domingo, 15 de dezembro de 2024

NA SOMBRA DA NOITE, de NORA ROBERTS | CHÁ DAS CINCO

Na sombra da noite ocultam-se os desejos mais obsessivos…

Desde os nove anos que Harry Booth é um ladrão — com a mãe doente, era a única forma de pagar as contas médicas. Depois de a mãe sucumbir ao cancro, Harry deixa Chicago, mas continua as suas atividades criminosas. Exímio em assumir novas identidades, leva uma vida tranquila e cautelosa, sem laços, até que Miranda Emerson se cruza no seu caminho…

Harry lidou com muita gente perigosa, mas ninguém se compara a Carter LaPorte, um homem poderoso a quem é difícil dizer que não. E para não colocar Miranda em risco, Harry decide abandoná-la em vez de roubar um museu em Baltimore, como exige LaPorte.

Mas homens como LaPorte não desistem facilmente. Se quer ser livre e finalmente viver a sua vida, Harry não tem escolha a não ser confrontar o seu maior inimigo. Porque só assim poderá ganhar algo mais valioso… o coração de Miranda.

 

sábado, 14 de dezembro de 2024

AS CICATRIZES DO TEMPO, de NUNO CARVALHO | SAÍDA DE EMERGÊNCIA


O QUE O TEMPO PODE CONSERTAR... TAMBÉM PODE QUEBRAR

Alun está ligado por juramento à Casa Wren. Salvo pelo Lorde Godred depois de a sua aldeia ter sido arrasada durante o conflito com os rebeldes de Baglen, Alun é agora o ás do exército Wren, e uma vida inteira de servidão é apenas o início do pagamento por essa segunda oportunidade.

Aelwen conheceu o desprezo das mulheres de Wrendre durante toda a sua vida, mas uma traição na família fê-la decidir renegar a fraqueza. A partir daquele momento, vai depender apenas da sua força, para que nunca mais seja magoada por ninguém, especialmente agora que o fim da rebelião está à vista e o regresso de Lorde Wren traz mudanças.

O destino de Alun e Aelwen está entrelaçado — talvez mais intimamente do que eles acreditariam —, mas será que podem permitir que as sementes que plantaram deem frutos, quando o passado ainda turva os seus corações?

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

DESTINO DESENHADO A SANGUE, de DANIELLE L. JENSEN | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Uma escudeira abençoada pelos deuses luta para unir a nação sob um rei ávido de poder.


Presa num casamento indesejado, Freya passa os dias a amanhar peixe, mas sonha tornar-se uma guerreira. E em espetar um machado nas costas do campónio do marido. Os sonhos da jovem tornam se abruptamente realidade quando é traída por ele, o que a deixa à mercê de Bjorn, o filho do jarl da região, contra quem tem de lutar até à morte. Para sobreviver, ela é obrigada a revelar o seu maior segredo: possui uma gota de sangue divino que lhe dá poderes mágicos para repelir qualquer ataque.

Como foi predito que tal magia uniria a nação fraturada de Skaland, o jarl pretende controlar o destino de Freya para se tornar rei. Para isso, vincula a jovem com um juramento de sangue, e ordena a Bjorn que a proteja dos seus inimigos. Desesperada para provar a sua força, Freya tem de aprender a lutar e a controlar a sua magia, enquanto enfrenta desafi os impostos pelos deuses. No entanto, o maior desafio é resistir à atração proibida por Bjorn. Se ela sucumbir ao guerreiro encantador e feroz, arrisca não só o seu destino, mas o de todas as pessoas que jurou proteger.

 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

TUDO ESTÁ LIGADO, de PEPETELA | DOM QUIXOTE

Tudo na vida do major Santiago está prestes a mudar. Após um acidente traumático, que o obriga a reformar-se antes de tempo, sente necessidade de abandonar a capital e regressar à casa da sua infância, em Benguela. Ali, os seus dias são povoados por memórias e reflexões sobre a história da família – que remonta ao início do reino Tchiyaka –, o passado colonial de Angola e as profundas mudanças sociais que ocorreram. Mas a sua solidão termina quando aparece Jeremias e, meses depois, Zacarias, um cão e um gato fora do comum, que o irão acompanhar na nova fase da sua vida.
Em Benguela vive também Ofeka, neta de uma adivinhadora e grande dona de feitiços. Quando era criança, a avó profetizou que o seu destino seria brilhar. Agora que é uma bela mulher com uma carreira de sucesso, a defunta avó envia-lhe um espírito para a ajudar a alcançar esse destino fantástico. E Ofeka nunca mais estará só, pois o impertinente kazumbi Olegário não se priva de comentar nem mesmo a sua vida amorosa.

Quando Santiago e Ofeka se cruzam não imaginam até que ponto as suas vidas estão entrelaçadas, nem as inesperadas revelações que os aguardam. Na devida altura, terão de fazer uma escolha que irá mudar o seu destino e ensinar-lhes que tudo está ligado. Ou deve estar. E que o que deve ser só se liga pela palavra, dita, escrita ou transmitida.


«Era uma vez uma criança, de nome Ofeka, a terra. Uma grande dona de feitiços, adivinhadora do que vai passar e conhecendo curas com ervas e encantamentos, em muitos lugares chamada kimbanda, era sua avó, mãe da mãe dela. Profetizou, vais ter mesmo um destino fantástico.
Ofeka acreditou.
A profecia foi feita quando olhavam o céu, à noite. Uma estrela muito brilhante e cada vez maior parecia se aproximar e cair em cima delas. Caiu perto, na anhara verde de capim rasteiro ao lado do rio Cuporolo, onde cavou um buraco. A pedra, grande e negra, estava bem lá no fundo. Afinal as pessoas se enganavam, as estrelas são apenas grandes pedras negras luzentes. A profecia da avó tinha dito, aquele risco na noite é o teu destino, assim mesmo, a brilhar.
Ofeka acreditou.
Muito mais tarde descobriu, o seu destino era apenas uma pedra negra parecendo estrela. Só mesmo isso? Foi há muito tempo, antes mesmo da Grande Paz com a qual ainda estamos, mas não sabemos até onde vai a eternidade prometida.»

 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

O CORAÇÃO PENSANTE, de DAVID GROSSMAN | DOM QUIXOTE

Em última análise, Grossman chega à questão mais importante de todas: Haverá alguma vez uma paz duradoura na região?

David Grossman, romancista israelita multipremiado, passou décadas a fazer campanha pela paz em Israel e na Palestina. Mas, depois de 7 de Outubro de 2023, dia que assinalou a maior perda de vidas de judeus deste século, retirou-se para dentro de si próprio, refletindo sobre questões difíceis e necessárias acerca da sua amada nação:
Como é que este massacre pôde acontecer?
Como é que o governo de Netanyahu, emaranhado na sua teia de escândalos, não conseguiu proteger os seus cidadãos?
E será que o 7 de Outubro e a guerra que se lhe seguiu levaram consigo a última esperança da solução dos dois Estados?

Em doze ensaios, David Grossman traça os anos que antecederam esse dia e a guerra que se seguiu através de uma série de fracassos de um partido moralmente falido que se agarra ao poder. Documenta a luta que está a ser travada em ambos os lados entre os que estão empenhados no conflito e os muitos que simplesmente querem viver em paz.

 

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

A BELEZA DAS PEQUENAS COISAS, de BERNARDO MENDONÇA | OFICINA DO LIVRO

Este livro reúne 50 conversas com personalidades relevantes da nossa sociedade, realizadas para um dos podcasts de maior referência, o primeiro a ser criado no jornal Expresso, em 2015.

Da política à literatura e à ciência; da filosofia ao jornalismo; da Justiça à religião; do teatro à música e à arquitetura; do cinema à sexologia e ao humor, encontramos aqui reflexões e partilhas surpreendentes, necessárias e urgentes que nos confrontam e ajudam a perceber um pouco mais sobre nós e os outros. Sobre o país e o mundo.
E sobre a memória, o presente e o que vem aí.

Alberto Pimenta, Aldina Duarte, Alexandre Quintanilha, Álvaro Laborinho Lúcio, Álvaro Siza Vieira, Ana Paula Tavares, Ana Rocha de Sousa, Ana Zanatti, André Tecedeiro, António Barreto, Artur do Cruzeiro Seixas, Capicua, Catarina Vasconcelos, Celeste Rodrigues, Cláudia Lucas Chéu, Cláudia R. Sampaio, Cláudia Varejão, Djaimilia Pereira de Almeida, Dulce Maria Cardoso, Edite Estrela, Eduardo Lourenço, Fernanda Lapa, Francisca Van Dunem, Gabriela Moita, Gaya de Medeiros, Hilda de Paulo, Hugo van der Ding, Isabel Moreira, Isabél Zuaa, Isabela Figueiredo, João Grosso, Jorge Silva Melo, José Tolentino Mendonça, Lídia Jorge, Manuel Sobrinho Simões, Márcia, Maria Antónia Palla, Maria do Rosário Pedreira, Maria Filomena Mónica, Maria João Pires, Maria José Campos, Maria José Morgado, Maria Teresa Horta, Miguel Guilherme, Ney Matogrosso, Pilar del Rio, Rita Blanco, Susana Peralta, Valter Hugo Mãe e Vicente Jorge Silva.

 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

SACADURA CABRAL, de LUÍSA COSTA GOMES | DOM QUIXOTE

Inclui caderno de extratexto com fotografias das duas missões em que Sacadura Cabral trabalhou com Gago Coutinho em África.

No centésimo aniversário do desaparecimento de Sacadura Cabral, em Novembro de 1924, um livro que tenta reconstituir, com informação em grande parte inédita, o que dele menos se conhecia: a sua infância em Celorico da Beira e o seu percurso liceal na Guarda, a sua formação na Escola Politécnica e na Escola Naval.
Mas o texto foca-se na sua carreira de quinze anos em África, como geodeta e geógrafo, sobretudo nas duas missões em que trabalhou com Gago Coutinho, na fronteira sueste de Moçambique e sueste de Angola.
É uma biografia de Sacadura Cabral antes de ser o herói da Travessia do Atlântico Sul, que procura o seu lado pessoal (de que não existe praticamente rasto), através da reconstituição da sua cronologia e da sua circunstância: ou seja, dos contextos históricos, sociais, culturais e familiares em que viveu, integrado numa família de pendor político progressista, ligada à inovação tecnológica.

 

domingo, 8 de dezembro de 2024

AUTORES NACIONAIS | DAVID ERLICH

David Erlich, nascido no bicentenário da Revolução Francesa, David Erlich é um dos intelectuais de Moscavide com maior projeção. Professor de Filosofia no ensino secundário, Mestre em Filosofia e Mestre em Ensino de Filosofia, com referência no Quadro de Mérito da NOVA FCSH, em que cursa atualmente o Doutoramento em Filosofia, na especialidade de História da Filosofia. Publicou artigos e foi orador em conferências em Portugal, na Polónia e nos Países Baixos. Tem sido convidado a dialogar sobre Filosofia e Educação em vários programas radiofónicos e televisivos, podcasts e palestras. Poeta com três livros publicados e diversas distinções literárias. Cronista da revista Sábado. Integra o grupo de reflexão «O Futuro Já Começou», que funciona junto do Presidente da República. Já trabalhou como lanterninha, operador de call center, paquete e monitor de campos de férias. Da última vez que verificou, David Erlich vivia na provisória condição de existir.
 

sábado, 7 de dezembro de 2024

A BEBEDEIRA DE KANT, de DAVID ERLICH | PLANETA

A UNESCO institui em 2002 a terceira quinta-feira do mês de novembro como Dia Mundial da Filosofia. Neste ano de 2024, este dia será assinalado no dia 21.

 

Esta decisão resultou da necessidade da humanidade refletir sobre os acontecimentos atuais, fomentando-se o pensamento crítico, criativo e independente, contribuindo assim para a promoção da tolerância e da paz, através do diálogo e de troca de ideias.

 

O que melhor, no Dia Mundial da Filosofia, do que dialogar com David Erlich, entrevistado pelo DN como parte da "nova geração de professores" e autor do recente livro "A Bebedeira de Kant - e outros 49 episódios da história da filosofia para pensar a sorrir"?

 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | JEN BESSER e SHANA FESTE

Jen Besser e Shana Feste

 

Melhores amigas, conheceram-se quando tinham onze anos, na Califórnia, e têm colaborado desde então. Dirty Diana, lançado pela primeira vez como um podcast de ficção protagonizado por Demi Moore, estreou-se em primeiro lugar na Apple, foi nomeado para Podcast do Ano e ganhou o Ambie para Melhor Ficção, Argumento. Enquanto Shana Feste é a premiada argumentista e realizadora de várias longas-metragens, incluindo Country Strong e Run Sweetheart Run, Jen Besser é editora de ficção. Vivem agora a milhares de quilómetros de distância um da outra e falam todos os dias. Este é o romance de estreia.

 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

DIRTY DIANA O DESPERTAR, de JEN BESSER E SHANA FESTE | PLANETA

Este é um romance provocador, inteligente e ousado, que trata temas como o desejo sexual, a emancipação feminina, a monotonia das relações a longo prazo, a crise da meia idade e o autodescobrimento.

 

Diana é uma mulher dividida entre a estabilidade do seu casamento, aparentemente feliz, e o seu lado mais sensual e livre. Será possível a Diana recuperar o seu lado sensual e manter o seu casamento? E se a ligação aos seus próprios desejos significar a dissolução da vida que tanto se esforçou por construir?

 

Dirty Diana é o primeiro livro de uma trilogia muito aguardada pelos fãs do podcast com o mesmo nome, protagonizado por Demi Moore. Nomeado para Podcast do Ano, ganhou a distinção da Ambie para Melhor Argumento de Ficção e em breve será adaptado ao cinema, tendo Demi Moore como protagonista.

 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | GÉRARD DE CORTANZE

Gérard de Cortanze, especialista de renome mundial em Frida Kahlo, publicou mais de noventa livros, traduzidos em vinte e cinco línguas, e ganhou o Prix Renaudot pelo seu romance Assam.

Autor de quatro livros sobre Frida Kahlo, escreveu também uma peça de teatro sobre a grande pintora mexicana, uma peça radiofónica, escreveu artigos, prefaciou catálogos de exposições e deu dezenas de entrevistas e conferências em França e no estrangeiro.

 

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

VIVA FRIDA, de GÉRARD DE CORTANZE | PLANETA

Gérard de Cortanze, grande especialista da sua obra, percorre neste retrato vivo e bem documentado, a vida de Frida Kahlo. Desde as suas origens até aos marcos da sua vida, e aborda os temas que moldaram uma mulher apaixonada, poderosa e invulgar.

O corpo ferido de Frida Kahlo, a sua vida de paixão e sofrimento, a sua incrível energia criativa, são elementos que fazem dela uma figura excecional. Composto por uma série de «quadros vivos», este livro mergulha na intimidade da sua vida e da sua obra: acompanhamo-la tanto nos seus passeios como nos seus encontros com Diego Rivera ou Trotsky; estamos presentes quando repreende Breton e os surrealistas. Ouvimo-la a inventar palavras, praguejar e cantar. Gérard de Cortanze fala sobre a suas reflexões sobre as origens, o que representam para ela a revolução mexicana, o sangue, o hospital, a religião e a morte e, faz-nos entrar na «terrível beleza» do seu universo.  É este o sentido da sua obra: Frida Kahlo pinta apenas o que vê.

 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

AUTORES NACIONAIS | CARLA ROCHA

Carla Rocha apresentadora de rádio, oradora Ted Talks e consultora de comunicação, reúne neste livro técnicas e estratégicas que o vão tornar um comunicador eficaz.

Habituada a treinar CEO, empresários, atletas e outros profissionais, Carla Rocha ensina-o a tornar as suas conversas mais claras, as reuniões mais assertivas e os seus discursos mais empáticos. Ensina-o a comunicar com conta peso, medida e com intenção.

 

domingo, 1 de dezembro de 2024

FALE PARA SER OUVIDO, de CARLA ROCHA | PLANETA

Falar ou calar?

A escolha é sua, mas quando fala deve pensar, organizar as suas ideias e preparar-se, porque só assim será realmente ouvido e alcançará os seus objetivos. Todos nós estamos em constante interação com os outros, mas será a nossa comunicação eficaz? Somos ouvidos? Conseguimos alcançar os nossos objetivos?

Quando falamos há questões que devemos colocar e decisões a tomar. Que tipo de comunicador sou? Agressivo ou permissivo? Que tipo de mensagem quero passar? Positiva, motivadora? Quem é a minha audiência? Fiz as perguntas certas para conhecer quem me está a ouvir? Coloquei-as no centro da conversa? Que opiniões devo escutar e quais as que devo ignorar? Quando devo lutar por um argumento e quando devo desistir?

 

sábado, 30 de novembro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | VIRGINIA LÓPEZ

Virginia López nasceu em Valladolid, Espanha. Estudou Jornalismo na Universidade Complutense de Madrid e, em 2000, o Programa Erasmus trouxe-a para Lisboa, onde vive desde então, com o marido e os dois filhos. Trabalhou durante uma década como correspondente para vários meios de comunicação espanhóis, como jornal El Mundo e a rádio Cadena SER. Também colaborou com meios portugueses, como Diário de Notícias e o Notícias Magazine. Durante sete anos foi comentadora da Antena 1, no programa Esplendor de Portugal, e também fez comentários em televisão. Tem vários livros publicados de diferentes temáticas, e compagina a escrita com o trabalho de palestrante, formadora e mentora de comunicação e vendas.
 

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

DE PEITO ABERTO À VIDA, de VIRGINIA LÓPEZ | PLANETA


 «A incerteza entrou-me pela vida e tive de arranjar-lhe um espaço no meu coração, onde decidiu acampar por tempo indefinido. Ninguém sabe quanto tempo ainda tem pela frente, portanto, mais vale aproveitá-lo. A vida é um sopro e às vezes foge-nos mais cedo do que esperávamos.»

 

Numa manhã de inverno, Virginia López descobriu um caroço na mama esquerda — e, a partir desse momento, a sua vida, e da sua família, mudou para sempre. Um terramoto silencioso chegou sem avisar, aos 43 anos, e obrigou-a a lidar com o medo, a controlar a ansiedade e a aceitar as cicatrizes, tanto físicas como emocionais.

 

A vida nunca mais seria igual. Mas, em vez de ficar presa ao passado, Virginia decidiu avançar e viver um dia de cada vez. Neste livro profundamente íntimo e honesto, partilha a sua jornada de superação: os momentos de solidão, as memórias dolorosas da doença que levou a sua mãe e a sua avó, os arrependimentos e as lições valiosas, onde encontrou forças nos dias mais sombrios e como aprendeu a aceitar o que perdeu e valorizar o que ganhou, sempre de peito aberto à vida.

 

Virginia sobreviveu a um cancro da mama. Felizmente, como muitas mulheres. Este é o seu testemunho de vida. Uma história real de coragem e esperança que inspira todas a acreditar na sua própria força, mesmo nos momentos mais difíceis.

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

HISTÓRIA TOTAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, de OLIVIER WIEVIORKA | CRÍTICA

Fruto de anos de investigação este livro é um relato rigoroso. Uma narrativa viva, poderosa e empolgante que mostra até que ponto este terrível conflito foi realmente mundial e total. Uma obra que se empenha em relatar, compreender e explicar, fazendo sua a exigência avançada por Albert Camus em O Homem Revoltado: «Poderíamos supor que uma época que, em cinquenta anos, desenraíza, escraviza e mata setenta milhões de seres humanos deve somente, e antes de mais nada, ser julgada. Mas é preciso primeiro compreender a sua culpabilidade». 
 

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | PETER APPS

Peter Apps é comentador de assuntos globais na Reuters, militar na reserva do Exército britânico, e diretor executivo do Project for Study of the 21st Century (PS21). Foi correspondente de risco político e defesa global na Reuters, onde foi igualmente colunista em 2016. Teve instrução na reserva com os exércitos britânico e americano, e mais recentemente como reservista especialista do exército britânico, fornecendo aconselhamento e análise, e servindo em duas comissões durante a Covid-19 e a guerra da Ucrânia.
 

terça-feira, 26 de novembro de 2024

DISSUADIR O ARMAGEDÃO: UMA BIOGRAFIA DA NATO, de PETERS APPS | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

A história da mais bem-sucedida aliança militar do mundo, dos destroços da Europa de 1945 à invasão da Ucrânia por Putin

Ao constituírem a NATO depois da Segunda Guerra Mundial, os seus fundadores acreditavam que apenas mantendo as democracias ocidentais unidas se poderia evitar um conflito atómico catastrófico. Ao longo dos 75 anos seguintes, a Aliança conseguiu evitar a guerra com a Rússia, tornando-se um dos grandes protagonistas políticos, estratégicos e diplomáticos, muito para além das suas fronteiras. Sobreviveu a desentendimentos entre líderes como Eisenhower, Churchill e de Gaulle, enfrentou adversários como Estaline e Putin, e resistiu aos debates infindáveis sobre que outras nações deviam juntar-se à instituição.

Dissuadir o Armagedão leva os leitores numa viagem até aos bastidores da criação da NATO, desde a Guerra Fria até ao confronto atual com o Kremlin, na sequência da invasão da Ucrânia. Esta é uma história de tensão, rivalidade, conflito, grandes personalidades e posicionamentos diplomáticos militares de alto risco — bem como de espionagem, política e protesto. Da Guerra da Coreia à pandemia, das crises de Berlim e de Cuba até à caótica evacuação de Cabul, Dissuadir o Armagedão relata como a Aliança moldou e foi moldada pela História — e olha para o futuro, para aquela que poderá ser a época mais perigosa que já enfrentou.

 

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

AUTORES NACIONAIS | GUIDA CÂNDIDO

Guida Cândido nasceu em Coimbra em 1975 e licenciou-se em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1997.
Concluiu o Mestrado em Alimentação – Fontes, Cultura e Sociedade pela mesma universidade em 2014.
Em 2000 integrou a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz, onde desenvolve estudos na área da museologia, do património, da história local e da gastronomia.
É autora de livros, artigos científicos e publicações na sua área de investigação, nomeadamente A nossa mesa: receituário gastronómico da Figueira da FozCoração, Cabeça e Estômago: uma tertúlia figueirense e, mais recentemente, Five Centuries of Portuguese Cuisine e Cinco Séculos à Mesa.
50 receitas com História (com este livro foi distinguida com o prémio Gourmand Award 2016 na categoria Receitas Históricas e com o prémio Portugal Cookbook Fair 2017 na categoria Livro do Ano).
Presta serviços de consultoria como food stylist e de formação em gastronomia, culinária e história da alimentação. Food blog: www.panelasemdepressao.com.

 

domingo, 24 de novembro de 2024

SÃO FAVAS CONTADAS, de GUIDA CÂNDIDO | DOM QUIXOTE

Não é há muito tempo que se ouve falar de vegetarianismo ou veganismo, mas os legumes e as leguminosas fizeram desde sempre parte da alimentação dos omnívoros e - pasme-se - já existem referências ao consumo de aipo na Odisseia de Homero…

Guida Cândido, doutorada em História da Alimentação e autora de diversas obras de gastronomia premiadas, vem revelar-nos neste seu novo livro que, de facto, os vegetais já andam pelas nossas mesas há vários séculos, mesmo que alguns dos mais usados na culinária portuguesa - como a batata ou o tomate - só tenham marcado presença na Europa depois das viagens de Cristóvão Colombo.

Mas sabia que, por exemplo, se comiam couves na Roma antiga durante os banquetes para evitar a embriaguez e que, no período medieval, os legumes eram frequentemente usados como resposta aos jejuns impostos pela Igreja? Que, sendo a motivação inicial do vegetarianismo a pureza espiritual, essa filosofia entusiasmou os Iluministas a ponto de acreditarem que a dieta vegetariana, associada à abstinência do álcool, podia resolver problemas tão graves como a pobreza e a fome no mundo? E que, apesar de o primeiro livro português exclusivamente vegetariano só ter sido publicado no final do século XIX, podemos encontrar receitas com vegetais, em versão doce e salgada, desde o século XVI?

Viajemos então com a autora pela história longínqua do vegetarianismo e confecionemos, tantos séculos depois, nas nossas casas cinquenta receitas do passado, com trinta espécies vegetais: da fava ao agrião, da beringela à alcachofra, do nabo ao feijão-verde, enfim, um manancial de ideias para vegetarianos e não só.
 

sábado, 23 de novembro de 2024

A ORGIA DE PRAGA, de PHILIP ROTH | DOM QUIXOTE


 O romance que encerra a «trilogia e epílogo» Zuckerman Acorrentado, quatro narrativas distintas sobre o escritor Nathan Zuckerman: O Escritor FantasmaZuckerman LibertadoA Lição de Anatomia e A Orgia de Praga.

Em busca do manuscrito inédito de um escritor iídiche martirizado, o romancista americano Nathan Zuckerman viaja para a cidade de Praga, sob ocupação soviética, em meados da década de 1970. Aí, num país sufocado pelo totalitarismo soviético, descobre uma situação literária marcada por uma opressão institucionalizada que é francamente diferente da sua. Descobre também, entre os escritores subjugados com os quais depressa se vê envolvido numa série de aventuras bizarras e patéticas, um tipo de heroísmo fascinantemente perverso.

A Orgia de Praga, romance composto pelas entradas dos cadernos em que Zuckerman regista a sua estadia no meio destes artistas ostracizados, constitui um final surpreendente do magnum opus que Roth concebeu laboriosamente acerca das consequências imprevistas da arte.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | JENNY COLGAN


 Jenny Colgan nasceu na Escócia e viveu em Londres, nos Países Baixos, nos Estados Unidos e em França. Reside atualmente no norte de Edimburgo com o marido, os três filhos e o cão. É autora de vários romances bestsellers. Pode consultar a página da autora em https://www.jennycolgan.com/

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

A LIVRARIA DOS SEGREDOS, de JENNY COLGAN | CHÁ DAS CINCO

Às vezes, é preciso acreditar em milagres…

Quando a loja onde Carmen sempre trabalhou encerra definitivamente, ela sente-se perdida. E quando a sua irmã Sofia menciona uma oportunidade em Edimburgo — numa adorável livraria na parte velha da cidade —, Carmen fica relutante, uma vez que nunca aceitou de bom grado a ajuda dos outros. Mas, sem mais opções, acaba por se mudar apenas um mês antes do Natal.

O que Sofia não lhe contou é que a livraria está a dar as últimas e que se Carmen não conseguir ajudar a dar a volta à situação até ao Natal, o dono será obrigado a vendê-la. Sofia tem a certeza de que será preciso muito mais do que um milagre para salvar a loja. Mas talvez neste Natal… Carmen surpreenda toda a gente.

 

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | SIMON SCARROW


 Simon Scarrow é um autor britânico, conhecido pela sua aclamada série A Saga da Águia sobre as legiões do Império Romano durante o período das invasões da Bretanha. Antes de se dedicar a tempo inteiro à escrita, foi professor do Colégio de Norwich. É também um especialista na história militar das guerras napoleónicas, tendo escrito uma série de quatro volumes centrada em Wellington e Napoleão. Um grande fã das obras de C. S. Forester, Bernard Cornwell e Patrick O’Brian, a Saída de Emergência já publicou, até à data, mais de 20 títulos deste autor com uma vasta obra prestigiada nas áreas do romance histórico e do thriller.

terça-feira, 19 de novembro de 2024

REBELIÃO, de SIMON SCARROW | SAÍDA DE EMERGÊNCIA


Ano 60. Alarmado pela rebelião de Boudica, o governador Suetónio lidera o seu exército em direção a Londinium com uma escolta comandada pelo prefeito Cato. Rapidamente se torna claro que a Britânia está a mergulhar no caos, com um número crescente de guerreiros tribais a ingressar nas fileiras de Boudica. E tanto Cato como Suetónio estão conscientes da pouca preparação dos soldados romanos para resistir a uma rebelião tão desmedida.

Em Londinium há notícias devastadoras. O centurião Macro está entre os desaparecidos depois do massacre em Camulodunum. Terá perecido nessa batalha ou conseguido escapar aos rebeldes sedentos de sangue?

Para Cato essa é uma questão fundamental, pois só há um homem em quem ele confia ao seu lado enquanto enfrenta a campanha militar mais importante da sua vida: o destino do Império na Britânia.

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

AUTORES NACIONAIS | VÍTOR CARMONA

Vítor Carmona nasceu em 1973, em Lisboa. Licenciou-se em Relações Internacionais na Universidade Lusíada de Lisboa. Apesar do sonho em ser Diplomata, acabou por enveredar pela Gestão de Pessoas, à qual se dedica há mais de 20 anos. Apaixonado por História, especialmente pelo período que vai da Revolução Francesa à epopeia napoleónica, criou, há dez anos, a Sociedade Napoleónica Portuguesa, um espaço de divulgação e discussão do universo napoleónico. O seu primeiro romance histórico explora um tema inédito no campo da ficção, e pouco estudado pelos historiadores: a Campanha do Rossilhão, um feito militar extraordinário, que o passar do tempo apagou da memória nacional.
 

domingo, 17 de novembro de 2024

DEMÓNIOS PORTUGUESES, de VÍTOR CARMONA | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

1793
A campanha portuguesa contra os franceses nos Pirenéus terminou com a chegada do Inverno. Acantoados no inóspito Vallespir, tendo por companhia a fome, o frio e a doença, as ordens do exército português são para aguentar, a todo o custo, as incursões francesas.

A rivalidade entre os capitães Diogo Saraiva e António de Monte Cruz acentuou-se e deu início a uma guerra pessoal, quiçá mais mortal do que as armas inimigas. Para piorar, uma jovem apaixonada por Diogo, e que o seguiu até à Catalunha, quer vingar-se dele.

Em Lisboa, Isabel Borges, que se casara com Manuel Trindade, deu à luz um rapaz. As dúvidas de quem é o pai, se Diogo, se Manuel Trindade, fazem deste último um monstro, que a maltrata e despreza.

Mas Diogo Saraiva nem tem tempo para pensar nisso. Com um novo comandante, os franceses procuram aniquilar o exército luso-espanhol. E apenas os demónios portugueses (como lhes chamam os franceses) parecem ter a coragem e a determinação para os enfrentar.
 

sábado, 16 de novembro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | BRYNNE WEAVER

Autora bestseller e sensação do TikTok, cujas obras foram traduzidas para mais de 20 línguas, Brynne Weaver viajou por todo o mundo, acolheu mais animais vadios do que o seu marido gostaria e alimentou a sua paixão por comédias, horror e romance negro, quer na literatura, quer em filmes. Durante as suas aventuras, a constante na sua vida sempre foi a escrita. Com oito trabalhos publicados (e a promessa de mais), Brynne deixou a sua marca no mundo literário ao fundir comédia negra irreverente, romance arrebatador e suspense fascinante para criar histórias viciantes nas quais os leitores se podem perder.

Mais informações em @brynne_weaver

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

BUTCHER & BLACKBIRD, de BRYNNE WEAVER | CHÁ DAS CINCO


 Todos os serial killers precisam de um amigo. Todos os jogos têm um vencedor.

Quando um encontro fortuito desencadeia uma ligação improvável entre dois homicidas rivais, Sloane e Rowan veem-se perante algo inusitado — uma amizade de duas almas sombrias que por acaso gostam de matar outros serial killers.

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

CELEBRIDADE MORTAL, de J.D. ROBB | CHÁ DAS CINCO

Apesar de não se encontrar numa cena de crime, a tenente Eve Dallas está em pânico. Forçada a participar num jantar cheio de celebridades para festejar o lançamento de um filme baseado no seu caso mais famoso, ela encontra-se rodeada de atores e atrizes que se parecem com as pessoas que a cercam na vida real. Até que acontece um crime…

A detestável atriz que representa o papel de Peabody é encontrada morta na piscina. Eve decide interrogar imediatamente os suspeitos e acaba por descobrir que seria difícil encontrar alguém que não tivesse um motivo para cometer o crime.

Entretanto, um detetive particular também é morto e uma gravação comprometedora desaparece, tudo isto enquanto decorrem as filmagens de uma produção extremamente dispendiosa. Conseguirá Eve manter a objetividade e a mente aguçada para travar uma celebridade fria e calculista?
 

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

AUTORES NACIONAIS | SARA AIDOS


Nascida em 2004, em Coimbra, Sara Aidos é uma jovem autora portuguesa. Aos 16 anos publicou a sua primeira obra infantil, Na mala de Afonso, e, dois anos depois, o segundo livro infantil, Está um urso no meu barco de piratas. Já o seu primeiro romance, O Relógio de Parede, é uma fantasia psicológica arrojada e envolvente. Atualmente, estuda Publicidade e Marketing e partilha ativamente o seu amor pela escrita nas redes sociais, através da conta de Instagram @myliteraryworlds. 

terça-feira, 12 de novembro de 2024

O RELÓGIO DE PAREDE, de SARA AIDOS | SAÍDA DE EMERGÊNCIA


Quando Mel levou para casa um belíssimo relógio de parede, não imaginava que, ao marcar a meia-noite, a sua vida mudasse para sempre. Adormecendo ao som hipnótico do tiquetaque, a jovem desperta num mundo onírico onde o céu é amarelo-torrado e os sonhos parecem estranhamente reais.

Inicialmente, os sonhos atraem-na com memórias felizes da sua infância e desejos não realizados. Contudo, conforme as noites passam, os sonhos transformam-se em pesadelos e os medos do passado regressam para atormentá-la. Desesperada, Mel tenta libertar-se do relógio, mas não consegue escapar. Determinada a acabar com o tormento, desenterra a verdade que o relógio esconde, descobrindo que corre um perigo muito maior do que imaginava.

À medida que as fronteiras entre sonho e realidade se desvanecem e as memórias felizes e dolorosas se entrelaçam, Mel deve descobrir como destruir de vez o relógio, antes que o tempo chegue ao fim. Tic Tac Tic Tac…

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

AUTORES INTRNACIONAIS | BEN WILSON

Ben Wilson nasceu em Londres em 1980. Estudou no Pembroke College, em Cambridge, onde se formou em História. Foi consultor em vários programas de televisão sobre História e marcou presença na televisão e rádio nos Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda. Colaborou com The SpectatorThe Literary ReviewThe Independent on SundayThe ScotsmanMen’s HealthThe Guardian Online e GQ.
 

domingo, 10 de novembro de 2024

SELVA URBANA, de BEN WILSON | DESASSOSSEGO

Durante milénios, as cidades representaram o nosso afastamento do mundo natural e a nossa vitória sobre ele. No início do século xxi, chegámos a um ponto de viragem: urbanizámos o planeta, mas as forças naturais — cheias, tempestades, secas ou pandemias — parecem decididas a determinar o destino das nossas cidades no futuro.

De facto, como Ben Wilson refere, a natureza sempre esteve no coração das cidades, sendo estas locais muito mais selvagens do que imaginamos, com habitats complexos e diversificados. Mas, se outrora as cidades construíam muralhas para se defenderem, agora devem tornar-se mais verdes para se protegerem das ameaças externas.

Devolver a natureza à cidade não é uma utopia. Numa época de crise climática, a cidade é o problema, mas também a solução. A forma como as cidades alcançarão o equilíbrio com a natureza irá determinar o seu destino.

Estamos numa encruzilhada, e o nosso futuro — e o do nosso planeta — será decidido na cidade.
 

sábado, 9 de novembro de 2024

A BIBLIOTECÁRIA PORTUGUESA, de MARIE BENEDICT & VICTORIA CHRISTOPHER MURRAY | SAÍDA DE EMERGÊNCIA


Esta é a história de Belle, a bibliotecária pessoal de J. P. Morgan, que se tornou numa das mulheres mais poderosas de Nova Iorque… apesar do seu perigoso segredo.

Com pouco mais de vinte anos de idade, Belle da Costa Greene é contratada por J. P. Morgan, um dos homens mais poderosos do mundo. A sua função?Fazer a curadoria de manuscritos e livros raros da nova Biblioteca Pierpont Morgan. De ascendência portuguesa, Belle rapidamente se torna uma referência no mundo das artes de Nova Iorque, conhecida pelo seu gosto apurado e capacidade de negociação na construção de uma coleção de classe mundial.

Mas a jovem esconde um perigoso segredo. Na verdade, ela não é morena devido à sua herança portuguesa, mas sim devido a algo que tem de esconder de todos. A Bibliotecária Portuguesa conta a história de uma mulher extraordinária, famosa pelo seu intelecto e personalidade, e até onde ela está disposta a ir para preservar a sua identidade branca, cuidadosamente elaborada para o mundo racista em que vive.

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | NICOLA SANDERS

Nicola Sanders é autora de thrillers psicológicos. Vive com o companheiro no limite de uma floresta onde é regularmente atacada por pegas.

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

NÃO A DEIXES FICAR, de NICOLA SANDERS | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Alguém dentro da sua própria casa a quer ver morta… mas ninguém acredita nela.

Joanne sabe a sorte que tem: vive numa casa maravilhosa, leva uma vida tranquila, Richard é um marido fabuloso e Evie, a filha recém-nascida, é tudo com que sempre sonhou. No entanto, essa tranquilidade vai ser interrompida por Chloe, a filha de Richard. A jovem não falava com o pai desde que ele casou com Joanne, há dois anos, mas regressa subitamente para fazer as pazes. Está até disposta a mudar-se temporariamente para ajudar a madrasta com a meia-irmã.

Parece perfeito, mas a adorável Chloe mostra um lado completamente diferente sempre que Richard não está por perto. Joanne vive com um medo crescente, apesar de mais ninguém se aperceber da ameaça. Estará ela a enlouquecer? Terá cometido um erro terrível ao convidar a enteada para viver com eles?

Um thriller psicológico viciante com reviravoltas surpreendentes e chocantes!
 

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

MATARÁS UM CULPADO E DOIS INOCENTES, de RODRIGO GUEDES DE CARVALHO | DOM QUIXOTE


Dizem que a irmã mais velha comunicava com os mortos, a seguinte entendia os loucos, a terceira falava com os animais. E a mais nova passava os dias a ajudar quem precisasse. A tragédia levou-as em Abril de 1974, numa noite em que os lobos uivaram sem parar. Uma delas desaparece e as outras três são encontradas mortas. Durante cinquenta anos, ninguém consegue assegurar se se tratou de suicídio colectivo ou se foram assassinadas. E é quando a pequena localidade de Gondarém prepara uma homenagem às filhas da terra que chegam, finalmente, as respostas.

Este livro encerra as interrogações deixadas em aberto no romance As Cinco Mães de Serafim, mas vai muito mais além, podendo ser lido de forma autónoma.

Numa atmosfera de realismo mágico, somos envolvidos em meio século de História ibérica onde se cruzam emoção familiar, ideais políticos e fosso social, amor e amizades indestrutíveis. Com violência e misericórdia, é o relato cru de alguém que regressa e não vira a cara ao julgamento. A busca incessante de ternura e paz numa longa jornada de redenção

terça-feira, 5 de novembro de 2024

AUTORES NACIONAIS | RODRIGO GUEDES DE CARVALHO

Rodrigo Guedes de Carvalho nasceu em 1963, no Porto.

Estreou-se na ficção com o romance Daqui a Nada (1992), vencedor do Prémio Jovens Talentos da ONU. Seguiram-se-lhe A Casa Quieta (2005), Mulher em Branco (2006), Canário (2007), O Pianista de Hotel (2017) – Prémio Autores SPA Melhor Livro de Ficção Narrativa 2018 –, Jogos de Raiva (2018), Margarida Espantada (2020), Cuidado com o Cão (2022) e As Cinco Mães de Serafim (2023) – semifinalista do Prémio Oceanos 2024.
Elogiado pela crítica, foi considerado uma das vozes mais importantes da nova literatura portuguesa. É autor dos argumentos cinematográficos de Coisa Ruim (Filme de Abertura do Fantasporto 2006) e Entre os Dedos (2009), e também da peça de teatro Os Pés no Arame (2002).
Matarás Um Culpado e Dois Inocentes é o seu décimo romance.