Rubricas NG

domingo, 16 de junho de 2024

O DIA D DE CHURCHILL, de ALLEN PACKWOOD e RICHARD DANNATT | CRÍTICA

Ao romper da aurora de 6 de junho de 1944, inicia-se o desembarque da maior armada alguma vez reunida. Durante a noite, os paraquedistas da 6.ª Divisão Aerotransportada britânica asseguram o flanco oriental da zona de desembarque, enquanto as 82.ª e 101.ª Divisões Aerotransportadas dos Estados Unidos da América asseguram o flanco ocidental, para evitar os contra-ataques alemães. A batalha, com o nome de código Operação Overlord, começava assim a tomar forma.

Quando a Grã-Bretanha acorda com a notícia do desembarque, é sobre os ombros do primeiro-ministro, Winston Churchill, que recai a expetativa de uma declaração formal à Câmara dos Comuns. Churchill tem consciência da sua responsabilidade para com os soldados britânicos e os civis franceses, sabe que os opositores políticos irão questionar a sua liderança…, mas também, mais do que ninguém, está ciente dos seus pensamentos mais íntimos, das deliberações e das decisões que tem tomado e continuará a tomar neste dia.

Tudo está em jogo. Allen Packwood, um dos maiores especialistas mundiais em Churchill, e Richard Dannatt, antigo general do exército britânico, narram e analisam a épica tomada de decisões de Winston Churchill antes, durante e depois do Dia D. Reproduzindo documentos e cartas fundamentais do Arquivo de Churchill e de outras coleções, este livro faz-nos recuar no tempo e permite-nos testemunhar o desenrolar dos acontecimentos, narrando por dentro a história da conceção, do planeamento e da execução dos desembarques do Dia D, de uma forma única e oficial.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário