domingo, 6 de abril de 2025
AUTORES INTERNACIONAIS | GOLIARDA SAPIENZA
sábado, 5 de abril de 2025
A ARTE DA ALEGRIA, de GOLIARDA SAPIENZA | DOM QUIXOTE
Romance dos sentidos e da sensualidade, A Arte da Alegria ressuscita os fervores políticos que marcaram o século XX pelas mãos de Modesta, uma mulher siciliana cuja força e carácter são uma afronta à moral convencional.
Nascida no dia 1 de Janeiro de 1900, numa família siciliana pobre, Modesta torna-se uma mulher vigorosa e incómoda: uma mulher em que a carnalidade e o intelecto se fundem. Apesar das origens humildes, desde tenra idade tem consciência de que está destinada a uma vida melhor, para lá dos limites da sua aldeia.
Ainda jovem, é enviada para um convento e, mais tarde, para a casa de um nobre onde, graças ao seu talento e inteligência, consegue tornar-se aristocrata através de um casamento de conveniência. Tudo isto sem deixar de seduzir homens e mulheres de todos os géneros. Amiga generosa, mãe afectuosa, amante sensual, Modesta é uma mulher capaz de quebrar todas as regras para desfrutar do verdadeiro prazer, desafiando a cultura patriarcal, fascista, mafiosa e opressiva em que vive.
A Arte da Alegria é uma autobiografia imaginária. É um romance de formação, que se desdobra numa multiplicidade de caminhos. É também um romance erótico e um romance político e um romance psicológico. em suma, é um romance indefinível, que conquista e choca todos aqueles que o leem.
Romance póstumo, a obra-prima de Goliarda Sapienza, sobreviveu a um caminho turbulento até à sua publicação. Esteve abandonado num baú durante vinte anos e, depois de ter sido rejeitado por vários editores, foi impresso numa edição de poucos exemplares pela Stampa Alternativa, em 1998. Mas só em 2005, quando foi lançado em França é que, finalmente, recebeu o devido reconhecimento.
Il Giorno
«Um relato triunfante de uma mulher engenhosa… despreocupada e sábia.»
The New Yorker
sexta-feira, 4 de abril de 2025
A CASA DA NOITE, de JO NESBO | DOM QUIXOTE
Na sequência da trágica morte dos pais num incêndio doméstico, Richard Elauved, então com catorze anos, vai morar com os tios na vila remota e isolada de Ballantyne. Richard não tarda a granjear uma reputação de rufia, e, quando Tom, um dos colegas de turma, desaparece, todos suspeitam do rapaz recém-chegado. Ninguém acredita quando ele afirma que o telefone da cabina instalada na orla da floresta sugou Tom, numa cena que parecia saída de um filme de terror.Bem, ninguém, é como quem diz: Karen acredita e encoraja-o a seguir as pistas que a polícia se recusa a investigar. É assim que ele consegue identificar o número de telefone para o qual Tom ligou naquele dia, numa chamada que era uma simples partida de adolescentes entediados: pertence a uma casa abandonada, na Floresta dos Espelhos. Richard decide ir até lá e vislumbra um rosto aterrador à janela. e depois as vozes começam a sussurrar-lhe ao ouvido...
Ela vai arder. A rapariga que tu amas vai arder. E não há nada que possas fazer quanto a isso.
Desaparece então outro colega de turma. Richard tem de descobrir uma forma de provar a sua inocência - e preservar a sanidade mental - enquanto defronta os poderes da magia negra que pairam sobre Ballantyne e visam a sua destruição. Mas também é verdade que Richard pode não ser o narrador mais fidedigno da sua própria história…
quinta-feira, 3 de abril de 2025
O PALÁCIO DE GELO, de TARJEI VESAAS | DOM QUIXOTE
A obra-prima do lendário escritor norueguês, uma história intensamente lírica sobre as angústias e paixões do fim da infância, a devoção à amizade e à memória.
Numa paisagem fabulosa moldada pelo gelo, no coração do interminável outono norueguês, um vínculo especial emerge entre duas meninas de onze anos. Siss é popular, a líder entre os colegas da escola. Unn, recém-chegada à aldeia, é solitária, tímida e estranha, mas exerce um poder magnético sobre Siss. de carácter aparentemente oposto, atraem-se e perturbam-se, até à noite de sonho em que trocam segredos e selam um pacto, um laço tão inquebrável quanto inexplicável.
No dia seguinte, envergonhada pela sua nova intimidade com Siss, Unn falta às aulas e afasta-se da aldeia para ir ver o fenómeno a que os colegas chamam palácio de gelo: uma cascata congelada transformada numa estrutura fantástica de paredes translúcidas, torres brilhantes, corredores labirínticos e câmaras secretas… e nunca mais é vista.
O desaparecimento misterioso de Unn despedaça o mundo de Siss. Contra o tempo e o esquecimento, irá procurá-la e lutar para manter viva a memória da amiga que conheceu tão brevemente.
Clássico intemporal da literatura escandinava, este é um romance sobre despertares emocionais, sobre sonhos e desejos, sobre perda e tristeza, onde a profunda compreensão da psique humana nos é transmitida numa linguagem poética e simbólica que está entre as realizações mais memoráveis da literatura moderna.
Com O Palácio de Gelo, Vesaas tornou-se o primeiro escritor norueguês a receber o Prémio de Literatura do Conselho Nórdico, que destacou «o estilo sensível que transforma realidades interiores numa visão sublime da solidão humana e da busca por companhia».
Jon Fosse
«Surpreende-me que não seja o livro mais famoso do mundo.»
Max Porter
quarta-feira, 2 de abril de 2025
NAQUELE DIA, de LAURA ALCOBA | DOM QUIXOTE
Griselda e Claudio, argentinos fugidos da ditadura e exilados em França, eram porteiros de uma escola onde a autora deste livro, sua conterrânea, chegou a visitá-los quando era criança; e foi com a recordação da sua incredulidade perante os factos acontecidos naquele dia que, mais de trinta anos depois, resolveu contar esta história improvável e entrevistar todos os implicados: Griselda, Claudio, Flavia, a professora, até a advogada... E é pelas vozes de todas essas pessoas que saberemos como uma mulher que passou por tantos contratempos e desgostos desde a infância se tornou um monstro naquele dia e, ainda assim, uma mãe amorosa nas palavras da filha.
Baseado numa história verdadeira acontecida nos anos oitenta, este é o relato incrível das causas e consequências de um ato inominável e da forma como por vezes basta uma palavra para desviar alguém do seu destino.
terça-feira, 1 de abril de 2025
AUTORES INTERNACIONAIS | SELVA ALMADA
Selva Almada nasceu em Entre Ríos, Argentina, em 1973, e é considerada uma das vozes mais originais e poderosas da literatura latino-americana. Com uma obra traduzida em inúmeras línguas, recebeu rasgados elogios logo com o seu primeiro romance, El viento que arrasa (2012), considerado o melhor livro do ano no momento da publicação, e vencedor do First Book Award no Festival Internacional do Livro de Edimburgo, em 2019. Ladrilleros (2013), o seu segundo romance, foi finalista do Prémio Tigre Juan (Espanha), e Raparigas Mortas (2014) foi finalista do Prémio Rodolfo Walsh, da Semana Negra de Gijón (Espanha), para a melhor obra de não ficção de género negro. É ainda autora de um livro de poesia e de livros de contos.Não é Um Rio (2020) foi distinguido com o Prémio IILA-Letteratura 2023 (Itália) e foi finalista do IV Prémio Bienal de Romance Mario Vargas Llosa (2021), do Prémio Fundación Medifé Filba 2021 (Argentina) e recebeu ainda uma menção especial no Prémio Nacional de Romance Sara Gallardo 2021 (Argentina). Em 2024, foi finalista do Prémio Booker Internacional.
segunda-feira, 31 de março de 2025
NÃO É UM RIO, de SELVA ALMADA | DOM QUIXOTE
Enero e o Negro vão à pesca com Tilo - o filho adolescente de Eusébio, o amigo que morreu -, regressando à ilha onde costumam ir há anos, apesar da memória de um terrível acidente ali ocorrido. Enquanto bebem, cozinham, falam e dançam, lutam com os fantasmas do passado e do presente, que se confundem no ânimo alterado pelo vinho e pelo torpor.
Uma rede mistura realidade e sonho, factos e conjeturas, ilhéus, água, noite, fogo, peixes, bichos. Os três são intrusos, e este momento íntimo e peculiar coloca-os em desacordo com os habitantes - humanos e não humanos - deste universo natural rodeado de água e regido pelas suas próprias leis. Há perdas, mortes prematuras… Mas há também a vitalidade obstinada da natureza. Quando a floresta se começar a fechar sobre eles, e a violência parecer inevitável, será que outra tragédia está destinada a ocorrer?
Humano, mas ao mesmo tempo animal e vegetal, este romance flui como um rio, uma longa conversa ou o afeto entre seres que se amam: mães, filhos, irmãos, amigos, amantes, afilhados.
Com a sua prosa precisa e económica, e a sua extraordinária sensibilidade, Selva Almada mostra novamente porque é considerada uma das vozes mais originais da atual literatura latino-americana
domingo, 30 de março de 2025
INVENTÁRIO DE SONHOS, de CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE | DOM QUIXOTE
Chiamaka é uma escritora nigeriana a viver nos Estados Unidos. Sozinha em plena pandemia, relembra amores antigos e confronta-se com as escolhas que fez e os arrependimentos que carrega. A sua melhor amiga, Zikora, é uma advogada de sucesso que recorre ao apoio de uma pessoa improvável após uma traição devastadora. A sua prima, Omelogor - figura proeminente no mundo da alta finança na Nigéria -, direciona a ousadia pela qual é famosa para si própria e começa a questionar o quanto realmente se conhece. E Kadiatou, a sua empregada doméstica, que está a criar a filha com orgulho e tenacidade nos Estados Unidos, não consegue evitar um acontecimento dramático que ameaça tudo aquilo que conquistou.
Em Inventário de Sonhos, Chimamanda Ngozi Adichie foca o seu olhar perspicaz nestas mulheres, num romance fulgurante que aborda a própria essência do amor. Será a felicidade alcançável, ou é apenas um estado efémero? E quão honestos precisamos de ser connosco mesmos para amarmos e sermos amados?
Uma reflexão contundente sobre as escolhas que fazemos e as que nos são impostas, sobre mães e filhas, sobre o nosso mundo e o dos outros, Inventário de Sonhos pulsa com urgência emotiva e observações implacáveis sobre o coração humano, numa linguagem que deslumbra pela sua beleza e poder. Este romance confirma o estatuto de Chimamanda Ngozi Adichie como uma das escritoras mais relevantes da atualidade.
sábado, 29 de março de 2025
QUEM TEM MEDO DOS SANTOS DA CASA, de SARA DUARTE BRANDÃO | DOM QUIXOTE
Hoje encontramo-la a tecer tapetes numa casa escura que ninguém sabe o que esconde e é considerada uma espécie de bruxa que assusta as crianças; porém, é numa amizade improvável com Joana, uma menina que aprende com ela a amar os livros, que Maria Teresa encontrará a redenção.
Com um ritmo poético e introspetivo, a narrativa desenrola-se em pequenos fragmentos belíssimos que refletem as superstições de uma comunidade marcada por um episódio com consequências dramáticas. Mas onde todos veem horror Maria Teresa vê beleza e possibilidade. Terão, ela e Joana, medo dos santos da casa?
Romance inspirado na história dos santos do escultor Altino Maia, que foram retirados da Igreja de São Pedro da Afurada, é na ficção que esta obra desafia algumas verdades.
sexta-feira, 28 de março de 2025
AUTORES NACIONAIS | JOANA GENTIL MARTINS
Joana Gentil Martins vem de uma família em que o valor de ajudar o próximo esteve sempre em primeiro lugar, e por isso rege a sua prática com esse valor de base, acreditando que cada pessoa é única e merece o melhor tratamento possível. Acredita que a dedicação, a forma como tratamos o outro, a ética e o estudo constante de cada caso são as características principais de um bom profissional.
Atende portugueses em qualquer parte do mundo através de consultas online e dinamizando cursos online, que já ajudaram centenas de mulheres. Decidiu começar a divulgar informações fidedignas e úteis sobre saúde mental de forma prática através da sua página de Instagram, estando também presente noutras redes sociais, pois acredita que a saúde mental deve ser acessível a todos. Encara a psicologia não apenas como uma profissão, mas sobretudo como uma missão.
quinta-feira, 27 de março de 2025
COMO RECONSTRUIR UM CORAÇÃO PARTIDO, de JOANA GENTIL MARTINS | PLANETA
Todas estas perguntas são naturais e fazem parte do processo de luto, portanto, eu quero ajudar-te a encontrar as respostas para elas. Mas, acalmando já o teu coração (que agora pode estar partido, e faz com que tudo pareça impossível, embora se vá recompor): tu não és um problema. A dor vai passar, tu és suficiente, sim, e vais amar e ser amada de novo.»
O fim de um relacionamento pode ser um dos momentos mais difíceis da vida de qualquer um de nós - com muitos questionamentos, dor e incertezas -, mas também uma oportunidade única de transformação e crescimento pessoal. Porque é sempre possível voltar a amar.
Neste guia prático, a psicóloga e autora best-seller Joana Gentil Martins vai ajudar-te a entender que tipo de relação tens e o que te prende a ela, como superares a perda e os pensamentos negativos que te assaltam, como reconstruíres o teu coração partido e encontrares a pessoa certa para ti. Tudo isto através de dicas, reflexões e exercícios práticos, baseados em estudos científicos atualizados.
INCLUI DESAFIO DE 30 DIAS PARA ULTRAPASSAR O FIM DE UMA RELAÇÃO
quarta-feira, 26 de março de 2025
AUTORES INTERNACIONAIS | MARIAN ROJAS ESTAPÉ
terça-feira, 25 de março de 2025
RECUPERE A SUA MENTE E RECONQUISTE A SUA VIDA, de MARIAN ROJAS ESTAPÉ | PLANETA
A cada dia tornamo-nos mais impacientes e irritáveis. Já reparou que lhe é mais difícil prestar atenção? Tem-se sentido ansioso ultimamente? Lida pior com o tédio e com a dor? Vivemos numa era de gratificação instantânea, numa cultura de imediatismo e recompensa, e procuramos a felicidade à distância de um clique. Vivemos uma vida agitada e intensa, em modo acelerado e, sem nos apercebermos, tornámo-nos emocionalmente dependentes das nossas múltiplas distrações. Tudo isto afeta a nossa capacidade de prestar atenção e de nos concentrarmos no que é realmente importante.
A boa notícia é que podemos recuperar a nossa atenção perdida, reconectar-nos connosco e com tudo o que nos rodeia, e encontrar o equilíbrio emocional que tanto procuramos.
Neste livro, a autora best-seller Marian Rojas Estapé, no seu habitual estilo acessível e direto, apresenta-lhe a dopamina, a hormona do prazer, e a forma como esta afeta a procura de recompensas imediatas, a perceção da dor, o tédio e o desconforto.
Recupere a sua mente, reconquiste a sua vida traz-lhe um conjunto de ferramentas para que compreenda melhor as suas emoções e recupere o controlo da sua vida.
segunda-feira, 24 de março de 2025
AUTORES INTERNACIONAIS | GABRIEL DEARO & MANU DIGILIO
Gabriel Dearo e Manu Digilio conheceram-se na Internet e trabalham juntos desde então. Licenciaram-se em Publicidade e Propaganda e hoje gerem três canais no YouTube que somam mais de 10 milhões de subscritores.
Em 2019, tornaram-se autores best-seller com o sucesso de As Aventuras de Mike, no Brasil, Portugal, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Estados Unidos.
São casados, moram em São Paulo e divertem-se muito a criar histórias com os personagens deste livro.
Para dar vida ao Mike e ao seu grupo de amigos, convidaram a Mack, do «Desenhando com Mack».
domingo, 23 de março de 2025
AS AVENTURAS DE MIKE - A ORIGEM DO ROBSON, de GABRIEL DEARO & MANU DIGILIO | PLANETA
A começar pelo seu animal de estimação, que é uma Capivara chamada Robson.
E isso gera dúvidas como:
De onde é que ele veio?
Qual é a sua comida favorita?
Será que ele tem uma família?
E a pergunta mais importante de todas:
Porque é que o Robson se chama Robson?
Está na hora de descobrires tudo!
«Best-seller no Brasil, com mais de 1 milhão de livros vendidos.»
Nando
«A continuação do melhor livro de todos os tempos.»
Mike
«Finalmente posso brilhar!»
Robson
sábado, 22 de março de 2025
UMA VIAGEM TERAPÊUTICA, de ALAIN DE BOTTON | DOM QUIXOTE
Este é um livro sobre não estarmos bem. Sobre perder o rumo e a esperança. Sobre achar que nos desiludimos a nós próprios e a toda a gente.
Mas é também um livro sobre como melhorar.
Sobre recuperar o fio condutor, redescobrir o que nos liga à vida, e encontrar um caminho de volta ao que nos dá alegria.
Neste livro, Alain de Botton faz uma viagem de saúde mental que começa num momento de crise e acaba na sua superação: os momentos em que nos apercebemos de que não conseguimos lidar com a situação; os cuidados que temos connosco mesmos e a terapia que nos tranquiliza; os dias em que finalmente recuperamos a estabilidade.
Escrito com compreensão e bondade, é simultaneamente uma companhia nos nossos momentos mais solitários - quer se trate de uma rutura numa relação, de um revés na carreira, ou da ansiedade do dia a dia - e um guia prático que nos ajuda a encontrar razões para ter esperança.
Todos nós fazemos um caminho até à recuperação.
Este livro ajuda-nos a chegar lá.
Russh Magazine
sexta-feira, 21 de março de 2025
AUTORES INTERNACIONAIS | ABIGAIL SHRIER
quinta-feira, 20 de março de 2025
MÁ TERAPIA, de ABIGAIL SHRIER | LUA DE PAPEL
Já ouvimos histórias de cirurgias que correram mal ou de diagnósticos errados. Muitos desses casos devem-se a erros médicos e podem ser fatais. Sabemos disso, e temos mecanismos para nos defendermos. Mas quem nos protege de um mau terapeuta? Mais importante ainda: quem protege os nossos filhos?
Nunca houve tantos problemas de saúde mental entre as crianças e adolescentes como agora. As receitas de antidepressivos dispararam e os comportamentos de automutilação multiplicam-se ao mesmo tempo que se multiplicam as consultas com psicólogos e psiquiatras. Como explicar esta gritante contradição?
Abigail Shreir, uma premiada jornalista, investigou o fenómeno e apresenta os factos em Má Terapia. Analisou números e estatísticas de saúde pública, falou com centenas de médicos, professores, pais e filhos. Concluiu que a indústria da saúde mental criou uma subcultura própria, especializada em rotular as crianças desde a infância: não são tímidas, sofrem antes de transtorno de ansiedade social; não são malcomportadas, mas padecem de perturbações de oposição e desafio… Comportamentos antes considerados normais nas crianças e adolescentes transformaram-se em doenças diagnosticáveis - o que leva a que pais e professores evitem a todo o custo traumatizar os jovens. Eles crescem presos aos telemóveis (isso sim, é permitido) mas, sem disciplina, sem ambição, com medo de arriscar. Tirar a carta de condução, por exemplo, é hoje assustador.
Os cuidados de saúde mental, ressalva a autora, são absolutamente essenciais para casos graves. Mas quando se trata de simples frustração, tristeza, desapontamento ou solidão, a melhor maneira de ajudar os nossos filhos é libertá-los da redoma onde nós (com a ajuda da indústria farmacêutica) os prendemos. Para que enfim possam crescer livres, maduros e autossuficientes.
Richard McNally, Professor de Psicologia, Universidade de Harvard
quarta-feira, 19 de março de 2025
AUTORES INTERNACIONAIS | GABOR MATÉ
As suas obras estão publicadas em cerca de 30 línguas.
terça-feira, 18 de março de 2025
NO REINO DOS FANTASMAS FAMINTOS, de GABOR MATÉ | LUA DE PAPEL
Durante décadas, Gabor Maté trabalhou com pessoas com adições, sobretudo em Vancouver, enquanto ele próprio lutava contra os seus demónios. As vivencias e reflexões desses anos levaram-no a escrever No Reino dos Fantasmas Famintos que, entretanto, se tornou uma obra de referência internacional. O livro inspirou canções e poemas nos Estados Unidos, quadros em Espanha e produções teatrais na Roménia e na Hungria. É usado em instituições de ensino, em programas de aconselhamento de dependências e em unidades de tratamento, e serve de guia para polícias, guardas prisionais ou cuidadores.
Em 2018, o autor escreveu uma nova introdução - onde reflete sobre a crise mundial dos opiáceos sintéticos e refere Portugal como um exemplo de sucesso no combate ao consumo. É essa edição que agora se publica, pela primeira vez, no nosso país. E é a obra-prima do autor. Ao narrar a sua vida na Portland Hotel Society, uma organização sem fins lucrativos onde foi médico residente, Maté mergulha-nos num mundo sombrio onde os fantasmas famintos (numa alusão a Roda da Vida budista) vagueiam a procura de salvação - ou consolo.
Ouvimos as histórias dos marginalizados, ilustradas pelas fotografias de Rod Preston, e percebemos melhor o que Gabor Maté nos quer dizer: na raiz de qualquer dependência, desde o álcool aos smartphones, está o mesmo insaciável anseio por alívio ou realização. E por trás dele estão as marcas que o trauma deixou no corpo e na alma. Por isso, nunca se pergunte: Porque a dependência? A primeira pergunta deve ser sempre: Porquê a dor? E este livro, do autor de o Mito do Normal, responde com ciência, dados, estudos, rostos humanos e uma compaixão que nos comove profundamente.
Naomi Klein
«Todos deviam ler este livro.»
Johann Hari
segunda-feira, 17 de março de 2025
VIDA, LIÇÕES E COMO APRENDER A CONFIAR EM SI PRÓPRIA, de ELLE MACPHERSON
Em Elle, um relato na primeira pessoa, a ex-supermodelo abre-nos as portas para os bastidores do que foi a sua célebre vida como modelo, mas também para o lado menos conhecido da sua luta contra o cancro, do trauma da dependência e do desafio de encontrar equilíbrio entre a imagem pública e a autoimagem.
Numa poderosa viagem de transformação pessoal e meditação sobre o que é a nossa verdadeira essência, Elle revela décadas de simultaneidade entre perfeccionismo e luta contra a adversidade, num testemunho maduro e de partilha. Desde as primeiras lições de vida como modelo adolescente na Nova Iorque dos anos 80, à ascensão meteórica e à fama como modelo de passerelle para estilistas de destaque como Azzedine Alaia e Calvin Klein, construindo uma carreira notável com profissionalismo e valores robustos, passando por reflexões subtis sobre relações, divórcios e o desafio de criar os seus dois filhos.
E pelos traumas até agora desconhecidos deixados pela dependência, esgotamento e a luta contra o cancro, experiências que lhe trouxeram um novo olhar sobre a vida e a sua forma de estar no mundo. Com humor e honestidade, Elle partilha uma perspetiva singular sobre resiliência, recuperação, autoaceitação, recomeço e amor próprio, com o objetivo de inspirar quem procura enfrentar e lidar com os seus desafios e adversidades, procurando viver com autenticidade.
domingo, 16 de março de 2025
AUTORES INTERNACIONAIS | LIANE MORIARTY
sábado, 15 de março de 2025
A QUALQUER MOMENTO, de LIANE MORIARTY | EDIÇÕES ASA
Tudo começa durante uma viagem de avião. O voo é tranquilo, apesar do atraso. Aterra em segurança. Todos os passageiros que embarcaram chegam aos seus destinos. Mas todos estão transformados - e ligados - para sempre.
A hospedeira de bordo que está a trabalhar no dia do seu aniversário. A mãe a braços com dois filhos pequenos. Os recém-casados em lua de mel. O pai que arrisca perder o espetáculo da filha. O jovem a regressar do funeral do seu melhor amigo. A enfermeira a imaginar a sua vida após a reforma.
Porque neste voo aparentemente banal acontece algo de extraordinário quando uma mulher se levanta do seu lugar e diz como e quando cada um deles vai morrer. Alguns ignoram-na. Outros farão tudo o que puderem para que as profecias dela não se concretizem. Para alguns, a morte encontra-se num futuro distante. Para outros, está muito próxima.
E quando a primeira morte acontece precisamente nas circunstâncias descritas, todos são forçados a confrontar seus medos mais profundos e a questionar se o futuro pode ser mudado — ou se estão presos a um destino inevitável… Quem é esta mulher? Será ela uma vidente? Uma charlatã? Eles estão prestes a descobrir - a qualquer momento . . .
Reese Whitherspoon
«Uma dos poucas escritoras pelas quais largo tudo.»
Jojo Moyes
sexta-feira, 14 de março de 2025
ENCICLOPÉDIA DE FADAS DE EMILY WILDE, de HEATHER FAWCETT | EDIÇÕES ASA
Emily Wilde, professora em Cambridge, é excelente em muitas coisas. É uma académica genial, uma investigadora fora de série e a maior especialista no estudo das fadas. Está, aliás, a escrever a primeira enciclopédia do mundo sobre elas. Mas Emily Wilde não tem jeito para pessoas. Nunca conseguiu fazer conversa fiada numa festa. Nunca conseguiu sequer ser convidada para uma. E prefere a companhia dos livros e do seu cão a qualquer contacto pessoal.
Por isso, quando a sua busca por conhecimento a leva à gélida aldeia de Hrafnsvik, Emily não tem qualquer intenção de fazer amizade com os seus rudes habitantes. Também não quer passar tempo com o outro recém-chegado, o seu insuportável rival académico Wendell Bambleby, que consegue encantar tudo e todos, imiscuir-se na sua investigação e irritá-la mais do que ela gostaria de admitir. Até porque está a braços com uma cabana em ruínas e uma floresta sombria repleta de fadas perigosas.
Mas quando Emily parece estar prestes a desvendar os segredos das Ocultas, as fadas mais esquivas de todas, outro enigma chama a sua atenção (e de que maneira!): quem é Wendell Bambleby, e o que é que ele realmente quer? Para encontrar a resposta, ela terá de desvendar o maior mistério de todos - o seu próprio coração.
quinta-feira, 13 de março de 2025
DIÁLOGOS COM LÍDIA JORGE, de CARLOS REIS | DOM QUIXOTE
«Trata-se de um texto a dois, duas faces sem nenhuma das quais, de forma igual, não existiria a moeda. Só tenho de lhe agradecer por acreditar que os meus testemunhos poderão ter interesse para um determinado público. Sobre a dimensão desse eventual interesse, nada posso garantir, mas o que posso assegurar é que entrei neste jogo com simplicidade e alegria, falando como escrevo os meus livros, com a ideia de que a perfeição é uma seta disparada para um lugar incerto que não tem figura.»
Lídia Jorge, Teoria e Prática
Carlos Reis, Nota Prévia
quarta-feira, 12 de março de 2025
NÃO DIGAS O QUE A BAIANA TEM, de PAULO TEIXEIRA | EDITORIAL CAMINHO
Não Digas o que a Baiana Tem procura responder à questão: o que acontece quando conhecemos alguém?
Isabel, uma jovem portuguesa que chega a Salvador, cruza-se com os mais diversos interlocutores e, nesses instantes de troca verbal e proximidade física, as vidas iluminam-se e reflectem-se em cumplicidades inesperadas.
A narrativa regista os rituais do encontro, os diálogos ferinos, as letras de pagode, as coreografias ousadas. A festa surge como um espaço de realização pessoal, onde as personagens se vingam da rotina e da violência sempre presente.
O que o leitor tem em mãos é um romance lúdico e hilariante, que retrata as vivências da juventude e reproduz a rica e inventiva linguagem popular.
Em Não Digas o que a Baiana Tem o eu define-se na relação com o outro e a identidade é dada pelo lugar.
terça-feira, 11 de março de 2025
AGORA E NA HORA DA NOSSA SORTE, de FRANCISCO MOITA FLORES | CASA DAS LETRAS
segunda-feira, 10 de março de 2025
AUTORES INTERNACIONAIS | NICK HARKAWAY
Harkaway, de seu nome verdadeiro Nicholas Cornwell, é o quarto filho de David Cornwell (que usava o pseudónimo John le Carré) e da sua segunda mulher, Jane Cornwell. Em 2021, após a morte de John le Carré, Harkaway assumiu o papel do escritor ao trazer a público o último romance inédito de le Carré, Silverview. Disse na altura que o propósito do exercício residia em alcançar a maior invisibilidade possível. Em 2022 foi chamado a executar o necessário trabalho final em Um Espião em Privado, uma coletânea das cartas do pai, na sequência da lamentável morte do irmão mais velho, Tim Cornwell, que estava a preparar a edição da obra. Os seus outros irmãos Simon e Stephen Cornwell são os fundadores de The Ink Factory, o miniestúdio de cinema e televisão que está por detrás da série televisiva O Gerente da Noite. Vive em Londres com a mulher e dois filhos.
domingo, 9 de março de 2025
A ESCOLHA DE KARLA, de NICK HARKAWAY | DOM QUIXOTE
Ambientado na década ausente entre os dois emblemáticos romances protagonizados por George Smiley, O Espião que Saiu do Frio e A Toupeira, este é um extraordinário e empolgante regresso ao mundo do mestre da espionagem John le Carré, escrito por Nick Harkaway, filho do autor e romancista aclamado.
Corre a primavera de 1963 e George Smiley deixou o Circus. Com os destroços da guerra de espionagem do Ocidente contra os soviéticos espalhados por toda a Europa, Smiley está apenas concentrado numa vida mais tranquila. E, efetivamente, com o casamento mais estável do que nunca, correm rumores em Whitehall - não confirmados e algo escandalosos - de que é capaz de estar quase feliz.
Mas o Controlo tem outros planos. Um agente russo desertou nas circunstâncias mais invulgares e o homem que o mandaram matar em Londres está desaparecido. Smiley aceita com relutância desempenhar uma única e simples tarefa, a de entrevistar Susanna, uma imigrante húngara empregada do homem desaparecido, e farejar uma pista. Mas, na sua ausência, as sombras de Moscovo foram-se alongando. Smiley não tardará a ver-se embrenhado num perigoso mistério que definirá as batalhas futuras e atingirá o coração do seu maior inimigo...
William Boyd
sábado, 8 de março de 2025
AUTORES INTERNACIONAIS | RODRIGO BLANCO CÁLDERON
Em 2007 fez parte do grupo Bogotá/39, que incluía os melhores escritores latino-americanos com menos de 39 anos.
Em 2013 foi escritor-convidado da Universidade de Iowa no programa de ficção internacional.
Recebeu vários prémios nacionais e internacionais pelos seus livros de contos e pelas suas histórias.
Com o seu primeiro romance, La Noche, venceu o Prémio Paris Rive Gauche, o Prémio da Crítica da Venezuela e o Prémio bienal Mario Vargas Llosa.
Vive atualmente em Málaga.