quinta-feira, 17 de outubro de 2024

AINDA AQUI ESTOU, de PATRÍCIA CARVALHO | FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS


Até 2016, a cada verão, fomos tristemente habituados às imagens dos fogos que avançavam pelo País. Nos televisores, o desespero e o crepitar das labaredas preenchiam os noticiários.

Em junho e outubro de 2017, quando julgávamos que a tristeza daquele «hábito» não podia ser maior, 115 pessoas perderam a vida, e Portugal, de luto, era um País inteiro incrédulo, ferido de morte pela tragédia que parecia não ter explicação.
«Ainda aqui estou», diz um dos sobreviventes.

É dos que morreram, mas, sobretudo, dos que ainda aqui estão que este Retrato faz e conta a história: bombeiros apanhados pelas chamas que deviam ajudar a combater, voluntários que se fizeram à estrada pela primeira vez, famílias que perderam a casa e a empresa. E também dos velhos que, sozinhos, viram o fogo avançar.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

OS INCÊNDIOS FLORESTAIS EM PORTUGAL, de ANTÓNIO BENTO-GONÇALVES | FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS

Que fazer quando tudo arde? Ou quase. Portugal apresenta, por ano, extensas áreas ardidas e uma das mais elevadas taxas de ignições a nível mundial, num contexto de acréscimo tendencial do número e da dimensão e capacidade destruidora dos “grandes incêndios”. 


Sabia que, entre 1961 e 2019, morreram, vítimas dos incêndios florestais, pelo menos, 257 pessoas (65 bombeiros, sete especialistas estrangeiros, 25 militares, quatro funcionários florestais e 156 outros cidadãos)?

No actual cenário de mudanças climáticas e num país sem grande cultura de auto-protecção, onde, ao contrário da sabedoria popular, se continua a remediar em vez de prevenir, este livro visa contribuir para a divulgação do conhecimento na área dos incêndios florestais. É um alerta muito claro para um flagelo que, sem clara mudança de paradigma, apenas poderá piorar.

 

terça-feira, 15 de outubro de 2024

O LIVRO DE ALGURES, de KEANU REEVES e CHINA MIÉVILLE | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Ela disse: Nós necessitávamos de uma ferramenta. Por isso, pedi aos deuses.

Desde sempre que houve murmúrios. Lendas. O guerreiro que não pode ser morto. Que viu uma centena de civilizações ascender e cair. Ele teve muitos nomes: Unute, Messias do Nada, a própria Morte. Nos nossos dias, é conhecido simplesmente por B.

E quer poder morrer.

Atualmente, um grupo de operações especiais americano garantiu que o pode ajudar com essa tarefa. Tudo o que ele precisa de fazer é retribuir essa ajuda. Mas quando um soldado mortal volta à vida, o evento impossível aponta para uma força ainda mais misteriosa do que o próprio B. Uma força que é pelo menos tão forte. E que tem um plano próprio.

Numa colaboração que combina o estilo e a criatividade singulares de Miéville com a narrativa inquietante e vibrante de Reeves, estes dois artistas criaram algo único, que vai deleitar aqueles que já são fãs e os que vão passar a ser.

 

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

AUTORES NACIONAIS | BÁRBARA YÜ BELO

Bárbara Yü Belo nasceu em Matosinhos há 49 anos. Licenciou-se em Arquitetura, profissão que exerceu durante 15 anos. Porém, desde a sua primeira formação de doula de gravidez e nascimento, em 2005, percebeu que o seu futuro seria trabalhar na área da saúde da mulher.
É Instrutora de Fertilidade Natural, certificada pelo método Sensiplan e, nos últimos anos, tem-se dedicado à orientação de futuras instrutoras do método. Dada a sua vontade em saber mais sobre o que os ciclos têm para dizer, certificou-se como Hormonal Health Coach, pelo Institute for Integrative Nutrition e Women’s Hormone Health Coach, pelo Institute for Menstrual Health. Fez também formação em Naturopatia, Educação Afetivo-Sexual de Adolescentes e em Nutrição Ortomolecular e Psiconeuroimunologia.
É membro da International Association for Premenstrual Disorders (IAPMD) porque acredita que a tensão pré-menstrual pode ser evitada, com recurso a estratégias individualizadas de promoção da saúde.
Exerce a sua atividade desde 2017, tendo acompanhado mulheres em todo o mundo (desde a Austrália à Arábia Saudita), que desejam gerir a fertilidade com segurança e viver uma saúde menstrual plena.
Através do seu trabalho, pretende empoderar mulheres, contribuindo para que se sintam mais saudáveis e possam alcançar todo o seu potencial humano.
 

domingo, 13 de outubro de 2024

O TEU CORPO É A TUA CASA, de BÁRBARA YÜ BELO | PLANETA

O nosso corpo é a nossa casa, mas nem sempre lhe damos a atenção que precisa. Ignoramos os sinais, esticamos os seus limites e esquecemos o que a investigação científica recente tem demonstrado: que o ciclo menstrual, com ovulações consistentes, é um espelho da nossa saúde, não só reprodutiva, mas da saúde em geral.

Bárbara Yü Belo, instrutora de fertilidade natural, ensina-nos neste livro a regular os ciclos menstruais de forma natural e responde a perguntas fundamentais como:

- É possível ovular mais do que uma vez por ciclo?
- A minha menstruação atrasou. Será normal?
- Deixei a pílula e agora tenho imenso acne… Estará relacionado?
- Como posso descobrir qual o melhor dia para tentar engravidar?

Com casos reais, esquemas explicativos, resposta a perguntas frequentes e dicas práticas que podemos aplicar no dia a dia, a autora reúne informações valiosas sobre a saúde da mulher e desvenda a linguagem secreta dos ciclos menstruais.

Neste livro, vamos aprender a usar o cortisol a nosso favor, a dormir bem, a viver com mais calma, a fazer escolhas alimentares adequadas para as nossas hormonas, a avaliar a saúde pélvica, a proteger-nos da toxicidade e a praticar o exercício físico adequado em cada fase do ciclo.

Contém um plano de 12 semanas para aprenderes a viver em harmonia com o teu ciclo menstrual.
 

sábado, 12 de outubro de 2024

AUTORES NACIONAIS | CAROLINA GOMES

Carolina Gomes é uma criadora de conteúdos. Começou no YouTube com Dicas Perfeitas quando tinha apenas 11 anos, um iPad e o sonho de compartilhar a sua vida. Com uma impressionante base de seguidores, Carolina tem mais de 80 000 seguidores no Instagram, 100 000 subscritores no YouTube e 60 000 seguidores no TikTok.
É apaixonada pelo estudo da mente humana, mas não se limita a uma única área; é uma verdadeira multifacetada. Carolina partilha as suas rotinas, dia a dia e lições de vida e, simultaneamente, é, também, apaixonada por moda e beleza, conteúdo que explora bastante nos seus regulares «GRWM» no Tik Tok. É, desde pequenina, apaixonada por viajar e, à primeira oportunidade que tenha, lá está ela a apanhar um avião e a partir para mais uma aventura.
Uma contadora de histórias e apaixonada por escrita desde criança, capta a essência do seu trajeto pessoal e partilha-a da maneira mais bonita nos vídeos do YouTube, tendo sempre como prioridade manter uma relação de proximidade com quem a segue. No Instagram e Tik Tok, podemos acompanhar o seu mundo de forma diária, enquanto no YouTube, o seu dia a dia de forma mais profunda e com uma grande dose de inspiração.
 

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

AMEI-TE INTENSAMENTE, de CAROLINA GOMES | PLANETA

Num tom intimista e original, Carolina Gomes leva-nos, por entre as suas poderosas palavras, a reviver com ela as suas histórias de amores e desamores, dores e raiva, superação e crescimento.

Estudante de Psicologia e influencer com uma base de seguidores fiéis nas redes sociais, Carolina traz-nos neste livro sobre o amor, a voz da sua geração. em cada linha dos seus poemas e textos, compartilha os seus pensamentos em forma de desabafos íntimos, enquanto nos transporta por todas as fases do luto de uma relação amorosa e da entrada na vida adulta.

Ao longo do livro, podemos sentir com ela os seus desejos mais profundos, as suas tristezas e mágoas, e o caminho que traça ao construir uma nova vida é uma nova felicidade para si mesma.

Excertos
«Ela confortável com as palavras,
Ele confortável com a imagem,
Usavam a lembrança um do outro para se manterem inspirados,
Para se lembrarem de como se sente o que se sente.
Quando ela via a arte dele, ficava confusa,
Ele, irritado.
Defendiam a liberdade de expressão um do outro
E nós formavam-se nas gargantas.
A arte mais uma vez a comprovar
Que eram incompatíveis nos pensamentos, sentimentos e ações»

 

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

DESERTAR, de MATHIAS ENARD | DOM QUIXOTE

Guerra, deserção, amor e engajamento... um romance brilhante que observa como a guerra mexe com os aspetos mais íntimos das nossas vidas.

Desertar alterna a história de um soldado desconhecido - que, à margem de um campo de batalha indeterminado, tenta fugir da sua própria violência - com a de um genial matemático da Alemanha Oriental, tragicamente desaparecido, desde a ascensão do nazismo até ao colapso dos Estados comunistas. Duas narrativas que estabelecem um diálogo entre si através de diferentes guerras, como se a Europa ainda não tivesse acabado de pagar o preço do seu imperialismo e das suas ideologias.
 

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

OS DIAS DO RUÍDO, de DAVID MACHADO | DOM QUIXOTE

Dois anos depois de ter matado um terrorista islâmico evitando um atentado num café de Paris, Laura viaja pelo mundo contando a sua história e promovendo o livro em que relata o acontecimento. A fama em torno do seu nome espalha-se por toda a parte mas, nas redes sociais, o debate acerca do que fez levanta questões sobre feminismo, racismo, xenofobia e todo o tipo de extremismos.

Laura é glorificada por muitos, mas também alvo de ameaças de morte que, se a princípio prefere desvalorizar, acabam por obrigá-la a fugir e procurar refúgio no único lugar onde, contrariamente a tudo aquilo em que acreditava, se sente segura. É então nas pausas desse ruído virtual que enche o mundo, e de que ela também depende inexoravelmente, que Laura compreenderá as implicações do seu acto.

Numa narrativa pessoal e emotiva, Os Dias do Ruído - o muito ansiado novo romance de David Machado, vencedor do Prémio da União Europeia para a Literatura - explora as complexas dimensões do mundo contemporâneo, profundamente dominado pelas redes sociais, em que as vozes se sobrepõem quase sempre numa estridência incompreensível, revelando todas as contradições e incoerências não apenas de uma mulher, mas de qualquer ser humano.
 

terça-feira, 8 de outubro de 2024

MORTE À PRIMEIRA VISTA, de IVO PIRES | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Uma guerra iminente. Um segredo milenar escondido nas sombras. Será este o fim da Aliança que assegura a paz da colónia de Neorbis?

A descoberta de kernelite, um mineral alienígena com propriedades únicas, revolucionou a exploração espacial e permitiu-nos colonizar o planeta Neorbis. Com o passar do tempo, a colónia sofreu mutações que originaram sub-raças com habilidades próprias: os tetras, os azuros e os hérbeos.

Novum, a nação mais poderosa de Neorbis, forma uma Aliança para promover a paz e a entreajuda. No entanto, após quase dois mil anos de silêncio, um poder que se pensava extinto surge e ameaça os domínios do planeta. No meio do caos, vamos acompanhar as vidas de nove personagens: um prisioneiro inocente, uma prostituta transfiguradora, um rapaz perturbado, um agente especial, um desportista com um terrível segredo, um criminoso perigoso, um homem abandonado pela família, uma académica curiosa e uma professora à procura do verdadeiro amor. Estes personagens não imaginam como os seus destinos estão interligados, e como as suas escolhas vão condicionar o desfecho de um confronto milenar.

 

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

CONSTITUIÇÃO, de MARIA LÚCIA AMARAL | FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS

«Constituição»: uma palavra velha com um sentido novo. Desde a Grécia Antiga, serviu para referir a existência de Estados ou de sociedades politicamente organizadas. A partir do séc. XVIII, passou a designar um documento jurídico no qual se reúnem os princípios fundamentais que orientam a vida política de um certo Estado. A ONU conta hoje com 193 Estados-membros e, em regra, cada um deles tem uma Constituição. No entanto, nem sempre foi assim.

O presente livro explica como e quando surgiu esta ideia contemporânea de «constituição», que projeto político lhe esteve associado, que críticas mereceu e como se adaptou ao longo do tempo. Destaca e analisa o exemplo português, da vintista e antimonárquica Constituição de 1822 até à Constituição de 1976, centrada no ideal do constitucionalismo moderno, mais vasta e mais complexa que todas as anteriores e ainda em vigor.

 

domingo, 6 de outubro de 2024

O CICLO DE TEMPO INFINITO, de HENRIQUE CRUZ | SAÍDA DE EMERGÊNCIA


Um ciclo viciante que vai fazer com que não sintam o tempo passar.

Num universo onde a ciência desafia a realidade e o tempo é um labirinto sem fim, O Ciclo de Tempo Infinito transporta-nos para um mundo onde as fronteiras entre ética, ciência e romance se entrelaçam de maneira inesperada. Vem acompanhar a jornada de William, um jovem atormentado por um ciclo temporal que o torna prisioneiro de uma realidade repetitiva e perturbadora.

Enquanto luta para entender a sua existência, ele depara-se com um projeto científico obscuro que procura decifrar os enigmas espaciotemporais, através de experimentos que desafiam a moral, e onde as sombras de uma conspiração ameaçam o tecido da realidade. Apesar dos factos esmagadores que oprimem William, nasce um romance com Kayla, uma colega da universidade que ilumina a sua vida confusa e por quem ele terá de lutar para que sobrevivam às adversidades do ciclo infinito.

Prepara-te para mergulhar numa jornada em que cada capítulo é uma peça de um quebra-cabeças temporal, repleto de revelações que podem mudar o destino da humanidade. E descobre como passado, presente e futuro se alinham num único ponto, onde cada decisão pode ser a chave para quebrar o ciclo ou perpetuá-lo eternamente.

sábado, 5 de outubro de 2024

RETRATO | RUÍDO, de JOÃO PEDRO PINCHA | FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS

Em Lisboa, o ruído excessivo é proibido por decreto. Porque são reais os efeitos nefastos que níveis impróprios de barulho têm na saúde e bem-estar da população, existe consenso quanto à necessidade de baixar o volume da cidade. Mas, fazer o quê? Há mais de meio milhão de automóveis a circular nas ruas, um tráfego aéreo que bate recordes ano após ano, vidas noturna e turística cada vez mais vibrantes. Lisboa parece nunca sossegar.

 Este retrato analisa o problema do barulho na capital portuguesa sob vários prismas. Pela voz de especialistas e habitantes, e apoiando-se na literatura, no cinema e na investigação científica, sonda as fontes de ruído, pesquisa soluções e constata que não poderão ser só técnicas. Por último, reflete sobre o que realmente queremos: silêncio ou tranquilidade?

 

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

QUANDO SOMOS APENAS NÓS, de CHLOE LIESE | CHÁ DAS CINCO


Desde que se sentou ao meu lado na aula e me deitou um olhar assassino, a Willa Sutter está na minha lista negra. Não sei porque é que me odeia, mas ela é o tipo de caos que eu não quero na minha vida organizada. Com um cabelo selvagem, lábios que deviam ser ilegais e um feitio impossível, é uma dor de cabeça que transformou a aula de Matemática numa maldita arena de gladiadores. Mas eu faço planos de sair ileso deste combate e deixar a maldita miúda de rastos.

Em vez de me dar os apontamentos das aulas a que faltei, o idiota do meu professor diz-me para os pedir ao silencioso e rude viking sentado ao meu lado na aula. Bem, eu tentei. E o que é que consegui do Ryder Bergman? Ser ignorada. Que completo neandertal. Com uma barba horrível e um boné ridículo a esconder-lhe os olhos, é um arrogante que teima em não reconhecer sequer a minha existência. Mas eu vou vencer esta batalha, nem que seja a última coisa que faça.

Uma montanha-russa emocional com gargalhadas, lágrimas e um romance slow burn num livro que aborda a vulnerabilidade do amor com humor e sentimento.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

RETRATO | MARCAS QUE FAZEM PORTUGAL, de MARGARIDA VAQUEIRO LOPES | FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS


Made in Portugal. Num mundo globalizado e cada vez mais homogéneo, este selo destaca a importância da identidade e autenticidade das nossas marcas. Sabia, por exemplo, que a Ramirez é a mais antiga fábrica conserveira do mundo em funcionamento? E que Elton John apreciava tanto o vinho Mateus Rosé que a ele se referiu numa canção?

Este retrato conta as histórias de onze das marcas nacionais com melhor desempenho ao longo dos anos. Umas nunca passaram por dificuldades, outras, tendo visto o fim quase a chegar, conseguiram reinventar-se, num mercado altamente competitivo. Todas apostaram na internacionalização, uma prática ainda insuficiente em Portugal. Todas comprovam o valor social e económico das marcas nacionais e fazem parte do nosso imaginário coletivo.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

AUTORES NACIONAIS | DIANA COSTA GOMES

Diana Costa Gomes é psicóloga clínica, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela mesma Ordem. Possui formação teórica em Psicoterapia Cognitiva e Comportamental pela Associação Portuguesa de Terapia Comportamental, Cognitiva e Integrativa (APTCCI) e em Terapia Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF).
Ao longo dos anos de prática clínica, tem trabalhado com diversas populações e com diferentes problemáticas. Nos últimos anos, tem-se dedicado à prática de clínica privada com adolescentes, jovens adultos e adultos.
 

terça-feira, 1 de outubro de 2024

RETRATOS | DEPENDÊNCIA DIGITAL, de PEDRO PROSTES DA FONSECA | FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS

Estima-se que os portugueses passem uma média de dez horas por dia ligados à internet, ou seja, mais tempo do que a dormir. Mergulhado nos computadores, tablets, iPads ou smartphones, o mundo de hoje vive colado aos ecrãs, exposição que começa nos primeiros anos de vida e está a produzir dependentes digitais.

Este livro retrata os vários tipos de dependências provocadas pelo uso excessivo da internet. Dos videojogos às redes sociais, da compulsão das compras online ao cybersexo, passando pelo jogo online a dinheiro e pela dependência das redes sociais. É sobre os desafios da era digital para governantes, técnicos de saúde, professores, mas, sobretudo, para as famílias. Dá voz a terapeutas, apresenta casos e testemunhos e sugestões de como lidar com a internet de uma forma saudável.