Diogo Meneses é um jovem que tem tudo para ser bem-sucedido na vida. Saído da elite social do Estado Novo, ingressou na carreira diplomática e logo se distinguiu pelas suas qualidades profissionais excepcionais. Integrado no discreto e influente Gabinete Estratégico do Ministério dos Negócios Estrangeiros, por ele passam vários dos dossiers mais importantes da diplomacia do novo regime democrático português.O seu percurso de vida é imaculado, e no entanto, no seu íntimo, vive num grande vazio. A indomável e imprevisível Helena, que ama recatadamente, condena-o a uma vida amorosa de permanente tumulto e desencontro. Quanto mais ele se ausenta em missões que o levam a países tão diferentes como a Jordânia, Espanha ou Moçambique, mais ela o rechaça e condena a silêncios cada vez mais prolongados e penosos.
Conseguirá o Diogo articular os dois amores da sua vida e entrar na fase madura da vida de uma forma plena? Tudo se decidirá durante os anos de posto de Diogo em Moscovo, à época a tensa e perigosa capital do império soviético que se desmoronava.
Uma imperdível história de amor entre dois jovens e uma fina reflexão sobre a sociedade dos Anos 80, O Diplomata é o notável romance de estreia do jornalista Miguel Almeida Fernandes.
Sem comentários:
Enviar um comentário