sábado, 31 de agosto de 2024

A PAIXÃO DE ISAURA, de MARIA CECÍLIA GARCIA | OFICINA DA ESCRITA


Maria Cecília Garcia nasceu numa pequena aldeia junto ao mar, na Ilha da Madeira.

Aos seis anos mudou-se para outro continente, para um país à beira do mar das Caraíbas. Aos 24 anos voltou à ilha, onde ficou oito anos, mas mora há 40 anos no Continente.

 É viúva, mãe de dois filhos e tem quatro netos.

Quando a vida permitiu, dedicou-se à sua verdadeira paixão: a leitura, o que a levou à escrita, tendo já três livros publicados. Gosta de contar histórias, reais ou fictícias, embora em todas haja sempre uma verdade.

A Paixão de Isaura é o seu novo livro, que publica com a chancela da Oficina da Escrita




«Onde estiveres, lembra-te do que fomos.

Lembra-te do que fomos… onde quer que estejas, lembra-te… se me esqueceres, matas-me.»

 

«Há momentos na vida que nos fazem pensar em vidas passadas, como se tudo estivesse predestinado e, quando chega esse momento, todas as peças encaixam por si só num jogo estranho que não sabemos se vamos perder ou ganhar.»

Isaura vivia feliz numa pequena aldeia de Trás-os-Montes, com o filho e o marido, no entanto, levada pela cobiça, tenta obter tudo o que é da sua patroa e deixa-se levar pela paixão, entregando-se aos encantos do morgado.

 É assim que, atrás da porta do quarto, Frederico a toma nos braços, afunda o rosto nos seus cabelos e percorre o seu corpo com as mãos. Isaura sente-se líquida, entrega-se e obedece apenas aos ditames do corpo e do desejo que o morgado lhe desperta.

“ Nada mais existia, apenas aquela vertigem, aquele voo sem rumo, aquele desalinho dentro e fora dela. Se alguém a observasse ao deixar aquele espaço, podia perceber o seu andar ondulante, o rubor do seu rosto, o decote da blusa, a saia deslocada. Mas ninguém viu, naquela hora a casa descansava em paz. “

De forma impensada, Isaura abandona o filho e o marido e foge com este homem para Lisboa, iludida por uma vida de felicidade. Este é um romance onde o amor e a paixão se cruzam. Uma história em que o abandono, a desilusão, o remorso e o perdão são as personagens principais. Já Isaura é uma anti-heroína, que o leitor aprenderá a amar através da história.

 



 

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

NOITE INTERMINÁVEL, de MBARRETO CONDADO


 

Quando o impossível invade as habituais férias na Ilha de Faro.

Quando a realidade se perde na noite.

Quando a luta pela sobrevivência obriga a abandonar tudo, a lutar sem olhar para trás.

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

LUA DO LOBO IRMANDADE DA CRUZ, de MBARRETO CONDADO


Somos uma Irmandade, escolhidas pelo sangue, unidas pela vontade. Quando a noite cai com o seu manto de sombras, é na luz da Lua que encontramos protecção. De nós é-nos exigida lealdade, altruísmo e coragem. A nossa força reside na nossa união.

Chegará a hora em que seremos chamadas para fechar um ciclo. Quando o Lobo uivar, prepara-te porque terá começado e só nós te podemos ajudar. 

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

FIVELA DE AKER, de MBARRETO CONDADO | CHIADO EDITORA

 

Poderosos guerreiros irlandeses, há muito tempo renunciaram ao amor mas agora desafiam a sua própria existência para o reclamar. Num mundo de magia intemporal onde a imortalidade é tida como uma certeza, têm em Maria a ajuda de que necessitam para alcançar a sua tão almejada felicidade. A força dos MacCumhaill depende da sua união, do amor e confiança que sentem uns pelos outros. Será no meio da incerteza que o amor nasce.

Os escolhidos dos quais fala a Profecia, começam a unir-se. Agora já não é possível voltar atrás. De todos os cantos chegam reforços, porque é o sangue que os une.

Sente-se uma mudança no ar. Um ser antigo, que se libertou de Annwan com promessas de vingança que volta para concretizar o que começara muitos anos antes.

 

“O Sangue que nos une, nos atrai e nos dá força

é o princípio e o fim da nossa existência.”

Fionn MacCumhaill

 

terça-feira, 27 de agosto de 2024

YGGDRASIL, PROFECIA DO SANGUE, de MBARRETO CONDADO | CHIADO EDITORA

E se a vida como a conheces pudesse ser muito mais?

Desde o início do tempo dos clãs, que os MacCumhaill se mantinham unidos. Família de poderosas mulheres e orgulhosos guerreiros. Tinha-lhes sido exigido um único sacrifício em troca da sua imortalidade, manter o equilíbrio entre os três mundos. E esse equilíbrio tinha sido quebrado. As portas estavam abertas facilitando a passagem de todos os seres sobrenaturais.

Seria Maria, uma jovem estudante portuguesa acabada de chegar a Dublin a ajuda poderosa pela qual aguardavam há tanto tempo? Conseguiria ela aceitar tudo o que lhe era pedido? Acreditar neles e lutar ao seu lado? Dividida entre o seu dever e o amor que sente pelo herdeiro do clã irá descobrir que deve seguir o seu coração, mas esse também já não é seu. Tinha-o entregue àquele homem ainda antes de lho dizer.

 Este era o início de uma nova Era…da Profecia do Sangue.

 

 

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

AUTORES NACIONAIS | MBARRETO CONDADO

Madalena Barreto Condado, nasceu em Moçambique, é escritora, guionista e cronista.

Estudou no Colégio São Vicente de Paulo, na Escola Secundária da Cidade Universitária e na Universidade Autónoma de Lisboa. Vive num monte na zona Oeste, perto do Vimeiro, na companhia do marido, dos seus cães, gatos, tartarugas e patas.

Colabora com o Jornal Nova Gazeta, escrevendo crónicas e dando voz a entrevistas a autores nacionais e estrangeiros.

Em 2016, teve um micro-relato policial “Sprint para a Morte”, publicado no livro “A audiência escreveu um crime”, da Sony Pictures Television Networks Iberia.

Em 2015, publicou o seu primeiro livro de fantasia, tendo publicados desde essa altura mais de 16 livros, entre romances, contos, poesia, biografias e fantasia.
Colaborou regularmente com o jornal Diário do Distrito e o jornal O Ilhavense.
Adora contar histórias, transportando-nos àqueles locais fantásticos onde só a imaginação nos consegue levar. Adora ler, animais, viajar, gelado de café, o som da chuva, o cheiro do mar, a companhia da Lua, o escuro, mas acima de tudo, adora escrever.

 

 

domingo, 25 de agosto de 2024

OURO NAS MONTANHAS VERMELHAS, de HEINZ KONSALIK | PUBLICAÇÕES EUROPA AMÉRICA

Chick Bullay e Wolf Herbarth conduzem camiões enormes pelas estradas infindáveis da Austrália: Chick é um homem irascível e uma criança grande; Wolf é um geólogo alemão que quer fugir da civilização. O quotidiano faz-se do pó vermelho das estradas do deserto e dos encontros, no regresso, com as namoradas: Cher e Sally. Até um dia em que, junto à estrada, um aborígene moribundo lhes entrega um pedaço de pele de canguru. Aí estão inscritas instruções para se chegar a uma mina de ouro em pleno deserto, na região das Montanhas Vermelhas, onde nenhum louco se atreveria a entrar…

Mas, para além da miragem do ouro, o aborígene traz também uma misteriosa doença. E quando Chick e Wolf decidem empreender a expedição - a que Cher e Sally se juntam quase à força - não sabem que na viagem vão ter de enfrentar mais do que os rigores do deserto.

A improvável presença de ouro nas Montanhas Vermelhas poderá valer os riscos terríveis a que os quatro amigos e o aborígene que os acompanha terão de se sujeitar?
 

sábado, 24 de agosto de 2024

OPERAÇÃO GANSOS BRAVOS, de HEINZ KONSALIK | PUBLICAÇÕES EUROPA AMÉRICA

É a operação de comandos mais audaciosa da Segunda Guerra Mundial: numa noite de Junho de 1944, perto de Moscovo, dez jovens oficiais alemães nascidos no Báltico saltam em pára-quedas de um avião Dornier. Missão: introduzirem-se no Kremlin e eliminar Estaline… Os dez oficiais desapareceram. Da Operação Gansos Bravos apenas ficou o nome. Mas quando um dos dez regressa à Alemanha anos depois, há muita gente a querer saber o que se passou, nessa voragem do fim da guerra, em Moscovo.

Um romance fascinante que, com rigor documental e no estilo rápido e tenso de Konsalik, descreve uma aventura envolta em tragédia, com tanto de heroica como de inútil… A Alemanha enfrenta já os ventos da derrota: aqueles dez oficiais eram uma última esperança, peões de um gesto desesperado.

 

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

AMAR PERIGOSAMENTE, de HEINZ KONSALIK | PUBLICAÇÕES EUROPA AMÉRICA

A jovem médica Ellen Donhoven, dirigindo uma expedição, embrenha-se na selva brasileira para investigar os venenos dos índios. Mas,quando o guia índio desaparece, começam a acontecer coisas estranhas. E quando encontra nesta região inóspita o agente da CIA Cliff Haller, as interrogações começam a avolumar-se: que segredo se esconde na selva? Quem é realmente Cliff Haller? Por que razão um dos membros da expedição faz tudo para se ver livre dele?

Contra a sua própria vontade, Ellen sente-se atraída por Cliff. E no sufocante calor tropical explodem emoções incontroláveis. Porém, isto é só o começo de uma fuga cheia de perigos através de trezentos quilómetros de selva. Ellen encontra a felicidade mas também descobre que amar um agente secreto é amar perigosamente…
 

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

CLÍNICA DO AEROPORTO, de HEINZ KONSALIK | PUBLICAÇÕES EUROPA AMÉRICA


Poucos são os passageiros que, ao desembarcarem no aeroporto de Francoforte, conhecem a existência de uma das mais frenéticas clínicas do mundo. Dotada de uma competente equipa, a clínica dá assistência a todos os doentes que chegam àquele que é o maior aeroporto da Europa. As histórias emocionantes sucedem-se, entre cortadas por paixões escaldantes entre todos os que, por uma razão ou por outra, vão lá parar.

A todo o momento é necessário assistir a casos como o de Ramon Garcia, correio de droga, que transportava cocaína no estômago. Ou socorrer as centenas de vítimas que, mercê de um atentado terrorista, foram cruelmente mutiladas.

O pessoal da clínica, os dois médicos Dr. Hansen e Dr. Graefe, bem como as atraentes enfermeiras Brite e Lucretia e os socorristas, são constantemente confrontados com uma vertiginosa tensão e um emaranhado de problemas e intrigas, que procuram ultrapassar com grande profissionalismo, dedicação e tenacidade. Verdadeira encruzilhada de destinos ambulantes, esta é a clínica da vertigem, da entreajuda e da generosidade.

A um ritmo estonteante, luta-se, com todas as armas, pela sobrevivência e o amor.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

MORTE VENDIDA, de HEINZ KONSALIK | PUBLICAÇÕES EUROPA AMÉRICA


A ideia de comprar para si um rim novo, não abandonava Edward Burten, um americano que se tornara multimilionário com a sua cadeia de supermercados. Com dinheiro, seria possível comprar tudo num dos países do Terceiro Mundo, como por exemplo a Índia!

Ao mesmo tempo, nos bairros degradados de Calcutá, um homem chamado Tawan Alipur, um dos mais pobres entre os pobres, só tinha um objectivo: tornar possível a sobrevivência de Vinja, a pequena filha aleijada da sua irmã. Um dia Tawan soube da existência do negociante de órgãos Chandra Kashi. 30.000 rupias - uma enorme fortuna aos olhos de Tawan - era quanto Kashin oferecia por um rim saudável. Sem hesitar, Tawan assinou o contrato e o sonho de Burten realizou-se pelo valor de 65.000 dólares.

No entanto, um dia descobriu que se pode comprar um rim mas não a vida…

terça-feira, 20 de agosto de 2024

O MÉDICO DE ESTALINEGRADO, de HEINZ KONSALIK


Quando aquele médico voltou da Rússia, onde estivera como prisioneiro de guerra, algo quase inexplicável aconteceu: um homem que não falava de si, que não tinha outro desejo senão o de voltar à sua profissão, via, de repente, o seu nome pronunciado por toda a gente.

A notícia chegara à Alemanha há já algum tempo e rapidamente se espalhara: um médico que se havia sacrificado pelos seus companheiros dos campos de concentração, um homem de quem jamais se ouvira falar, estava agora de regresso à pátria...

Através do relato das suas incríveis operações, ajudou milhares de outros homens, desconhecidos, que se recompuseram moral e espiritualmente ante o exemplo que lhes era dado, reencontrando a fé e a esperança necessárias para suportar as privações e a solidão na longínqua Rússia. E o exemplo serviu tanto os necessitados como outros médicos, que se sentiram estimulados a seguir o mesmo caminho de abnegação e devoção ao próximo.

O horror da guerra, a vastidão da estepe russa, o silêncio da morte, tais são os temas dominantes de O Médico de Estalinegrado que mereceu de um prisioneiro o seguinte comentário: "Para nós, que estivemos em Karaganda, na Sibéria Central, este é o melhor livro até hoje escrito sobre prisioneiros de guerra."

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | HEINZ KONSALIK

Heinz Konsalik é o pseudónimo de Heinz Günther. Nascido em 1921 na Alemanha, passou a usar o apelido de solteira da mãe, Konsalik, para assinar os seus livros.
Foi correspondente de guerra durante a Segunda Guerra Mundial, o que lhe deu material abundante para as suas obras de ficção. Usa muitas vezes temas da guerra, da medicina e de situações extremas nas suas narrativas, sempre de uma forma puramente humana, evitando tomar partido política ou ideologicamente. O que interessa ao autor são os dramas emocionais e psicológicos que afetam as suas personagens.
Morreu em 1999, deixando uma obra de mais de 150 livros escritos e cerca de 85 milhões de exemplares vendidos.
 

domingo, 18 de agosto de 2024

PARA ISABEL, de ANTONIO TABUCCHI | DOM QUIXOTE

 

Como definir uma história como esta? À primeira vista poderia parecer um romance fantástico, mas talvez fuja a todas as definições possíveis. Antonio Tabucchi deu-lhe um subtítulo: «um mandala», mas na realidade, segundo critérios ocidentais, trata-se afinal de uma investigação, uma busca que parece conduzida por um Philip Marlowe metafísico. Mas à metafísica, nesta investigação espasmódica e peregrina, vêm juntar-se conceitos muito terrenos da vida: sabores, lugares, cidades, imagens que estão ligadas ao nosso imaginário, aos nossos sonhos, mas também à nossa experiência quotidiana. E então, em que ficamos?
Na sua «Justificação em forma de nota» Tabucchi sugere que pensemos num monge vestido de vermelho, em Hölderlin e numa canção napolitana. Podem talvez parecer elementos incongruentes. Mas talvez seja preferível não procurar verosimilhança num dos mais extravagantes, visionários e ao mesmo tempo envolventes romances que a literatura italiana alguma vez nos deu.
O leitor português reconhece neste livro uma geografia familiar (Lisboa, Barcelos, Cascais e a Arrábida), mas a acção desloca-se também para o extremo Oriente (Macau), para a Suíça e para a Itália. E esses mesmos lugares surgem-nos então, através do olhar de Antonio Tabucchi, surpreendentemente transfigurados.

sábado, 17 de agosto de 2024

A CABEÇA PERDIDA DE DAMASCENO MONTEIRO, de ANTONIO TABUCCHI | DOM QUIXOTE

«O cenário desta triste, tenebrosa e, acrescentaríamos ainda, truculenta história, é a risonha e laboriosa cidade do Porto. Nem mais: a nossa portuguesíssima Cidade Invicta, acariciada por doces colinas e sulcada pelo plácido Douro», afirma o enviado especial Firmino na sua matéria exclusiva para o jornal lisboeta O Acontecimento.
O artigo revela a identidade de Damasceno Monteiro, um rapaz que descobre o poderoso tráfico de droga comandado por um oficial da Guarda Nacional e acaba decapitado e abandonado num terreno baldio.
Em A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro, uma mistura de thriller com investigação jornalística, o foco continua na opressão, abordando os problemas do abuso policial, da tortura e da marginalização social das minorias étnicas.»
 

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

AFIRMA PEREIRA, de ANTONIO TABUCCHI | DOM QUIXOTE

 

Lisboa, 1938. Numa Europa varrida pelo fantasma dos totalitarismos, Pereira, um jornalista dedicado toda a vida aos casos do dia, recebe o encargo de dirigir a página cultural de um jornal medíocre, o Lisboa. Pereira tem um sentido um tanto fúnebre da cultura e prefere traduzir os romancistas franceses do século XIX, dedicar-se à elegia dos escritores desaparecidos, preparar necrológios antecipados.
Necessitado de um colaborador, contacta o jovem Monteiro Rossi que, apesar de ter escrito uma tese sobre a morte, está inequivocamente comprometido com a vida.
A intensa relação que se estabelece entre o velho jornalista, o impulsivo e idealista Monteiro Rossi e a namorada deste, Marta, irá resultar numa crise pessoal, numa maturação interior e numa dolorosa tomada de consciência que transformará profundamente a vida de Pereira.
Um romance magistral que conquistou a unanimidade da crítica, os mais importantes prémios e a resposta entusiástica dos leitores.

«Uma verdadeira obra-prima»
La Vanguardia

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

REQUIEM, de ANTONIO TABUCCHI | DOM QUIXOTE

O livro que o autor escreveu em português.
Como que suspenso entre a consciência e a inconsciência, entre a realidade e o sonho, um homem encontra-se ao meio-dia em ponto, sem perceber porquê, numa Lisboa deserta e tórrida de um domingo de Julho. Sabe vagamente que tem umas tarefas a cumprir - uma última, sobretudo: encontrar-se com um ilustre poeta desaparecido que, como todos os fantasmas, talvez apareça só à meia-noite.
Entrega-se ao fluxo do acaso, segundo a lógica das livres associações do inconsciente, e dá consigo a cumprir um percurso que o leva a reviver aquilo que foi, a tentar desatar os nós cegos da sua vida passada que nunca conseguiu compreender. A alucinação, a errância, o sonho duram doze horas, nas quais o tempo de uma vida se comprime e se dilata: passado e presente confundem-se e os vivos encontram-se com os mortos no mesmo plano.
Com este Requiem, Antonio Tabucchi, ao contar a experiência de uma viagem misteriosa e sapiencial, escreveu um livro que é um acto de amor a um país que lhe pertence profundamente e à língua na qual este livro está escrito.
 

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

O FIO DO HORIZONTE, de ANTONIO TABUCCHI | BIS

Uma cidade junto ao mar que faz lembrar Génova, um obscuro caso de polícia, um cadáver anónimo, um homem que toma a iniciativa de tentar descobrir-lhe a identidade. Mas a investigação de Spino, o detective da história, não segue uma lógica de causa/efeito. Em vez das aparências visíveis ele procura os significados que estas aparências contêm, e a sua investigação corre sobre o fio ambíguo que separa o espectáculo do espectador.
E assim, a investigação de Spino começa a descarrilar e da indagação sobre uma morte desliza para o plano das razões secretas que guiam uma existência, transformando-se numa espécie de queda livre, simultaneamente vertiginosa e inevitável: uma busca de cortar o fôlego na direcção de um objectivo que, como o fio do horizonte, parece afastar-se sempre de quem o persegue.
 

terça-feira, 13 de agosto de 2024

O TEMPO ENVELHECE DEPRESSA, de ANTONIO TABUCCHI | DOM QUIXOTE

Todas as personagens deste livro parecem estar empenhadas numa confrontação com o Tempo: o tempo dos acontecimentos que viveram ou estão a viver e o tempo da memória ou da consciência. Mas é como se uma tempestade de areia se tivesse levantado nas suas clepsidras: o tempo foge e detém-se, gira sobre si próprio, esconde-se, reaparece a pedir contas. Do passado emergem estranhos fantasmas, as coisas que antigamente eram incompatíveis agora parecem harmonizar-se, as versões oficiais e os destinos individuais não coincidem.
Um-ex agente da defunta República Democrática Alemã que durante anos espiou Bertold Brecht, vagueia sem destino por Berlim até ir ter ao túmulo do escritor para lhe confiar um segredo. Numa localidade de férias da ex-Jugoslávia, um oficial italiano da ONU que durante a guerra do Kosovo sofreu as radiações do urânio empobrecido ensina a uma miúda a arte de ler o futuro nas nuvens. Um homem que engana a sua solidão contando histórias a si próprio torna-se protagonista de uma aventura que inventara numa noite de insónia.
Sensível às convulsões da História recente, Antonio Tabucchi mede-se com o nosso Tempo «desnorteado», em que se os ponteiros do relógio da nossa consciência parecem indicar uma hora diferente daquela que vivemos.
 

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | ANTÓNIO TABUCCHI

Antonio Tabucchi (1943-2012) nasceu em Pisa, onde fez os seus estudos, primeiro na Faculdade de Letras e depois na Scuola Normale Superiore.
Ensinou nas Universidades de Bolonha, Roma, Génova e Siena.
Foi Visiting Professor no Bard College de Nova Iorque, na École de Hautes Études de Paris e no Collège de France.
Publicou 27 livros, entre romances, contos, ensaios e textos teatrais.
As suas obras estão traduzidas em mais de 40 países.
Recebeu numerosos prémios nacionais e internacionais.
Sozinho, ou com Maria José de Lancastre, traduziu para italiano a obra de Fernando Pessoa.
Considerando que a sua pátria é também a língua portuguesa, escreveu um romance em português, Requiem, 1991.
O seu teatro foi levado ao palco, entre outros, por Giorgio Strehler e Didier Bezace.
O Fio do HorizonteNocturno IndianoAfirma Pereira e Requiem foram adaptados ao cinema respectivamente por Fernando Lopes, Alain Corneau, Roberto Faenza e Alain Tanner.

 

domingo, 11 de agosto de 2024

MY MY A HISTÓRIA DOS ABBA E DO MUNDO QUE REVOLUCIONARAM, de GILES SMITH | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

A história dos ABBA contada através de uma seleção dos seus maiores êxito

Há cinquenta anos, uma banda sueca completamente desconhecida subia ao palco da Eurovisão, o maior evento de música pop, para arrebatar o primeiro lugar. A partir daí a sua irreverência espalhou-se à cena musical internacional, dando origem a clássicos intemporais.
Mas como é que, meio século depois, estes veteranos da Eurovisão continuam a manter a atualidade — ganhando novos ouvintes e espalhando o seu génio para spin offs, desde musicais a filmes, museus e hologramas?
My My dá resposta a estas e muitas outras questões através de uma seleção dos maiores êxitos do grupo. Uma celebração que é igualmente uma homenagem a uma banda que marcou gerações e que continua a deixar a sua marca nos dias de hoje.

 

sábado, 10 de agosto de 2024

A CHEGADA DAS TREVAS, de CATHERINE NIXEY | DESASSOSSEGO

A Chegada das Trevas é a história largamente desconhecida - e profundamente chocante - de como uma religião militante pôs deliberadamente fim aos ensinamentos do mundo clássico, abrindo caminho a séculos de adesão inquestionável à "única e verdadeira fé".

O Império Romano foi generoso na aceitação e assimilação de novas crenças. Mas com a chegada do Cristianismo tudo mudou. Esta nova fé, apesar de pregar a paz, era violenta e intolerante. Assim que se tornou a religião do império, os zelosos cristãos deram início ao extermínio dos deuses antigos - os altares foram destruídos, os templos demolidos, as estátuas despedaçadas e os sacerdotes assassinados. Os livros, incluindo grandes obras de Filosofia e de Ciência, foram queimados na pira. Foi a aniquilação.

Levando os leitores ao longo do Mediterrâneo - de Roma a Alexandria, da Bitínia, no norte da Turquia, a Alexandria, e pelos desertos da Síria até Atenas -, A Chegada das Trevas é um relato vívido e profundamente detalhado de séculos de destruição.
 

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | RAFAEL TARRADAS BULTÓ

Rafael Tarradas Bultó (Barcelona, 1977) estudou Design Industrial na Universidade Autónoma de Barcelona e trabalha atualmente no setor da comunicação em Madrid.
Além do seu interesse pela arte e pelo desporto, é um apaixonado pela História dos séculos XIX e XX. Quando não está a ler sobre o assunto, gosta de escrever no seu retiro em Valle del Tiétar, Ávila.
Além de O Herdeiro, o seu romance de estreia, publicou também El valle de los arcángeles e La voz de los valientes, todos best-sellers bastante aclamados pela crítica e El Hijo de Reich (2024).
 

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

O HERDEIRO, de RAFAEL TARRADAS BULTÓ | PLANETA

Ao ver chegar uma majestosa carruagem à propriedade dos Marquês, Romualda soube que era o momento de salvar a sua filha da pobreza. Com apenas sete anos, a pequena Josefa entra na imponente casa para trabalhar como criada, sem imaginar como a sua presença mudará para sempre a história de duas das famílias mais poderosas de Espanha.

Trinta anos depois, durante a Guerra Civil Espanhola, os Marquês são obrigados a fugir de casa e a abandonar a sua mais do que estabelecida posição social. Não serão os únicos, também os Sagniers terão de se exilar, enquanto outros, como António, pobre mas idealista, tentarão mudar a sociedade. Todos eles, defendendo os seus ideais, são alheios ao destino caprichoso que os une através de um laço poderoso e de um segredo surpreendente.

Barcelona, San Sebastián, Madrid, Gijón e Teruel são os cenários desta fascinante história de guerra, coragem, lealdade e traição, baseada em factos reais, que revela como, num mundo onde a luta pela sobrevivência faz emergir o pior do ser humano, o amor é uma força poderosa capaz de nos fazer ultrapassar as maiores adversidades.

O romance de estreia de Rafael Tarradas Bultó narra a comovente história de duas famílias da alta burguesia catalã durante a Guerra Civil Espanhola.
 

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | SAMUEL BURR

Samuel Burr estudou na Westminster Film School e trabalha atualmente como autor e executivo de televisão freelancerDesenvolveu e produziu programas documentais e reality shows, incluindo Genderquake e The Greatest Shows on Earth, do Channel 4, Eight Go Rallying e The Secret Life of Cleaners, da BBC Two, Make: Craft Britain, da BBC Four, e Secret Life of 4-Year-Olds, nomeado para os BAFTA.

Um documentário que filmou numa aldeia de reformados quando tinha dezoito anos lançou a sua carreira na televisão e inspirou o seu romance de estreia, A Sociedade dos Criadores de Quebra-Cabeças. A escrita de Samuel foi selecionada para o programa WriteNow da Penguin e, em 2021, formou-se na Faber Academy.

Nos seus tempos livres, Samuel é voluntário em várias instituições de solidariedade social para idosos, como «cuidador telefónico». Vive em Londres com o seu companheiro Tom e a sua gata Muriel.

 

terça-feira, 6 de agosto de 2024

A SOCIEDADE DOS CRIADORES DE QUEBRA-CABEÇAS, de SAMUEL BURR | PLANETA

Clayton Stumper é um verdadeiro enigma. Ele pode estar na casa dos vinte, mas veste-se como um avô e bebe xerez como uma tia. Abandonado à nascença nos degraus da Sociedade dos Criadores de Quebra-Cabeças, foi criado pelas mentes mais brilhantes das Ilhas Britânicas e encontra-se entre os últimos sobreviventes de uma instituição em declínio.

 

Quando a famosa cruciverbalista e presidente da Sociedade, Pippa Allsbrook, morre, deixa-lhe um último desafio com a promessa de revelar o mistério das suas origens e prepará-lo para o seu futuro. No entanto, à medida que Clay começa a desvendar as pistas, descobre algo que nem mesmo a Sociedade foi capaz de resolver – e é um segredo que vai mudar tudo...

 

Sociedade dos Criadores de Quebra-Cabeças é uma história cativante sobre amor, família e o que significa encontrar a nossa tribo, independentemente da idade.

 

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

PORQUE É QUE OS HOMENS NÃO OUVEM...E AS MULHERES NÃO SABEM LER MAPAS, de ILAN e BARBARA PEASE | PLANETA

 

Alguma vez desejou que o seu parceiro viesse com um livro de instruções? Este livro, um best-seller internacional é a resposta a todas as suas questões sobre o sexo oposto. Uma ferramenta essencial para melhorar os seus relacionamentos.

Homens e mulheres são diferentes. Nem melhores, nem piores - diferentes. A única coisa que têm em comum é pertencerem à mesma espécie. Vivem em mundos diferentes, com valores diferentes e em função de diferentes conjuntos de regras. Este livro, prático, muitas vezes controverso, explica de forma clara, e por vezes hilariante, as diferenças na forma como homens e mulheres se comportam, aquilo em que acreditam, no que pensam, sentem e como comunicam.

Baseado numa longa pesquisa, com entrevistas realizadas pelos autores e em evidências científicas, neste livro, entre outras coisas, vai aprender:

- Mais sobre si mesmo e o sexo oposto
- Que os homens realmente não conseguem fazer mais do que uma coisa de cada vez
- Que os homens nunca devem mentir às mulheres
- Que as mulheres falam mais do que os homens que falam tão pouco
- Que as mulheres são mais observadoras
- A evitar discussões desnecessárias, para não voltar a ter de pedir desculpas
- A fazer com que o outro diga sim mais vezes

Neste clássico do desenvolvimento pessoal, vai perceber o que homens e mulheres realmente querem, de forma a ter interações e relacionamentos mais saudáveis e felizes.

domingo, 4 de agosto de 2024

AUTORES NACIONAIS | BRUNO M. FRANCO

Bruno M. Franco é um escritor português nascido em setembro de 1990.
Licenciado em Radioterapia, trabalha no IPO de Lisboa.
Praticou natação de competição desde 2002 até 2016, representando o Clube Lisnave e o CIRL.
No currículo tem a publicação do romance policial Segredo Mortal, que teve bastante sucesso.
Jogo Mortal é o segundo livro da Série Mortal.
 

sábado, 3 de agosto de 2024

FÚRIA MORTAL, de BRUNO M. FRANCO | SUMA DE LETRAS

O novo livro da saga Mortal é de cortar a respiração.

Nos anos 90, um assassino em série aterrorizou Portugal. Nunca foi detido, nem sequer identificado pela Polícia Judiciária, tornando-se num dos maiores mistérios da justiça portuguesa.

Trinta anos depois, uma mulher é brutalmente assassinada. Os inspetores Marta Mateus e Leonardo Rosa ficam encarregados do caso e, ao observarem a cena sangrenta, recordam-se de um antigo caso idêntico. Terá o assassino regressado décadas depois ou trata-se de um imitador?

Quando mais corpos são encontrados em condições terríveis, a urgência em encontrar o culpado é cada vez maior e os inspetores pedem ajuda a um antigo aliado, para fazer frente a um assassino implacável e impossível de capturar.

Inspirado em factos verídicos, Fúria Mortal é uma história alucinante, que mostra os meandros da mente mais macabra que se conheceu em Portugal.

Conseguirão Marta e Leonardo pôr um ponto final na série de mulheres assassinadas?
 

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | ALFONSO GOIZUETA


Alfonso Goizueta nasceu em Madrid em 1999. É licenciado em História e Relações Internacionais pelo King's College de Londres e doutorado em Relações Internacionais pela mesma universidade. Apaixonado pelo mundo antigo, encontra nos clássicos a inspiração para um tipo de romance histórico que procura mergulhar na psique das personagens e, assim, encontrar os seres humanos por detrás das biografias. É também cofundador e coapresentador do podcast do Spotify La Torre del Faro.

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

ALEXANDRE O GRANDE, O SANGUE DO PAI, de ALFONSO GOIZUETA | PLANETA

Alexandre conquistou o império mais poderoso do mundo, mas a guerra mais violenta que travou foi contra si próprio. Após o assassinato do seu pai, sobe ao trono da Macedónia, acabando por herdar não só o título, mas também o dever de ser vitorioso na missão que o seu povo lhe exigia: arrebatar as terras outrora gregas aos persas e restaurar a sua liberdade.

Mas o sangue dos reis, dos heróis e dos deuses que lhe corre nas veias impele-o a levar a cabo um projeto mais ambicioso. Quer conquistar a Babilónia, Persépolis e todas as cidades a caminho do Oriente para derrotar o último rei aqueménida, o temível Dario, e acabar com o Império Persa para sempre.

Alexandre sabe que esse é o seu destino. Só ele pode alcançá-lo, só ele pode conquistar o mundo, pois só ele é Alexandre, o Grande.