A história secreta do verdadeiro amor de Pedro e Inês.
O amor de Pedro e Inês é um dos episódios mais conhecidos da História de Portugal. No entanto, o que separa a verdade do mito? Recorrendo a uma investigação criteriosa, Maria Helena Ventura oferece-nos um romance belíssimo com mais verdades do que os próprios livros de História.
Seria Pedro a figura forte e apaixonada que chegou até nós? É que os testemunhos falam de uma saúde mental débil, de instabilidade emocional, de ataques epilépticos que o diminuíam, e até de paixões por outros varões.
Inês tinha apenas quinze anos quando conheceu Pedro, um homem casado, com filhos e responsabilidades de herdeiro. Respondeu à paixão dele e pagou por isso com a própria vida. Para os cronistas medievais, foi apenas uma intriguista que o enfeitiçou na cama.
Afonso IV ficou para a História como o rei cruel que matou Inês por recear perder a independência do Reino. Mas porque ninguém fala das suas tentativas para que Pedro desposasse Inês e legitimasse esse amor, algo que o filho sempre recusou?
Acorda Inês é o romance defi nitivo sobre Pedro e Inês. Com uma prosa bela que nos transporta para a época, a autora mostra-nos que esta é uma história sem heróis nem vilões, feita apenas de homens e mulheres que tiveram as suas paixões, cometeram os seus erros e viveram as suas tragédias.
Sem comentários:
Enviar um comentário