sábado, 12 de abril de 2025

PEDE-ME O QUE QUISERES, de MEGAN MAXWELL | PLANETA

Após a morte do pai, o prestigiado empresário alemão Eric Zimmerman viaja para Espanha para supervisionar as filiais da empresa Müller. na sede da empresa, em Madrid, conhece Judith Flores, uma jovem inteligente e divertida. a paixão é imediata.

Judith sucumbe à atração que o alemão, também conhecido por Iceman - por ser um homem muito sério, com uns olhos azuis intensos - exerce sobre ela e aceita participar nos jogos sexuais, repletos de fantasias e erotismo que ele lhe propõe.

Com Eric aprenderá que todos temos um voyeur dentro de nós e que as pessoas se dividem em submissas e dominantes. Com ele viverá experiências até então inimagináveis… Mas o tempo passa, a relação intensifica-se e Eric começa a recear que o seu segredo seja descoberto, algo que poderá marcar o início ou o fim da relação.

Edição com nova capa e atualizada ao acordo ortográfico.
 

sexta-feira, 11 de abril de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | MARY BEARD

Mary Beard é uma das classicistas mais originais e reconhecidas da atualidade. É professora na Universidade de Cambridge e membro da Newnham College, onde leciona desde 1984. Também é professora de literatura antiga na Royal Academy, É editora do Times Literary Supplement, membro da British Academy e membro internacional da Academia Americana de Artes e Ciências. Recebeu o Wolfson History Prize, a Bodley Medal, o Prémio Princesa das Astúrias para Ciência Social e a Getty Medal. Além de ter escrito artigos sobre história antiga e arqueologia e de apresentar documentarios da BBC sobre história romana e arte, é autora de vários livros da mesma área, tais como SPQR: Uma História da Roma Antiga e Doze Césares.
 

quinta-feira, 10 de abril de 2025

SPQR - UMA HISTÓRIA DA ROMA ANTIGA, de MARY BEARD | CRÍTICA


 SPQR («o Senado e o Povo de Roma») é um novo olhar sobre a história da Roma Antiga, de uma das mais aclamadas classicistas do mundo.


Neste livro, Mary Beard, professora da Universidade de Cambridge, explora não só a forma como Roma passou de uma aldeia insignificante no centro de Itália a uma potência que controlava territórios da Península Ibérica à Síria, como também a forma como os romanos se consideravam a si próprios e às suas conquistas, e por que razão continuam a ser importantes para nós e a influenciar o mundo no século XXI.

Cobrindo mil anos de história, SPQR lança uma nova luz sobre os fundamentos da cultura romana, desde a escravatura à água potável, explorando temas como a democracia, a migração, a controvérsia religiosa, a mobilidade social e a complexa teia de relações sociais no contexto mais vasto do império.

Oferece-nos, também, uma nova visão das vidas de grupos inteiros de pessoas omitidos na narrativa histórica durante séculos.

Esta é uma história surpreendente, incontornável e definitiva da Roma Antiga.

Críticas de imprensa
«Uma história arrebatadora e “magistral” do Império Romano, escrita por uma das nossas mais importantes classicistas, que demonstra porque é que Roma continua a ser “relevante para as pessoas muitos séculos depois”.»
The Atlantic

«Em SPQR, uma maravilhosa história concisa de Roma, Mary Beard desvenda os segredos do sucesso da cidade com uma clareza nítida e impiedosa que jamais vi igualada em parte alguma.»
The New York Times

«Mary Beard explica o que foi o Império Romano de forma clara e precisa, com paixão e sem jargões técnicos. SPQR é uma história cruel, mas contada de uma forma maravilhosamente intrigante.»
The Wall Street Journal

«SPQR é constantemente enriquecido pela atenção de Beard aos pormenores e pelo seu excelente sentido de humor.»
The Times

quarta-feira, 9 de abril de 2025

A PRAÇA DO DIAMANTE, de MERCÈ RODOREDA | DOM QUIXOTE

Publicado originalmente em 1962, A Praça do Diamante é considerado o romance catalão mais importante de todos os tempos.

Barcelona, início da década de 1930. Natàlia, uma bonita e humilde mulher do bairro operário de Gràcia, hesita quando um estranho a convida para dançar na festa da Praça do Diamante. Mas Quimet é encantador e enérgico, e ela segura-lhe a mão.

Casam-se e logo têm dois filhos; para Natàlia é um despertar, bom e mau. Quando Quimet decide criar pombos, os pássaros encantam o filho e a filha - e enfurecem a mulher. Eclode então a Guerra Civil de Espanha, que devasta a cidade e a sua vida simples. Natàlia permanece em Barcelona, lutando para alimentar a família, enquanto Quimet vai lutar contra os fascistas, e um a um os seus adorados pássaros voam para longe.

Um clássico altamente aclamado, traduzido para mais de trinta línguas, A Praça do Diamante é a história comovente, vívida e poderosa de uma mulher apanhada num período convulsivo da história.

Críticas
«A Praça do Diamante é, em meu entender, o mais belo romance que se publicou em Espanha depois da guerra civil.»
Gabriel García Márquez

Críticas de imprensa
«A beleza feroz da escrita de Rodoreda faz deste romance uma das obras-primas da literatura europeia moderna.»
Independent

 

terça-feira, 8 de abril de 2025

INQUIETUDE, de WILLIAM BOYD | DOM QUIXOTE

Por quanto tempo se consegue viver com a angústia de um grande segredo? Há de sempre chegar a hora de acertar contas com o passado. Um electrizante thriller de espionagem e suspense ambientado na Segunda Guerra Mundial.

1939. Eva Delectorskaya é uma jovem e bela russa a viver em Paris. Quando a guerra estala é recrutada para os Serviços Secretos Britânicos por Lucas Romer, um inglês misterioso, e, sob a sua tutela, aprende a transformar-se na espia perfeita, a camuflar as suas emoções e a não confiar em ninguém, incluindo as pessoas que mais ama.

Após a guerra, Eva muda de identidade e reconstrói cuidadosamente a sua vida na Inglaterra. Mas uma espia será sempre uma espia. Hoje, Eva tem de completar uma última missão e, desta vez, não poderá executá-la sozinha: vai precisar da ajuda da filha. 

A riqueza de cenários e dados históricos, os diálogos ágeis, verosímeis e a narração tão elegante quanto irónica conferem a este romance premiado uma completa entrega do leitor que, se faminto por um bom livro, o lerá de uma assentada. 

Críticas de imprensa
«Tão belamente completo nos pormenores e no uso da espionagem quanto John le Carré no seu melhor.»
Financial Times

 

segunda-feira, 7 de abril de 2025

UMA QUESTÃO DE BELEZA, de ZADIE SMITH | DOM QUIXOTE

Porque é que nos apaixonamos por determinadas pessoas?
Porque é que procuramos os nossos erros nos nossos filhos?
O que torna a vida realmente bela?

Situado nos dois lados do Atlântico, entre Londres e a Nova Inglaterra, este romance magistral coloca em confronto duas famílias rivais - os Belsey e os Kipps -, para nos falar sobre família e casamento, mas também sobre a dicotomia entre o pessoal e o político.

O britânico Howard Belsey, professor universitário numa pequena cidade da Nova Inglaterra, atravessa um dos momentos mais baixos da sua vida: o seu futuro académico parece definitivamente estagnado e, em casa, as coisas correm de mal a pior. Depois de trinta anos a viver com Kiki, uma bela activista afro-americana que agora pesa 125 quilos, uma aventura romântica ameaça arruinar o seu casamento.

Quanto aos três filhos do casal, estão absortos nas suas próprias vidas: o amoroso e atencioso Jerome, de vinte anos, converteu-se ao cristianismo; a ingénua e ambiciosa Zora, de dezanove anos, segue os ditames da sua inteligência precoce; e Levi, de quinze anos, é um defensor da negritude. E, como se a situação não fosse suficientemente complexa, o odiado Monty Kipps, um especialista em Rembrandt como Howard, e o seu mais acérrimo adversário intelectual, foi convidado a integrar o corpo docente da universidade.

Com um olhar lúcido e irónico sobre o mundo em que vivemos, Zadie Smith escreveu uma história hilariante sobre os gostos e desgostos da espécie humana - desentendimentos geracionais, amores frustrados e conflitos ideológicos incluídos -, que é também uma comovente reflexão sobre o que a vida faz ao amor.
 

domingo, 6 de abril de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | GOLIARDA SAPIENZA

Goliarda Sapienza nasceu em Catânia, em 1924, numa família socialista anarquista, daí o seu nome. Aos dezasseis anos ingressa na Academia de Arte Dramática de Roma e trabalha sob a direção de Luchino Visconti, Alessandro Blasetti e Francesco Maselli. No final dos anos 60, inicia um ciclo autobiográfico de cinco obras, mas a elaboração de A Arte da Alegria, a sua obra-prima, prolongar-se-ia por mais de dez anos. Morre em 1996, sem nunca ter visto o seu romance publicado na íntegra, o que só viria a acontecer em 1998. É considerada por muitos uma grande figura da literatura italiana do século XX.
 

sábado, 5 de abril de 2025

A ARTE DA ALEGRIA, de GOLIARDA SAPIENZA | DOM QUIXOTE

Romance dos sentidos e da sensualidade, A Arte da Alegria ressuscita os fervores políticos que marcaram o século XX pelas mãos de Modesta, uma mulher siciliana cuja força e carácter são uma afronta à moral convencional.

Nascida no dia 1 de Janeiro de 1900, numa família siciliana pobre, Modesta torna-se uma mulher vigorosa e incómoda: uma mulher em que a carnalidade e o intelecto se fundem. Apesar das origens humildes, desde tenra idade tem consciência de que está destinada a uma vida melhor, para lá dos limites da sua aldeia.

Ainda jovem, é enviada para um convento e, mais tarde, para a casa de um nobre onde, graças ao seu talento e inteligência, consegue tornar-se aristocrata através de um casamento de conveniência. Tudo isto sem deixar de seduzir homens e mulheres de todos os géneros. Amiga generosa, mãe afectuosa, amante sensual, Modesta é uma mulher capaz de quebrar todas as regras para desfrutar do verdadeiro prazer, desafiando a cultura patriarcal, fascista, mafiosa e opressiva em que vive.

A Arte da Alegria é uma autobiografia imaginária. É um romance de formação, que se desdobra numa multiplicidade de caminhos. É também um romance erótico e um romance político e um romance psicológico. em suma, é um romance indefinível, que conquista e choca todos aqueles que o leem.

Romance póstumo, a obra-prima de Goliarda Sapienza, sobreviveu a um caminho turbulento até à sua publicação. Esteve abandonado num baú durante vinte anos e, depois de ter sido rejeitado por vários editores, foi impresso numa edição de poucos exemplares pela Stampa Alternativa, em 1998. Mas só em 2005, quando foi lançado em França é que, finalmente, recebeu o devido reconhecimento.

Críticas de imprensa
«Tão importante como O Leopardo de Lampedusa, A Arte da Alegria é um livro que pulsa da primeira à última página.»
Il Giorno

«Um relato triunfante de uma mulher engenhosa… despreocupada e sábia.»
The New Yorker

 

sexta-feira, 4 de abril de 2025

A CASA DA NOITE, de JO NESBO | DOM QUIXOTE


Na sequência da trágica morte dos pais num incêndio doméstico, Richard Elauved, então com catorze anos, vai morar com os tios na vila remota e isolada de Ballantyne. Richard não tarda a granjear uma reputação de rufia, e, quando Tom, um dos colegas de turma, desaparece, todos suspeitam do rapaz recém-chegado. Ninguém acredita quando ele afirma que o telefone da cabina instalada na orla da floresta sugou Tom, numa cena que parecia saída de um filme de terror.

Bem, ninguém, é como quem diz: Karen acredita e encoraja-o a seguir as pistas que a polícia se recusa a investigar. É assim que ele consegue identificar o número de telefone para o qual Tom ligou naquele dia, numa chamada que era uma simples partida de adolescentes entediados: pertence a uma casa abandonada, na Floresta dos Espelhos. Richard decide ir até lá e vislumbra um rosto aterrador à janela. e depois as vozes começam a sussurrar-lhe ao ouvido...

Ela vai arder. A rapariga que tu amas vai arder. E não há nada que possas fazer quanto a isso.

Desaparece então outro colega de turma. Richard tem de descobrir uma forma de provar a sua inocência - e preservar a sanidade mental - enquanto defronta os poderes da magia negra que pairam sobre Ballantyne e visam a sua destruição. Mas também é verdade que Richard pode não ser o narrador mais fidedigno da sua própria história…

quinta-feira, 3 de abril de 2025

O PALÁCIO DE GELO, de TARJEI VESAAS | DOM QUIXOTE


 A obra-prima do lendário escritor norueguês, uma história intensamente lírica sobre as angústias e paixões do fim da infância, a devoção à amizade e à memória.


Numa paisagem fabulosa moldada pelo gelo, no coração do interminável outono norueguês, um vínculo especial emerge entre duas meninas de onze anos. Siss é popular, a líder entre os colegas da escola. Unn, recém-chegada à aldeia, é solitária, tímida e estranha, mas exerce um poder magnético sobre Siss. de carácter aparentemente oposto, atraem-se e perturbam-se, até à noite de sonho em que trocam segredos e selam um pacto, um laço tão inquebrável quanto inexplicável.

No dia seguinte, envergonhada pela sua nova intimidade com Siss, Unn falta às aulas e afasta-se da aldeia para ir ver o fenómeno a que os colegas chamam palácio de gelo: uma cascata congelada transformada numa estrutura fantástica de paredes translúcidas, torres brilhantes, corredores labirínticos e câmaras secretas… e nunca mais é vista.

O desaparecimento misterioso de Unn despedaça o mundo de Siss. Contra o tempo e o esquecimento, irá procurá-la e lutar para manter viva a memória da amiga que conheceu tão brevemente.

Clássico intemporal da literatura escandinava, este é um romance sobre despertares emocionais, sobre sonhos e desejos, sobre perda e tristeza, onde a profunda compreensão da psique humana nos é transmitida numa linguagem poética e simbólica que está entre as realizações mais memoráveis da literatura moderna.

Com O Palácio de Gelo, Vesaas tornou-se o primeiro escritor norueguês a receber o Prémio de Literatura do Conselho Nórdico, que destacou «o estilo sensível que transforma realidades interiores numa visão sublime da solidão humana e da busca por companhia».

Críticas
«Vesaas influenciou, sem dúvida, a minha escrita.»
Jon Fosse

«Surpreende-me que não seja o livro mais famoso do mundo.»
Max Porter

quarta-feira, 2 de abril de 2025

NAQUELE DIA, de LAURA ALCOBA | DOM QUIXOTE

Naquele Dia, Griselda acordou com uma dor de cabeça insuportável e não se conseguiu levantar da cama. Teve de ser Flavia, a filha de seis anos, a lembrá-la de que tinha de ir para a escola. A mãe levou-a a custo e, já em casa - quiçá compensando a frustração de na adolescência a terem proibido de pintar -, sentou-se ao espelho e maquilhou-se exageradamente, enquanto os filhos pequenos brincavam por ali. Mas a dor persistiu e, quando abriu a porta para dizer ao marido que não se estava a sentir bem, Claudio despachou-a encolhendo os ombros (detestava vê-la com a cara esborratada). Não sabia, quando voltou para casa, a surpresa avassaladora que o esperava.

Griselda e Claudio, argentinos fugidos da ditadura e exilados em França, eram porteiros de uma escola onde a autora deste livro, sua conterrânea, chegou a visitá-los quando era criança; e foi com a recordação da sua incredulidade perante os factos acontecidos naquele dia que, mais de trinta anos depois, resolveu contar esta história improvável e entrevistar todos os implicados: Griselda, Claudio, Flavia, a professora, até a advogada... E é pelas vozes de todas essas pessoas que saberemos como uma mulher que passou por tantos contratempos e desgostos desde a infância se tornou um monstro naquele dia e, ainda assim, uma mãe amorosa nas palavras da filha.

Baseado numa história verdadeira acontecida nos anos oitenta, este é o relato incrível das causas e consequências de um ato inominável e da forma como por vezes basta uma palavra para desviar alguém do seu destino.
 

terça-feira, 1 de abril de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | SELVA ALMADA


Selva Almada nasceu em Entre Ríos, Argentina, em 1973, e é considerada uma das vozes mais originais e poderosas da literatura latino-americana. Com uma obra traduzida em inúmeras línguas, recebeu rasgados elogios logo com o seu primeiro romance, El viento que arrasa (2012), considerado o melhor livro do ano no momento da publicação, e vencedor do First Book Award no Festival Internacional do Livro de Edimburgo, em 2019. Ladrilleros (2013), o seu segundo romance, foi finalista do Prémio Tigre Juan (Espanha), e Raparigas Mortas (2014) foi finalista do Prémio Rodolfo Walsh, da Semana Negra de Gijón (Espanha), para a melhor obra de não ficção de género negro. É ainda autora de um livro de poesia e de livros de contos.

Não é Um Rio (2020) foi distinguido com o Prémio IILA-Letteratura 2023 (Itália) e foi finalista do IV Prémio Bienal de Romance Mario Vargas Llosa (2021), do Prémio Fundación Medifé Filba 2021 (Argentina) e recebeu ainda uma menção especial no Prémio Nacional de Romance Sara Gallardo 2021 (Argentina). Em 2024, foi finalista do Prémio Booker Internacional.

segunda-feira, 31 de março de 2025

NÃO É UM RIO, de SELVA ALMADA | DOM QUIXOTE

Tão perturbador e intenso como um sonho profético, Não É um Rio é um romance magistral sobre masculinidade, culpa e desejo irreprimível, mas também sobre o amor entre amigos e o amor dos ilhéus pelo seu rio e tudo o que nele vive.

Enero e o Negro vão à pesca com Tilo - o filho adolescente de Eusébio, o amigo que morreu -, regressando à ilha onde costumam ir há anos, apesar da memória de um terrível acidente ali ocorrido. Enquanto bebem, cozinham, falam e dançam, lutam com os fantasmas do passado e do presente, que se confundem no ânimo alterado pelo vinho e pelo torpor.

Uma rede mistura realidade e sonho, factos e conjeturas, ilhéus, água, noite, fogo, peixes, bichos. Os três são intrusos, e este momento íntimo e peculiar coloca-os em desacordo com os habitantes - humanos e não humanos - deste universo natural rodeado de água e regido pelas suas próprias leis. Há perdas, mortes prematuras… Mas há também a vitalidade obstinada da natureza. Quando a floresta se começar a fechar sobre eles, e a violência parecer inevitável, será que outra tragédia está destinada a ocorrer?

Humano, mas ao mesmo tempo animal e vegetal, este romance flui como um rio, uma longa conversa ou o afeto entre seres que se amam: mães, filhos, irmãos, amigos, amantes, afilhados.

Com a sua prosa precisa e económica, e a sua extraordinária sensibilidade, Selva Almada mostra novamente porque é considerada uma das vozes mais originais da atual literatura latino-americana
 

domingo, 30 de março de 2025

INVENTÁRIO DE SONHOS, de CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE | DOM QUIXOTE

O mais aguardado acontecimento literário do ano — o novo, arrebatador e sublime romance de Chimamanda Ngozi Adichie — conta-nos a história de quatro mulheres através dos seus amores, medos e ambições.

Chiamaka é uma escritora nigeriana a viver nos Estados Unidos. Sozinha em plena pandemia, relembra amores antigos e confronta-se com as escolhas que fez e os arrependimentos que carrega. A sua melhor amiga, Zikora, é uma advogada de sucesso que recorre ao apoio de uma pessoa improvável após uma traição devastadora. A sua prima, Omelogor - figura proeminente no mundo da alta finança na Nigéria -, direciona a ousadia pela qual é famosa para si própria e começa a questionar o quanto realmente se conhece. E Kadiatou, a sua empregada doméstica, que está a criar a filha com orgulho e tenacidade nos Estados Unidos, não consegue evitar um acontecimento dramático que ameaça tudo aquilo que conquistou.

Em Inventário de Sonhos, Chimamanda Ngozi Adichie foca o seu olhar perspicaz nestas mulheres, num romance fulgurante que aborda a própria essência do amor. Será a felicidade alcançável, ou é apenas um estado efémero? E quão honestos precisamos de ser connosco mesmos para amarmos e sermos amados?

Uma reflexão contundente sobre as escolhas que fazemos e as que nos são impostas, sobre mães e filhas, sobre o nosso mundo e o dos outros, Inventário de Sonhos pulsa com urgência emotiva e observações implacáveis sobre o coração humano, numa linguagem que deslumbra pela sua beleza e poder. Este romance confirma o estatuto de Chimamanda Ngozi Adichie como uma das escritoras mais relevantes da atualidade.
 

sábado, 29 de março de 2025

QUEM TEM MEDO DOS SANTOS DA CASA, de SARA DUARTE BRANDÃO | DOM QUIXOTE

Esta é a história de Maria Teresa, uma mulher que cresceu numa pequena vila piscatória entre a austeridade familiar e a liberdade que encontrava nos livros e numa paixão clandestina. Condenada a viver à sombra do que o pai e o marido haviam sonhado para ela, resolveu pôr em causa as ordens e as tradições, tomar as rédeas do seu destino, deixar para trás uma vida de conforto e atravessar o rio em busca de emancipação.

Hoje encontramo-la a tecer tapetes numa casa escura que ninguém sabe o que esconde e é considerada uma espécie de bruxa que assusta as crianças; porém, é numa amizade improvável com Joana, uma menina que aprende com ela a amar os livros, que Maria Teresa encontrará a redenção.

Com um ritmo poético e introspetivo, a narrativa desenrola-se em pequenos fragmentos belíssimos que refletem as superstições de uma comunidade marcada por um episódio com consequências dramáticas. Mas onde todos veem horror Maria Teresa vê beleza e possibilidade. Terão, ela e Joana, medo dos santos da casa?

Romance inspirado na história dos santos do escultor Altino Maia, que foram retirados da Igreja de São Pedro da Afurada, é na ficção que esta obra desafia algumas verdades.
 

sexta-feira, 28 de março de 2025

AUTORES NACIONAIS | JOANA GENTIL MARTINS

Joana Gentil Martins é psicóloga clínica, licenciada pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, mestre em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho e especializada em terapias cognitivo-comportamentais com adultos. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e formadora certificada.

Joana Gentil Martins vem de uma família em que o valor de ajudar o próximo esteve sempre em primeiro lugar, e por isso rege a sua prática com esse valor de base, acreditando que cada pessoa é única e merece o melhor tratamento possível. Acredita que a dedicação, a forma como tratamos o outro, a ética e o estudo constante de cada caso são as características principais de um bom profissional.

Atende portugueses em qualquer parte do mundo através de consultas online e dinamizando cursos online, que já ajudaram centenas de mulheres. Decidiu começar a divulgar informações fidedignas e úteis sobre saúde mental de forma prática através da sua página de Instagram, estando também presente noutras redes sociais, pois acredita que a saúde mental deve ser acessível a todos. Encara a psicologia não apenas como uma profissão, mas sobretudo como uma missão.
 

quinta-feira, 27 de março de 2025

COMO RECONSTRUIR UM CORAÇÃO PARTIDO, de JOANA GENTIL MARTINS | PLANETA

«"SERÁ QUE FUI EU O PROBLEMA?", "Será que vou conseguir amar e ser amada outra vez?", "Será que não sou suficientemente boa?" ou "Será que esta dor vai passar algum dia?".**

Todas estas perguntas são naturais e fazem parte do processo de luto, portanto, eu quero ajudar-te a encontrar as respostas para elas. Mas, acalmando já o teu coração (que agora pode estar partido, e faz com que tudo pareça impossível, embora se vá recompor): tu não és um problema. A dor vai passar, tu és suficiente, sim, e vais amar e ser amada de novo.»

O fim de um relacionamento pode ser um dos momentos mais difíceis da vida de qualquer um de nós - com muitos questionamentos, dor e incertezas -, mas também uma oportunidade única de transformação e crescimento pessoal. Porque é sempre possível voltar a amar.

Neste guia prático, a psicóloga e autora best-seller Joana Gentil Martins vai ajudar-te a entender que tipo de relação tens e o que te prende a ela, como superares a perda e os pensamentos negativos que te assaltam, como reconstruíres o teu coração partido e encontrares a pessoa certa para ti. Tudo isto através de dicas, reflexões e exercícios práticos, baseados em estudos científicos atualizados.

INCLUI DESAFIO DE 30 DIAS PARA ULTRAPASSAR O FIM DE UMA RELAÇÃO
 

quarta-feira, 26 de março de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | MARIAN ROJAS ESTAPÉ

Marian Rojas Estapé é psiquiatra, licenciada em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Navarra. Trabalha no Instituto Espanhol de Investigações Psiquiátricas em Madrid. O seu trabalho centra-se principalmente no tratamento de pessoas com ansiedade, depressão, perturbações de personalidade, de conduta e em terapias familiares. É professora convidada da escola IPADE no México e colaborou em vários projetos de cooperação e voluntariado fora de Espanha. Desde 2007 dá conferências em Espanha e no estrangeiro sobre stress e felicidade, educação, redes sociais, assim como depressão e doenças somáticas, além de ser criadora do projeto ilussio, sobre emoções, motivação e felicidade no mundo empresarial. É autora do livro Como Fazer para Acontecerem Coisas Boas.
 

terça-feira, 25 de março de 2025

RECUPERE A SUA MENTE E RECONQUISTE A SUA VIDA, de MARIAN ROJAS ESTAPÉ | PLANETA

Como resgatar a nossa atenção num mundo distraído e hiperconectado?

A cada dia tornamo-nos mais impacientes e irritáveis. Já reparou que lhe é mais difícil prestar atenção? Tem-se sentido ansioso ultimamente? Lida pior com o tédio e com a dor? Vivemos numa era de gratificação instantânea, numa cultura de imediatismo e recompensa, e procuramos a felicidade à distância de um clique. Vivemos uma vida agitada e intensa, em modo acelerado e, sem nos apercebermos, tornámo-nos emocionalmente dependentes das nossas múltiplas distrações. Tudo isto afeta a nossa capacidade de prestar atenção e de nos concentrarmos no que é realmente importante.

A boa notícia é que podemos recuperar a nossa atenção perdida, reconectar-nos connosco e com tudo o que nos rodeia, e encontrar o equilíbrio emocional que tanto procuramos.

Neste livro, a autora best-seller Marian Rojas Estapé, no seu habitual estilo acessível e direto, apresenta-lhe a dopamina, a hormona do prazer, e a forma como esta afeta a procura de recompensas imediatas, a perceção da dor, o tédio e o desconforto.

Recupere a sua mente, reconquiste a sua vida traz-lhe um conjunto de ferramentas para que compreenda melhor as suas emoções e recupere o controlo da sua vida.
 

segunda-feira, 24 de março de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | GABRIEL DEARO & MANU DIGILIO

Gabriel Dearo e Manu Digilio conheceram-se na Internet e trabalham juntos desde então. Licenciaram-se em Publicidade e Propaganda e hoje gerem três canais no YouTube que somam mais de 10 milhões de subscritores.

Em 2019, tornaram-se autores best-seller com o sucesso de As Aventuras de Mike, no Brasil, Portugal, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Estados Unidos.

São casados, moram em São Paulo e divertem-se muito a criar histórias com os personagens deste livro.

Para dar vida ao Mike e ao seu grupo de amigos, convidaram a Mack, do «Desenhando com Mack».

 

domingo, 23 de março de 2025

AS AVENTURAS DE MIKE - A ORIGEM DO ROBSON, de GABRIEL DEARO & MANU DIGILIO | PLANETA

Na vida do Mike Nada é normal!
A começar pelo seu animal de estimação, que é uma Capivara chamada Robson.
E isso gera dúvidas como:
De onde é que ele veio?
Qual é a sua comida favorita?
Será que ele tem uma família?
E a pergunta mais importante de todas:
Porque é que o Robson se chama Robson?
Está na hora de descobrires tudo!


«Best-seller no Brasil, com mais de 1 milhão de livros vendidos.»
Nando

«A continuação do melhor livro de todos os tempos.»
Mike

«Finalmente posso brilhar!»
Robson

 

sábado, 22 de março de 2025

UMA VIAGEM TERAPÊUTICA, de ALAIN DE BOTTON | DOM QUIXOTE

Este é um livro sobre não estarmos bem. Sobre perder o rumo e a esperança. Sobre achar que nos desiludimos a nós próprios e a toda a gente.
Mas é também um livro sobre como melhorar.
Sobre recuperar o fio condutor, redescobrir o que nos liga à vida, e encontrar um caminho de volta ao que nos dá alegria.

Neste livro, Alain de Botton faz uma viagem de saúde mental que começa num momento de crise e acaba na sua superação: os momentos em que nos apercebemos de que não conseguimos lidar com a situação; os cuidados que temos connosco mesmos e a terapia que nos tranquiliza; os dias em que finalmente recuperamos a estabilidade.

Escrito com compreensão e bondade, é simultaneamente uma companhia nos nossos momentos mais solitários - quer se trate de uma rutura numa relação, de um revés na carreira, ou da ansiedade do dia a dia - e um guia prático que nos ajuda a encontrar razões para ter esperança.

Todos nós fazemos um caminho até à recuperação.
Este livro ajuda-nos a chegar lá.

Críticas de imprensa
«Um companheiro para tempos difíceis e uma fonte de resiliência quando a redenção parece inatingível.»
Russh Magazine

 

sexta-feira, 21 de março de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | ABIGAIL SHRIER

Abigail Shrier licenciou-se em Artes na Universidade de Columbia e em Filosofia na Universidade de Oxford e foi assistente na Faculdade de Direito de Yale. Escreveu artigos de opinião no Wall Street Journal entre 2018 e 2020. Nesse ano publicou o bestseller Irreversible Damage: The Transgender Craze Seducing Our Daughters, nomeado Melhor Livro do Ano pela revista The Economist e pelo jornal The Times, que está hoje traduzido em dez línguas. Em 2021 recebeu o Barbara Olson Award pela excelência e independência no jornalismo.
 

quinta-feira, 20 de março de 2025

MÁ TERAPIA, de ABIGAIL SHRIER | LUA DE PAPEL


 Já ouvimos histórias de cirurgias que correram mal ou de diagnósticos errados. Muitos desses casos devem-se a erros médicos e podem ser fatais. Sabemos disso, e temos mecanismos para nos defendermos. Mas quem nos protege de um mau terapeuta? Mais importante ainda: quem protege os nossos filhos?


Nunca houve tantos problemas de saúde mental entre as crianças e adolescentes como agora. As receitas de antidepressivos dispararam e os comportamentos de automutilação multiplicam-se ao mesmo tempo que se multiplicam as consultas com psicólogos e psiquiatras. Como explicar esta gritante contradição?

Abigail Shreir, uma premiada jornalista, investigou o fenómeno e apresenta os factos em Má Terapia. Analisou números e estatísticas de saúde pública, falou com centenas de médicos, professores, pais e filhos. Concluiu que a indústria da saúde mental criou uma subcultura própria, especializada em rotular as crianças desde a infância: não são tímidas, sofrem antes de transtorno de ansiedade social; não são malcomportadas, mas padecem de perturbações de oposição e desafio… Comportamentos antes considerados normais nas crianças e adolescentes transformaram-se em doenças diagnosticáveis - o que leva a que pais e professores evitem a todo o custo traumatizar os jovens. Eles crescem presos aos telemóveis (isso sim, é permitido) mas, sem disciplina, sem ambição, com medo de arriscar. Tirar a carta de condução, por exemplo, é hoje assustador.

Os cuidados de saúde mental, ressalva a autora, são absolutamente essenciais para casos graves. Mas quando se trata de simples frustração, tristeza, desapontamento ou solidão, a melhor maneira de ajudar os nossos filhos é libertá-los da redoma onde nós (com a ajuda da indústria farmacêutica) os prendemos. Para que enfim possam crescer livres, maduros e autossuficientes.

Críticas
«Essencial para pais, professores e profissionais de saúde mental.»
Richard McNally, Professor de Psicologia, Universidade de Harvard

quarta-feira, 19 de março de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | GABOR MATÉ

Gabor Maté é um médico húngaro-canadiano, cujos avós maternos morreram no campo de concentração de Auschwitz. Em 1956 emigrou para o Canadá, onde se formou em Medicina Familiar na Universidade da Columbia Britânica. Fez a sua especialização em desenvolvimento infantil, trauma e as suas potenciais consequências a nível da saúde mental e física e manteve um consultório privado durante 20 anos. Foi também coordenador da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Vancouver. Orador de renome, o Dr. Gabor Maté escreveu vários livros de sucesso, entre os quais se destaca o premiado No Reino dos Fantasmas Famintos e O Mito do Normal.
As suas obras estão publicadas em cerca de 30 línguas.
 

terça-feira, 18 de março de 2025

NO REINO DOS FANTASMAS FAMINTOS, de GABOR MATÉ | LUA DE PAPEL


Durante décadas, Gabor Maté trabalhou com pessoas com adições, sobretudo em Vancouver, enquanto ele próprio lutava contra os seus demónios. As vivencias e reflexões desses anos levaram-no a escrever No Reino dos Fantasmas Famintos que, entretanto, se tornou uma obra de referência internacional. O livro inspirou canções e poemas nos Estados Unidos, quadros em Espanha e produções teatrais na Roménia e na Hungria. É usado em instituições de ensino, em programas de aconselhamento de dependências e em unidades de tratamento, e serve de guia para polícias, guardas prisionais ou cuidadores.


Em 2018, o autor escreveu uma nova introdução - onde reflete sobre a crise mundial dos opiáceos sintéticos e refere Portugal como um exemplo de sucesso no combate ao consumo. É essa edição que agora se publica, pela primeira vez, no nosso país. E é a obra-prima do autor. Ao narrar a sua vida na Portland Hotel Society, uma organização sem fins lucrativos onde foi médico residente, Maté mergulha-nos num mundo sombrio onde os fantasmas famintos (numa alusão a Roda da Vida budista) vagueiam a procura de salvação - ou consolo.

Ouvimos as histórias dos marginalizados, ilustradas pelas fotografias de Rod Preston, e percebemos melhor o que Gabor Maté nos quer dizer: na raiz de qualquer dependência, desde o álcool aos smartphones, está o mesmo insaciável anseio por alívio ou realização. E por trás dele estão as marcas que o trauma deixou no corpo e na alma. Por isso, nunca se pergunte: Porque a dependência? A primeira pergunta deve ser sempre: Porquê a dor? E este livro, do autor de o Mito do Normal, responde com ciência, dados, estudos, rostos humanos e uma compaixão que nos comove profundamente.

Críticas
«Um terapeuta maravilhoso.»
Naomi Klein

«Todos deviam ler este livro.»
Johann Hari

segunda-feira, 17 de março de 2025

VIDA, LIÇÕES E COMO APRENDER A CONFIAR EM SI PRÓPRIA, de ELLE MACPHERSON

Considerada como uma das supermodelos mais famosas da história da moda, Elle Macpherson foi sempre sinónimo de elegância e beleza intemporais. O seu espírito indomável de dar tudo por tudo tem estado, ao longo da vida, na base de todas as suas conquistas como incontornável supermodelo, mas também como mulher de negócios e ativista do bem-estar. Uma carreira notável, mas que escondeu profundos desafios interiores.

Em Elle, um relato na primeira pessoa, a ex-supermodelo abre-nos as portas para os bastidores do que foi a sua célebre vida como modelo, mas também para o lado menos conhecido da sua luta contra o cancro, do trauma da dependência e do desafio de encontrar equilíbrio entre a imagem pública e a autoimagem.

Numa poderosa viagem de transformação pessoal e meditação sobre o que é a nossa verdadeira essência, Elle revela décadas de simultaneidade entre perfeccionismo e luta contra a adversidade, num testemunho maduro e de partilha. Desde as primeiras lições de vida como modelo adolescente na Nova Iorque dos anos 80, à ascensão meteórica e à fama como modelo de passerelle para estilistas de destaque como Azzedine Alaia e Calvin Klein, construindo uma carreira notável com profissionalismo e valores robustos, passando por reflexões subtis sobre relações, divórcios e o desafio de criar os seus dois filhos.

E pelos traumas até agora desconhecidos deixados pela dependência, esgotamento e a luta contra o cancro, experiências que lhe trouxeram um novo olhar sobre a vida e a sua forma de estar no mundo. Com humor e honestidade, Elle partilha uma perspetiva singular sobre resiliência, recuperação, autoaceitação, recomeço e amor próprio, com o objetivo de inspirar quem procura enfrentar e lidar com os seus desafios e adversidades, procurando viver com autenticidade.
 

domingo, 16 de março de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | LIANE MORIARTY

Liane Moriarty lê e escreve vorazmente desde a infância. Os seus livros venderam já mais de 20 milhões de exemplares, tendo sido traduzidos para 40 línguas. As adaptações a televisão dos romances Pequenas Grandes Mentiras e Nove Perfeitos Desconhecidos foram aclamadas pelo público e pela crítica. A obra O Segredo do Meu Marido, também publicada pelas edições ASA, foi um sucesso estrondoso em todo o mundo, e será em breve lançada na sua versão cinematográfica. A autora vive atualmente na Austrália com o marido e os dois filhos.