segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

SACADURA CABRAL, de LUÍSA COSTA GOMES | DOM QUIXOTE

Inclui caderno de extratexto com fotografias das duas missões em que Sacadura Cabral trabalhou com Gago Coutinho em África.

No centésimo aniversário do desaparecimento de Sacadura Cabral, em Novembro de 1924, um livro que tenta reconstituir, com informação em grande parte inédita, o que dele menos se conhecia: a sua infância em Celorico da Beira e o seu percurso liceal na Guarda, a sua formação na Escola Politécnica e na Escola Naval.
Mas o texto foca-se na sua carreira de quinze anos em África, como geodeta e geógrafo, sobretudo nas duas missões em que trabalhou com Gago Coutinho, na fronteira sueste de Moçambique e sueste de Angola.
É uma biografia de Sacadura Cabral antes de ser o herói da Travessia do Atlântico Sul, que procura o seu lado pessoal (de que não existe praticamente rasto), através da reconstituição da sua cronologia e da sua circunstância: ou seja, dos contextos históricos, sociais, culturais e familiares em que viveu, integrado numa família de pendor político progressista, ligada à inovação tecnológica.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário