quinta-feira, 31 de outubro de 2024

TORTO ARADO, de ITAMAR VIEIRA JUNIOR | LEYA

Prémio Leya 2018
Prémio Oceanos 2020


Um livro comovente que traz a herança dos clássicos

Bibiana e Belonísia são filhas de trabalhadores de uma fazenda no Sertão da Bahia, descendentes de escravos para quem a abolição nunca passou de uma data marcada no calendário. Intrigadas com uma mala misteriosa sob a cama da avó, pagam o atrevimento de lhe pôr a mão com um acidente que mudará para sempre as suas vidas, tornando-as tão dependentes que uma será até a voz da outra.

Porém, com o avançar dos anos, a proximidade vai desfazer-se com a perspectiva que cada uma tem sobre o que as rodeia: enquanto Belonísia parece satisfeita com o trabalho na fazenda e os encantos do pai, Zeca Chapéu Grande, entre velas, incensos e ladainhas, Bibiana percebe desde cedo a injustiça da servidão que há três décadas é imposta à família e decide lutar pelo direito à terra e a emancipação dos trabalhadores. Para isso, porém, é obrigada a partir, separando-se da irmã.

Numa trama tecida de segredos antigos que têm quase sempre mulheres por protagonistas, e à sombra de desigualdades que se estendem até hoje no Brasil, Torto Arado é um romance polifónico belo e comovente que conta uma história de vida e morte, combate e redenção, de personagens que atravessaram o tempo sem nunca conseguirem sair do anonimato.

Críticas
«Torto arado é um romance raro e arrebatador por ser ao mesmo tempo absolutamente local e absolutamente universal – ancoradas num espaço geográfico e sócio-cultural muito específico, na Chapada Diamantina do estado da Bahia, as personagens parecem mover-se sempre num lugar-não-lugar, habitando assim uma geografia original cujos prodígios aprendemos a admirar com o melhor de James Joyce e de William Faulkner, de Graciliano Ramos, de Guimarães Rosa ou de Gabriel García Márquez, e certamente com o Raduan Nassar que Itamar Vieira Junior escolheu para a abertura da sua narração. Fruto de uma escrita tão límpida que parece ocultar a sua enorme complexidade, Torto arado cumpre acima de tudo um propósito que a muito poucos é dado cumprir: é um livro para ser lido por todos os leitores.»
Joana Matos Frias, professora, crítica literária e jurada do Prémio Oceanos

 

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

CELEBRIDADE MORTAL, de J.D. ROBB | CHÁ DAS CINCO


Crime, sexo e chantagem não são exclusivos da vida real…


Apesar de não se encontrar numa cena de crime, a tenente Eve Dallas está em pânico. Forçada a participar num jantar cheio de celebridades para festejar o lançamento de um filme baseado no seu caso mais famoso, ela encontra-se rodeada de atores e atrizes que se parecem com as pessoas que a cercam na vida real. Até que acontece um crime…

A detestável atriz que representa o papel de Peabody é encontrada morta na piscina. Eve decide interrogar imediatamente os suspeitos e acaba por descobrir que seria difícil encontrar alguém que não tivesse um motivo para cometer o crime.

Entretanto, um detetive particular também é morto e uma gravação comprometedora desaparece, tudo isto enquanto decorrem as filmagens de uma produção extremamente dispendiosa. Conseguirá Eve manter a objetividade e a mente aguçada para travar uma celebridade fria e calculista?

terça-feira, 29 de outubro de 2024

O RELOGIO DE PAREDE, de SARA AIDOS | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Um livro engenhoso e fascinante, onde a magia é tecida na própria essência da realidade.

Quando Mel levou para casa um belíssimo relógio de parede, não imaginava que, ao marcar a meia-noite, a sua vida mudasse para sempre. Adormecendo ao som hipnótico do tiquetaque, a jovem desperta num mundo onírico onde o céu é amarelo torrado e os sonhos parecem estranhamente reais.

Inicialmente, os sonhos atraem-na com memórias felizes da sua infância e desejos não realizados. Contudo, conforme as noites passam, os sonhos transformam-se em pesadelos e os medos do passado regressam para atormentá-la.

Desesperada, Mel tenta libertar-se do relógio, mas não consegue escapar. Determinada a acabar com o tormento, desenterra a verdade que o relógio esconde, descobrindo que corre um perigo muito maior do que imaginava. À medida que as fronteiras entre sonho e realidade se desvanecem e as memórias felizes e dolorosas se entrelaçam, Mel deve descobrir como destruir de vez o relógio, antes que o tempo chegue ao fim. Tic Tac Tic Tac…

 

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE


 Chimamanda Ngozi Adichie nasceu na Nigéria, em 1977, tendo ido estudar para os Estados Unidos aos dezanove anos. Os seus contos apareceram em diversas publicações e receberam inúmeros galardões como o da BBC Short Story Competition em 2002 e o O. Henry Short Story Prize em 2003. A Cor do Hibisco, o seu primeiro romance, foi distinguido com o Hurston/Wright Legacy Award 2004 e o Commonwealth Writers' Prize 2005, tendo também sido finalista do Orange Broadband Prize 2004 e nomeado para o Man Booker Prize 2004. Meio Sol Amarelo, já publicado pela ASA, venceu, em 2007, o Orange Broadband Prize, o Anisfield-Wolf Book Award e o PEN "Beyond Margins Award". Americanah venceu o Chicago Tribune Heartland Prize 2013. A escritora foi também distinguida, em 2008, com um Future Award na categoria de Jovem do Ano e recebeu uma bolsa da MacArthur Foundation, considerada a "bolsa dos génios", no valor de 500 mil dólares. A sua obra encontra-se traduzida em trinta e uma línguas.

Em novembro de 2020 vence a categoria 'Winner of Winners', do Women's Prize for Fiction, pelo seu romance Meio Sol Amarelo. Este galardão é atribuído a título único e excecional e a autora agradeceu desta forma: 'Sinto-me particularmente comovida por ter sido votada "Vencedora das Vencedoras", uma vez que foi este prémio que inicialmente atraiu os leitores para o meu trabalho – e também me deu a conhecer tantas escritoras talentosas'.

domingo, 27 de outubro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | JAMES MCBRIDE

James McBride é um músico exímio e um dos mais reconhecidos escritores americanos da atualidade.
Em 2013 venceu o National Book Award com The Good Lord Bird.
É ainda autor dos romances The Color of WaterMiracle at St. AnnaSong Yet Sung e Deacon King Kong; do livro de contos Five-Carat Soul; e de Kill ’Em and Leave, uma biografia de James Brown.
Escritor residente da Universidade de Nova Iorque, foi agraciado com a Medalha Nacional para as Humanidades em 2016, e com o Prémio Biblioteca do Congresso para Ficção Americana 2024, atribuído ao conjunto da obra.
Foi ainda considerado pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes de 2024.
 

sábado, 26 de outubro de 2024

A MERCEARIA CÉU & TERRA, de JAMES MCBRIDE | DOM QUIXOTE


 

James McBride, uma das 100 pessoas mais influentes de 2024 para a Time, oferece-nos um romance sobre os segredos de uma pequena cidade e as pessoas que os guardam.
Um dos melhores livros de 2023 para o Washington PostThe New YorkerTime e NPR/Fresh Air.


Em 1972, quando os trabalhadores de Pottstown, na Pensilvânia, escavavam as fundações de um novo empreendimento imobiliário, a última coisa que esperavam encontrar era um esqueleto no fundo de um poço. Quem seria e como fora lá parar?
Estes eram dois dos muitos segredos bem guardados pelos residentes de Chicken Hill, o bairro decrépito onde viviam lado a lado imigrantes judeus e afro-americanos, partilhando ambições e desgostos. Chicken Hill era onde Moshe e Chona Ludlow viviam quando Moshe, no final dos anos 1920, decidiu admitir negros na sua casa de espetáculos, e onde Chona tinha a Mercearia Céu & Terra.
A apreensão instala-se quando aparece um funcionário do estado em busca de um rapazinho surdo para o internar numa instituição. Chona e Nate Timblin, o empregado negro de Moshe e líder oficioso da comunidade negra de Chicken Hill, procuram, juntos, manter o rapaz a salvo.

À medida que as histórias destas personagens se vão sobrepondo e adensando, percebemos as dificuldades sentidas pelas pessoas que vivem à margem da América branca e cristã, e o que elas têm de fazer para sobreviver. E, quando finalmente é revelada a verdade sobre o sucedido em Chicken Hill, e o papel que o poder branco instalado teve nos acontecimentos, McBride mostra-nos que, em tempos difíceis, são o amor e a comunidade – o céu e a terra – que nos podem salvar.

«Necessitamos todos deste romance empolgante que é um hino ao amor, derrubando todas as diferenças que dizem separar-nos.»
The Washington Post

«Este é um daqueles romances que passa a fazer parte de nós. É um livro maravilhoso. Todas as personagens têm profundidade, todos os pormenores são relevantes. Recomendo-o sem reservas. É um grande escritor e em minha opinião este é o seu melhor livro.»
Harlan Coben

«Sempre que leio um dos seus livros, penso: “Este é o seu melhor.” Não. ESTE é o seu melhor livro.»
Ann Patchett

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

MATARÁS UM CULPADO E DOIS INOCENTES, de RODRIGO GUEDES DE CARVALHO | DOM QUIXOTE

Dizem que a irmã mais velha comunicava com os mortos, a seguinte entendia os loucos, a terceira falava com os animais. E a mais nova passava os dias a ajudar quem precisasse. A tragédia levou-as em Abril de 1974, numa noite em que os lobos uivaram sem parar. Uma delas desaparece e as outras três são encontradas mortas.
Durante cinquenta anos, ninguém consegue assegurar se se tratou de suicídio colectivo ou se foram assassinadas. E é quando a pequena localidade de Gondarém prepara uma homenagem às filhas da terra que chegam, finalmente, as respostas.
Numa atmosfera de realismo mágico, somos envolvidos em meio século de História ibérica onde se cruzam emoção familiar, ideais políticos e fosso social, amor e amizades indestrutíveis.

Com violência e misericórdia, é o relato cru de alguém que regressa e não vira a cara ao julgamento. A busca incessante de ternura e paz numa longa jornada de redenção.

 

LANÇAMENTO DO LIVRO DE RELIANE DE CARVALHO


 

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

LANÇAMENTO DO LIVRO DA AUTORA RELIANE DE CARVALHO


 

TUDO ESTÁ LIGADO, de PEPETELA | DOM QUIXOTE

Tudo na vida do major Santiago está prestes a mudar. Após um acidente traumático, que o obriga a reformar-se antes de tempo, sente necessidade de abandonar a capital e regressar à casa da sua infância, em Benguela. Ali, os seus dias são povoados por memórias e reflexões sobre a história da família – que remonta ao início do reino Tchiyaka –, o passado colonial de Angola e as profundas mudanças sociais que ocorreram. Mas a sua solidão termina quando aparece Jeremias e, meses depois, Zacarias, um cão e um gato fora do comum, que o irão acompanhar na nova fase da sua vida.
Em Benguela vive também Ofeka, neta de uma adivinhadora e grande dona de feitiços. Quando era criança, a avó profetizou que o seu destino seria brilhar. Agora que é uma bela mulher com uma carreira de sucesso, a defunta avó envia-lhe um espírito para a ajudar a alcançar esse destino fantástico. E Ofeka nunca mais estará só, pois o impertinente kazumbi Olegário não se priva de comentar nem mesmo a sua vida amorosa.
Quando Santiago e Ofeka se cruzam não imaginam até que ponto as suas vidas estão entrelaçadas, nem as inesperadas revelações que os aguardam. Na devida altura, terão de fazer uma escolha que irá mudar o seu destino e ensinar-lhes que tudo está ligado. Ou deve estar. E que o que deve ser só se liga pela palavra, dita, escrita ou transmitida.

Numa prosa límpida e pontuada pela magia das tradições africanas e por um delicioso sentido de humor, Pepetela leva-nos numa viagem que vai desde a formação dos reinos no Planalto Central à atualidade de Angola, explorando episódios pouco conhecidos da história do país.
 

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

NÃO DEVIAS TER VINDO, de JENEVA ROSE | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

 

Grace Evans procura um escape da sua vida agitada em Nova Iorque, e um rancho no meio do Wyoming talvez seja a solução para os seus problemas. Apesar de ficar agradavelmente surpreendida com o dono, o atraente Calvin Wells, a falta de rede de telemóvel e a animosidade da população local põem um travão ao seu entusiasmo e deixam-na com uma sensação desconfortável.

Já a apreensão da família e amigos de Calvin relativamente a Grace não é suficiente para travar a forte ligação que ele estabelece com ela. No entanto, com a partida de Grace a aproximar-se, a relação entre ambos começa a deteriorar-se. O que parecia um romance divertido rapidamente se transforma numa complicada rede de mentiras.

Não Devias Ter Vindo é um thriller surpreendente, de tirar o fôlego, e uma lição de vida do que pode correr mal quando se abre a casa e o coração a um estranho.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | JENEVA ROSE


Jeneva Rose nasceu no Wisconsin. O seu primeiro livro, The Perfect Marriage, foi um sucesso imediato e marcou presença na lista de bestsellers durante várias semanas. A sua obra foi traduzida para mais de 12 línguas e está a ser considerada para adaptações cinematográficas e televisivas. Vive atualmente em Chicago com o marido, Drew, e o seu bulldog inglês, Winston. 

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

A BIBLIOTECÁRIA PORTUGUESA, de MARIE BENEDICT VICTORIA CHRISTOPHER MURRAY | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Uma jovem num mundo de homens, o seu sonho, e o seu perigoso segredo.

Com pouco mais de vinte anos de idade, Belle da Costa Greene é contratada por J. P. Morgan, um dos homens mais poderosos do mundo. A sua função? Fazer a curadoria de manuscritos e livros raros da nova Biblioteca Pierpont Morgan. De ascendência portuguesa, Belle rapidamente se torna uma referência no mundo das artes de Nova Iorque, conhecida pelo seu gosto apurado e capacidade de negociação na construção de uma coleção de classe mundial.

Mas a jovem esconde um perigoso segredo. Na verdade, ela não é morena devido à sua herança portuguesa, mas sim devido a algo que tem de esconder de todos. A Bibliotecária Portuguesa conta a história de uma mulher extraordinária, famosa pelo seu intelecto e personalidade, e até onde ela está disposta a ir para preservar a sua identidade branca, cuidadosamente elaborada para o mundo racista em que vive.

 

domingo, 20 de outubro de 2024

AUTOBIOGRAFIA DE JESUS, de MIGUEL REAL | D. QUIXOTE

 

No novo romance de Miguel Real, original e inventivo, é o Filho de Deus que nos fala daquilo de que os Envagelhos não falam: a sua vida familiar, a sua aprendizagem, as suas revelações, a sua conduta com as mulheres e, sobretudo, a sua tremenda solidão.


Para o autor do presente livro, Jesus é uma coisa e Cristo é outra. Quando em pequeno, numa aula da catequese, Miguel Real explicou ao catequista que não acreditava que ninguém que tivesse morrido pudesse voltar à vida, este, amigo da família, ficou tão chocado com aquela sinceridade que foi queixar-se à sua mãe, de quem recebeu a resposta que merecia.
Foi desde então que o problema da Ressurreição não mais deixou de preocupar o escritor e, tantos anos volvidos, o levou a escrever esta Autobiografia de Jesus tomando a voz do Filho de Deus, já que nada se conhece que Jesus tenha deixado escrito pela sua mão e os Evangelhos praticamente não falam do que foi a sua vida familiar, a sua aprendizagem, as suas revelações, a sua conduta com as mulheres e, sobretudo, a sua tremenda solidão.

É sobre tudo isso que trata este romance há muito esperado, de um autor frequentemente atraído pelos assuntos religiosos e com várias obras ensaísticas publicadas em torno do pecado, da Igreja e do culto de Fátima. Com um final incrivelmente inesperado, parece que aquele nó cego criado na mente do autor durante a infância vai certamente ser desatado durante a nossa leitura.


«Trago um mistério comigo, o meu rosto nunca sorri, mesmo quando Madalena brinca comigo à beira d’água, lavando-me a cabeça com óleo de tâmara, ou quando, há muitos anos, os meus irmãos mais novos faziam pirraças montados no lombo das ovelhas ou das cabras. A gravidade e a sisudez são o meu porte, antes de agir penso duas, três vezes, criando alternativas no interior da missão que o Pai me destinou, sou sério como o era o meu pai José. Quando estou só, penso em fugir e ir para outro lado que, depois, se revelará tão bom e tão mau como o sítio onde me encontro. Gosto de estar sozinho, de me isolar, mas isolado nada posso fazer, sobretudo a missão de que o Pai me incumbiu. Estou sempre só, embora as multidões se acotovelem à minha volta, ansiando por prodígios.»



sábado, 19 de outubro de 2024

AMBIENTE EM PORTUGAL, de SOFIA VAZ GUEDES | FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS


 O ambiente é uma área que nos convoca a todos colocando-nos perante dilemas difíceis, com forças antagónicas a puxarem-nos para lados opostos. Este livro deambula pela história, problemas, desafios e possíveis caminhos para uma sociedade mais sustentável. Faz-se um périplo pelos tópicos mais marcantes deste complexo tema que afeta, por vezes mais do que queremos admitir, a nossa vida, a dos nossos filhos e a do planeta em que vivemos.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

PORTUGAL: PAISAGEM RURAL, de HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS | FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS




Partindo das paisagens rurais portuguesas da transição entre os séculos XIX e XX, descrevem-se neste ensaio as alterações ao longo do século XX, acompanhando a passagem das economias orgânicas fechadas para as economias abertas que caracterizam a agricultura comercial. Tendo como conceito central que em economias fechadas a alimentação não é uma escolha mas uma consequência do que é possível produzir, acompanham-se aqui as alterações da dieta e das produções como forças motrizes da evolução da paisagem. Avalia-se, em cada momento do livro, a gestão das restantes forças motrizes da construção de paisagens humanizadas - a água, a fertilidade e o trabalho. Complementarmente, refere-se a forma como as alterações de paisagem se pode refletir nas dinâmicas das populações selvagens, usando como exemplo a evolução da população de lobos.

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

AINDA AQUI ESTOU, de PATRÍCIA CARVALHO | FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS


Até 2016, a cada verão, fomos tristemente habituados às imagens dos fogos que avançavam pelo País. Nos televisores, o desespero e o crepitar das labaredas preenchiam os noticiários.

Em junho e outubro de 2017, quando julgávamos que a tristeza daquele «hábito» não podia ser maior, 115 pessoas perderam a vida, e Portugal, de luto, era um País inteiro incrédulo, ferido de morte pela tragédia que parecia não ter explicação.
«Ainda aqui estou», diz um dos sobreviventes.

É dos que morreram, mas, sobretudo, dos que ainda aqui estão que este Retrato faz e conta a história: bombeiros apanhados pelas chamas que deviam ajudar a combater, voluntários que se fizeram à estrada pela primeira vez, famílias que perderam a casa e a empresa. E também dos velhos que, sozinhos, viram o fogo avançar.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

OS INCÊNDIOS FLORESTAIS EM PORTUGAL, de ANTÓNIO BENTO-GONÇALVES | FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS

Que fazer quando tudo arde? Ou quase. Portugal apresenta, por ano, extensas áreas ardidas e uma das mais elevadas taxas de ignições a nível mundial, num contexto de acréscimo tendencial do número e da dimensão e capacidade destruidora dos “grandes incêndios”. 


Sabia que, entre 1961 e 2019, morreram, vítimas dos incêndios florestais, pelo menos, 257 pessoas (65 bombeiros, sete especialistas estrangeiros, 25 militares, quatro funcionários florestais e 156 outros cidadãos)?

No actual cenário de mudanças climáticas e num país sem grande cultura de auto-protecção, onde, ao contrário da sabedoria popular, se continua a remediar em vez de prevenir, este livro visa contribuir para a divulgação do conhecimento na área dos incêndios florestais. É um alerta muito claro para um flagelo que, sem clara mudança de paradigma, apenas poderá piorar.

 

terça-feira, 15 de outubro de 2024

O LIVRO DE ALGURES, de KEANU REEVES e CHINA MIÉVILLE | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Ela disse: Nós necessitávamos de uma ferramenta. Por isso, pedi aos deuses.

Desde sempre que houve murmúrios. Lendas. O guerreiro que não pode ser morto. Que viu uma centena de civilizações ascender e cair. Ele teve muitos nomes: Unute, Messias do Nada, a própria Morte. Nos nossos dias, é conhecido simplesmente por B.

E quer poder morrer.

Atualmente, um grupo de operações especiais americano garantiu que o pode ajudar com essa tarefa. Tudo o que ele precisa de fazer é retribuir essa ajuda. Mas quando um soldado mortal volta à vida, o evento impossível aponta para uma força ainda mais misteriosa do que o próprio B. Uma força que é pelo menos tão forte. E que tem um plano próprio.

Numa colaboração que combina o estilo e a criatividade singulares de Miéville com a narrativa inquietante e vibrante de Reeves, estes dois artistas criaram algo único, que vai deleitar aqueles que já são fãs e os que vão passar a ser.

 

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

AUTORES NACIONAIS | BÁRBARA YÜ BELO

Bárbara Yü Belo nasceu em Matosinhos há 49 anos. Licenciou-se em Arquitetura, profissão que exerceu durante 15 anos. Porém, desde a sua primeira formação de doula de gravidez e nascimento, em 2005, percebeu que o seu futuro seria trabalhar na área da saúde da mulher.
É Instrutora de Fertilidade Natural, certificada pelo método Sensiplan e, nos últimos anos, tem-se dedicado à orientação de futuras instrutoras do método. Dada a sua vontade em saber mais sobre o que os ciclos têm para dizer, certificou-se como Hormonal Health Coach, pelo Institute for Integrative Nutrition e Women’s Hormone Health Coach, pelo Institute for Menstrual Health. Fez também formação em Naturopatia, Educação Afetivo-Sexual de Adolescentes e em Nutrição Ortomolecular e Psiconeuroimunologia.
É membro da International Association for Premenstrual Disorders (IAPMD) porque acredita que a tensão pré-menstrual pode ser evitada, com recurso a estratégias individualizadas de promoção da saúde.
Exerce a sua atividade desde 2017, tendo acompanhado mulheres em todo o mundo (desde a Austrália à Arábia Saudita), que desejam gerir a fertilidade com segurança e viver uma saúde menstrual plena.
Através do seu trabalho, pretende empoderar mulheres, contribuindo para que se sintam mais saudáveis e possam alcançar todo o seu potencial humano.
 

domingo, 13 de outubro de 2024

O TEU CORPO É A TUA CASA, de BÁRBARA YÜ BELO | PLANETA

O nosso corpo é a nossa casa, mas nem sempre lhe damos a atenção que precisa. Ignoramos os sinais, esticamos os seus limites e esquecemos o que a investigação científica recente tem demonstrado: que o ciclo menstrual, com ovulações consistentes, é um espelho da nossa saúde, não só reprodutiva, mas da saúde em geral.

Bárbara Yü Belo, instrutora de fertilidade natural, ensina-nos neste livro a regular os ciclos menstruais de forma natural e responde a perguntas fundamentais como:

- É possível ovular mais do que uma vez por ciclo?
- A minha menstruação atrasou. Será normal?
- Deixei a pílula e agora tenho imenso acne… Estará relacionado?
- Como posso descobrir qual o melhor dia para tentar engravidar?

Com casos reais, esquemas explicativos, resposta a perguntas frequentes e dicas práticas que podemos aplicar no dia a dia, a autora reúne informações valiosas sobre a saúde da mulher e desvenda a linguagem secreta dos ciclos menstruais.

Neste livro, vamos aprender a usar o cortisol a nosso favor, a dormir bem, a viver com mais calma, a fazer escolhas alimentares adequadas para as nossas hormonas, a avaliar a saúde pélvica, a proteger-nos da toxicidade e a praticar o exercício físico adequado em cada fase do ciclo.

Contém um plano de 12 semanas para aprenderes a viver em harmonia com o teu ciclo menstrual.
 

sábado, 12 de outubro de 2024

AUTORES NACIONAIS | CAROLINA GOMES

Carolina Gomes é uma criadora de conteúdos. Começou no YouTube com Dicas Perfeitas quando tinha apenas 11 anos, um iPad e o sonho de compartilhar a sua vida. Com uma impressionante base de seguidores, Carolina tem mais de 80 000 seguidores no Instagram, 100 000 subscritores no YouTube e 60 000 seguidores no TikTok.
É apaixonada pelo estudo da mente humana, mas não se limita a uma única área; é uma verdadeira multifacetada. Carolina partilha as suas rotinas, dia a dia e lições de vida e, simultaneamente, é, também, apaixonada por moda e beleza, conteúdo que explora bastante nos seus regulares «GRWM» no Tik Tok. É, desde pequenina, apaixonada por viajar e, à primeira oportunidade que tenha, lá está ela a apanhar um avião e a partir para mais uma aventura.
Uma contadora de histórias e apaixonada por escrita desde criança, capta a essência do seu trajeto pessoal e partilha-a da maneira mais bonita nos vídeos do YouTube, tendo sempre como prioridade manter uma relação de proximidade com quem a segue. No Instagram e Tik Tok, podemos acompanhar o seu mundo de forma diária, enquanto no YouTube, o seu dia a dia de forma mais profunda e com uma grande dose de inspiração.
 

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

AMEI-TE INTENSAMENTE, de CAROLINA GOMES | PLANETA

Num tom intimista e original, Carolina Gomes leva-nos, por entre as suas poderosas palavras, a reviver com ela as suas histórias de amores e desamores, dores e raiva, superação e crescimento.

Estudante de Psicologia e influencer com uma base de seguidores fiéis nas redes sociais, Carolina traz-nos neste livro sobre o amor, a voz da sua geração. em cada linha dos seus poemas e textos, compartilha os seus pensamentos em forma de desabafos íntimos, enquanto nos transporta por todas as fases do luto de uma relação amorosa e da entrada na vida adulta.

Ao longo do livro, podemos sentir com ela os seus desejos mais profundos, as suas tristezas e mágoas, e o caminho que traça ao construir uma nova vida é uma nova felicidade para si mesma.

Excertos
«Ela confortável com as palavras,
Ele confortável com a imagem,
Usavam a lembrança um do outro para se manterem inspirados,
Para se lembrarem de como se sente o que se sente.
Quando ela via a arte dele, ficava confusa,
Ele, irritado.
Defendiam a liberdade de expressão um do outro
E nós formavam-se nas gargantas.
A arte mais uma vez a comprovar
Que eram incompatíveis nos pensamentos, sentimentos e ações»

 

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

DESERTAR, de MATHIAS ENARD | DOM QUIXOTE

Guerra, deserção, amor e engajamento... um romance brilhante que observa como a guerra mexe com os aspetos mais íntimos das nossas vidas.

Desertar alterna a história de um soldado desconhecido - que, à margem de um campo de batalha indeterminado, tenta fugir da sua própria violência - com a de um genial matemático da Alemanha Oriental, tragicamente desaparecido, desde a ascensão do nazismo até ao colapso dos Estados comunistas. Duas narrativas que estabelecem um diálogo entre si através de diferentes guerras, como se a Europa ainda não tivesse acabado de pagar o preço do seu imperialismo e das suas ideologias.
 

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

OS DIAS DO RUÍDO, de DAVID MACHADO | DOM QUIXOTE

Dois anos depois de ter matado um terrorista islâmico evitando um atentado num café de Paris, Laura viaja pelo mundo contando a sua história e promovendo o livro em que relata o acontecimento. A fama em torno do seu nome espalha-se por toda a parte mas, nas redes sociais, o debate acerca do que fez levanta questões sobre feminismo, racismo, xenofobia e todo o tipo de extremismos.

Laura é glorificada por muitos, mas também alvo de ameaças de morte que, se a princípio prefere desvalorizar, acabam por obrigá-la a fugir e procurar refúgio no único lugar onde, contrariamente a tudo aquilo em que acreditava, se sente segura. É então nas pausas desse ruído virtual que enche o mundo, e de que ela também depende inexoravelmente, que Laura compreenderá as implicações do seu acto.

Numa narrativa pessoal e emotiva, Os Dias do Ruído - o muito ansiado novo romance de David Machado, vencedor do Prémio da União Europeia para a Literatura - explora as complexas dimensões do mundo contemporâneo, profundamente dominado pelas redes sociais, em que as vozes se sobrepõem quase sempre numa estridência incompreensível, revelando todas as contradições e incoerências não apenas de uma mulher, mas de qualquer ser humano.
 

terça-feira, 8 de outubro de 2024

MORTE À PRIMEIRA VISTA, de IVO PIRES | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Uma guerra iminente. Um segredo milenar escondido nas sombras. Será este o fim da Aliança que assegura a paz da colónia de Neorbis?

A descoberta de kernelite, um mineral alienígena com propriedades únicas, revolucionou a exploração espacial e permitiu-nos colonizar o planeta Neorbis. Com o passar do tempo, a colónia sofreu mutações que originaram sub-raças com habilidades próprias: os tetras, os azuros e os hérbeos.

Novum, a nação mais poderosa de Neorbis, forma uma Aliança para promover a paz e a entreajuda. No entanto, após quase dois mil anos de silêncio, um poder que se pensava extinto surge e ameaça os domínios do planeta. No meio do caos, vamos acompanhar as vidas de nove personagens: um prisioneiro inocente, uma prostituta transfiguradora, um rapaz perturbado, um agente especial, um desportista com um terrível segredo, um criminoso perigoso, um homem abandonado pela família, uma académica curiosa e uma professora à procura do verdadeiro amor. Estes personagens não imaginam como os seus destinos estão interligados, e como as suas escolhas vão condicionar o desfecho de um confronto milenar.

 

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

CONSTITUIÇÃO, de MARIA LÚCIA AMARAL | FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS

«Constituição»: uma palavra velha com um sentido novo. Desde a Grécia Antiga, serviu para referir a existência de Estados ou de sociedades politicamente organizadas. A partir do séc. XVIII, passou a designar um documento jurídico no qual se reúnem os princípios fundamentais que orientam a vida política de um certo Estado. A ONU conta hoje com 193 Estados-membros e, em regra, cada um deles tem uma Constituição. No entanto, nem sempre foi assim.

O presente livro explica como e quando surgiu esta ideia contemporânea de «constituição», que projeto político lhe esteve associado, que críticas mereceu e como se adaptou ao longo do tempo. Destaca e analisa o exemplo português, da vintista e antimonárquica Constituição de 1822 até à Constituição de 1976, centrada no ideal do constitucionalismo moderno, mais vasta e mais complexa que todas as anteriores e ainda em vigor.

 

domingo, 6 de outubro de 2024

O CICLO DE TEMPO INFINITO, de HENRIQUE CRUZ | SAÍDA DE EMERGÊNCIA


Um ciclo viciante que vai fazer com que não sintam o tempo passar.

Num universo onde a ciência desafia a realidade e o tempo é um labirinto sem fim, O Ciclo de Tempo Infinito transporta-nos para um mundo onde as fronteiras entre ética, ciência e romance se entrelaçam de maneira inesperada. Vem acompanhar a jornada de William, um jovem atormentado por um ciclo temporal que o torna prisioneiro de uma realidade repetitiva e perturbadora.

Enquanto luta para entender a sua existência, ele depara-se com um projeto científico obscuro que procura decifrar os enigmas espaciotemporais, através de experimentos que desafiam a moral, e onde as sombras de uma conspiração ameaçam o tecido da realidade. Apesar dos factos esmagadores que oprimem William, nasce um romance com Kayla, uma colega da universidade que ilumina a sua vida confusa e por quem ele terá de lutar para que sobrevivam às adversidades do ciclo infinito.

Prepara-te para mergulhar numa jornada em que cada capítulo é uma peça de um quebra-cabeças temporal, repleto de revelações que podem mudar o destino da humanidade. E descobre como passado, presente e futuro se alinham num único ponto, onde cada decisão pode ser a chave para quebrar o ciclo ou perpetuá-lo eternamente.

sábado, 5 de outubro de 2024

RETRATO | RUÍDO, de JOÃO PEDRO PINCHA | FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS

Em Lisboa, o ruído excessivo é proibido por decreto. Porque são reais os efeitos nefastos que níveis impróprios de barulho têm na saúde e bem-estar da população, existe consenso quanto à necessidade de baixar o volume da cidade. Mas, fazer o quê? Há mais de meio milhão de automóveis a circular nas ruas, um tráfego aéreo que bate recordes ano após ano, vidas noturna e turística cada vez mais vibrantes. Lisboa parece nunca sossegar.

 Este retrato analisa o problema do barulho na capital portuguesa sob vários prismas. Pela voz de especialistas e habitantes, e apoiando-se na literatura, no cinema e na investigação científica, sonda as fontes de ruído, pesquisa soluções e constata que não poderão ser só técnicas. Por último, reflete sobre o que realmente queremos: silêncio ou tranquilidade?

 

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

QUANDO SOMOS APENAS NÓS, de CHLOE LIESE | CHÁ DAS CINCO


Desde que se sentou ao meu lado na aula e me deitou um olhar assassino, a Willa Sutter está na minha lista negra. Não sei porque é que me odeia, mas ela é o tipo de caos que eu não quero na minha vida organizada. Com um cabelo selvagem, lábios que deviam ser ilegais e um feitio impossível, é uma dor de cabeça que transformou a aula de Matemática numa maldita arena de gladiadores. Mas eu faço planos de sair ileso deste combate e deixar a maldita miúda de rastos.

Em vez de me dar os apontamentos das aulas a que faltei, o idiota do meu professor diz-me para os pedir ao silencioso e rude viking sentado ao meu lado na aula. Bem, eu tentei. E o que é que consegui do Ryder Bergman? Ser ignorada. Que completo neandertal. Com uma barba horrível e um boné ridículo a esconder-lhe os olhos, é um arrogante que teima em não reconhecer sequer a minha existência. Mas eu vou vencer esta batalha, nem que seja a última coisa que faça.

Uma montanha-russa emocional com gargalhadas, lágrimas e um romance slow burn num livro que aborda a vulnerabilidade do amor com humor e sentimento.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

RETRATO | MARCAS QUE FAZEM PORTUGAL, de MARGARIDA VAQUEIRO LOPES | FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS


Made in Portugal. Num mundo globalizado e cada vez mais homogéneo, este selo destaca a importância da identidade e autenticidade das nossas marcas. Sabia, por exemplo, que a Ramirez é a mais antiga fábrica conserveira do mundo em funcionamento? E que Elton John apreciava tanto o vinho Mateus Rosé que a ele se referiu numa canção?

Este retrato conta as histórias de onze das marcas nacionais com melhor desempenho ao longo dos anos. Umas nunca passaram por dificuldades, outras, tendo visto o fim quase a chegar, conseguiram reinventar-se, num mercado altamente competitivo. Todas apostaram na internacionalização, uma prática ainda insuficiente em Portugal. Todas comprovam o valor social e económico das marcas nacionais e fazem parte do nosso imaginário coletivo.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

AUTORES NACIONAIS | DIANA COSTA GOMES

Diana Costa Gomes é psicóloga clínica, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela mesma Ordem. Possui formação teórica em Psicoterapia Cognitiva e Comportamental pela Associação Portuguesa de Terapia Comportamental, Cognitiva e Integrativa (APTCCI) e em Terapia Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF).
Ao longo dos anos de prática clínica, tem trabalhado com diversas populações e com diferentes problemáticas. Nos últimos anos, tem-se dedicado à prática de clínica privada com adolescentes, jovens adultos e adultos.
 

terça-feira, 1 de outubro de 2024

RETRATOS | DEPENDÊNCIA DIGITAL, de PEDRO PROSTES DA FONSECA | FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS

Estima-se que os portugueses passem uma média de dez horas por dia ligados à internet, ou seja, mais tempo do que a dormir. Mergulhado nos computadores, tablets, iPads ou smartphones, o mundo de hoje vive colado aos ecrãs, exposição que começa nos primeiros anos de vida e está a produzir dependentes digitais.

Este livro retrata os vários tipos de dependências provocadas pelo uso excessivo da internet. Dos videojogos às redes sociais, da compulsão das compras online ao cybersexo, passando pelo jogo online a dinheiro e pela dependência das redes sociais. É sobre os desafios da era digital para governantes, técnicos de saúde, professores, mas, sobretudo, para as famílias. Dá voz a terapeutas, apresenta casos e testemunhos e sugestões de como lidar com a internet de uma forma saudável.