sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
A ÁLGEBRA DA RIQUEZA, de SCOTT GALLOWAY | LUA DE PAPEL
Certo dia um estudante chegou uma hora atrasado a uma das concorridas aulas de Scott Galloway na Universidade de Nova Iorque.O professor mandou-o imediatamente embora, a sua tolerância era de 15 minutos. O aluno não gostou e queixou-se num email indignado. Numa época em que o politicamente correto aconselharia ao silêncio, o autor deste livro respondeu-lhe com um épico raspanete - que se tornou viral. O professor, de origens humildes mas hoje milionário graças às empresas que fundou, continua a dar aulas naquela universidade. E a sua resposta não espanta quem o conhece. Afinal, o seu mantra para a riqueza implica apostar na nobreza de caráter - coisa incompatível com a interrupção grosseira de uma aula.
A Álgebra da Riqueza não apresenta folhas de Excel para preencher, nem conselhos para poupar na conta da luz. Defende, isso sim, uma filosofia de vida, dirigida a quem já tem um rendimento fixo, mas pretende ficar independente das amarras do emprego (e da ansiedade económica).
É preciso pois viver as virtudes estoicas da temperança, paciência e resiliência, aproveitar o tempo de forma produtiva (sendo as redes sociais o maior inimigo) e diversificar os investimentos. E tudo isto começa com a escolha da carreira (esqueça a paixão e aposte antes naquilo em que for bom), com a escolha da pessoa com quem vai viver (ou daqueles que o rodeiam) e, por fim, dos diferentes "cestos" onde coloca o seu dinheiro.
Apelidado pela revista Fast Company como o "Jordan Peterson liberal", e hoje um dos mais populares professores na área da gestão, Scott Galloway oferece aqui uma poderosa ferramenta para observarmos o mundo e agarrarmos as oportunidades que surgirem pelo caminho.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário