Do Alcorão a Shakespeare, esta cidade dos três nomes - Bizâncio, Constantinopla, Istambul - foi o centro do mundo, durante grande parte da sua história, sendo conhecida apenas por A Cidade. Mas, como a historiadora Bettany Hughes nos revela, Istambul não é apenas uma cidade, mas uma história global.
Posicionando-se como o ponto de ligação entre o Oriente e o Ocidente, o Norte e o Sul, foi, durante os seus mais de oito mil anos de história, a capital dos Impérios romano, bizantino e otomano, onde se estabeleceram fenícios genoveses, venezianos, judeus e vikings.
Nesta extraordinária biografia, Bettany Hughes leva-nos numa viagem histórica desde o Neolítico até ao presente, pelas muitas personificações de uma das maiores cidades do mundo - explorando as formas como a influência de Istambul se estendeu para moldar o mundo.
Com uma escrita enérgica e apaixonante, a galardoada historiadora Bettany Hughes conduz o leitor com destreza pelas ricas camadas de história de Istambul, contando a história não só de imperadores, vizires, califas e sultões, mas também dos pobres e de pessoas sem voz, de homens e mulheres cujos sonhos e aspirações reinventaram a cidade.
Baseado numa investigação meticulosa e novas evidências arqueológicas, esta obra, aclamada pela crítica, é uma notável biografia de uma cidade fascinante.
Sem comentários:
Enviar um comentário