em Remiremont, Vosges. Em 1986, saiu da Borgonha, onde cresceu, para se fixar em Paris. A Breve Vida das Flores, o primeiro romance da autora publicado em Portugal, está já traduzido em mais de 30 línguas, foi distinguido com os prémios Maison de la Presse e Prix des Lecteurs e tornou-se o livro mais vendido em Itália no ano da sua publicação. Valérie Perrin, que foi também fotógrafa de cena e cenógrafa, juntamente com o seu companheiro Claude Lelouch, vive na Normandia.

quarta-feira, 21 de junho de 2023

DIVULGAÇÃO | LARANJEIRA-AMARGA, de JOKHA ALHARTHI | RELÓGIO D'ÁGUA

 

Zuhour, uma estudante omanense numa universidade britânica, encontra-se entre o passado e o presente. Tenta fazer amizades e assimilar a cultura britânica, mas não consegue esquecer as relações que foram centrais na sua vida, sendo a mais importante a que manteve com Bint Aamir, mulher que sempre considerara sua avó, e que morreu assim que Zuhour abandonou a Península Arábica.

À medida que a narrativa acompanha as dificuldades por que Bint Aamir passou, entrelaça-se com o presente isolado e insatisfatório de Zuhour, numa combinação de sonhos e memórias. Laranjeira-Amarga é uma exploração sobre estatuto social, desejo e o lugar da mulher na sociedade, feita através de um retrato em mosaico da vida de uma jovem mulher que procura entender as suas origens enquanto imagina uma idade adulta em que o seu poder e a sua felicidade consigam encontrar a liberdade necessária para florescerem.

DIVULGAÇÃO | TRÊS, de VALÉRIE PERRIN | EDITORIAL PRESENÇA

 

O regresso da autora de um dos romances mais lidos em Portugal.

Uma história em que a adolescência, a passagem para a vida adulta e as dores de crescimento nos mostram de que matéria é feito um dos mais profundos sentimentos da vida: a amizade.

Adrien, Étienne e Nina têm dez anos quando se conhecem na escola, em 1986. Rapidamente, tornam-se muito próximos, criam um laço fortíssimo e fazem um pacto: vão partir, juntos, para Paris e jamais se separarão.

Muitos anos mais tarde, em 2017, é encontrado um carro no fundo de um lago, no lugar onde os três amigos cresceram. Virginie, uma jornalista com um passado nebuloso, faz a cobertura do caso. Pouco a pouco, ela vai descobrindo o que aproximou aqueles três amigos. Que pessoas são, hoje, Adrien, Étienne e Nina? Qual é a relação entre este estranho acontecimento e a história de amizade que une os três?

Valérie Perrin regressa com um romance tocante em que, uma vez mais, consegue não só imprimir beleza às pequenas coisas da vida, mas revelá-la perante os nossos olhos.

É um mergulho nas águas tumultuosas - e tantas vezes turvas - da adolescência e, sobretudo, no tempo que passa e nos separa das pessoas que fomos então.

terça-feira, 20 de junho de 2023

AUTORES INTERNACIONAIS | ISABEL ALLENDE

 

Isabel Allende nasceu em 1942, no Peru. Passou a primeira infância no Chile e viveu em vários lugares na adolescência e juventude. Depois do golpe militar de 1973 no Chile, exilou-se na Venezuela e, desde 1987, vive como imigrante na Califórnia. Define-se como “eterna estrangeira”.
Iniciou a carreira de jornalista, no Chile e na Venezuela.
Em 1982, o seu primeiro romance, A casa dos espíritos, transformou-se num dos míticos livros da literatura latino-americana. A este romance seguiram-se muitos outros, alcançando sucesso internacional. A sua obra foi traduzida em 40 línguas e vendeu mais de 75 milhões de exemplares, sendo a escritora mais lida em língua espanhola.
Recebeu mais de 60 prémios internacionais, entre os quais o Prémio Nacional de Literatura do Chile, em 2010, o Prémio Hans Christian Andersen, na Dinamarca, em 2012, pela sua trilogia As memórias da águia e do jaguar, e a Medalha da Liberdade, nos Estados Unidos, a mais alta distinção civil, em 2014.
Em 2018, Isabel Allende tornou-se a primeira escritora de língua espanhola premiada com a medalha de honra do National Book Award, nos Estados Unidos, pelo seu enorme contributo para o mundo das letras.

AUTORES INTERNACIONAIS | MARYSE CONDÉ

 

Maryse Condé, a voz mais importante da literatura das Caraíbas, feminista e ativista, nasceu em Guadalupe em 1937. Foi bolseira de mestrado e de doutoramento em Literatura Comparada na Sorbonne. Teve uma carreira académica brilhante, e recebeu o título de Professora Emérita da Universidade de Columbia, Nova Iorque, onde viveu vários anos. Antes disso, dera aulas nas universidades de Berkeley, Virginia e Nanterre. Autora de uma vasta obra, Condé foi distinguida em 2018 com o New Academy Prize («Nobel alternativo») da Literatura e, em 2020, com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito pelo presidente Macron. O romance, À Espera da Subida das Águas, foi finalista de vários prémios franceses e internacionais, e nomeado, em 2021, para o National Book Award de Literatura Traduzida.

segunda-feira, 19 de junho de 2023

DIVULGAÇÃO | O VENTO CONHECE O MEU NOME, de ISABEL ALLENDE | PORTO EDITORA


Viena, 1938. Samuel Adler tem apenas 5 anos quando o pai desaparece, na infame Noite de Cristal – a noite em que a sua família perde tudo. Procurando garantir a segurança do filho, a mãe consegue-lhe lugar num comboio que transporta crianças judias para fora do país, agora ocupado pelo regime nazi. Samuel embarca sozinho, deixando a família para trás, tendo o seu violino como única companhia.
Arizona, 2019. Anita Díaz e a mãe tentam entrar nos EUA, fugindo à violência que reina no seu país, El Salvador. No entanto, são separadas na fronteira, ao abrigo de uma nova lei que regulamenta a imigração, forçando à separação das famílias. A mãe desaparece sem deixar rasto, e Anita é colocada em sombrias instituições de acolhimento. O caso desperta a atenção de Selena Durán, uma californiana de ascendência latina, e de Frank Angileri, um promissor advogado, que tudo farão para reunir de novo mãe e filha. Juntos, vão conhecer de perto a violência que muitas mulheres sofrem em silêncio, sem que dela consigam escapar.
Entrelaçando passado e presente, O vento conhece o meu nome conta-nos a história destas duas personagens inesquecíveis, ambas em busca da família e de um lar. É uma sentida homenagem aos sacrifícios que fazemos em nome dos filhos e uma carta de amor às crianças que sobrevivem a perigos inimagináveis – sem nunca deixarem de sonhar.

«Pensava que Azabahar era o refúgio da Anita, o sítio para onde ia quando precisava de fugir deste mundo, mas agora sei que é mais do que isso. É o reino misterioso da imaginação e só se consegue ver bem com o coração.»



DIVULGAÇÃO | À ESPERA DA SUBIDA DAS ÁGUAS, de MARYSE CONDÉ | QUETZAL EDITORES

 

Babakar Traoré estudou no Canadá, é médico e vive sozinho em Guadalupe, onde estão as origens da sua família materna - mas também a sua solidão, os seus fantasmas, bem como a recordação de uma infância africana, de uma mãe de olhos azuis que vem visitá-lo em sonhos, de um antigo amor, Azélia, também desaparecida, e de outras ilusões juvenis antes do seu exílio e da idade adulta.

Quando, a meio de uma noite de temporal, é chamado para assistir um parto, Babakar não sabe que a sua vida está prestes a mudar por causa dessa criança que vai nascer; a mãe, Reinette, uma refugiada haitiana, morre ao dar à luz - e a pequena Anaïs fica a seu cargo.

O desejo de Reinette era que a filha fosse criada no Haiti, e Babakar muda-se para a ilha, à procura de quem pudesse ensinar a Anaïs de onde ela vem. Através da história dessa dupla improvável, Babakar e Anaïs, dos amigos Movar e Fouad, que os acompanham, e dos que foram encontrando naquela ilha martirizada por violência, governos corruptos e gangues rebeldes, mas tão bela e fascinante, irá reconstruir-se um novo mapa ligado pelos danos do colonialismo, bem como as raízes do amor, da amizade, da comunhão com os outros - e o lugar de cada um no Mundo.

domingo, 18 de junho de 2023

AUTORES INTERNACIONAIS | ARTUR DIAZ MARTINEZ

 

Artur Díaz Martínez, mais conhecido como Artur Laperla, nasceu em Barcelona em 1975.

Estudou Filosofia na Universidade de Barcelona e Ilustração na Escola de Arte e Design Serra i Abella. Trabalha como ilustrador, guionista e cartonista desde 1996, para editoras como Enciclopedia Catalana, Teide, Barcanova, Cruïlla, SM, Edebé, Salvat ou Larousse, e editoras de banda-desenhada como Planeta de Agostini, La Cúpula ou a canadense Paquet.

sábado, 17 de junho de 2023

DIVULGAÇÃO | ZORT TERCEIRO, O REI EXTRATERRESTRE, de ARTUR MARTINEZ | PLANETA

 

Pela primeira vez, uma verdadeira nave espacial extraterrestre visita a Terra. É pena que seja a nave de Zort Terceiro, o terrível Rei Lesma. Com a ajuda do seu único subalterno, o fiel Robotin, ele pretende levar uma lembrança muito especial do nosso planeta. Felizmente, o Super Batata, mesmo que seja por puro acaso, está sempre onde faz falta!


sexta-feira, 16 de junho de 2023

AUTORES INTERNACIONAIS | JULIAN BARNES

 

Julian Barnes nasceu em Leicester e vive em Londres desde 1946. É autor de mais de uma vintena de livros. Ganhou, em 2011, o Prémio Man Booker pelo seu romance O Sentido do Fim. Três dos seus romances foram, aliás, finalistas deste prémio, entre eles O Papagaio de Flaubert, também galardoado com os prémios Medicis e FéminaElizabeth Finch é o seu mais recente romance, depois de O Homem do Casaco Vermelho, publicado pela Quetzal em 2021.

DIVULGAÇÃO | A ORIGEM DO SUPER BATATA, de ARTUR MARTINEZ | PLANETA

 

A Origem do Super Batata
O maléfico Doutor Malévolo converteu o Super Max, o defensor da justiça mais bem penteado, numa batata. Não só isso, mas também ameaça transformar em batata qualquer pessoa que se atravesse no seu caminho. Aquilo com que o Doutor Malévolo não conta é que o Super Max, mesmo transformado em batata, não é um tubérculo qualquer. É o Super Batata.

quinta-feira, 15 de junho de 2023

DIVULGAÇÃO | AMOR & C.ª, de JULIAN BARNES | QUETZAL EDITORES

 

Oliver, Stuart e Gillian. Oliver é o melhor amigo de Stuart e Stuart é o melhor amigo de Oliver. Gillian é namorada de Stuart, com quem virá a casar. Oliver e Stuart não podiam ser mais diferentes: o primeiro, extravagante, está convencido de que é uma luminária; o segundo é sóbrio, tímido e ligado ao «lado prático da vida». Gillian é bonita, inteligente, e ama Stuart; defende que falar de alguém ou de um assunto de forma exaustiva (como propõe o título original em inglês, Talking It Over) só é bom quando não somos o objeto em análise. Depois do casamento, uma explosão: Oliver descobre que está apaixonado por Gillian. Para contar esta história atribulada, cómica e errática, os três revezam-se na narração - com os seus pontos de vista, tiques e tópicos preferidos. Porém, o que começa como uma comédia de equívocos depressa desliza para uma exploração sombria e profunda dos pântanos da alma. Uma história interminável.

LANÇAMENTO DO LIVRO MERECES (MUITO) MAIS DO QUE AQUILO QUE SONHAS, de SOFIA CASTRO FERNANDES

 


DIVULGAÇÃO | SAPATOS E PESSOAS, de CLÁUDIA CECÍLIO | CHÁ DAS CINCO

 

Da autora do instagram Despachadinha da Silva.

A VIDA É ASSIM!
Com o tempo, as respostas começam a chegar e percebes o que queres e o que andas aqui a fazer. Levas abanões, vais ao tapete uma porrada de vezes e, quando tentas levantar uma perninha para te pores de pé, levas pau outra vez…

ESTÁS CANSADA, CARAMBA!
Descansas, recuperas as forças e percebes que afinal não és uma árvore e podes mudar de sítio. Decides fazer o caminho de dentro, aquele que te leva de volta a casa. Mandas embora a malta que ainda não se mancou que já não é bem-vinda. Sempre achei que quase tudo está à distância de um telefonema, de uma mensagem, de bater às portas…

MAS TENS DE TREPAR MUROS E ERGUER PONTES.
Aqui, partilho contigo o que aprendi na viagem de volta a casa e das escalas que fiz no caminho. Nem tudo (nem todos) o que vem chega para ficar. E ainda bem que não conseguimos tudo aquilo que achávamos que queríamos. O que é que tens a perder? Leste a sinopse até ao fim, prometo que o resto é quase tão bom.

BOA VIAGEM!

quarta-feira, 14 de junho de 2023

AUTORES INTERNACIONAIS | JENNIFER EGAN


Jennifer Egan é uma escritora galardoada com o Prémio Pulitzer, o National Book Critics Circle Award para ficção e o Los Angeles Times Book Prize (todos atribuídos a A Visita do Brutamontes). O seu romance A Praia de Manhattan ganhou as medalhas Andrew Carnegie para excelência na ficção e foi vencedor do New York City’s One Book. Os seus contos têm aparecido em publicações como The New YorkerHarper’s MagazineGrantaMcSweeney’s, entre outras. Foi presidente do PEN America de 2018 a 2020. Egan nasceu em Chicago, foi criada em San Francisco e vive em Brooklyn com a família.

DIVULGAÇÃO | FANTASIA MORTAL, de J.D. ROBB | CHÁ DAS CINCO

 

O preço da derrota é a morte…

Bart Minnock, fundador da gigante de videojogos U-Play, entra na sua sala de jogos ansioso por se perder no mundo imaginário do seu último projeto secreto, Fantastical. Na manhã seguinte, é encontrado na mesma sala fechada… decapitado.

Este é o caso mais intrigante que Eve já enfrentou. E se à primeira vista ninguém parecia ter problemas com o entusiasta milionário, à medida que a investigação avança revelam-se segredos e alianças inapropriadas. Minnock nada tinha de ingénuo e era capaz de ripostar tanto no mundo real como no virtual… mas o assassino é igualmente astuto!

Eve e a sua equipa estão prestes a entrar no próximo nível de um mundo onde a fantasia é a sedução final — e o preço da derrota é a morte.

terça-feira, 13 de junho de 2023

AUTORES INTERNACIONAIS | MARIO SERGIO CORTELLA

 

Mario Sergio Cortella (Brasil, 1954) é filósofo, escritor, mestre e doutorando em Educação, e professor-titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com docência e pesquisa de pós-graduação em Educação. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido assessor especial e chefe de gabinete do professor Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira. É comentador da Rádio CBN nos programas Academia CBN e Escola da Vida. É autor de mais de vinte livros

segunda-feira, 12 de junho de 2023

DIVULGAÇÃO | PORQUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS?, de MARIO SERGIO CORTELLA | PLANETA

 

Descubra o segredo para acordar feliz às segundas-feiras

As manhãs de segunda-feira abatem-no
A falta de tempo passou a ser uma constante na sua vida?
A rotina está a matar o prazer no seu dia-a-dia?
Sente-se perdido quanto ao real objectivo da sua vida?

Em Por Que Fazemos o Que Fazemos? o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella reflecte sobre uma das maiores fontes de mal-estar do mundo contemporâneo: a dificuldade de encontrar motivação para o trabalho.
O autor aborda questões como a rotina da vida moderna, a busca pelo reconhecimento, a importância de se ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade - a si próprio e ao seu emprego.
Desafiador, incómodo, e ao mesmo tempo realista e encorajador, este livro é um verdadeiro manual para todos os que têm uma carreira mas se questionam sobre o presente e o futuro.
Recheada de ensinamentos, eis uma obra fundamental para quem sonha com a realização profissional sem prescindir da vida pessoal. Para ler uma, duas, três vezes....
Pegue nas rédeas da sua vida e encontre motivação no trabalho, alegria na obrigação e felicidade na rotina.

domingo, 11 de junho de 2023

DIVULGAÇÃO | A LIVRARIA DE BLOOMSBURY, de NATALIE JENNER | CHÁ DAS CINCO

1 livraria centenária. 51 regras invioláveis. 3 mulheres que as vão quebrar.

1949. No centro de Londres, a livraria Bloomsbury permanece firmemente ancorada no passado: gerida com mão de ferro e uma atitude conservadora por Herbert Dutton, rege-se por 51 regras invioláveis e uma gestão exclusivamente masculina que exclui as três extraordinárias mulheres que ali trabalham.

Vivien, Grace e Evie são as três funcionárias da livraria que têm o seu caminho constantemente bloqueado por homens menos capazes e mais arrogantes. Até que uma doença repentina do diretor e a descoberta de um livro precioso proporcionam a oportunidade para uma mudança radical.

Através do microcosmo desta livraria, Natalie Jenner fala sobre a capacidade das mulheres de lutar para abrir caminho em ambientes conservadores e hostis, sem esquecer o poder dos livros e da literatura que, como um fio precioso, tece uma teia indestrutível de conforto e segurança

 

sábado, 10 de junho de 2023

93ª EDIÇÃO FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

 


93ª EDIÇÃO FEIRA DO LIVRO DE LISBOA | PROGRAMAÇÃO CULTURAL GRUPO PLANETA

 


93ª EDIÇÃO FEIRA DO LIVRO DE LISBOA | PROGRAMAÇÃO CULTURAL GRUPO SAÍDA DE EMERGÊNCIA

 


DIVULGAÇÃO | SENHORA DE AVALON, de MARION ZIMMER BRADLEY | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Uma nova era aproxima-se… O Rei vai chegar e governar Avalon para sempre.

Antes de Arthur e de Camelot já existia Avalon, uma ilha oculta nas brumas entre o mundo mágico e o dos homens, onde o tempo passa a um ritmo misterioso. Durante gerações, as mulheres de Avalon prepararam-se para a chegada do rei sagrado que vai proteger a antiga tradição e salvar a terra da destruição.

Na ilha sagrada, três sacerdotisas — Caillean, Dierna e Viviane — estão no centro da resistência e do sacrifício enquanto lutam para sobreviver à invasão do inimigo e proteger os ritos ancestrais consagrados à Deusa. Rico na descrição de ambientes e na construção de personagens, este romance — onde não faltam guerra, traições, amores e ódios, profecias e maldições — tem a mesma grandiosidade mítica e épica que caracteriza as obras de Marion Zimmer Bradley, evocando com igual dinamismo os mitos, a magia e a história de uma época lendária.

 

sexta-feira, 9 de junho de 2023

93ª EDIÇÃO FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

 


93ª EDIÇÃO FEIRA DO LIVRO DE LISBOA | PROGRAMAÇÃO CULTURAL GRUPO SAÍDA DE EMERGÊNCIA

 


93ª EDIÇÃO FEIRA DO LIVRO DE LISBOA | PROGRAMAÇÃO CULTURAL GRUPO PLANETA

 


AUTORES INTERNACIONAIS | JUAN GABRIEL VÁSQUEZ

 

Juan Gabriel Vásquez nasceu em Bogotá, Colômbia, em 1973. Estudou Literatura na Sorbonne em Paris e fez de Barcelona a sua casa por mais de uma década. É autor dos romances Os informadoresHistoria secreta de Costaguana (Prémio Qwerty), O barulho das coisas ao cair (Prémio Alfaguara, English Pen AwardImpac Dublin Literary AwardPremio Gregor von Rezzori-Città di Firenze), As reputações (Prémio da Real Academia Espanhola, Premio Arzobispo Juan de San Clemente, Prémio da Casa da América Latina de Lisboa, finalista dos Prémios Médicis e Femina) e A forma das ruínas (Prémio Literário Casino da Póvoa Correntes d’Escritas, e finalista do Prémio Bienal de Novela Mario Vargas Llosa). Tem publicados dois volumes de contos: Los amantes de todos los santos e Canciones para el incendio, assim como de dois livros de ensaios El arte de la distorsión e Viajes con un mapa en blanco, além de uma breve biografia de Joseph Conrad, El hombre de ninguna parte. Como tradutor, foi responsável pela tradução de obras de John Hersey, John dos Passos, Victor Hugo e E. M. Forster, entre outros, e escreve regularmente em vários jornais.
Os seus livros estão publicados em 30 idiomas e mais de 40 países, com extraordinário êxito da crítica e do público. Venceu por duas vezes o Premio Nacional de Periodismo Simón Bolívar pelo seu trabalho jornalístico. No ano de 2012 foi-lhe atribuído em Paris o prémio Roger Caillois pelo conjunto da sua obra, prémio anteriormente consagrado a autores como Mario Vargas Llosa, Carlos Fuentes, Chico Buarque, Milton Hatoum e Roberto Bolaño.
Em Portugal, a Alfaguara tem no seu catálogo os romances Os Informadores (2020), A Forma das Ruínas (2017), As Reputações (2015) e O Barulho das Coisas ao Cair (2012).