sábado, 12 de abril de 2025

PEDE-ME O QUE QUISERES, de MEGAN MAXWELL | PLANETA

Após a morte do pai, o prestigiado empresário alemão Eric Zimmerman viaja para Espanha para supervisionar as filiais da empresa Müller. na sede da empresa, em Madrid, conhece Judith Flores, uma jovem inteligente e divertida. a paixão é imediata.

Judith sucumbe à atração que o alemão, também conhecido por Iceman - por ser um homem muito sério, com uns olhos azuis intensos - exerce sobre ela e aceita participar nos jogos sexuais, repletos de fantasias e erotismo que ele lhe propõe.

Com Eric aprenderá que todos temos um voyeur dentro de nós e que as pessoas se dividem em submissas e dominantes. Com ele viverá experiências até então inimagináveis… Mas o tempo passa, a relação intensifica-se e Eric começa a recear que o seu segredo seja descoberto, algo que poderá marcar o início ou o fim da relação.

Edição com nova capa e atualizada ao acordo ortográfico.
 

sexta-feira, 11 de abril de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | MARY BEARD

Mary Beard é uma das classicistas mais originais e reconhecidas da atualidade. É professora na Universidade de Cambridge e membro da Newnham College, onde leciona desde 1984. Também é professora de literatura antiga na Royal Academy, É editora do Times Literary Supplement, membro da British Academy e membro internacional da Academia Americana de Artes e Ciências. Recebeu o Wolfson History Prize, a Bodley Medal, o Prémio Princesa das Astúrias para Ciência Social e a Getty Medal. Além de ter escrito artigos sobre história antiga e arqueologia e de apresentar documentarios da BBC sobre história romana e arte, é autora de vários livros da mesma área, tais como SPQR: Uma História da Roma Antiga e Doze Césares.
 

quinta-feira, 10 de abril de 2025

SPQR - UMA HISTÓRIA DA ROMA ANTIGA, de MARY BEARD | CRÍTICA


 SPQR («o Senado e o Povo de Roma») é um novo olhar sobre a história da Roma Antiga, de uma das mais aclamadas classicistas do mundo.


Neste livro, Mary Beard, professora da Universidade de Cambridge, explora não só a forma como Roma passou de uma aldeia insignificante no centro de Itália a uma potência que controlava territórios da Península Ibérica à Síria, como também a forma como os romanos se consideravam a si próprios e às suas conquistas, e por que razão continuam a ser importantes para nós e a influenciar o mundo no século XXI.

Cobrindo mil anos de história, SPQR lança uma nova luz sobre os fundamentos da cultura romana, desde a escravatura à água potável, explorando temas como a democracia, a migração, a controvérsia religiosa, a mobilidade social e a complexa teia de relações sociais no contexto mais vasto do império.

Oferece-nos, também, uma nova visão das vidas de grupos inteiros de pessoas omitidos na narrativa histórica durante séculos.

Esta é uma história surpreendente, incontornável e definitiva da Roma Antiga.

Críticas de imprensa
«Uma história arrebatadora e “magistral” do Império Romano, escrita por uma das nossas mais importantes classicistas, que demonstra porque é que Roma continua a ser “relevante para as pessoas muitos séculos depois”.»
The Atlantic

«Em SPQR, uma maravilhosa história concisa de Roma, Mary Beard desvenda os segredos do sucesso da cidade com uma clareza nítida e impiedosa que jamais vi igualada em parte alguma.»
The New York Times

«Mary Beard explica o que foi o Império Romano de forma clara e precisa, com paixão e sem jargões técnicos. SPQR é uma história cruel, mas contada de uma forma maravilhosamente intrigante.»
The Wall Street Journal

«SPQR é constantemente enriquecido pela atenção de Beard aos pormenores e pelo seu excelente sentido de humor.»
The Times

quarta-feira, 9 de abril de 2025

A PRAÇA DO DIAMANTE, de MERCÈ RODOREDA | DOM QUIXOTE

Publicado originalmente em 1962, A Praça do Diamante é considerado o romance catalão mais importante de todos os tempos.

Barcelona, início da década de 1930. Natàlia, uma bonita e humilde mulher do bairro operário de Gràcia, hesita quando um estranho a convida para dançar na festa da Praça do Diamante. Mas Quimet é encantador e enérgico, e ela segura-lhe a mão.

Casam-se e logo têm dois filhos; para Natàlia é um despertar, bom e mau. Quando Quimet decide criar pombos, os pássaros encantam o filho e a filha - e enfurecem a mulher. Eclode então a Guerra Civil de Espanha, que devasta a cidade e a sua vida simples. Natàlia permanece em Barcelona, lutando para alimentar a família, enquanto Quimet vai lutar contra os fascistas, e um a um os seus adorados pássaros voam para longe.

Um clássico altamente aclamado, traduzido para mais de trinta línguas, A Praça do Diamante é a história comovente, vívida e poderosa de uma mulher apanhada num período convulsivo da história.

Críticas
«A Praça do Diamante é, em meu entender, o mais belo romance que se publicou em Espanha depois da guerra civil.»
Gabriel García Márquez

Críticas de imprensa
«A beleza feroz da escrita de Rodoreda faz deste romance uma das obras-primas da literatura europeia moderna.»
Independent

 

terça-feira, 8 de abril de 2025

INQUIETUDE, de WILLIAM BOYD | DOM QUIXOTE

Por quanto tempo se consegue viver com a angústia de um grande segredo? Há de sempre chegar a hora de acertar contas com o passado. Um electrizante thriller de espionagem e suspense ambientado na Segunda Guerra Mundial.

1939. Eva Delectorskaya é uma jovem e bela russa a viver em Paris. Quando a guerra estala é recrutada para os Serviços Secretos Britânicos por Lucas Romer, um inglês misterioso, e, sob a sua tutela, aprende a transformar-se na espia perfeita, a camuflar as suas emoções e a não confiar em ninguém, incluindo as pessoas que mais ama.

Após a guerra, Eva muda de identidade e reconstrói cuidadosamente a sua vida na Inglaterra. Mas uma espia será sempre uma espia. Hoje, Eva tem de completar uma última missão e, desta vez, não poderá executá-la sozinha: vai precisar da ajuda da filha. 

A riqueza de cenários e dados históricos, os diálogos ágeis, verosímeis e a narração tão elegante quanto irónica conferem a este romance premiado uma completa entrega do leitor que, se faminto por um bom livro, o lerá de uma assentada. 

Críticas de imprensa
«Tão belamente completo nos pormenores e no uso da espionagem quanto John le Carré no seu melhor.»
Financial Times

 

segunda-feira, 7 de abril de 2025

UMA QUESTÃO DE BELEZA, de ZADIE SMITH | DOM QUIXOTE

Porque é que nos apaixonamos por determinadas pessoas?
Porque é que procuramos os nossos erros nos nossos filhos?
O que torna a vida realmente bela?

Situado nos dois lados do Atlântico, entre Londres e a Nova Inglaterra, este romance magistral coloca em confronto duas famílias rivais - os Belsey e os Kipps -, para nos falar sobre família e casamento, mas também sobre a dicotomia entre o pessoal e o político.

O britânico Howard Belsey, professor universitário numa pequena cidade da Nova Inglaterra, atravessa um dos momentos mais baixos da sua vida: o seu futuro académico parece definitivamente estagnado e, em casa, as coisas correm de mal a pior. Depois de trinta anos a viver com Kiki, uma bela activista afro-americana que agora pesa 125 quilos, uma aventura romântica ameaça arruinar o seu casamento.

Quanto aos três filhos do casal, estão absortos nas suas próprias vidas: o amoroso e atencioso Jerome, de vinte anos, converteu-se ao cristianismo; a ingénua e ambiciosa Zora, de dezanove anos, segue os ditames da sua inteligência precoce; e Levi, de quinze anos, é um defensor da negritude. E, como se a situação não fosse suficientemente complexa, o odiado Monty Kipps, um especialista em Rembrandt como Howard, e o seu mais acérrimo adversário intelectual, foi convidado a integrar o corpo docente da universidade.

Com um olhar lúcido e irónico sobre o mundo em que vivemos, Zadie Smith escreveu uma história hilariante sobre os gostos e desgostos da espécie humana - desentendimentos geracionais, amores frustrados e conflitos ideológicos incluídos -, que é também uma comovente reflexão sobre o que a vida faz ao amor.
 

domingo, 6 de abril de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | GOLIARDA SAPIENZA

Goliarda Sapienza nasceu em Catânia, em 1924, numa família socialista anarquista, daí o seu nome. Aos dezasseis anos ingressa na Academia de Arte Dramática de Roma e trabalha sob a direção de Luchino Visconti, Alessandro Blasetti e Francesco Maselli. No final dos anos 60, inicia um ciclo autobiográfico de cinco obras, mas a elaboração de A Arte da Alegria, a sua obra-prima, prolongar-se-ia por mais de dez anos. Morre em 1996, sem nunca ter visto o seu romance publicado na íntegra, o que só viria a acontecer em 1998. É considerada por muitos uma grande figura da literatura italiana do século XX.