domingo, 31 de março de 2024

DIVULGAÇÃO | O TIGRE DE SHARPE, de BERNARD CORNWELL | SAÍDA DE EMERGÊNCIA


As aventuras de Richard Sharpe no cerco de Seringapatam

Índia, 1799. Richard Sharpe é um jovem recruta ao serviço da Coroa britânica e integra a expedição para derrubar o impiedoso sultão Tipu, que ascendeu ao poder com a ajuda dos aliados franceses. Acusado de insubordinação pelo seu superior, Sharpe acaba por ser destacado para uma perigosa missão: infiltrar-se na intransponível Seringapatam, cidade fortifi cada do líder indiano.

Fingindo ser desertor, o jovem soldado deve contactar um espião escocês que está preso e descobrir a melhor maneira de o exército britânico conquistar a cidade. Caso seja bem sucedido, Sharpe ganhará as divisas de sargento. Se fracassar, enfrentará os assustadores tigres de Tipu. A situação complica-se ainda mais quando o jovem espião descobre que deve lutar contra os seus velhos camaradas para salvar a própria vida.

O Tigre de Sharpe é o emocionante livro protagonizado pelo oficial britânico
 Richard Sharpe, que participará em confl itos na costa de Portugal e Espanha até à derrota do exército napoleónico em Waterloo.

sábado, 30 de março de 2024

DIVULGAÇÃO | EM FUGA, de NORA ROBERTS | CHÁ DAS CINCO


Ela não pode fugir para sempre…

Com apenas dez anos, Caitlyn Sullivan já é uma estrela, herdeira de uma das maiores dinastias de Hollywood. No entanto, esta fama tão precoce atrai a cobiça e inveja, e durante uma brincadeira na casa da família em Big Sur, a sua vida transforma-se para sempre.

A traição que viveu nessa noite marca a vida de Cate e, durante anos, ela foge, escondendo se das consequências do trauma. No entanto, a jovem percebe que, se não quiser apenas sobreviver, mas ter controlo sobre a sua vida, terá de regressar a casa para enfrentar o passado.

De volta a Los Angeles, Cate descobre que a noite que transformou a sua vida deixou sementes de amor e vingança. Agora, terá de decidir se o que importa é aquilo de que se foge… ou aquilo que se encontra.

sexta-feira, 29 de março de 2024

DIVULGAÇÃO | SEI O TEU NOME, de RUTE DIAS | CHÁ DAS CINCO

Ela é a típica mimada que ele despreza. Ele é o típico mulherengo que ela odeia. Mas há algo que partilham sem saber: um segredo que os pode destruir.

Diana é uma jovem rica e atraente, a quem não parece faltar nada, mas que carrega o peso de um passado doloroso que não a deixa ser verdadeiramente feliz. Ao mudar-se para a universidade em Coimbra, anseia por mudança e liberdade, mas será essa a verdadeira solução para as suas feridas?

Alexandre é o epítome do homem desejado e cínico por natureza, que esconde um lado sombrio sob o seu charme e beleza cativantes. Obstinado e misterioso, parece disposto a fazer tudo o que lhe apetece, mesmo que isso lhe destrua a vida.

Quando o destino cruza os seus caminhos, Diana e Alexandre são obrigados a fazer uma aliança perigosa, toda ela envolta numa teia de mentiras. Mas o que acontece quando duas almas atormentadas se aproximam, as aparências se desmoronam e os segredos ameaçam vir à tona?

Esta é uma história de paixão e redenção, onde amor e ódio se entrelaçam de maneiras imprevisíveis: uma jornada emocionante repleta de reviravoltas que desafiam tudo o que julgamos saber sobre o verdadeiro significado do amor e do perdão.

 

DIVULGAÇÃO | ESTRELAS DA FORTUNA, de NORA ROBERTS | CHÁ DAS CINCO

Sasha Riggs é uma artista assombrada por sonhos e pesadelos que transforma em pinturas extraordinárias. Para tentar compreender o seu dom, ela viaja para a ilha grega de Corfu onde encontra Bran Killian, um mágico irlandês com um carisma envolvente e segredos misteriosos. Apesar de nunca se terem visto, Sasha conhece bem Bran — ele é o homem dos seus sonhos, aquele que ela pintou inumeráveis vezes. Mas há mais estranhos que foram atraídos para a ilha por uma força inexplicável. Todos juntos terão de encontrar as míticas Estrelas da Fortuna, que caíram do céu, pondo em risco o destino de todos os mundos.

Mas, para isso, Sasha terá de aprender a lidar com o seu dom e a confiar em Bran para lhe revelar os seus segredos mais profundos. Perante uma ameaça sombria, o amor e a magia ganham vida, mas serão suficientes para vencer as trevas que se aproximam?
 

quinta-feira, 28 de março de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | SHANE PARRISH

Shane Perrish, aclamado o guru dos gigantes de Wall Street, é um antigo espião dos serviços secretos canadianos. É o fundador do blogue Farnam Street e tem mais de um milhão de subscritores na sua crónica semanal Brain Food. É o anfitrião do podcast The Knowledge Project, que acumulou 35 milhões de downloads. Os seus três volumes de The Great Mental Models tornaram-se bestsellers em todo o mundo.
 

AUTORES INTERNACIONAIS | LESLIE WOLFE


Leslie Wolfe é uma escritora norte-americana cujos livros se tornaram bestsellers e cujo trabalho tem sido elogiado pelos leitores e pela crítica, desfrutando de um sucesso e reconhecimento crescentes, com solicitações diversas, incluindo da indústria cinematográfica de Hollywood. Os romances de Leslie quebram o molde dos thrillers tradicionais, surpreendendo pela notável compreensão da natureza humana e pela forma invulgar como retratam os ambientes, as situações e as personagens.

Fascinada por tecnologia e psicologia, Leslie aproveita a sua vasta experiência e pesquisa nessas áreas a fim de fortalecer e adicionar ingredientes extra aos seus livros. Começou a escrever ainda menina; no entanto, adiou as suas aspirações a escritora durante algum tempo para ser empresária. Porém, perante o crescente sucesso como escritora, decidiu abandonar a atividade, refugiar-se em casa, que apelida carinhosamente «cova dos lobos», e dedicar-se a tempo inteiro à sua verdadeira paixão. Leslie Wolfe mora na Florida com o marido, «o Wolfe», e o seu cão.

quarta-feira, 27 de março de 2024

DIVULGAÇÃO | PENSAR COM CLAREZA, de SHANE PARRISH | PLANETA

 

Poucas coisas mudarão a sua trajetória na vida ou nos negócios, como aprender a pensar com clareza. Shane Parrish, «o ex-espião que ajuda os especialistas de Wall Street a pensar de maneira mais inteligente», de acordo o New York Times, explica-lhe como.

Pode acreditar que está a pensar com clareza nos momentos mais importantes da sua vida. Mas, muito provavelmente, quando a pressão aumenta, não estará a pensar de todo. Pode imaginar que é o protagonista da história da sua vida, que as decisões mais importantes da sua vida se baseiam num longo processo de reflexão, e que pensa cuidadosamente antes de agir, ora isto não é verdade.

A triste verdade é que a maioria de nós funciona em piloto automático, sem utilizarmos a nossa capacidade de raciocínio e racionalidade. Os nossos padrões comportamentais, criados pela biologia, pela evolução e pela cultura, estão preparados para reagir impulsivamente, sem raciocinar, sem sequer nos apercebermos de que perdemos uma oportunidade para pensar. Isto faz com que as suas ações subsequentes o afastem inevitavelmente dos resultados que procura - amor, pertença, sucesso, riqueza, vitória.

Pensar com Clareza dá-lhe as ferramentas de que precisa para reconhecer os momentos ordinários que têm o potencial de transformar a sua vida de forma extraordinária, reformulando a forma como navega no espaço crítico entre o estímulo e a resposta.

Entre outros temas, neste livro vai aprender a:

- Dominar as suas circunstâncias em vez de ser dominado por elas;
- Identificar e reprogramar os inimigos do pensamento claro;
- Pensar de forma independente e criar divergências vantajosas;
- Manter a calma, mesmo quando os outros não conseguem;
- Voltar rápida e facilmente ao caminho certo quando comete um erro;
- Mudar a sua perspetiva para eliminar pontos cegos e ver a situação com clareza;

Através de histórias e poderosos modelos mentais, Shane Parrish oferece um método simples, prático e revolucionário para identificar os dados relevantes no mar de informação em que vivemos, reconhecer oportunidades, otimizar a tomada de decisões, ganhar vantagem competitiva e, a viver uma vida mais intencional.

É uma ideia simples com implicações surpreendentes: pensar com clareza hoje, vai mudar a sua vida amanhã.

DIVULGAÇÃO | UM ESPIÃO PERFEITO, de JOHN LE CARRÉ | DOM QUIXOTE

 

Fundamentalmente, é a esta quase impercetível perda que toda a história de Um Espião Perfeito, o primeiro livro do autor, se refere: ao destino de um homem que, na qualidade de conselheiro da embaixada britânica em Viena para «certos assuntos inconfessáveis», controlou o conjunto das redes inglesas na Europa de Leste, apesar de ter sido durante toda a sua carreira um agente duplo partilhado entre o universo comunista e o establishment ocidental.
«Magnus Pym», explicou um dia John le Carré, «é o arquétipo do agente duplo que existe em cada um de nós.»
E é bem provável que esta seja, de facto, a chave para a compreensão do livro que le Carré assumiu sempre ter querido escrever, e que foi unanimemente reconhecido pela crítica como a mais importante e a mais autobiográfica das suas obras.
Publicado em 1986, Um Espião Perfeito rapidamente foi aclamado como um romance superior e tornou-se um sucesso internacional.
Na primeira página do The New York Times Book Review, o crítico Frank Conroy descreveu-o como «uma obra notável, que consegue um equilíbrio rigoroso entre o desenvolvimento da narrativa e a riqueza inteligente e hábil do seu estilo». E a Académie Goncourt, de Paris, não hesitou mesmo em declarar: «Um Espião Perfeito integrou le Carré no pequeno grupo dos grandes romancistas ocidentais.»

DIVULGAÇÃO | O CAÇADOR, de LESLIE WOLFE | ALMA DOS LIVROS

HÁ SETE MESES PERDI TUDO.

A carreira de sucesso na televisão. A vida glamorosa e maravilhosa de uma celebridade. O marido amoroso e perfeito. Tudo o que eu mais amava me foi retirado.
Foi no dia em que o Caçador me levou.

DE ALGUMA FORMA, SOBREVIVI.

Enquanto me esquivo para não responder às perguntas que o agente da polícia me faz sobre o meu cativeiro, certos pensamentos sombrios agitam-se na minha mente.
Não os posso deixar descobrir quem matou o meu marido. Não lhes posso contar tudo aquilo que sofri. Além disso, há uma coisa que tenho absolutamente de fazer. Tenho de regressar, antes que seja demasiado tarde.

Emaranhada na enigmática teia de um caso invulgar, a agente especial Tess Winnett encontra-se numa verdadeira corrida contra o tempo. Um possível assassino em série anda à solta nas profundezas florestais dos Everglades. Várias mulheres desapareceram da zona costeira de Miami sem deixar rasto.

Pistas sobre o destino daquelas mulheres? Possivelmente encerradas na mente torturada da única sobrevivente. Conseguirá ela lembrar-se do suficiente para ajudar a polícia a encontrar o responsável? Terá ela a chave para as salvar? Ou será somente a peça final de um puzzle perfeitamente aterrador?
 

terça-feira, 26 de março de 2024

DIVULGAÇÃO | ESCOVAR A GATA, de JANE CAMPBELL | DOM QUIXOTE

 

Depois de lermos esta estreia provocadora de Jane Campbell acerca do mundo sensual das idosas, daremos realmente razão a quem inventou a expressão «velhos são os trapos».
Longe de caírem nos estereótipos da velhice, as protagonistas – tantas vezes atiradas para lares ou casas de família só por terem passado dos setenta – querem continuar a ter a chave de casa e não deixam que a sua vida seja controlada por outros.
Susan descobre-se sexualmente atraída pela sua cuidadora no hospital; ao enviuvar, Linda resolve procurar o homem com quem teve um relacionamento escaldante durante um congresso; Martha, isolada num apartamento em tempos de pandemia, aceita a proposta do governo para desfrutar da companhia de um robô bem-comportado, que engana descaradamente; a avó que vai de comboio ao encontro da neta decide casar-se com o único passageiro da carruagem para não ter de ficar a tomar conta da irmã inválida e prepotente; a senhora que escova a gata do filho recorda, nos movimentos do animal, as próprias experiências sexuais e pensa que a nora há de acabar por pô-las na rua, a ela e à siamesa…
Escrito de forma desafiante, cheio de uma sabedoria intemporal, eis uma fantástica lição contra o preconceito e os equívocos que rodeiam a vida das mulheres mais velhas.

DIVULGAÇÃO | TALVEZ AGORA, de COLLEEN HOOVER | TOPSELLER


Poderá a amizade sobrepor-se ao amor?

Depois de um início conturbado, Ridge e Sydney procuram aproveitar a tão aguardada liberdade para estarem juntos. No entanto, a relação é continuamente desafiada pela ligação entre Ridge e Maggie, que mantêm uma forte amizade mesmo depois do fim do namoro.

Quando encontra a «lista de coisas para fazer antes de morrer» que iniciou durante a adolescência, Maggie decide viver a vida ao máximo e concretizar aquilo com que sempre sonhou. Apesar de a doença teimar em limitar as suas escolhas, Maggie abraça novas aventuras, entre as quais a possibilidade de se deixar levar novamente pelo amor.

Só que Ridge não consegue esconder a sua preocupação em relação a ela, fazendo surgir algumas inseguranças em Sydney. Mas para conseguir seguir em frente, Sydney terá de aceitar que Maggie fará sempre parte das suas vidas.

segunda-feira, 25 de março de 2024

DIVULGAÇÃO | SER MÃE COM ESPERANÇA, de CATARINA GOUVEIA | PLANETA


Catarina Gouveia partilha neste livro, de forma simples e intimista, a sua viagem pela maternidade. A importância da sua preparação consciente para a gravidez, com a busca de informação fundamentada; com a alimentação e o exercício físico, como dois de alguns pilares fundamentais; a escolha do médico; o plano de parto que delineou; as escolhas que todas as mulheres devem reconhecer como direito, para uma experiência de parto mais humanizada; a chegada do bebé, as primeiras dificuldades com a amamentação; a privação de sono; a necessidade de olharmos para a saúde mental da grávida e da mãe; uma abordagem educacional positiva e consciente, entre tantos outros temas.

O objetivo deste livro não é romantizar a maternidade, é a de enaltecê-la. o seu testemunho destaca o amor, o colo, a entrega, a disponibilidade e o respeito, como os principais alicerces da maternidade.

Este livro, que conta com a colaboração de vários especialistas e profissionais, nas diferentes áreas - como o sono, obstetrícia, exercício físico, amamentação -, pretende ser uma companhia e um consolo, um abraço apertado a todas as leitoras, para que tenham a certeza de que não estão sozinhas nesta maravilhosa viagem que é a maternidade.

NOtA DO AUTOR

«Somos todas mães que erramos, numa busca constante de tentarmos acertar. Caímos para, no dia seguinte, nos levantarmos para fazer melhor. Sem o senhor fantasma da culpa que, tantas vezes, vai insistir em perseguir-nos. Eu acredito que sou uma mãe suficientemente boa para a Esperança, não a mãe perfeita, mas, lá está, a melhor que ela pode ter.» 

AUTORES INTERNACIONAIS | SUNG-YOON LEE


Sung-Yoon Lee é fellow do Woodrow Wilson International Center for Scholars. Anteriormente, lecionou História e Política coreana na Fletcher SchoolTufts University.
Escreveu sobre a política internacional da península coreana e do nordeste asiático para numerosas publicações, incluindo os jornais The New York TimesThe Wall Street Journal e The Washington Post.
Testemunhou, na qualidade de perito, nas audiências do US House of Representatives Committee on Foreign Affairs sobre a política da Coreia do Norte, e aconselhou altos funcionários e líderes eleitos, incluindo o presidente dos Estados Unidos. 

domingo, 24 de março de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | LEONIE FRIEDA

Leonie Frieda, sueca de nascimento, mas educada na Grã-Bretanha, Alemanha e França, fala cinco línguas. As suas investigações sobre Catarina de Médici levaram-na a Paris, Florença e Roma, bem como aos castelos do Vale do Loire. O seu livro Catarina de Médici foi um bestseller e traduzido para oito línguas. Vive em Londres com a sua filha Elisabeth e o seu filho Jake.
 

sábado, 23 de março de 2024

DIVULGAÇÃO | CATARINA DE MÉDICI, de LEONIE FRIEDA | CRÍTICA


Órfã desde a infância, herdeira de um nome antigo e de uma vasta fortuna, Catarina de Médici foi educada na corte florentina. com apenas 14 anos, o seu tio, o Papa, casa-a com o futuro rei Henrique II de França, mas este só tem olhos para a sua bela amante, Diane de Poitiers, que humilhava a jovem continuamente.

Em 1559, após a morte do seu marido, num duelo em Paris, Catarina vê-se empurrada para o centro do turbilhão da política francesa. Com o país dilacerado por conflitos, a viúva de quarenta anos e rainha-mãe tornou-se a figura mais importante de França durante os trinta anos seguintes. Depois de tentar promover a tolerância religiosa, viu-se forçada a adotar métodos extremos enquanto lutava pela sobrevivência do legado do seu marido e pelo direito real dos seus filhos. Isto levou ao infame Massacre de São Bartolomeu, em 24 de agosto de 1572, quando milhares de protestantes franceses foram chacinados.

Contemporânea e, por vezes, aliada de Isabel I de Inglaterra, Catarina foi uma excelente estratega política e uma conspiradora implacável. Apesar de ser considerada por muitos como uma intrusa, e de não ter uma base de poder natural própria, governou França com toda a determinação pelos seus filhos, três dos quais se tornaram reis de França, incluindo um que casou com Maria, rainha da Escócia. O amor obsessivo pelos seus filhos foi o seu ponto fraco e acabou por se tornar uma ameaça às suas grandes ambições para a França.

sexta-feira, 22 de março de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | ANDERS HANSEN


Anders Hansen é um psiquiatra sueco, orador e autor premiado, e conta com a sua própria série televisiva que explora o cérebro humano. Os seus livros venderam mais de 3 milhões de exemplares e estão no topo das listas de bestsellers em todo o mundo. Anders é o vencedor do livro do ano Big Health Award 2017 e 2019, e do Prémio Mensa da Suécia 2018.

DIVULGAÇÃO | A IRMÃ, de SUNG-YOON LEE | VOGAIS


Em 2022, num discurso particularmente inflamado, Kim Yo-jong ameaçou bombardear a Coreia do Sul, lembrando ao mundo o perigo que a Coreia do Norte representa. Como se chegou aqui? Como é que a filha mais nova de Kim Jong-il, a sua doce princesa, se tornou a implacável propagandista, a administradora interna e a responsável pela política externa do regime totalitário do irmão, Kim Jong-un?

Escrito por Sung-Yoon Lee, estudioso e especialista em história e política coreana, A Irmã revela a verdade sobre Kim Yo-jong, o seu vínculo estreito com o irmão, e as lições de manipulação que ambos aprenderam com o pai. Ao mesmo tempo, o autor revela a mão de ferro que a dinastia Kim exerce sobre o seu país há três gerações, as mortes prematuras de membros da família considerados desleais, e os sinais de que Kim Yo-jong foi posicionada como sucessora do seu irmão, caso ele morra enquanto os seus próprios filhos são jovens.

Um livro que pinta um inestimável retrato da mulher que pode, um dia, ter nas mãos a sobrevivência da dinastia de déspotas que governa um dos mais enigmáticos países asiáticos.
 

quinta-feira, 21 de março de 2024

DIVULGAÇÃO | POR QUE NOS SENTIMOS MAL QUANDO TUDO CORRE BEM?, de ANDERS HANSEN | PLANETA


Como espécie, nunca tivemos uma vida tão boa. Vivemos vidas mais longas e mais saudáveis do que nunca; a soma do conhecimento humano e o entretenimento sem fim estão apenas a alguns cliques de distância. Então, por que estamos atualmente a enfrentar uma crise de saúde mental?

Este livro, com mais de um milhão de cópias vendidas, oferece uma visão radicalmente inovadora de pensar acerca da realização pessoal. Conjugando recentes investigações neurocientíficas e descobertas empíricas com histórias de indivíduos comuns, Anders Hansen explica porque é que os seres humanos enquanto espécie não estão preparados para estar sempre felizes.

Explica ainda por que razão a depressão não pode ser resolvida dizendo a alguém para se recompor, e por que razão nos devemos preocupar com a utilização excessiva das redes sociais. O psiquiatra e orador viral do TedX, Anders Hansen, revela que, ao adotar uma visão evolutiva da vida, podemos redefinir a nossa perspetiva sobre a felicidade para encontrar um significado a longo prazo e um contentamento duradouro.

DIVULGAÇÃO | MENSAGEM, de FERNANDO PESSOA | LEVOIR

Publicado apenas um ano antes da morte do autor, Mensagem é o mais célebre dos livros de Fernando Pessoa.

A obra trata do glorioso passado de Portugal de forma apologética e tenta encontrar um sentido para a antiga grandeza e a decadência existente na época em que o livro foi escrito. Glorifica acima de tudo o estilo camoniano e o valor simbólico dos heróis do passado, como os Descobrimentos portugueses. É apontando as virtudes portuguesas que Fernando Pessoa acredita que o país deva se regenerar, ou seja, tornar-se grande como foi no passado através da valorização cultural da nação.

O poema mais famoso do livro é Mar Português. Contém 44 poemas agrupados em 3 partes, representando as três etapas do Império Português: Nascimento, Realização e Morte, seguida de um renascimento.
 

quarta-feira, 20 de março de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | SHAWN M. WARNER


 A vida de Shawn M. Warner espelha bem o tipo de aventuras que gosta de escrever. Foi terapeuta pediátrico, engenheiro e paraquedista militar, antes de se dedicar à escrita como profissão. A inventar histórias desde os quatro anos, este leitor ávido foi surpreendido pelo êxito instantâneo de Os Fantasmas da Mansão Simmons-Pierce, que se tornou, literalmente do dia para a noite, um dos maiores fenómenos do TikTok. Milhares de leitores em todo o mundo fizeram o seu primeiro livro liderar o top de vendas e transformar-se num dos mais comentados em várias plataformas de leitura e redes sociais.

DIVULGAÇÃO | O TESTAMENTO DE UM POETA, de ELIE WIESEL | DOM QUIXOTE

Um obscuro poeta, judeu e comunista, é detido em Krasnograd, na União Soviética, e acusado de se haver transformado num inimigo do povo.
O magistrado que o interroga, desejoso de obter a confissão que o poder não cessa de lhe exigir, propõe-lhe que redija as suas memórias e delas faça o livro da sua vida…
Paltiel Gershonovitch Kossover escreverá pois, na sua cela, ao longo dos intermináveis cadernos que para o efeito as autoridades lhe facultam, um testamento destinado ao filho, que jamais voltará a ver.
É um texto desprovido de esperança, uma pungente descrição das ilusões do Século XX, que se supõe será destruído após a execução do seu autor. Contudo, por uma dessas ironias do destino, esta negra crónica dos anos de ferro acabará por chegar às mãos do verdadeiro destinatário, piedosamente conservada e transmitida por aquele que foi o último interlocutor do poeta e o seu secreto e monstruoso amigo: o estenógrafo da cadeia, Viktor Zupanev.
Assim, o que nestas páginas se desenrola perante o olhar do leitor é a história de um sonho tresloucado, que as circunstâncias votavam ao esquecimento, e que apenas o riso, talvez, transfigurará.
 

AUTORES NACIONAIS | PAULO MOREIRAS

 

Paulo Moreiras nasceu em agosto de 1969, na cidade de Lourenço Marques, Moçambique. Em outubro de 1974 aterrou em Portugal. Quis ser desenhador, cientista, inventor, marinheiro, antropólogo. Não foi nada disso. Perdeu-se muitas vezes e achou-se outras tantas. Erra mais do que acerta, mas não deixa de ser feliz por isso. Começou na banda desenhada, navegou pela poesia e desaguou no romance com A Demanda de D. Fuas Bragatela (2002). Seguiram-se Os Dias de Saturno (2009) e O Ouro dos Corcundas (2011). N’O Caminho do Burro (2021) reuniu os seus melhores contos. Também escreve sobre gastronomia, com destaque para Elogio da Ginja (2006) e Pão & Vinho – mil e uma histórias de comer e beber (2014). Gosta do que faz e daquilo que quer fazer.

terça-feira, 19 de março de 2024

DIVULGAÇÃO | OS FANTASMAS DA MANSÃO SIMMONS-PIERCE, de SHAWN M. WARNER | EDITORIAL PRESENÇA

Uma perda inimaginável. Uma miúda que não vai desistir até descobrir a verdade. e uma mansão… assombrada?

A vida de Leigh desfez-se em mil pedaços. Os pais morreram e ela perdeu o chão. Agora, para piorar tudo, vai viver com familiares distantes, muito ricos, de quem nunca ouviu falar. Enquanto tenta lidar com a dor da perda e ajustar-se à sua nova realidade, a polícia informa-a de que a investigação sobre a morte dos pais está, basicamente, num beco sem saída. E é nesse momento que Leigh sente que, se quer algum dia reencontrar a paz, tem de ser ela a investigar o caso.

No meio deste turbilhão de emoções e surpresas, Leigh está disposta a tudo para descobrir a verdade, mas há um pormenor que altera tudo: naquela casa, onde agora vive, há um fantasma com dupla personalidade…
 

DIVULGAÇÃO | MANDÍBULA, de MÓNICA OJEDA | DOM QUIXOTE

 

Fernanda, uma aluna insolente de um colégio elitista da Opus Dei, acorda certo dia com as mãos e os pés atados numa cabana escura no meio da floresta – e este é apenas o começo de uma jornada que tem tudo para ser aterradora.
Longe de se tratar de alguém desconhecido, a sua sequestradora é Miss Clara, a professora de língua e literatura perseguida por um passado violento, que Fernanda e as colegas atormentam há meses com vexames e perguntas inconvenientes.
Porém, os motivos do rapto revelar-se-ão muito mais complexos do que a mera vingança pelos traumas sofridos na sala de aula e, de certa forma, não deixam de estar ligados ao desejo, ao ciúme e mesmo ao amor.
Num romance imaginativo e extremamente hipnótico, a equatoriana Mónica Ojeda cria em Mandíbula um mundo feminino feroz e implacável, partindo das relações nem sempre claras entre colegas de escola, professoras e alunas, mães e filhas, irmãs e melhores amigas.
Viciante e imperdível.

DIVULGAÇÃO | OS DIAS DE SATURNO, de PAULO MOREIRAS | CASA DAS LETRAS

 

Amor e comida são os ingredientes principais deste romance, em que o cómico e o trágico seguem lado a lado, por entre segredos, acasos e embustes, sempre na busca de quem somos. É na Lisboa do século XVIII, desmedida e faustosa, a fervilhar de vida e infestada de ratoneiros, tabernas, comédias e casas de pasto, que perambulam as personagens deste romance cheio de reviravoltas: entre elas, o poeta satírico Tomás Pinto Brandão, alfaiate dos costumes, ou o padre Rafael Bluteau, autor do Vocabulário Português e Latino; destacam-se, no entanto, o médico da corte João Curvo Semedo e o mestre cozinheiro Domingos Rodrigues, ambos secretos alquimistas e bons garfos. É certo que as suas experiências arriscadas nem sempre resultam como esperado; e agora, que o cozinheiro agoniza no leito, o seu filho adoptivo, portador de uma estranha marca de nascença, sai à procura de um velho médico e, de caminho, tropeça na rapariga dos seus sonhos... e em sarilhos.

Reflexão sobre o que a vida nos reserva de inescapável, o romance Os Dias de Saturno trata a alquimia das emoções sem nunca esquecer os prazeres da mesa. Galardoado com o Prémio Gourmand na categoria Melhor Livro de História Culinária no ano da sua publicação original, oferece-nos uma leitura realmente deliciosa e intemporal, ao estilo cuidado e imaginativo a que Paulo Moreiras já nos habituou.

segunda-feira, 18 de março de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | LIZ NUGENT

Nasceu em Dublin e iniciou o seu percurso profissional a escrever para televisão e rádio. Publicou o primeiro livro, O Segredo do Escritor, em 2014 (Ed. Marcador) e rapidamente se tornou uma autora bestseller na Irlanda, tendo vencido vários prémios literários, entre os quais quatro Irish Book Awards e a medalha James Joyce para Literatura. Os seus livros estão traduzidos em vinte línguas. Além de escrever, Liz Nugent já organizou workshops de escrita e salões literários, e foi curadora da vertente literária de festivais de artes. A Estranha Sally Diamond é o seu quinto livro e o primeiro publicado pela Topseller. Uma história sombria, mas muito empática, sobre trauma, crime e saúde mental, com uma protagonista única e cativante, que foi recebida com enorme entusiasmo por parte da imprensa e de outros autores, com largas dezenas de críticas vibrantes. A Netflix já adquiriu os direitos para série, que será protagonizada por Carice van Houten.
 

AUTORES INTERNACIONAIS | PILAR ADÓN

Pilar Adón nasceu em Madrid em 1971. Em 2005 recebeu o prestigiado Prémio Ojo Crítico, da Radio Nacional de Espanha (RNE), pelo seu livro de contos Viajes inocentes. Em 2010 publicou a coletânea de contos El mes más cruel, pela qual foi nomeada Talento FNAC e que foi finalista dos prémios Setenil e Tigre Juan. Em 2015 o seu romance Las efémeras foi aclamado pela crítica como um dos melhores livros do ano. Adón é ainda autora de Eterno amor, um romance gráfico, e dos livros de poesia Da dolor, Las órdenes (Prémio Livro do Ano da Associação de Livreiros de Madrid), Mente animal e La hija del cazador.
Traduziu obras de ficção e ensaio (John Fowles, Henry James, Edith Wharton…) e foi uma das tradutoras de A Bookshop, de Penelope Fitzgerald, adaptado ao cinema pela realizadora catalã Isabel Coixet.
Os contos e poemas de Pilar Adón estão traduzidos em várias línguas, incluindo português.

domingo, 17 de março de 2024

AUTORES NACIONAIS | PAULO ANTUNES


Paulo Antunes nasceu em 1987, na vila de Pontével (Portugal). É licenciado em Estudos Artísticos, pela FCHS - Universidade do Algarve (2015) e mestre em Estética e Estudos Artísticos - especialização em Cinema & Fotografia, pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa (2020). Em 2021 frequentou a PósGraduação de Estudos Visuais: Fotografia e (Pós) Cinema, pela FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

O seu primeiro filme como realizador é a curta – metragem “Metamorfose” (feita no âmbito do curso KinoDoc - 2018), que estreou na 1.ª Edição do CINENOVA Portuguese Interuniversity Film. O documentário “Um Punk chamado Ribas” é a sua primeira longa–metragem, que estreou no 16º IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema, na secção IndieMusic (2019). Em 2021 estreou o seu segundo documentário “Já Estou Farto!”, no 18º IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema, na secção IndieMusic. Desde Julho de 2022 que trabalha como técnico superior, no Departamento de Ciências da Comunicação/Laboratório de Ciências da Comunicação, da FCSH - Universidade Nova de Lisboa, dando apoio técnico e formativo às aulas e aos alunos. Em Março de 2023, com o intuito de dinamizar a cultura local da vila de Pontével e promover a descentralização cultural, criou juntamente com amigos, o Colectivo Fabrica.


Créditos fotografia: Diana Mendes

DIVULGAÇÃO | DE BESTAS E AVES, de PILAR ADÓN | DOM QUIXOTE


Uma pintora conduz em plena noite sem saber que está prestes a chegar a Betânia - uma espécie de território fora do mundo, habitado por cabras, cães e mulheres que, no entanto, parecem estar à sua espera.

Ela carrega a culpa de uma irmã afogada num desastre de automóvel e não contou a ninguém para onde ia, nem levou telemóvel porque não pensava demorar-se. Detém-se ali apenas porque se perdeu e precisa de gasolina para regressar a casa.

Desconhece, porém, que, para lá do portão a que bate, as mulheres se vestem e comportam de forma bizarra, que há entre elas uma menina sem pais que não vai à escola, que um estranho aparece de vez em quando a reclamar a casa, que um lago delimita as fronteiras do terreno, sobrevoado por aves de rapina. Não quer estar ali, mas algo lhe diz que aquele pode ser o último lugar da sua vida.

De Bestas e de Aves foi galardoado em Espanha com o Prémio Nacional de Ficção, o Prémio da Crítica, o Prémio Francisco Umbral/ /Melhor Livro do Ano e o Prémio Cálamo, na categoria La outra mirada, tendo ainda sido finalista do Prémio Dulce Chacón de Romance e nomeado para o Prémio Bienal de Romance Mario Vargas Llosa. 

sábado, 16 de março de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | ZADIE SMITH

 

Zadie Smith (Londres, 1975) é considerada uma das vozes mais destacadas do panorama literário em língua inglesa.
Dentes Brancos (2000), assinalou uma estreia fulgurante na literatura, tendo sido galardoado com o Guardian First Book Award, o Whitbread First Novel Award e o The Betty Trask Award. Foi, ainda, finalista do Booker Prize.
Seguiram-se O Homem dos Autógrafos (2002), Jewish Quarterly Wingate Literary Prize; Uma Questão de Beleza (2005), muito aclamado e considerado um dos dez melhores romances de 2005, finalista do Man Booker Prize e galardoado com o Orange Prize for Fiction 2006; NW (2012), finalista do National Book Critics Circle Award 2012, considerado um dos livros de destaque desse ano pelo New York Times e o Washington Post; e Swing Time (2016).
Além de ser uma das escritoras de ficção mais proeminentes da atualidade, Zadie Smith é também uma brilhante e singular ensaísta; os seus ensaios encontram-se reunidos no volume Sinta-Se Livre (2018).

sexta-feira, 15 de março de 2024

DIVULGAÇÃO | A ESTRANHA SALLY DIAMOND, de LIZ NUGENT | TOPSELLER


Sally Diamond não consegue perceber porque é que aquilo que fez é assim tão estranho. Ela limitou-se a fazer o que o pai lhe pediu: pô-lo no lixo quando ele morresse.

Habituada a uma vida solitária, Sally vê-se agora no centro das atenções, tanto por parte dos vizinhos, como da polícia e da comunicação social. No meio da confusão gerada em torno do incidente, Sally começa a receber mensagens anónimas de alguém que conhece o seu passado, um passado do qual ela não tem qualquer memória.

Ao mesmo tempo que vai descobrindo os horrores da sua infância, Sally começa a explorar o mundo pela primeira vez, fazendo amigos, conquistando a sua independência e percebendo que as pessoas nem sempre dizem o que realmente estão a sentir.

Mas quem é o homem que a observa e lhe escreve do outro lado do mundo? 

DIVULGAÇÃO | A FRAUDE, de ZADIE SMITH | DOM QUIXOTE

 

Estamos em 1873. A Sra. Eliza Touchet, escocesa, é a governanta - e prima por afinidade - de um romancista outrora famoso, entretanto em declínio, William Ainsworth, com quem vive há trinta anos. A Sra. Touchet é uma mulher de múltiplos interesses: literatura, justiça, abolicionismo, classes, as mulheres do primo, esta vida e a próxima. Mas também é cética, e suspeita que o primo não tem talento; que Charles Dickens, escritor de sucesso e amigo do primo, é um trocista e um moralista; e que a Inglaterra é uma terra de fachadas, onde nada é bem aquilo que parece.

Entretanto, Andrew Bogle cresceu como escravo na Plantação Hope, na Jamaica. Sabe que cada torrão de açúcar tem um custo humano. Que os ricos enganam os pobres. E que é mais fácil manipular as pessoas do que elas pensam. Por isso, quando dá consigo em Londres, testemunha de relevo num célebre caso de impostura, sabe que o seu futuro depende de contar a história certa.

O caso Tichborne - em que um carniceiro de classe baixa na Austrália afirma ser de facto o legítimo herdeiro de um património substancial e de um título - cativa a Sra. Touchet e a Inglaterra inteira. Sir Roger é realmente quem diz ser? Ou é uma fraude? A Sra. Touchet é uma mulher vivida. O Sr. Bogle não é tolo nenhum. Mas, num mundo de hipocrisia e autoilusão, decidir o que é real revela-se uma tarefa complicada...

Baseado em acontecimentos históricos - uma disputa legal que dividiu a Inglaterra vitoriana -, A Fraude é um brilhante romance sobre verdade e ficção, fraudulência e autenticidade e o mistério do «outro».

quinta-feira, 14 de março de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | LARA MORENO

Lara Moreno nasceu em Sevilha, em 1978. Vive em Madrid, onde trabalha como editora e ensina em oficinas de escrita. Publicou as coletâneas de contos Casi todas las tijeras (2004) e Cuatro veces fuego (2008), bem como vários livros de poesia, reunidos no volume Tempestad en víspera de viernes (2020). Em 2013, publicou o primeiro romance, Por si se va la luz, alvo de um entusiástico reconhecimento por parte da crítica e dos leitores. Seguiu-se Piel de lobo (2016), que transformou Lara Moreno numa das vozes mais proeminentes da literatura espanhola da atualidade. Três Mulheres na Cidade, o romance mais recente, é o seu primeiro livro publicado em Portugal.
 

DIVULGAÇÃO | UM CANTO NA ESPESSURA DOS TEXTOS, de ANTÓNIO CARLOS CORTEZ | DOM QUIXOTE


Um livro que reúne muitas das recensões de António Carlos Cortez sobre a poesia de Nuno Júdice, todas publicadas no Jornal de Letras, desde 2008, na coluna quinzenal «Palavra de Poesia».

Herdeiro da visão romântica, isto é, daquela paixão ardente de que falava Manuel Gusmão, o autor propõe saber como cristal e chama se conciliam em Nuno Júdice, o fazedor verbal por excelência.
Duas entrevistas fecham este livro que, como guião de leitura dirigido a professores, investigadores, amantes da poesia, é também uma forma de diálogo entre dois poetas de gerações unidas nessa procura dum sentido.