quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

DIVULGAÇÃO | A PRAIA DE MANHATTAN, de JENNIFER EGAN | QUETZAL EDITORES

 

Depois de A Visita do Brutamontes, Jennifer Egan regressa com um emocionante romance histórico que tem a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial em pano de fundo. Os anos 1940. Anos de guerra e de esforço de guerra nos estaleiros navais de Brooklyn. No mesmo espaço geográfico, os sindicatos e as lutas pela supremacia das várias máfias: italiana, irlandesa, outras. Anna Kerrigan é a figura central do romance. Trabalha nos estaleiros (como centenas de outras raparigas) e deseja ardentemente ser a primeira mulher mergulhadora. Isto num tempo em que a vida das mulheres era ainda muito circunscrita. Mas Anna quer sobretudo saber o que aconteceu ao pai, que desaparecera anos antes, sem deixar rasto. A história começa com Anna pela mão do pai, numa visita a casa do encantador mafioso Dexter Styles, em Manhattan Beach, e é nessa mesma praia que, de certa forma, se encontra o seu princípio e desfecho. Por detrás do incrível bulício das docas e da agitada vida da cidade, a toda a volta, o mar: o mar que tudo liga, e que transforma as personagens, que destrói e dá vida, que esconde e revela. Uma narrativa extremamente cinematográfica que evoca o universo de Há Lodo no Cais - transcendendo-o em fôlego e âmbito.

CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Egan está entre os maiores escritores dos nossos dias.»
The New York Review of Books

AUTORES INTERNACIONAIS | ANNABELLE HIRSCH

Nascida em 1986, Annabelle Hirsch tem raízes alemãs e francesas. Estudou História de Arte, Teatro e Filosofia em Munique e Paris. Trabalha como jornalista freelancer para o Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung, o Frankfurter Allgemeine Zeitung, o Die Tageszeitung, o ZeitOnline e para várias revistas. Além disso, escreve contos e é tradutora literária do francês. Vive em Roma e Berlim.
 

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | AXEL MUNTHE


 Axel Munthe nasceu na Suécia a 31 de outubro de 1857. Estudou Medicina nas universidades de Uppsala, Montpellier e Paris e exerceu em Paris e Roma, antes de se tornar médico da família real sueca. Em 1929 publicou O Livro de San Michele, texto autobiográfico que se transformou num bestseller mundial. Também apelidado de São Francisco de Assis moderno, pela sua filantropia e devoção ao cuidado animal, Axel Munthe faleceu a 11 de fevereiro de 1949, em Estocolmo. A Villa San Michele é hoje uma fundação dedicada à cultura e à proteção da natureza.

DIVULGAÇÃO | UMA HISTÓRIA DAS MULHERES EM 101 OBJETOS, de ANNABELLE HIRSCH | PLANETA

 

Esta é uma história negligenciada. Não é uma história abrangente, definitiva e exaustiva do mundo, mas algo mais silencioso, íntimo e particular. Uma viagem única, a partir de 101 objetos, através das fascinantes – e demasiadas vezes esquecidas – histórias de mulheres.

Ao abrir este gabinete de curiosidades, encontrará objetos que foram muito apreciados – como a tapeçaria de Bayeux, disputada por várias nações – e outros que são mais humildes e domésticos. Alguns (como o dildo de vidro do século XVI) são objetos de prazer feminino, outros (um esmagador de polegares) de subjugação feminina. Há artefactos de mulheres celebradas pela história e de mulheres injustamente esquecidas por ela; exemplos de rebeldia feminina e de autorrevelação; objetos que são inspiradores, curiosos ou (como o chocolate de rádio) apenas fundamentalmente mal concebidos.

Através da variedade e riqueza de todos estes 101 objetos, de uma pesquisa cuidadosa e de uma narrativa cativante e espirituosa, Annabelle Hirsch criou uma nova história, destapando os pensamentos e iluminando sentimentos da vida diária das mulheres. Os objetos, da pré-história até aos dias de hoje, ordenados cronologicamente e ilustrados mostram a evolução de como as mulheres eram percebidas por outros, por elas próprias e como lutaram pelos seus direitos e pela liberdade.

O que nos dizem as impressões das mãos nas pinturas rupestres acerca do papel das mulheres? O que é que um fémur sarado de uma mulher revela sobre a civilização? O que é que os homens têm a temer dos alfinetes de chapéu. De uma Medalha da Greve de Fome a um bidé, de Chanel nº 5 às plantações da Carolina do Sul.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

DIVULGAÇÃO | O LIVRO DE SAN MICHELE, de AXEL MUNTHE | LIVROS DO BRASIL

Título inaugural da coleção Dois Mundos, agora reeditado em celebração dos 80 anos da Livros do Brasil

O médico sueco Axel Munthe apaixonou-se pelas ruínas de um palácio que pertencera ao imperador Tibério assim que atracou em Capri, aos 19 anos, e olhou para o topo da colina. Mais tarde, reconstruiu-as e deu à sua nova casa o nome de Villa San Michele. É a partir daí que, já septuagenário, cercado pelo mar azul e pelas memórias, irá escrever este seu livro, publicado originalmente em 1929 e ao longo de quase um século reeditado por todo o mundo. Reunindo registos, nem sempre cronologicamente organizados, de uma vida marcada por encontros com figuras como Louis Pasteur, Henry James ou Guy de Maupassant, mas também com os habitantes rurais de Capri ou da Lapónia, os imigrantes italianos em Paris ou as vítimas de cólera em Nápoles, O Livro de San Michele é uma obra arrebatadora, repleta de amor pelos animais e pela natureza, de reflexões sobre a medicina, sobre a fragilidade e a magnitude espiritual do ser humano. Esta história «carregada de sonho e assombro», como escreveu a London Review of Books, continua a ser para muitos um dos livros mais amados do século xx.
 

AUTORES NACIONAIS | SOPHIA NUNES

 

Sophia Nunes, nasceu em Lisboa em 1977, atualmente mora na zona de Mafra, junto da natureza com o seu companheiro e filha. 

A sua missão como Mentora, guia e orientadora começou com 22 anos, quando liderava e inspirava equipas no seu desenvolvimento pessoal e espiritual. Primeiro em Empresas Multinacionais de moda—onde recrutava, formava e acompanhava equipas—e depois com os seus clientes em consultoria e formação. 

Fundou em 2014 a empresa Be.live, que foi dos primeiros Co-Woorks em Lisboa para terapeutas profissionais. No âmbito das medicinas alternativas, o espaço Be.Live era uma casa que se dedicou 7 anos com uma missão própria: Trazer uma nova consciência humana que a cura não é só física. Ela tem sempre uma origem energética num dos campos, mentais, emocionais e espirituais. 

O Tarot chegou à sua vida aos 16 anos, onde estudou e aprofundou em si mesma este sistema oracular. Em 2013, criou o seu próprio método de leitura, Tarot Multidimensional, onde até hoje é o método que usa nas suas consultas e formações.
Para além do Tarot, formou-se em Quiromassagem, Psicologia Transpessoal, Leitura de Aura, Radiestesia, Angeologia, Psicografia da Alma, PNL, Apometria, Terapia Multidimensional, Magia Natural, e também, mestre de Reiki.

Com a síntese de todos estas modalidades e Tarot, a missão de inspirar uma nova consciência continua através das suas consultas, cursos, mentorias, e membership. 

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | NEILL LOCHERY


Neill Lochery é autor de mais de uma dúzia de livros aclamados pela crítica, incluindo Portugal – Saído das Sombras da Revolução de 1974 até ao Presente, bem como Brasil – A Segunda Guerra Mundial e a Construção do Brasil Moderno e o bestseller internacional Lisboa - A Guerra das Sombras na Cidade da Luz 1939-1945. Neill Lochery é Professor de Estudos do Médio Oriente e do Mediterrâneo na University College London. Participa em numerosas palestras por todo o mundo, é comentador regular em assuntos internacionais e tem inúmeras publicações na imprensa internacional, incluindo o Wall Street Journal.

DIVULGAÇÃO | TU ÉS O ORÁCULO, de SOPHIA NUNES | PLANETA

 

A sabedoria e o conhecimento estão dentro de ti.
Tu és o oráculo.
Esta é a mensagem poderosa que Sophia Nunes te traz neste livro. com mais de vinte anos dedicados ao estudo do tarot, criadora do Método Sophia Tarot, a autora reúne ao longo destas páginas tudo o que precisas de saber para aplicar este instrumento poderoso e transformador na tua vida.

O tarot é uma ferramenta essencial de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Unindo os planos físico, emocional e espiritual, vais descobrir todo o teu potencial e o poder que vive dentro de ti, para te tornares o guia da tua própria vida. Aprenderás a questionar, a fazer escolhas, a resgatar a tua intuição, a trabalhar a aceitação e aumentar a confiança e o amor-próprio, a conhecer o passado para entender o presente e a preparar um futuro pleno de verdade, magia e entrega.

Neste livro vais ficar a conhecer a simbologia do tarot, o poder de cada carta, os arquétipos, os arcanos e os portais. Vais aprender a baralhar, a preparar o teu espaço sagrado de leitura, os métodos, tiragens e posicionamento das cartas. Encontra o conhecimento e as respostas que procuras com a ajuda do Tarot.

Inclui oferta de 22 cartas

domingo, 25 de fevereiro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | THOMAS ASBRIDGE

 

Thomas Asbridge é um especialista de renome internacional na história da Idade Média e autor de livros aclamados pela crítica. Thomas licenciou-se em História Antiga e Medieval na Universidade de Cardiff e doutorou-se em História Medieval na Royal Holloway, Universidade de Londres. Atualmente, é professor associado de História Medieval na Queen Mary, Universidade de Londres, e diretor fundador do Centre for the Study of Islam and the West. Thomas escreveu e apresentou um documentário da BBC«The Greatest Knight: William Marshal», e uma série de documentários dividida em três partes, «The Crusades», para a BBC, filmada em locais do Médio Oriente e da Europa. Participou também em muitos outros documentários televisivos e programas de rádio transmitidos internacionalmente e trabalhou como consultor histórico para a HBO e a Company Pictures. Atualmente, vive no sul de Inglaterra.

sábado, 24 de fevereiro de 2024

AUTORES NACIONAIS ! JOANA GENTIL MARTINS

 

Joana Gentil Martins é psicóloga clínica, licenciada pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, mestre em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho e especializada em terapias cognitivo-comportamentais com adultos. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e formadora certificada.

Joana Gentil Martins vem de uma família em que o valor de ajudar o próximo esteve sempre em primeiro lugar, e por isso rege a sua prática com esse valor de base, acreditando que cada pessoa é única e merece o melhor tratamento possível. Acredita que a dedicação, a forma como tratamos o outro, a ética e o estudo constante de cada caso são as características principais de um bom profissional.

Atende portugueses em qualquer parte do mundo através de consultas online e dinamizando cursos online, que já ajudaram centenas de mulheres. Decidiu começar a divulgar informações fidedignas e úteis sobre saúde mental de forma prática através da sua página de Instagram, estando também presente noutras redes sociais, pois acredita que a saúde mental deve ser acessível a todos. Encara a psicologia não apenas como uma profissão, mas sobretudo como uma missão.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

DIVULGAÇÃO | PORTUGAL - SAÍDO DAS SOMBRAS, de NEILL LOCHERY | EDITORIAL PRESENÇA


Terão já passado os melhores dias de Portugal? O declínio do país tem sido um tema recorrentemente exposto por historiadores e comentadores que focam a sua atenção na era dourada dos Descobrimentos, o Império e o papel de Lisboa como grande potência atlântica. Neste novo livro, Neill Lochery contraria a ideia de que Portugal esteja em decadência inevitável, sugerindo, pelo contrário, que se trata de uma nação entusiasmante e vibrante a emergir finalmente das sombras lançadas pelas dificuldades políticas e económicas.

Tendo como início a Revolução dos Cravos, em abril de 1974, e contextualizando com o fim do Estado Novo (que vigorava desde 1933), o novo período da democracia, a presidência portuguesa da União Europeia e a crise económica que atingiu o país em 2010, este livro é um contributo fascinante e profundamente envolvente para o conhecimento de Portugal nas últimas décadas do século XX e inícios do século XXI.

Com um acesso sem precedentes a fontes diplomáticas privilegiadas, incluindo altos funcionários do Departamento de Estado norte-americano, bem como diplomatas britânicos e portugueses, Neill Lochery apresenta um relato de leitura aliciante sobre um país atualmente mais conhecido como destino de férias e como um membro pobre da União Europeia. Portugal - Saído das Sombras cativa qualquer leitor interessado em perceber como este país maravilhoso e lutador conseguiu emergir das sombras e lançar-se numa nova era.

DIVULGAÇÃO | A CORAGEM PARA SERES TU PRÓPRIA, de JOANA GENTIL MARTINS | PLANETA

 

Joana Gentil Martins, autora do best-seller Torna-te o Amor da Tua Vida, tem ajudado milhares de leitores a cuidarem da sua autoestima.

Agora traz-nos um novo desafio: termos a coragem de olharmos para nós próprias como seres únicos e imensamente válidos, aceitarmo-nos tal e qual como somos sem termos de ceder a pressões e às opiniões dos outros e assim escolhermo-nos todos os dias (com amor).

É preciso coragem para sermos nós próprias. É preciso a força de um leão, sermos destemidas, para enfrentar a autocrítica que tanta vezes nos mina o caminho, tal como os julgamentos dos outros. É preciso sair da nossa zona de conforto, libertarmo-nos destas críticas e julgamentos e avançar, para vivermos a vida que queremos viver.

Neste livro prático, a autora e psicóloga clínica Joana Gentil Martins, com um discurso carinhoso e empático, partilha reflexões, estudos, ensinamentos, pesquisas e exercícios para poderes chegar onde queres. Porque tu tens a força e a coragem que precisas!

Vamos trazer essa coragem de dentro para fora, para o mundo?

NOTA DO AUTOR
«Escrevi este livro para que todas as pessoas que algum dia já sentiram que não eram boas o suficiente (tal como eram) possam dizer que foi a última vez que o acharam. Que possam dizer um basta a viver de acordo com o que os outros querem e julgam. que possam dizer um basta à autocrítica. que possam dizer um basta a relações não saudáveis. Que, ao invés disso, após esta leitura e prática de exercícios, saibam sempre que a sua voz importa. […] Sim, Tu importas.»

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | TOM CLANCY

Tom Clancy foi autor de vários bestsellers do The New York Times. Apaixonado por história naval, sempre teve o desejo de escrever um romance. A sua primeira tentativa, A Caça ao Outubro Vermelho, revelou-se um estrondoso sucesso internacional. O realismo e autenticidade dos seus livros, bem como o enredo complexo e o suspense que sempre imprimiu às suas histórias, valeram-lhe um lugar entre os grandes mestres do suspense e do thriller. Tom Clancy faleceu em outubro de 2013. Pode consultar a página do autor em tomclancy.com.
 

DIVULGAÇÃO | QUARTA ASA, de REBECCA YARROS | PLANETA

 

Quarta Asa é o primeiro volume da série The Empyrean. O segundo volume Iron Flame será publicado pela Planeta em 2024.

A história acompanha Violet Sorrengail, de 20 anos, que é obrigada a juntar-se a centenas de candidatos que se esforçam para se tornarem na elite de Navarre: os cavaleiros de dragões Com a sua estrutura frágil e devido ao apelido que carrega, Violet torna-se o elo mais fraco que precisa de ser eliminado. Violet terá de provar a sua força nas competições onde são selecionamos somente os melhores para se tornarem cavaleiros de dragões.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

DIVULGAÇÃO | O CARDEAL DO KREMLIN, de TOM CLANCY | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Nos mares tempestuosos da América do Sul, um alvo desaparece no meio de um clarão esverdeado. Nas montanhas soviéticas, junto da fronteira do Afeganistão, um misterioso conjunto de pilares e cúpulas ergue-se na escuridão da noite. Para as duas superpotências mundiais, a prioridade é lançar o primeiro sistema antimíssil da Guerra Fria, e os dois homens encarregados de avaliar a capacidade soviética para o fazer sabem-no bem: o coronel Mikhail Filitov, da URSS, um militar da velha guarda olhado com desconfiança pelo novo círculo de tecnocratas, e Jack Ryan, um famoso analista da CIA.

Ambos usam todos os meios para chegar à verdade, mas Filitov consegue-o primeiro… e é aí que tudo ameaça desmoronar-se. Porque Filitov, conhecido pelo nome de código Cardeal, é o agente americano mais graduado no Kremlin, e está prestes a ser assassinado pelo KGB. Cabe a Jack Ryan salvá-lo, num alucinante jogo de gato e rato, onde já não é apenas a sobrevivência de Filitov e Ryan que está em jogo, mas também a do mundo.

CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Clancy conseguiu mais uma vez construir uma história brilhante.»
New York Daily News

 

DIVULGAÇÃO | AS CRUZADAS: A GUERRA PELA TERRA SANTA, de THOMAS ASBRIDGE | CRÍTICA

 

Há novecentos anos, um vasto exército cristão, convocado para a Guerra Santa pelo Papa Urbano II, invadiu o mundo muçulmano do Mediterrâneo oriental, tomando posse de Jerusalém, uma cidade venerada por ambas as religiões. Milhares de homens responderam a esta chamada, movidos pela ambição e pelo serviço a Deus. Ao longo dos duzentos anos que se seguiram a esta Primeira Cruzada, o Islão e o Cristianismo lutaram pelo domínio da Terra Santa, defrontando-se numa sucessão de guerras brutais.

Neste livro, o prestigiado historiador medieval Thomas Asbridge conta a história dessa luta épica, desde os dois lados do conflito, trazendo a estas páginas, a perspetiva de cristãos e muçulmanos. Abordando figuras históricas como Ricardo Coração de Leão, ou o seu contemporâneo Saladino, o sultão islâmico, entre outras personagens fundamentais da história das Cruzadas.

Numa narrativa vívida e de ritmo acelerado, o autor expõe todo o horror, paixão e grandeza bárbara da era das Cruzadas, revelando como estas guerras santas remodelaram o mundo medieval e continuam a ecoar na nossa memória até hoje.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | ANNIE ERNAUX


 PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 2022


Annie Ernaux nasceu em Lillebonne, na Normandia, em 1940, e estudou nas universidades de Rouen e de Bordéus, sendo formada em Letras Modernas. É atualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita onde se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história dos eventos recentes. Galardoada com o Prémio de Língua Francesa (2008), o Prémio Marguerite Yourcenar (2017), o Prémio Formentor de las Letras (2019) e o Prémio Prince Pierre do Mónaco (2021) pelo conjunto da sua obra, destacam-se os seus livros Um Lugar ao Sol (1984), vencedor do Prémio Renaudot, e Os Anos (2008), vencedor do Prémio Marguerite Duras e finalista do Prémio Man Booker Internacional. Em 2022, Annie Ernaux foi distinguida com o Prémio Nobel de Literatura.

DIVULGAÇÃO | TU ÉS AQUILO QUE PENSAS, de JAMES ALLEN | ALBATROZ


E se tudo aquilo que nos acontece depender, sobretudo, dos nossos pensamentos?

Era nisso em que acreditava James Allen quando escreveu As a Man Thinketh, que chega agora com nova tradução. Neste pequeno e valioso livro, repleto de ideias e exemplos, irás ver que o sucesso e a felicidade estão ao teu alcance, através de uma simples ferramenta: domina os teus pensamentos e dominarás o teu destino.

Escrita há mais de 100 anos - muito antes de outras referências que defendem o mesmo princípio -, esta é uma das obras de autoajuda mais lidas de sempre e um guia para líderes, coaches e mestres mundiais do desenvolvimento pessoal. Através dela, e ao longo de décadas, inúmeras pessoas mudaram a sua forma de estar e tornaram-se mais felizes e bem-sucedidas, ajudando, ao mesmo tempo, a transformar o mundo num lugar melhor.

"Sonha em grande - aquilo com que sonhares será aquilo em que te irás tornar."

Para te ajudar a focar a mente naquilo que realmente importa, deixamos-te pequenos lembretes que podes descarregar e partilhar:
- Aquele que acalenta no seu coração uma visão bela, um ideal elevado, um dia irá alcançá-los.
- As pessoas não atraem aquilo que querem, mas sim aquilo que são.
- Aquele que conquistar a dúvida e o medo terá derrotado o fracasso.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

DIVULGAÇÃO | A VERGONHA, de ANNIE ERNAUX | LIVROS DO BRASIL


O pior da vergonha é acreditarmos que somos os únicos a experimentá-la.

«O meu pai quis matar a minha mãe num domingo de junho, ao começo da tarde.» É com esta frase que Annie Ernaux inicia a história de uma menina de doze anos, agora mulher, escritora e bem-sucedida, defronte dos ecos de uma recordação que marcaria para ela o fim da infância. Valendo-se da voz cativante da melhor literatura e do olhar analítico das ciências sociais, Annie Ernaux parte de vestígios concretos daquela época, fotografias, canções, livros e revistas, para convocar as sensações, os medos e anseios escondidos de uma jovem a quem ensinaram, acima de tudo, a evitar o que é malvisto. Esta é uma reflexão possante sobre o poder da memória e a forma como um só evento é capaz de alterar a consciência que se tem de si e do seu meio social. «A vergonha transformou-se, para mim, num modo de vida. No limite, já nem me apercebia dela, fazia parte do meu próprio corpo.»

DIVULGAÇÃO | AS MENSAGEIRAS DA ESPERANÇA, de JOJO MOYES | PORTO EDITORA

 

Alice Wright casa-se com o belo americano Bennett Van Cleve na esperança de escapar a uma vida sufocante, em Inglaterra. Mas a pequena cidade de Kentucky rapidamente se revela igualmente claustrofóbica, sobretudo vivendo Alice com o sogro autoritário. É então que é feito um apelo para a participação das mulheres da cidade numa equipa para entregar livros; um projeto da nova biblioteca itinerante de Eleanor Roosevelt. Alice adere com entusiasmo.
Alice conhece assim Margery, a líder desta equipa, uma mulher autossuficiente e de discurso inteligente que nunca pediu permissão a um homem para nada. A elas juntar-se-ão três outras mulheres singulares que ficarão conhecidas como as Packhorse Librarians of Kentucky.
A aventura destas mulheres - e dos homens que amam - torna-se um drama inesquecível de lealdade, justiça, humanidade e paixão. Estas mulheres, autênticas heroínas, recusam-se a ser intimidadas pelos homens ou pelas convenções. E embora enfrentem todos os tipos de perigos, não desistem da missão que abraçaram: levar a sabedoria, a leitura e o mundo fantástico dos livros até aos mais pobres e desfavorecidos.
Mas quando a comunidade de Baileyville se voltar contra elas, será que a determinação - e o poder da palavra escrita - será suficiente para as salvar?

domingo, 18 de fevereiro de 2024

DIVULGAÇÃO | SILÊNCIO NA ERA DO RUÍDO, de ERLING KAGGE | QUETZAL EDITORES

 

Uma meditação sobre o poder do silêncio. Neste livro pessoal e atmosférico (e cheio de charme), entre o meditativo e o prático, Erling Kagge coloca três questões:
1) O que é o silêncio?
2) Onde pode ser encontrado?
3) Por que razão é mais importante do que nunca?
O que se segue são 33 tentativas de resposta a estas perguntas. Erling Kagge aborda um tema crucial para os nossos tempos e parte das suas extraordinárias experiências de vida para seguir por uma miríade de caminhos diferentes. «Não se trata de virar as costas ao que nos rodeia», diz, «mas de ver o mundo de uma forma mais clara».

sábado, 17 de fevereiro de 2024

DIVULGAÇÃO | REZAR DE OLHOS ABERTOS, de JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA | QUETZAL EDITORES

Há pessoas que rezam baixando os olhos, escondendo nas mãos o rosto, voltando-se para dentro. Há outras, porém, que abrem esforçadamente os olhos ao rezar, numa tentativa de observar a vida no seu espanto. Quer umas, quer outras - estão certas.

Todas as formas de rezar são insuficientes, mas todas são eficazes. A arte de rezar é a arte de ser, apenas isso, porque o que conta verdadeiramente não depende das palavras.
Esta obra foi pensada não como um livro sobre a oração, mas como um caderno de práticas da oração, reunindo um conjunto de textos que José Tolentino Mendonça foi escrevendo ao longo do tempo, muitos deles no contexto da atividade pastoral, para serem utilizadas por comunidades ou, simplesmente, para serem lidas e escutadas em silêncio. De olhos abertos, enfrentando a solidão e a tempestade.

«Enganam-se os que pensam que só nascemos uma vez. Para quem quiser ver, a vida está cheia de nascimentos. Nascemos muitas vezes ao longo da infância, quando os olhos se abrem em espanto e alegria. Nascemos nas viagens sem mapa que a juventude arrisca. Nascemos na sementeira da vida adulta, entre invernos e primaveras maturando a misteriosa transformação que coloca na haste a flor e dentro da flor o perfume do fruto. Nascemos muitas vezes naquela idade avançada onde os trabalhos não cessam, mas se reconciliam com laços interiores e caminhos adiados. Nascemos quando nos descobrimos amados e capazes de amar. Nascemos no entusiasmo do riso e na noite de certas lágrimas. Nascemos na prece e no dom. Nascemos no perdão e no confronto. Nascemos em silêncio ou iluminados por uma palavra. Nascemos na tarefa e na partilha. Nascemos nos gestos ou para lá dos gestos. Nascemos dentro de nós e no coração de Deus.»
 

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | ELSIE SILVER

 

Elsie Silver é autora de romances atrevidos e sensuais passados em meios pequenos. Perde-se por um bom namorado literário e as heroínas fortes que os fazem cair de joelhos. Tornou-se uma grande fã da quietude das cinco da manhã. É nesta altura do dia que gosta de beber uma chávena de café quente e idealizar mundos fictícios cheios de histórias românticas para partilhar com os seus leitores. Elsie vive nos arredores de Vancouver, com o marido, o filho e três cães, e é uma leitora voraz de romances desde provavelmente mais cedo do que devia. A sua série Chestnut Springs conquistou as redes sociais e os romances têm sido líderes de vendas, figurando no top dos mais vendidos da Amazon e USA Today, entre outros. www.elsiesilver.com

DIVULGAÇÃO | A PORTA DOS TRAIDORES, de JEFFREY ARCHER | BERTRAND EDITORA

 

A Torre de Londres. Impenetrável. Protegida. Segura. Lar e fiel depositária das mais preciosas peças de joalharia do mundo. Contudo, e por uma única ocasião em cada ano, a Polícia Metropolitana de Londres tem de levar a cabo a mais secreta e delicada operação do seu arsenal, quando se realiza a cerimónia de abertura do Parlamento inglês: o transporte das Joias da Coroa Britânica através da cidade de Londres.

A Scotland Yard. Durante os últimos quatro anos, William Warwick, superintendente-chefe, é o nome que tem liderado a operação, auxiliado pelo seu n.o 2, o imprescindível inspetor Ross Hogan. E durante quatro anos tudo tem decorrido com a precisão de um relógio suíço.

O grande golpe. Pois bem, algo está prestes a mudar. Miles Faulkner, génio do crime, está decidido a realizar o roubo mais extraordinário, e arriscado, de sempre. E a levar finalmente a cabo o seu plano de vingança. Com um homem infiltrado nas fileiras do protocolo de segurança, as probabilidades estão, sem dúvida, a seu favor. A não ser que William Warwick e Ross Hogan consigam detê-lo antes que seja tarde demais…

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

DIVULGAÇÃO | HEARTLESS, de ELSIE SILVER | CLUBE DO AUTOR

 

Os opostos atraem-se neste romance maravilhoso que vai derreter o seu coração.

Tomar conta do filho do homem mais mal-humorado do mundo deveria ser simples. Mas ela não consegue tirar os olhos dele... E ele não consegue tirar as mãos de cima dela...

Cansado de selecionar candidatas inadequadas para tomar conta do seu filho Luke Cade Eaton concorda, com relutância, em entrevistar a melhor amiga da cunhada, Willa Grant.

Willa é uma jovem alegre e otimista, enquanto Cade é taciturno e um pouco brusco. Treze anos mais velho, Cade mal olha para Willa. Até ao momento em que ela o desafia para um jogo de verdade ou consequência. Aí, todas as reservas caem por terra e as suas roupas também.

Junto de Willa Cade parece outro homem e ela percebe que a sua carapaça exterior endurecida não passa de uma fachada. Em tempos, alguém havia convencido Cade de que o seu melhor não era bom o suficiente, mas Willa nunca se sentiu tão desejada como quando está nos seus braços.

O contrato diz que fizeram um acordo para dois meses. Mas o coração dela diz-lhe que é para sempre.

CRÍTICAS
«Repleto de cenas emotivas e sensuais, é o livro perfeito para todos os românticos incuráveis.»
Harper’s Bazaar

DIVULGAÇÃO | AS CINCO FERIDAS, de LISE BOURBEAU | PERGAMINHO


Por vezes tem a impressão de andar à deriva no seu percurso pessoal? De estar preso num círculo vicioso de compulsões e más decisões? Acontece-lhe ver ressurgir um problema que pensava já estar resolvido? Então, pode ser que esteja à procura das soluções no sítio errado… Neste seu novo livro, Lise Bourbeau, autora de vários best-sellers internacionais e uma das autoras de maior sucesso no campo do desenvolvimento pessoal, demonstra que todos os problemas de ordem física, emocional ou mental provêm de cinco feridas importantes: a rejeição, o abandono, a humilhação, a traição e a injustiça. Graças à descrição muito pormenorizada dessas feridas e das máscaras que desenvolvemos para não as vermos, não as sentirmos e, sobretudo, não as conhecermos, conseguiremos identificar a verdadeira causa dos problemas concretos da nossa vida. As Cinco Feridas é um livro capaz de nos reconduzir ao caminho da cura autêntica, que nos permite atingir o verdadeiro segredo da felicidade: sermos nós próprios. Descobriremos também as grandes forças inatas em cada um de nós, que contribuirão para realizarmos plenamente a nossa vida.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | WEINA DAI RANDEL

Autora premiada e bestseller internacional, Weina Dai Randel é reconhecida pelos seus romances históricos, entre os quais se destacam A Imperatriz da Lua Brilhante e A Última Rosa de Xangai. Galardoada com o prémio RWA RITA®, foi também finalista dos National Jewish Book Awards e duplamente nomeada para os Goodreads Choice Awards, tendo os seus livros sido traduzidos em mais de dez línguas.
Nascida na China, Weina Dai Randel mudou-se para os Estados Unidos da América aos 22 anos, formou-se em Língua Inglesa, na Texas Woman’s University de Denton, e foi professora na Universidade de Southern New Hampshire. A autora vive em Massachusetts com a família.
 

DIVULGAÇÃO | O LOBO QUE APRENDEU A LIDAR COM OS SEUS SENTIMENTOS, de ORIANNE LALLEMAND | ZERO A OITO

Com 80 mil livros, "O Lobo que...", é uma coleção que junta uma mão-cheia de amigos, algumas ideias mirabolantes e um adorável lobo que está sempre a meter-se em peripécias! São 14 títulos muito especiais já editados em Portugal, que contam pequenas histórias que nos falam da partilha de sentimentos e que convidam a sonhar, através do simples prazer da leitura.
 

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

DIVULGAÇÃO | A ÚLTIMA ROSA DE XANGAI, de WEINA DAI RANDEL | EDITORIAL PRESENÇA

 

Na Xangai de 1940, ocupada pelos japoneses, uma herdeira chinesa e um judeu refugiado apaixonam-se ao som da música… contra todas as expectativas. Contra todas as convenções.

Quando Shao Aiyi, uma jovem herdeira e dona de um popular e glamoroso antigo bar de Xangai, contrata Ernest Reismann, um judeu refugiado alemão, para ali tocar piano, estava longe de imaginar a caixa de Pandora que abriria. Ele vivia na miséria e tinha perdido toda a esperança, vagueando pelas ruas de uma Xangai ocupada pelos japoneses, em 1940 - até ela cruzar o seu caminho.

Aiyi é uma mulher um pouco fora do seu tempo, e a contratação de Ernest causa espanto entre os clientes do bar e a sociedade da época. Porém, é justamente o jazz daquele estranho que devolve ao bar de Aiyi a cor, a vida e o sentimento de outros tempos, de tal forma que o sítio se torna o mais procurado da cidade. Entre blues e outras sonoridades, Aiyi e Ernest rapidamente percebem que não é apenas a música que os une; as diferenças que os separam parecem ser inconciliáveis. e ela está comprometida com outro homem.

Enquanto a guerra toma conta do mundo, as vidas de Aiyi e Ernest afastam-se cada vez mais e ambos deparam com uma escolha terrível: sobreviver ou amar? Em breve, a resposta chega por meio de uma cadeia de acontecimentos que mudará os seus destinos para sempre.

Intemporal, romântica e dramática, esta é uma história de amor e redenção que já apaixonou milhares de leitores em todo o mundo.

CRÍTICAS
«Uma história incrível, que nos mostra um lado da guerra que pouco conhecemos. Leitores, notem o que vos digo: não esquecerão este livro tão cedo.» Pam Jenoff autora bestseller de A Carruagem dos Órfãos

CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Se gosta de romances passados na Segunda Guerra Mundial, em que a paixão e a realidade dramática se misturam numa história rica em pormenores, não pode perder este livro.» Booklist «A Última Rosa de Xangai merece um lugar de destaque entre os muitos romances que tratam o período da Segunda Grande Guerra.»
Historical Novel Society

DIVULGAÇÃO | AS MOTOS DA NOSSA VIDA, de PEDRO PINTO | QUETZAL EDITORES


Uma viagem sentimental ao mundo das motorizadas portuguesas. Recorde o mundo extraordinário das V4 e das V5, da Famel Zündapp e da Quimera Alma, das Pachancho, Casal Carina, Vilar Cucciolo, Famel Foguete, ou das Casal. Este livro resulta da paixão de uma vida dedicada às motorizadas e às motos em Portugal - todas elas ganharam um lugar na nossa memória e na nossa vida. Para milhares de nostálgicos, Pedro Pinto traça a história, ilustrada, da idade de ouro das 50CC fabricadas em Portugal, desde os primeiros velocípedes a motor até à moda da motorizada e às corridas de velocidade. Revisita as grandes fábricas que, de Norte a Sul do país, inventaram modelos e exportaram milhares de unidades, e — finalmente — mostra como estamos a assistir ao regresso das motorizadas, restauradas com saudade, e que ficarão para sempre na história de vida dos nossos pais e avós, e de Portugal. Inclui imagens de época, de modelos restaurados e de colecionador, além de uma cronologia das marcas e modelos.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | LEONARDO SCIASCIA


Nascido em Racalmuto, na Sicília, em 1921, Leonardo Sciascia ficou na história como um dos mais importantes autores italianos do século XX. Os seus romances são claramente marcados pelo ambiente de corrupção política e convulsões sociais que assolaram a Itália daqueles anos e constituem, no seu conjunto, uma fina e acutilante crítica de época.

Além da escrita, Leonardo Sciascia havia também de pisar a arena política, no Parlamento Italiano e no Europeu, após ter sido Conselheiro Municipal de Palermo.
Depois da sua morte, em 1989, O Dia da Coruja, o seu mais importante livro, encontrou novas gerações de leitores, sendo hoje o romance mais lido do autor em Itália.

DIVULGAÇÃO | OS MAUZÕES, de AARON BLABEY | PORTO EDITORA


Eles são MAUZÕES, todos sabem disso. São assustadoresperigosos e... MAUS.

Mas estes tipos querem ser HERÓIS.
E vão prová-lo fazendo boas ações… quer QUEIRAS quer não.
Prepara-te para o mais divertido, atrevido e espetacular livro que alguma vez leste.
Prepara-te para conheceres os MAUZÕES.

ADAPTADO AO CINEMA PELA DREAMWORKS

domingo, 11 de fevereiro de 2024

DIVULGAÇÃO | A GORDA, de ISABELA FIGUEIREDO | EDITORIAL CAMINHO


Maria Luísa, a heroína deste romance, é uma bela rapariga, inteligente, boa aluna, voluntariosa e com uma forte personalidade. Mas é gorda. E isto, esta característica física, incomoda-a de tal modo que coloca tudo o resto em causa. Na adolescência sofre, e aguenta em silêncio, as piadas e os insultos dos colegas, fica esquecida, ao lado da mais feia das suas colegas, no baile dos finalistas do colégio. Mas não desiste, não se verga, e vai em frente, gorda, à procura de uma vida que valha a pena viver.


Este é um dos melhores livros que se escreveu em Portugal nos últimos anos.

sábado, 10 de fevereiro de 2024

DIVULGAÇÃO | A INCRÍVEL FUGA DO MEU AVÔ, de DAVID WALLIAMS | PORTO EDITORA

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6.º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Há muitos, muitos anos, o avô Bandeira foi um ás dos céus e herói de guerra. Mas quando começa a confundir a idade que tem e o tempo em que vive, é enviado para um lar.

A única pessoa capaz de o compreender é Jack, o neto. Juntos, embarcarão na maior aventura das suas vidas e planearão a mais ousada das fugas!

Críticas

"A não perder!"
João Paulo Sacadura, SIC Mulher

"É um dos livros de maior sucesso da atualidade."
TV7 Dias