Salvo raras exceções, os livros, sites e podcasts sobre parentalidade enfatizam o papel fundamental dos pais na definição do destino de uma criança. Contudo, esta obsessão com a parentalidade ignora um facto biológico fundamental: cada criança está «codificada» de forma única com predisposições que afetam todo o seu comportamento, desde o medo, impulsividade, sociabilidade, ansiedade e a própria felicidade.
A premiada geneticista e psicóloga Danielle Dick baseia-se na sua investigação em genética do desenvolvimento comportamental para desmistificar o mito de que as técnicas parentais, por si só, podem determinar o comportamento e o futuro de uma criança. E, apresenta, de forma clara e concreta, uma forma mais inteligente e eficaz de criar e educar os nossos filhos.
A autora apresenta os 3 E's que estão na base da predisposição única de cada criança - extraversão (Ex), emotividade (Em) e esforço de Controle (Ef) - e mostra que, de facto, a chave para criar adultos bem-sucedidos não é tentar moldá-los, mas sim adaptar estratégias parentais à forma como eles estão programados. Esta abordagem inovadora não só diminui a fricção e o stress nas famílias, como prepara as crianças para um verdadeiro e autêntico sucesso na vida.
Com estratégias práticas e individualizadas, com conclusões reais baseadas na ciência, O Código da Criança oferece aos pais e educadores uma mensagem inspiradora: A sua maior tarefa é ajudar os seus filhos a tornarem-se naquilo que literalmente nasceram para ser.
Sem comentários:
Enviar um comentário