sábado, 12 de abril de 2025
PEDE-ME O QUE QUISERES, de MEGAN MAXWELL | PLANETA
Judith sucumbe à atração que o alemão, também conhecido por Iceman - por ser um homem muito sério, com uns olhos azuis intensos - exerce sobre ela e aceita participar nos jogos sexuais, repletos de fantasias e erotismo que ele lhe propõe.
Com Eric aprenderá que todos temos um voyeur dentro de nós e que as pessoas se dividem em submissas e dominantes. Com ele viverá experiências até então inimagináveis… Mas o tempo passa, a relação intensifica-se e Eric começa a recear que o seu segredo seja descoberto, algo que poderá marcar o início ou o fim da relação.
Edição com nova capa e atualizada ao acordo ortográfico.
sexta-feira, 11 de abril de 2025
AUTORES INTERNACIONAIS | MARY BEARD
quinta-feira, 10 de abril de 2025
SPQR - UMA HISTÓRIA DA ROMA ANTIGA, de MARY BEARD | CRÍTICA
Neste livro, Mary Beard, professora da Universidade de Cambridge, explora não só a forma como Roma passou de uma aldeia insignificante no centro de Itália a uma potência que controlava territórios da Península Ibérica à Síria, como também a forma como os romanos se consideravam a si próprios e às suas conquistas, e por que razão continuam a ser importantes para nós e a influenciar o mundo no século XXI.
Cobrindo mil anos de história, SPQR lança uma nova luz sobre os fundamentos da cultura romana, desde a escravatura à água potável, explorando temas como a democracia, a migração, a controvérsia religiosa, a mobilidade social e a complexa teia de relações sociais no contexto mais vasto do império.
Oferece-nos, também, uma nova visão das vidas de grupos inteiros de pessoas omitidos na narrativa histórica durante séculos.
Esta é uma história surpreendente, incontornável e definitiva da Roma Antiga.
The Atlantic
«Em SPQR, uma maravilhosa história concisa de Roma, Mary Beard desvenda os segredos do sucesso da cidade com uma clareza nítida e impiedosa que jamais vi igualada em parte alguma.»
The New York Times
«Mary Beard explica o que foi o Império Romano de forma clara e precisa, com paixão e sem jargões técnicos. SPQR é uma história cruel, mas contada de uma forma maravilhosamente intrigante.»
The Wall Street Journal
«SPQR é constantemente enriquecido pela atenção de Beard aos pormenores e pelo seu excelente sentido de humor.»
The Times
quarta-feira, 9 de abril de 2025
A PRAÇA DO DIAMANTE, de MERCÈ RODOREDA | DOM QUIXOTE
Publicado originalmente em 1962, A Praça do Diamante é considerado o romance catalão mais importante de todos os tempos.
Barcelona, início da década de 1930. Natàlia, uma bonita e humilde mulher do bairro operário de Gràcia, hesita quando um estranho a convida para dançar na festa da Praça do Diamante. Mas Quimet é encantador e enérgico, e ela segura-lhe a mão.
Casam-se e logo têm dois filhos; para Natàlia é um despertar, bom e mau. Quando Quimet decide criar pombos, os pássaros encantam o filho e a filha - e enfurecem a mulher. Eclode então a Guerra Civil de Espanha, que devasta a cidade e a sua vida simples. Natàlia permanece em Barcelona, lutando para alimentar a família, enquanto Quimet vai lutar contra os fascistas, e um a um os seus adorados pássaros voam para longe.
Um clássico altamente aclamado, traduzido para mais de trinta línguas, A Praça do Diamante é a história comovente, vívida e poderosa de uma mulher apanhada num período convulsivo da história.
Gabriel García Márquez
Independent
terça-feira, 8 de abril de 2025
INQUIETUDE, de WILLIAM BOYD | DOM QUIXOTE
Por quanto tempo se consegue viver com a angústia de um grande segredo? Há de sempre chegar a hora de acertar contas com o passado. Um electrizante thriller de espionagem e suspense ambientado na Segunda Guerra Mundial.
1939. Eva Delectorskaya é uma jovem e bela russa a viver em Paris. Quando a guerra estala é recrutada para os Serviços Secretos Britânicos por Lucas Romer, um inglês misterioso, e, sob a sua tutela, aprende a transformar-se na espia perfeita, a camuflar as suas emoções e a não confiar em ninguém, incluindo as pessoas que mais ama.
Após a guerra, Eva muda de identidade e reconstrói cuidadosamente a sua vida na Inglaterra. Mas uma espia será sempre uma espia. Hoje, Eva tem de completar uma última missão e, desta vez, não poderá executá-la sozinha: vai precisar da ajuda da filha.
A riqueza de cenários e dados históricos, os diálogos ágeis, verosímeis e a narração tão elegante quanto irónica conferem a este romance premiado uma completa entrega do leitor que, se faminto por um bom livro, o lerá de uma assentada.
Financial Times
segunda-feira, 7 de abril de 2025
UMA QUESTÃO DE BELEZA, de ZADIE SMITH | DOM QUIXOTE
Porque é que procuramos os nossos erros nos nossos filhos?
O que torna a vida realmente bela?
Situado nos dois lados do Atlântico, entre Londres e a Nova Inglaterra, este romance magistral coloca em confronto duas famílias rivais - os Belsey e os Kipps -, para nos falar sobre família e casamento, mas também sobre a dicotomia entre o pessoal e o político.
O britânico Howard Belsey, professor universitário numa pequena cidade da Nova Inglaterra, atravessa um dos momentos mais baixos da sua vida: o seu futuro académico parece definitivamente estagnado e, em casa, as coisas correm de mal a pior. Depois de trinta anos a viver com Kiki, uma bela activista afro-americana que agora pesa 125 quilos, uma aventura romântica ameaça arruinar o seu casamento.
Quanto aos três filhos do casal, estão absortos nas suas próprias vidas: o amoroso e atencioso Jerome, de vinte anos, converteu-se ao cristianismo; a ingénua e ambiciosa Zora, de dezanove anos, segue os ditames da sua inteligência precoce; e Levi, de quinze anos, é um defensor da negritude. E, como se a situação não fosse suficientemente complexa, o odiado Monty Kipps, um especialista em Rembrandt como Howard, e o seu mais acérrimo adversário intelectual, foi convidado a integrar o corpo docente da universidade.
Com um olhar lúcido e irónico sobre o mundo em que vivemos, Zadie Smith escreveu uma história hilariante sobre os gostos e desgostos da espécie humana - desentendimentos geracionais, amores frustrados e conflitos ideológicos incluídos -, que é também uma comovente reflexão sobre o que a vida faz ao amor.