Os sinais de alarme provocados por um eventual retorno do fascismo estão a disparar na direção errada. A atenção dos democratas intranquilos tem vindo a concentrar-se nas demonstrações mais evidentes do fenómeno: gestos identitários (saudações romanas, cruzes célticas), violência física, manifestações de ódio racial.
Porém, a tudo isto - que é evidentemente condenável - sobrepõe-se algo mais perigoso e menos óbvio: os movimentos políticos que operam dentro das regras do jogo democrático, manifestando, simultaneamente, características herdadas do fascismo do século XX. Esses partidos - muitas vezes difíceis de classificar nas categorias de direita e esquerda - são convencionalmente definidos como populistas ou soberanistas.
Enquanto os nostálgicos declarados do nazifascismo não passam de um fenómeno de nicho, os populistas europeus e americanos descendem - conscientemente ou não - não do Mussolini fundador do partido fascista, mas do Mussolini que primeiro intuiu os mecanismos de sedução política na sociedade de massas.
Neste livro, Scurati identifica as leis e armadilhas do fascismo, oferecendo-nos um texto fundamental para entender a época inquietante que estamos a atravessar.
Rubricas NG
quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
FASCISMO E POPULISMO, de ANTONIO SCURATI | EDIÇÕES ASA
terça-feira, 7 de janeiro de 2025
O LADRÃO DE CADERNOS, de GIANNI SOLLA | DOM QUIXOTE
Em Tora e Piccilli foi tudo sempre igual, o mundo começa e acaba ali. Davide é guardador de porcos, entende melhor os animais do que os homens, mas rouba cadernos no mercado da aldeia. Teresa, pelo contrário, anda na escola, tem o desejo de fugir e a audácia de quem sabe o que quer. Mas um dia chegam de Nápoles trinta e seis judeus, enviados pelo regime fascista para ali ficarem confinados. O Duce disse que deviam ser postos à parte, mas Davide vai à procura deles. Especialmente de Nicolas, que observa a lua através do telescópio e a nomeia «profundo peito do oceano». É a guerra que os faz encontrarem-se, depois separa-os. Até que os seus destinos são trocados.
Tora e Piccilli (a norte de Caserta), setembro de 1942. Davide passa os dias, por vezes até a noite, com os porcos que guarda: conhece-os tão bem que os chama pelo nome. Nasceu coxo e, por isso, é gozado pelos outros rapazes e maltratado pelo pai. Só Teresa, que passa as tardes a trabalhar na cordoaria da família e aproveita todo o tempo livre para ler, tem a coragem de o defender. Davide não consegue imaginar outra vida que não seja a de Tora. Teresa, pelo contrário, repete constantemente que um dia irá para longe, e Davide sabe que ela está a falar a sério. A chegada de trinta e seis judeus de Nápoles, enviados para a aldeia pelas autoridades fascistas, vai mudar as suas vidas para sempre. Nicolas, um rapaz judeu de uma beleza irrequieta, traz consigo um mundo desconhecido e perturba os seus dias. Davide começa a frequentar secretamente as aulas do pai de Nicolas, que criou uma escola clandestina.
E, assim, o filho analfabeto de um fascista aprende a ler e a escrever graças a um judeu. Juntos, Davide, Teresa e Nicolas exploram a paisagem em redor da aldeia, até às Ciampate del Diavolo (onde, segundo a crença popular, as pegadas do diabo estão impressas na encosta do vulcão extinto), mas também o mundo não expresso dos seus sentimentos. O fantasma de Nicolas acompanhará Davide nos anos seguintes, em Nápoles, depois da guerra. Quando trabalhar arduamente numa fábrica, quando começar acidentalmente a frequentar uma companhia de teatro, quando - já um homem, outro homem - pisar o palco como um ator aclamado.
Será o próprio Nicolas, vivo e, no entanto, tão parecido com um fantasma, que o levará de volta a Tora, onde tudo começou."
segunda-feira, 6 de janeiro de 2025
OS REIS MAGOS DO SÉC. XXI, de MBARRETO CONDADO
Gaspar, Baltasar e
Melchior combinaram pelo WhatsApp ir buscar o tal “rei dos reis”. O problema
começou quando o GPS os enviou para o “Belém” errado e eles acabaram em Lisboa,
a tirar selfies com o Mosteiro dos Jerónimos.
Após algum debate:
- Isto parece-te uma
manjedoura?
Acertaram o destino, Gaspar
trouxe ouro, mas era uma pulseira falsa comprada na Black Friday. Baltasar,
sempre atento às tendências, trouxe mirra aromática, versão difusor elétrico.
Melchior, minimalista, apareceu com um voucher do Starbucks: - É prático, e
podem usar quando quiserem.
Ao chegarem, Maria e José
sorriram agradecidos.
- Obrigado…mas
preferíamos fraldas.
Uma
mulher que ainda sonha
MBarreto
Condado
AINDA ESTOU AQUI, de MARCELO RUBENS PAIVA | DOM QUIXOTE
domingo, 5 de janeiro de 2025
BREAKUP ARTISTS, de ADRIANA MATHER | EDIÇÕES GAILIVRO
August e Valentine têm dezassete anos, são melhores amigos e criaram um negócio chamado Summer Love, Inc. A dupla é contratada por pais infelizes para que, através de identidades falsas, eles ponham fim às relações tóxicas que os seus filhos têm.Valentine, o cérebro da operação, acredita que estão a tornar o mundo um lugar melhor, afastando as pessoas do precipício dos relacionamentos para que um dia possam encontrar a pessoa certa.
August, que sente ter perdido a sua irmã por causa do namorado manipulador e tóxico, não acredita no amor verdadeiro. Aliás, ele acha que a ideia de alguém se apaixonar é ridícula em qualquer idade. Até ao dia em que August conhece Ella, e tudo aquilo em que ele julgava e defendia sobre o amor se volta de pernas para o ar.
Mas o problema é que ela é o novo caso que eles têm em mãos na empresa, o que significa que tudo o que ele lhe disse sobre si mesmo é mentira… até o seu nome.
Conseguirão Valentine e August terminar a relação sem partirem os seus próprios corações?
sábado, 4 de janeiro de 2025
JOVEM AUTORA BIANCA XAVIER APRESENTA SEGUNDO LIVRO
A jovem escritora portuguesa Bianca Xavier, apresentou esta manhã o seu segundo livro “A Luz entre a Escuridão”, numa cerimónia realizada na Biblioteca Municipal da Lourinhã.
A
autora volta a impressionar com uma narrativa envolvente que mistura mistério,
romance e fantasia.
O evento
contou com a presença de leitores, amigos e familiares. Durante a apresentação,
Bianca falou sobre o processo da criação do livro.
Sinopse:
“Sem saber, Olívia nasceu no meio de uma guerra de feiticeiros. Para ela apenas existia um mundo, a magia e os seres que a praticavam não faziam parte dele. No entanto, ninguém consegue fugir ao seu destino e Olívia não será exceção. Arrastada para a guerra e para um mundo onde a magia negra e as sombras tentam prevalecer. Olívia terá de descobrir os segredos da sua verdadeira origem e tudo o que ela acarreta.
Marcus
faz parte de uma comunidade liderada por Mago, o feiticeiro mais poderoso e
perigoso alguma vez conhecido. Ele nunca se enquadrou completamente na comunidade,
mas aprendera a viver segundo as suas regras. Uma missão imposta por Mago
leva-o até Sintra, onde se cruza com uma rapariga que lhe irá mostrar um lado
mais luminoso do mundo.
Olívia fará Marcos questionar-se sobre as suas decisões e qual o caminho a escolher dali para a frente. Irá ele levar a missão de Mago até ao fim e continuar a viver sob as suas regras e ordens e numa comunidade onde reina o medo e a solidão? Ou deixará tudo o que conhece para trás, incluindo a sua família para salvar a rapariga que ama do mundo das sombras? Não será uma escolha fácil! Ambas as opções têm consequências e Marcos terá de viver com elas o resto da sua vida.
Será
que Olívia e Marcos estão destinados a ficar juntos e a viver um amor que arde
intensamente ou a magia e os segredos irão separá-los de vez.”
sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
O LAMENTO DOS RIOS, de ANN LIANG | EDIÇÕES ASA
Quando o melhor destino que uma mulher pode ter é um bom casamento, a beleza é um bem precioso. E a beleza de Xi Shi é inegável e por todos considerada uma bênção. Ninguém poderia adivinhar que mudaria o curso da História.Quando ela capta a atenção do famoso conselheiro militar Fanli, ele faz-lhe uma proposta única: usar a sua beleza como arma. Uma arma que pode derrubar o reino rival, melhorar a vida do seu povo e vingar o assassínio da sua irmã. Tudo o que ela tem de fazer é infiltrar-se no palácio inimigo como espia e seduzir o seu pérfido rei.
Pela primeira vez na vida, a jovem sente que pode controlar o seu destino. Incontrolável, porém, é a imensa atração que Xi Shi e Fanli sentem um pelo outro…. Alvo das atenções do rei e sob o olhar brutal dos seus conselheiros, Xi Shi sabe que nunca pode baixar a guarda. Mas quanto mais alto sobe na corte, mais consciência tem de que o inimigo não é o monstro que ela acreditava ser e mais perigosa é a sua situação. Xi Shi tem nas mãos o poder de derrubar um reino, resta-lhe decidir o que é mais importante: a lealdade ao rei ou a sua própria felicidade.
Inspirado na lenda de Xi Shi, uma das famosas Quatro Belezas da China Antiga, O Lamento dos Rios é um romance épico sobre a guerra, o sacrifício e o amor contra todas as probabilidades. Uma saga inesquecível.
quinta-feira, 2 de janeiro de 2025
DESPEDIDAS IMPOSSIVEIS, de HAN KANG | DOM QUIXOTE
Numa manhã gelada de dezembro, Kyungha recebe uma mensagem da sua amiga Inseon -internada num hospital de Seul na sequência de um ferimento grave a cortar madeira - pedindo-lhe que a visite urgentemente. Quando Kyungha chega à enfermaria, Inseon conta-lhe que veio de avião da ilha de Jeju para ser tratada urgentemente e implora-lhe que vá a sua casa dar de comer e beber ao seu periquito, que de contrário morrerá.Uma tempestade de neve fustiga a ilha à chegada de Kyungha e muitos dos autocarros foram cancelados ou sofreram atrasos. As rajadas de vento e o nevão constante não a deixam avançar e de repente a escuridão invade tudo. Kyungha não sabe se chegará a tempo de salvar a ave - nem mesmo se sobreviverá ao frio tremendo daquela noite; e não sabe também a vertigem que a aguarda em casa da amiga, onde a história há muito sepultada da família de Inseon acaba por revelar-se, em sonhos e memórias transmitidas de mãe para filha e num arquivo diligentemente organizado que documenta um terrível massacre ocorrido em Jeju.
Despedidas Impossíveis é um hino à amizade, uma elegia à imaginação e, acima de tudo, um poderoso manifesto contra o esquecimento. Como um longo sonho de inverno, estas páginas belíssimas formam muito mais do que um romance - iluminam uma memória traumática, enterrada ao longo de décadas, que ainda hoje ecoa no peito de muitas famílias.
quarta-feira, 1 de janeiro de 2025
FELIZ ANO NOVO, de MBARRETO CONDADO
Feliz Ano Novo
Mais uma página em branco se abre diante de nós, pronta para ser escrita com as palavras da vida. Que cada dia deste novo ano seja um parágrafo cheio de emoção, aprendizagem e descoberta. Que as vírgulas sejam pausas para respirar e apreciar, e que os pontos finais só cheguem quando for hora de virar a página.
Desejo que o enredo de
2024 seja rico em momentos de alegria, personagens inesquecíveis e tramas que
nos desafiem a crescer. Que a tinta do coração escreva com coragem, e que o
papel da alma seja preenchido com sonhos realizados.
Às histórias que começam,
às que recomeçam, e às que nunca terminam, um brinde a este novo capítulo da vida.
Com inspiração e esperança,
Feliz Ano Novo
MBarreto Condado