quinta-feira, 11 de julho de 2024

O TEU PASSADO NÃO TE DEFINE, de JOANA FIALHO | PLANETA

Por que sinto este peso na minha vida? Por que carrego esta tristeza cuja origem não percebo? Estas são perguntas que Joana Fialho, terapeuta e formadora em Constelações Familiares, ouve repetidas vezes em consulta. Quem a procura identifica um peso dentro de si, um incómodo, emoções de tristeza, ansiedade ou desespero, que não consegue atribuir uma causa na sua própria experiência de vida.

Neste livro, a autora convida-nos a olhar para o passado, guiando-nos através do trauma geracional. Ninguém nasce uma folha em branco. Todos carregamos uma herança emocional familiar, traumas que, sem termos consciência, são transmitidos de geração em geração. Traumas que precisam de ser olhados, entendidos e acolhidos de forma a deixarmos de repetir padrões familiares e quebrarmos com essa herança de dor e sofrimento.

Através de histórias pessoais, casos reais e de exercícios práticos, a autora explica-nos como usar as constelações familiares, uma técnica da psicologia sistémica, para curarmos as nossas feridas emocionais. Aprendemos ainda a desenhar a árvore genealógica, e a estabelecer as ressonâncias familiares, entre os vários elementos, com especial enfoque na mãe, avó e pai. Conhecendo e aceitando a nossa própria história familiar, libertamo-nos de vivências que nos afastam do nosso caminho e nos impedem de sermos felizes.

NOTA DO AUTOR
«É fundamental tornarmo-nos conscientes de uma série de aspetos que se repetem na vida e não sabemos porquê: os padrões estão enraizados, por vezes é desafiante identificá-los; estamos demasiadamente envolvidos, mas quando o conseguimos fazer a sensação de leveza apodera-se de todo o nosso corpo emocional, físico, mental e espiritual. Há uma libertação, sentimos um enorme alívio e o peso deixa de existir. Desejo que com esta partilha e com a ajuda das constelações familiares possas tomar consciência dos teus atos e padrões de repetição para, assim, teres a liberdade de poder escolher e, caso assim o entendas, dar um rumo diferente à tua vida»

 

Sem comentários:

Enviar um comentário